Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.444
Total de tópicos
26.914
  • Objectos que "estalam"
    Iniciado por Arcandi
    Lido 3.865 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Arcandi
Boas pessoal, venho partilhar com vocês uma experiência que há bastante tempo tem ocorrido e não percebo a sua origem.

Há vários meses que, quando estamos na sala (eu ou qualquer membro da família), ouvimos 1 estalido. Apenas um, de cada vez. Ao fim de alguns minutos, outro estalido. Um dia até estive atenta ao relógio, para perceber se havia algum padrão, mas não, os intervalos entre os sons são diferentes e não têm uma hora específica.

Numa noite decidi "investigar" o que é que estava a fazer o som (visto que quando a minha mãe mudou os móveis de sítio, o estalido antes ouvia-se num canto da sala e agora começou a ouvir-se do outro). Em cima de um móvel comprido, existem várias jarras. Já tinha percebido que o som vinha dali, mas não sabia de qual.

Foi por tentativa e erro. Uma a uma, tirei as jarras de cima do móvel e coloquei em cima da mesa. Esperei até estalar novamente, até encontrar a jarra certa, que estalou mesmo a minha frente, em cima da mesa. (quando digo estalar, refiro-me apenas ao som, nada visual ou físico)

Esta jarra foi comprada em conjunto com outras duas iguais, não tem nenhum passado nem foi oferecida. É uma jarra que tem a parte de cima partida mas foi lixada para não se rachar. Ainda pensei que estivesse relacionado com a temperatura, mas quer esteja frio ou calor na sala, a jarra faz barulho. O som é o equivalente a bater com a unha na jarra.

Provavelmente não é nada, mas que é estranho, é, por isso vim aqui partilhar com vocês.
Mais alguém tem objectos com banda sonora própria?  :P

Pode ser a tinta a descascar. A descolar por baixo.
"Im on the Hype Train to Awesome City!! Choo Choo Motherfuckers!"

#2
Ola, procura na net por RSPK syndrome e telergia (mais concretamente "Tiptologia"), mas tambem pode ser algo normal dos proprios objectos.
"Um dia eu lhe disse para esconder o seu coração... Você deveria ter escutado"

Arcandi
#3
Citação de: Fallen Phoenix em 08 março, 2017, 17:20
Pode ser a tinta a descascar. A descolar por baixo.

Pode ser, mas acho estranho as outras jarras não o fazerem e são do mesmo material :/

Citação de: moonchild em 08 março, 2017, 18:52
Ola, procura na net por RSPK syndrome e telergia (mais concretamente "Tiptologia"), mas tambem pode ser algo normal dos proprios objectos.


Sobre o RSPK, achas possível que a nível inconsciente, estejamos nós a afectar a jarra? (atenção, digo nós porque acontece quer eu esteja sozinha ou acompanhada na sala, tenho de fazer a experiência se outra pessoa sozinha também ouve).
Caso seja uma comunicação, através da tiptologia, como se poderia compreender ou responder?

Obrigada pelas vossas respostas :)

Citação de: Arcandi em 09 março, 2017, 00:12
Pode ser, mas acho estranho as outras jarras não o fazerem e são do mesmo material :/


Sobre o RSPK, achas possível que a nível inconsciente, estejamos nós a afectar a jarra? (atenção, digo nós porque acontece quer eu esteja sozinha ou acompanhada na sala, tenho de fazer a experiência se outra pessoa sozinha também ouve).
Caso seja uma comunicação, através da tiptologia, como se poderia compreender ou responder?

Obrigada pelas vossas repostas :)
É possivel, mas tenta ver se volta a acontecer, sozinha, acompanhada, etc. Hum, pessoalmente não acho que seja comunicação por parte de espiritos, mas lá está é complicado ter uma opinião formada apenas com o teu relato, o melhor mesmo é verificares se realmente volta a acontecer.
"Um dia eu lhe disse para esconder o seu coração... Você deveria ter escutado"

Já experimentaste separar essa jarra das outras 2 ou colocá-la noutra divisão da casa para ver se continua a estalar?
Pode não ser nada de especial ou nada de importante, mas, eu sou da opinião de que quando há qualquer coisa que nos desperta a atenção desta forma, devemos esgotar todas as hipóteses possíveis para tentar resolver o "mistério" :)

Arcandi
Citação de: hoopsy em 09 março, 2017, 15:22
Já experimentaste separar essa jarra das outras 2 ou colocá-la noutra divisão da casa para ver se continua a estalar?
Pode não ser nada de especial ou nada de importante, mas, eu sou da opinião de que quando há qualquer coisa que nos desperta a atenção desta forma, devemos esgotar todas as hipóteses possíveis para tentar resolver o "mistério" :)

Já a coloquei separada mas dentro da mesma divisão. Vou experimentar pô-la numa divisão diferente das outras e ver o que acontece :P


Citação de: moonchild em 09 março, 2017, 00:42

É possivel, mas tenta ver se volta a acontecer, sozinha, acompanhada, etc. Hum, pessoalmente não acho que seja comunicação por parte de espiritos, mas lá está é complicado ter uma opinião formada apenas com o teu relato, o melhor mesmo é verificares se realmente volta a acontecer.

É algo que ocorre todos os dias. Estamos na sala a ver tv ou a fazer qualquer coisa e "toc", estalido. Já não sei é precisar quando é que começou :\

Citação de: Arcandi em 09 março, 2017, 00:12
Pode ser, mas acho estranho as outras jarras não o fazerem e são do mesmo material :/

Normalmente quando o material sai com fraca qualidade isso tende a acontecer. Objectos degradam-se a ritmos diferentes e sendo uma jarra suponho de alta produção fabril é dificil descobrir defeitos sem serem fendas à vista de todos. É a minha opinião. Ou isso ou tens um poltergeist que gostou da jarra. xDDD
"Im on the Hype Train to Awesome City!! Choo Choo Motherfuckers!"

RR
Suponho que a jarra seja de faiança (cerâmica vidrada), certo?
Podes colocar uma foto da mesma?
VIR PRUDENS NON CONTRA VENTUM MINGIT !

Arcandi
Aqui estão algumas fotos:









RR
#10
Uma POSSÍVEL explicação para o caso:
Estas peças são elaboradas em cerâmica, e revestidas com vidrado, ora a cerâmica e o vidrado possuem propriedades e comportamentos totalmente diferentes perante factores ambientais, como alterações de temperatura e humidade. Se a cerâmica expandir ou contrair devido ás referidas alterações, o vidrado não vai acompanhar a expansão/contracção, e acaba por estalar. Por vezes o vidrado acumula tensão, o que quer dizer que pode estalar mesmo não havendo uma alteração imediata dos factores citados acima (pode acontecer horas, dias, ou até semanas ou meses depois das ditas alterações).
A peça acaba por criar um "craquelê", nome dado ao aspecto de "teia" ou "mosaico" criado pelas estaladelas. É observável em peças antigas, em que acaba por surgir naturalmente,  mas também provocado artificialmente através de aquecimento e arrefecimento da peça, com fins decorativos.
E sim, o vidrado a estalar é perfeitamente audível.
Quanto ao facto de apenas esta peça "estalar" não é surpreendente, simplesmente a cerâmica e o vidrado podem ter propriedades ligeiramente das outras, logo, reagir de formas diferente às alterações ambientais. A peça aparenta já ter sofrido um "acidente", o que também pode contribuir fortemente para o "fenómeno".

Peça em faiança antiga, com "craquelê" (nas peças antigas torna-se mais evidente, pois a sujidade, etc, vai-se depositando lentamente nas fendas criadas pelo estalamento do vidrado):
VIR PRUDENS NON CONTRA VENTUM MINGIT !

Arcandi
Obrigada RR! Penso que o caso da jarra ficou resolvido :D

O RR foi muito amigo em explicar-te com muito detalhe sobre a jarra e é de louvar.


Mas como entendo muito pouco ou nada de cerâmica mas costumo sentir "cenas"...  digo-te que não foi muito agradável  sentir aquela vibração.

Não sei se estou alucinar ou não...


posso propor aos "ariscos"  para alinhar no que sentem na jarra e todos juntos podemos chegar a um padrão ..... Que dizem ???:)
A verdade doi, mas liberta

Eu já te disse que lhe cortei as unhas  :angel: :angel: :angel:
"Im on the Hype Train to Awesome City!! Choo Choo Motherfuckers!"

Arcandi
Citação de: KALKI em 16 março, 2017, 22:42
O RR foi muito amigo em explicar-te com muito detalhe sobre a jarra e é de louvar.


Mas como entendo muito pouco ou nada de cerâmica mas costumo sentir "cenas"...  digo-te que não foi muito agradável  sentir aquela vibração.

Não sei se estou alucinar ou não...


posso propor aos "ariscos"  para alinhar no que sentem na jarra e todos juntos podemos chegar a um padrão ..... Que dizem ???:)

Que vibração KALKI?