Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.454
Total de tópicos
26.915
  • Será ritual de prosperidade?!
    Iniciado por Rosemunde
    Lido 7.245 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
E enterrar penas e os ossos da galinha????? Não.... coisa boa não foi. Mas obrigada :)

Pode pensar o que quiser, mas garanto que isso é tradição cá do Norte... O frango é suposto trazer sorte, daí se enterrarem os restos na propriedade.
Mas se prefere pensar que a foi a sogra que a separou do marido com um frango, esteja à vontade. :)

#17
:D
Obrigada saturna pelo comentario!

Citação de: Saturna em 04 abril, 2016, 00:08
Sempre ouvi dizer que para trazer sorte a uma casa nova deve matar-se um galo preto e comê-lo.
Neste caso comeu-o com arroz...
Isso não é ritual de afastamento, já os meus avós faziam o mesmo. É uma "mezinha" antiga. E quase toda a magia popular antiga inclui matar um animal ou outro, infelizmente.

Interessante. Um galo preto quando se inicia algo é uma oferta a Exu.
Em Portugal, por volta do ano 1500 mais de 25% da população eram pessoas de origem africana escravizadas. Essa população nao se foi embora deixou muitas das suas tradicoes nas praticas mágicas.
A igreja católica com todo o aparelho repressivo, particularmente com a inquisição tentou apagar toda essa tradição africana. No entanto as festas de santo António, as tradicoes das procissoes dos pescadores ou as tradicoes religiosas dos mineiros,  profissões onde a esmagadora maioria era homens negros escravizados, mantêm-se ate aos dias de hoje.
Oferecer um galo a Exu quando se faz uma casa pode ser uma dessas tradicoes ate porque durante seculos os pedreiros em portugal eram homens escravizados...
Agora, no meu entendimento, a oferta que se fez neste caso nao foi para pedir coisas boas, porque se vamos pedir coisas boas nao enterramos no chao o que simboliza o fim que sao os ossos e as penas...ao por na terra uma coisa estamos a "semear"...podiam por na terra comida -- estavam a semear fartura -- , podiam por bebida -- semeando alegria e festa, podiam por mel, cafe, tabaco....mas optaram por semear o que? Penas e ossos...
Ate aceito que possa ter sido feito por ignorância...
"Sabemos o que está certo, sabemos o que está errado, fazemos o que esta certo e evitamos o que está errado"

Obrigada Tokoba. Por ignorância não. .. essa senhora sabia o que fazia.

Tokobá, concordo que terá sido ignorância. Há uns tempos li uma tese de mestrado sobre as tradições mágicas em portugal no século 15 e não era muito diferente do que ainda hoje podemos ver no livro de S. Cipriano.
Não penso que tenha sido um ritual, é mais uma superstição que já ouvi muita gente falar. Não é para oferecer a ninguém em particular.

O Tokobá vê as coisas da perspectiva da Umbanda (se nao me engano?) mas aqui as tradições africanas também se misturaram com as europeias e as coisas não são bem iguais.
Manter o galo era para semear apenas no sentido em que o corpo dele tinha sido oferecido pela casa, logo ficava com a casa.

A Roseamunde quer acreditar que foi a sogra.. mas se ela soubesse mesmo o que estava a fazer não demorava 2 anos e meio a separar-vos, era uma questão de meses. E mais, fazia-o nas vossas costas e enterrava a coisa no vosso quintal à noite. Era o que eu faria, pelo menos.

#21
Ela na nossa casa à noite não entrava porque não tinha chave.
Não é questão de querer acreditar ou não mas a verdade é que ela é mulherzinha para este tipo de coisas. Gosta do seu sapinho à porta de casa, gosta de consultar o tarot, gostava de plantar a sua arrudinha e outras plantas. Inocente não era. Isso era eu na altura! Serviu de lição. :)
E separada estou eu há dois anos e meio.

#22
Bem, os meus avós fizeram isso em casa deles e ainda estão juntos... há coisa de 50 anos. Assim como os viznhos deles e mais uns quantos na minha familia.
Mas ok, a culpa é sempre da bruxa.  >:D
E fico-me por aqui :)

Sim....a culpa é da bruxa.😁
Passado é passado mas não foi a unica coisa que ne fez. Cá se fazem, cá se pagam. Quem não paga sou eu que nunca fiz dessas coisas.

Tenho de concordar com a Saturna.

Se fosse de separação, com o sangue (forte) , esta nao tinha demorado dois anos e meio a acontecer, era mais rápida como vimos em alguns casos, dai também ter perguntado se a partir do momento da cabidela, houve discórdia. 

O facto de recorrer ao tarot, ter arruda, não quer dizer nada.

Vamos lá a ver.... eu estou é separada há esse tempo. Se foi ritual de separação ou pior.... deve ter demorado um ano a acontecer. Entretanto, logo a seguir tive uma grande inundação em casa,  vinda pelo jardim mas oriunda de um campo acima que inundou devido a temporal e tive de arranjar o jardim todo. Não sei se o que estava interrado foi com a água.
A verdade é que só comecei a pensar neste assunto depois de ter terminado e por alerta de uma pessoa mas só agora decidi perguntar, passados dois anos e meio.
Agradeço a todos os comentarios. :)

Saturna, então a unica coisa que consigo explicar é a forma como se dá o galo à dona da casa, isto é, a intenção.

Deve haver quem dê o galo com boas intenções e de prosperidade e há quem dê o galo com intenções menos boas.
Os dois testes mais duros no caminho espiritual são a paciência para esperar o momento certo e a coragem de não nos decepcionar com o que encontramos.
Paulo Coelho

#27
Mas isso da inundação pode ser um facto natural, ainda para mais devido a um temporal como referiu.

Notaste que ele ficou diferente para ti ?
Surgiram brigas graves e feias ?

Se fosse um feitiço de separação mais depressa aconteciam coisas entre vocês, do que uma inundação.

#28
Flor, boas intenções não tinha porque sempre tentou que houvesse discórdia entre mim e o filho. E sempre tentou que o filho voltasse para a ex dele. :)
Bem, o que eu queria saber mesmo era se o ritual era de prosperidade ou nao porque enquanto lá vivi nunca estive bem. No ano que me separei tive 2 acidentesde carro sem razao e não consegui emprego... enfim....

Em relação à inundação, nesse mesmo dia, teve uma na fabrica dela e ficou com tudo destruido

Amunet, sim...notei isso tudo.

A intenção  é um ingrediente terrível. Portanto, o seu relacionamento acabou fisicamente há dois anos.... Até lá as coisas também não estavam bem.

Sinceramente, concordo com o Tokobá e com a Saturna. Sao dois pontos de vista diferentes mas credíveis.

Depois de ler este topico, admito uma terceira razão: Uma mistura de ambos (Ritual para atingir um objectivo menos bom e um Ritual dentro da tradição)

Eu concordo com os dois. Mas o que sinto é que de bom não foi.
Os dois testes mais duros no caminho espiritual são a paciência para esperar o momento certo e a coragem de não nos decepcionar com o que encontramos.
Paulo Coelho