Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.448
Total de tópicos
26.915
  • Bruxaria e afins
    Iniciado por Minako
    Lido 4.652 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Ultimamente venho a ficar "chocada" com o que tenho ouvido.
Atenção que isto é apenas algo que eu tenho vindo a reparar e a pensar para mim própria. Nada a ver com ninguém.
Voltando ao assunto, nunca mas nunca pensei que o "povo português", escrito entre aspas pois é uma maneira de falar, fosse tão ligado em bruxarias e afins. Ando parva com a quantidade de situações que me tenho deparado. Estava mais habituada a ver esses hábitos nos brasileiros, não por cá. Por isso ando espantada. Sempre lidei com pessoas que iam a "bruxos" mas por motivos idiotas, tipo " a tv desligou se sozinha". Nao tinha ideia que gostavam de trabalhinhos mais elaborados para sacanear alguem. Afinal de contas eu sou da época em que apareceu no telejornal o povo de uma localidade chocado por encontrar numa encruzilhada uma galinha e umas garafinhas de Pitú.

O povo portuges, com e sem aspas, tem uma vasta e rica tradicao esoterica. Apesar da repressao catolica como inquisicao a ser oficialmente extinta ha menos de 200 anos...e apesar do modelo de cultura institucional continuar a ser fundamentalista católico...sempre os portugueses cultivaram a magia. Para o bem e para o mal...
"Sabemos o que está certo, sabemos o que está errado, fazemos o que esta certo e evitamos o que está errado"

Citação de: Tokobá del Rey em 04 abril, 2016, 20:49
O povo portuges, com e sem aspas, tem uma vasta e rica tradicao esoterica. Apesar da repressao catolica como inquisicao a ser oficialmente extinta ha menos de 200 anos...e apesar do modelo de cultura institucional continuar a ser fundamentalista católico...sempre os portugueses cultivaram a magia. Para o bem e para o mal...

Mas eu tinha uma imagem do pessoal de cá mais do tipo "rato de igreja". O hábito de ir sempre a missa, os filhos irem a catequese, etc...Nunca os imaginei a ir a algum sitio para fazer trabalhos. E o pior é que não vejo nenhum caso de alguém que foi fazer algo para ajudar, só mesmo para sacanear.

Citação de: Minako em 04 abril, 2016, 20:52


Mas eu tinha uma imagem do pessoal de cá mais do tipo "rato de igreja". O hábito de ir sempre a missa, os filhos irem a catequese, etc...Nunca os imaginei a ir a algum sitio para fazer trabalhos. E o pior é que não vejo nenhum caso de alguém que foi fazer algo para ajudar, só mesmo para sacanear.
O povo portugues sempre foi dessas coisas, as historias que a minha conta de coisas que aconteciam antigamente na aldeia dela...
"Um dia eu lhe disse para esconder o seu coração... Você deveria ter escutado"

Citação de: moonchild em 04 abril, 2016, 21:06

O povo portugues sempre foi dessas coisas, as historias que a minha conta de coisas que aconteciam antigamente na aldeia dela...

Epa a minha mãe falava que o meu avô, de Fiães do Rio, em Montalegre, era da família dos boticários, conhecidos por mezinhas com ervas e etc... Isto é o mais "hardcore" da minha família em Portugal. Do lado do Brasil, como já referi, a minha bisavó teve um centro de umbanda. Isto sim, tem histórias que dão pano pra mangas! Mas de Portugal não. Se calhar têm vergonha de falar que vão aos sítios.  Bom, uma vez encontrei uma conhecida num centro de Kardec, e mal ela me viu, mal entrou como saiu. Eheheh

#5
-|- -|-
M  MA

Estimada Minako:
Estamos a viver um tempo em que o povo se afasta de Deus e quando se afasta de Deus vai ter ao demonio.

Não existe magia branca ou magia negra, a fonte é a mesma, o demonio.
Como sabem pedir ao demonio mesmo que com boas intenções é coisa que no fim nunca dá bom resultado.

Pax et bonum.

Citação de: Minako em 04 abril, 2016, 21:13


Epa a minha mãe falava que o meu avô, de Fiães do Rio, em Montalegre, era da família dos boticários, conhecidos por mezinhas com ervas e etc... Isto é o mais "hardcore" da minha família em Portugal. Do lado do Brasil, como já referi, a minha bisavó teve um centro de umbanda. Isto sim, tem histórias que dão pano pra mangas! Mas de Portugal não. Se calhar têm vergonha de falar que vão aos sítios.  Bom, uma vez encontrei uma conhecida num centro de Kardec, e mal ela me viu, mal entrou como saiu. Eheheh
A minha mãe por exemplo contou uma vez que uma mulher despeitada pelo homem que gostava foi a bruxa e encomendou um "serviço" para matar o tal homem...esse homem foi definhando ate acamar, depois aconselharam a familia dele a ir a uma medium, então essa medium disse que havia um sapo com a boca cozida debaixo da cama do rapaz, quando o sapo morresse o homem tambem morria...la descobriram o tal sapo e cortaram os fios que coziam a boca do sapo...e o homem voltou ao normal.
"Um dia eu lhe disse para esconder o seu coração... Você deveria ter escutado"

#7
Citação de: angelorum em 04 abril, 2016, 21:15
-|- -|-
M  MA

Estimada Minako:
Estamos a viver um tempo em que o povo se afasta de Deus e quando se afasta de Deus vai ter ao demonio.

Não existe magia branca ou magia negra, a fonte é a mesma, o demonio.
Como sabem pedir ao demonio mesmo que com boas intenções é coisa que no fim nunca dá bom resultado.

Pax et bonum.

Epa não concordo que o povo vá fazer os trabalhos e etc... porque simplesmente se afastou de deus. Isto tudo é muito relativo. Fazer coisas para prejudicar os outros nada tem a ver com a religiao, mas sim com a indole da pessoa. Posso ser a maior fanatica por deus e a religiao, mas la no fundo interpreto a sua palavra a minha maneira e para mim, esta correcto, mesmo que esteja a prejudicar alguem. Tenho visto muito cristao ~malandro~, que é "deus nosso senhor isto e aquilo", mas quando chega a hora de ser amigo do próximo,  xau e bênção. Mas isto sou eu a falar, pois não sou muito da ideia de "se não é deus, é o diabo".

Citação de: moonchild em 04 abril, 2016, 21:23

A minha mãe por exemplo contou uma vez que uma mulher despeitada pelo homem que gostava foi a bruxa e encomendou um "serviço" para matar o tal homem...esse homem foi definhando ate acamar, depois aconselharam a familia dele a ir a uma medium, então essa medium disse que havia um sapo com a boca cozida debaixo da cama do rapaz, quando o sapo morresse o homem tambem morria...la descobriram o tal sapo e cortaram os fios que coziam a boca do sapo...e o homem voltou ao normal.

Típico trabalho. Coitado do sapo. Tive um tio que passou por algo do género.  

#8
Citação de: angelorum em 04 abril, 2016, 21:15
-|- -|-
M  MA

Estimada Minako:
Estamos a viver um tempo em que o povo se afasta de Deus e quando se afasta de Deus vai ter ao demonio.

Não existe magia branca ou magia negra, a fonte é a mesma, o demonio.
Como sabem pedir ao demonio mesmo que com boas intenções é coisa que no fim nunca dá bom resultado.

Pax et bonum.
Boa!
ja fazia ca falta uma opinião  assim esclarecida.
Lindo lindo.
Mando beijinhos com sabor a pimenta de Exu para temperar tanta hostia.

Relativamente ao topico, o que me parece é que com a mudanca do interior para o litoral  e a urbanizacao demografica geral da populacao continental, temos vindo a assistir a um deixar cairem as mascaras e as pessoas assumirem a sua religiosidade e espiritualidade sem medo de serem socialmente criticados. E ainda bem. Digo eu.
"Sabemos o que está certo, sabemos o que está errado, fazemos o que esta certo e evitamos o que está errado"

#9
Citação de: Tokobá del Rey em 04 abril, 2016, 22:42

Boa!
ja fazia ca falta uma opinião  assim esclarecida.
Lindo lindo.
Mando beijinhos com sabor a pimenta de Exu para temperar tanta hostia.
Morri!

Citação de: Tokobá del Rey em 04 abril, 2016, 22:42

Boa!
ja fazia ca falta uma opinião  assim esclarecida.
Lindo lindo.
Mando beijinhos com sabor a pimenta de Exu para temperar tanta hostia.

Relativamente ao topico, o que me parece é que com a mudanca do interior para o litoral  e a urbanizacao demografica geral da populacao continental, temos vindo a assistir a um deixar cairem as mascaras e as pessoas assumirem a sua religiosidade e espiritualidade sem medo de serem socialmente criticados. E ainda bem. Digo eu.

Antigamente se se falasse que ia a um "bruxo" era se julgado.
Hoje em dia, com tanta coisa a se passar, as mentalidades a se alterarem, acho que se perdeu um pouco o preconceito, mas ao mesmo tempo a vergonha na cara!
Bom, mudam se os tempos, mudam se as vontades.

"Um dia eu lhe disse para esconder o seu coração... Você deveria ter escutado"

Citação de: angelorum em 04 abril, 2016, 21:15
-|- -|-
M  MA

Estimada Minako:
Estamos a viver um tempo em que o povo se afasta de Deus e quando se afasta de Deus vai ter ao demonio.

Não existe magia branca ou magia negra, a fonte é a mesma, o demonio.
Como sabem pedir ao demonio mesmo que com boas intenções é coisa que no fim nunca dá bom resultado.

    Eu pessoalmente não alinho com bruxarias, mas se alguém que acende uma vela pedindo ajuda ao diabo faz bruxaria, o que é que faz o que acende uma vela pedindo ajuda em Fátima?

    Como disse não alinho com essas formas de atuar mas tento entender o que leva os outros a fazê-lo e chego à conclusão que a culpa é do deus dos homens, que não cuida o suficiente dos seus filhos.

    Ele disse: "pede e ser-te-a concedido", mas a verdade é que os homens pedem, pedem e a vida cada vez fica pior, e por isso é que recorrem a esses expedientes.

    Por isso só recorro ao deus criador do universo, para o caso de haver outros a fazer-se passar por ele.

    F.Leite

Na minha opinião algumas pessoas recorrem a bruxarias por desespero, pois já se cansaram de pedir ajuda a esse dito deus e nada tiveram. Criou se uma imagem de um deus piedoso que ajuda todos, mas entretanto não falta miséria e injustiça no mundo.
A outra metade recorre a isso pois não tem vergonha na cara, quer sacanear alguém por ter algo melhor que eles,ou para provar certas coisas a sociedade, não excluindo os que merecem ser sacaneados, para ver se deixam de ser burros e acordam.
Verdade é uma, com Deus ou sem ele, aqui não há obra de demonio algum. Apenas temos o ser humano, que quando quer ser sacana,da um jeito.

Citação de: Minako em 04 abril, 2016, 23:17
Na minha opinião algumas pessoas recorrem a bruxarias por desespero, pois já se cansaram de pedir ajuda a esse dito deus e nada tiveram. Criou se uma imagem de um deus piedoso que ajuda todos, mas entretanto não falta miséria e injustiça no mundo.
A outra metade recorre a isso pois não tem vergonha na cara, quer sacanear alguém por ter algo melhor que eles,ou para provar certas coisas a sociedade, não excluindo os que merecem ser sacaneados, para ver se deixam de ser burros e acordam.
Verdade é uma, com Deus ou sem ele, aqui não há obra de demonio algum. Apenas temos o ser humano, que quando quer ser sacana,da um jeito.


     Qualquer um minimamente informado nestas coisas da religião, sabe que demónios são exclusivamente os chamados anjos caídos do A. T., e esses eram, aparentemente, somente 300. Isto significa que nunca poderiam chegar para todas as solicitações que diariamente são feitas em prol dos seus serviços.

     Como tal, e num acto de amor ao próximo (o demónio também o é), entendo eu que não devemos andar a acusar o demónio de tudo aquilo que ele não tem capacidade para fazer, a menos que também seja omnipresente e omnipotente como dizem que deus é.

     F.Leite

Citação de: F.Leite em 04 abril, 2016, 23:31

     Qualquer um minimamente informado nestas coisas da religião, sabe que demónios são exclusivamente os chamados anjos caídos do A. T., e esses eram, aparentemente, somente 300. Isto significa que nunca poderiam chegar para todas as solicitações que diariamente são feitas em prol dos seus serviços.

     Como tal, e num acto de amor ao próximo (o demónio também o é), entendo eu que não devemos andar a acusar o demónio de tudo aquilo que ele não tem capacidade para fazer, a menos que também seja omnipresente e omnipotente como dizem que deus é.

     F.Leite

É mais fácil acusar um demónio!
Afinal de contas, como costumo dizer "a culpa é minha.dou a a quem eu quiser"