Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.439
Total de tópicos
26.913
  • Porque não consigo meditar?
    Iniciado por misticopt28
    Lido 2.043 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Tenho uma duvida já algum tempo, não tem a ver com concentração. Quando tento fazer algum tipo de meditação a minha respiração fica como ofegante e o meu coração dispara. Fico como aflito. Na zona do Chakra frontal sinto uma ligeira pressão como algo estivesse a pressionar essa zona, as vezes também acontece quando me concentro em prece. Alguém que perceba do assunto me pode explicar?
Abençoado seja o seu santíssimo nome em favor de todos nós Deus nosso Pai.

Acontece-me o mesmo quando faço a meditação guiada do livro do Brian Weiss. Quando, sei lá, como a entrar num nível mais profundo

Místico
Que tipo de meditação?
Pois eu tenho um sério problema com respiração. Se ouço: respire profundamente, agora solte o ar...
Minha respiração fica toda errada e perco o fôlego. Não posso pensar na minha respiração que fico mal.

Tenta meditar concentrando nas partes do corpo, relaxando membro a membro (pés, pernas, quadris, barriga, costas, braços, mãos, pescoço, cabeça, testa, olhos e boca), vais relaxar e tua respiração se acalma automaticamente.

Pessoas com ansiedade costumam ter dificuldade em meditar. É isso que me parece estar a descrever.
É o silêncio.. como é pouco habitual, deixa muita gente ansiosa. Precisa de controlar a respiração "à força". Inspira pela barriga, conta até 3, expira até a barriga ficar vazia. Depois de uns minutos torna-se automático. O controlo da respiração é sempre o primeiro passo.

Acontece em qualquer tipo de meditação que tenha que controlar a respiração.
Realmente sou um pouco ansioso, talvez o medo do que possa sair  dali? Houve uma vez que acho que foi a melhor e mais longa experiencia que tive. Estava deitado de barriga pra cima, fazendo um exercicio de projecção de consciencia, quando de repente o meu corpo começa a vibrar como se tivesse levado um choque e abri os olhos com medo e sem saber se aquele seria o momento que ia desprender conscientemente. Claro que perdi todo o percurso e tive que recomeçar, mas já não consegui chegar até aquele ponto.
Abençoado seja o seu santíssimo nome em favor de todos nós Deus nosso Pai.

Citação de: misticopt28 em 01 abril, 2016, 20:25
Na zona do Chakra frontal sinto uma ligeira pressão como algo estivesse a pressionar essa zona, as vezes também acontece quando me concentro em prece. Alguém que perceba do assunto me pode explicar?

Essa pressão no chakra frontal também a sinto. As vezes parece que se "passeia" pela testa. Pelo que já me foi dito é libertação de energia. Poderá também ser o chakra a abrir, por norma doi e é desconfortável..

Citação de: misticopt28 em 02 abril, 2016, 11:57
Acontece em qualquer tipo de meditação que tenha que controlar a respiração.
Realmente sou um pouco ansioso, talvez o medo do que possa sair  dali? Houve uma vez que acho que foi a melhor e mais longa experiencia que tive. Estava deitado de barriga pra cima, fazendo um exercicio de projecção de consciencia, quando de repente o meu corpo começa a vibrar como se tivesse levado um choque e abri os olhos com medo e sem saber se aquele seria o momento que ia desprender conscientemente. Claro que perdi todo o percurso e tive que recomeçar, mas já não consegui chegar até aquele ponto.

Hoje em dia as pessoas confundem meditação com visualizações guiadas. Existem muitos autores que fazem videos ou audios a guiar uma visualização e chamam-lhe meditação. Toda a meditação propriamente dita tem como primeiro passo o controlo da respiração, ou então não é meditação.
O objectivo da meditação é apenas o de sossegar a mente, logo, não pode incluir barulho ou música e menos ainda alguém a falar.
A ideia é calar aquela voz interior que são os nossos pensamentos e não é fácil de fazer.
Dito isto, também não é um método de relaxamento. Existem técnicas de relaxamento que se fazem antes de começar a meditação (fazer muita força com os músculos e largar, por exemplo) para a facilitar.

Esse exercício de projecção de consciência, é a chamada viagem astral... também não é meditação. E é muito comum assustar-se e quebrar a concentração. É algo que apenas com persistência e prática se alcança.




#7
Concentrem-se na respiração e reparem como respiram. Quando inspiram a barriga dilata, começam por encher a barriga e depois o peito. Quando expiram a barriga encolhe, e contraem o períneo. O coração bater depressa, às x é normal por causa da entrada de energia no corpo. A pressão no chakra frontal é normal também.

Ah, e façam a respiração só pelo nariz. Embora existam casos em que é necessário inspirar pelo nariz e expirar pela boca.

talvez num ambiente silencioso e confortável,sem barulhos externos...eu também tenho dificuldades,mas porque tenho um cérebro hiperactivo,nem a dormir sossego  :laugh:

Kikas_F
Por acaso já fiz meditação algumas vezes e os sentimentos são sempre diferentes, penso que tem a ver com o nosso estado de alma.

Eu quando comecei a meditar também tinha muita dificuldade. Mas no meu caso não tinha a ver com o controlo da respiração, mas com a minha "mente macaca" pensava em mil e uma coisas ao mesmo tempo e ficava cansada. Depois comecei a pesquisar acerca de músicas e sons usados na meditação e relaxamento. Encontrei as mais diversas sonoridades, inclusive algumas usadas para cura... Resumindo, ajudou na minha experiência. Quando medito, procuro locais tranquilos, por norma um parque ou no meio do campo, onde possa ouvir o som do vento nas árvores, os pássaros, ou se isso me for impossível. Coloco uns fones e oiço uma musica que me permita meditar.

Penso que deves procurar um local, ou musica em que te sintas relaxado para meditar. Pois a respiração tem a ver com a concentração. ;) Espero ter ajudado. Boa sorte
""Ha no homem algo de fundamental, que nao se consegue."