Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.445
Total de tópicos
26.915
  • Alma vs Batismo
    Iniciado por Minako
    Lido 2.031 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Ora pois, quando a minha pequena nasceu, fui massacrada pela família do meu marido, pois tinha que a batizar o quanto antes, porque a menina não tinha alma e se lhe acontecesse alguma coisa, o que haveria de ser dela. E para piorar eu fui para o Brasil nessa altura com ela sem batizar, e ficaram com medo que acontecesse algo.
Alguém sabe me dizer o porquê dessa crença: só tem alma quando é batizado?
Óbvio que sendo quem sou, não lhes liguei, pois sei que se nasce com alma.


O batismo  é um rito de passagem, feito normalmente com água sagrada sobre o iniciado através da imersão, efusão ou aspersão. Este rito de iniciação está presente em vários grupos, religiosos ou não, onde destacam-se os cristãos. Na Igreja Católica, o batismo é o sacramento através do qual o Sacrifício Pascal de Jesus Cristo se aplica às almas, tornando-as, em primeiro lugar, filhas de Deus Pai, mas também membros da Santa Igreja de Cristo e abrindo o caminho para a salvação eterna.



Fonte:wikipédia

#2
O porquê não sei, só sei que a minha avó paterna diz o mesmo.

Penso que seja porque os bebes enquanto não são batizados estão mais propícios a receber certos males e acabam por morrer. Ou se não forem batizados não vão para o céu.

Sei que ela teve um bebé em solteira, e de um momento para o outro o bebé estava bem e começou a berrar muito e acabou por morrer, acho que ele ainda nao tinha sido batizado ou foi batizado à pressa por causa disso mas já nao adiantou.

Citação de: Minako em 29 março, 2016, 20:36
Ora pois, quando a minha pequena nasceu, fui massacrada pela família do meu marido, pois tinha que a batizar o quanto antes, porque a menina não tinha alma e se lhe acontecesse alguma coisa, o que haveria de ser dela. E para piorar eu fui para o Brasil nessa altura com ela sem batizar, e ficaram com medo que acontecesse algo.
Alguém sabe me dizer o porquê dessa crença: só tem alma quando é batizado?

O baptismo é um sacramento elementar da igreja católica. Como tal, os mais antigos quando viam um bébé que estivesse mal de saúde a sua primeira preocupação era baptizá-lo. Para quê? Talvez com a ideia de entrar na família de Cristo antes de eventual morte. Talvez porque recebendo esse sacramento se o mal não tivesse causa natural pudesse ser expurgado.

Olhando agora esse tema, creio sinceramente que o baptismo só deveria ocorrer quando o jovem/adolescente já tivesse um mínimo de conhecimento que o levasse, ou não, a optar por esse sacramento.

Jesus foi baptizado por João aos 30?.. 31 anos?

Tema com pano para mangas. Bom tópico! ;)

#4
Citação de: Malik_ em 29 março, 2016, 21:35
O baptismo é um sacramento elementar da igreja católica. Como tal, os mais antigos quando viam um bébé que estivesse mal de saúde a sua primeira preocupação era baptizá-lo. Para quê? Talvez com a ideia de entrar na família de Cristo antes de eventual morte. Talvez porque recebendo esse sacramento se o mal não tivesse causa natural pudesse ser expurgado.

Olhando agora esse tema, creio sinceramente que o baptismo só deveria ocorrer quando o jovem/adolescente já tivesse um mínimo de conhecimento que o levasse, ou não, a optar por esse sacramento.

Jesus foi baptizado por João aos 30?.. 31 anos?

Tema com pano para mangas. Bom tópico! ;)

E supostamente não se pode entrar na igreja se não for batizado. Falo isso porque me tentaram impedir uma vez. Beatas da treta!
Tenho gente na família que não foi batizado, outros que não batizaram pois isso foi deixado para a criança decidir quando for capaz, etc...

Citação de: Minako em 29 março, 2016, 21:44

E supostamente não se pode entrar na igreja se não for batizado.

Essa não é a casa de meu Pai.

Meu Pai a todos recebe e acolhe! ;)

Citação de: Malik_ em 29 março, 2016, 21:46
Essa não é a casa de meu Pai.

Meu Pai a todos recebe e acolhe! ;)

Corretissimo!

Então e antes de João Batista começar a batizar ninguém tinha Alma? Andavam todos perdidos? É só um rito que se deve respeitar, mas não vejo como obrigação nem cause algum mal. Eu seguindo a Doutrina Espirita batizei o meu filho, mas devido a tradição familiar, não por outro motivo.
Abençoado seja o seu santíssimo nome em favor de todos nós Deus nosso Pai.

Os meus filhos vão poder escolher a religião que quiserem, se quiserem ter religião...Tenho um filho com 20 anos que é ateu e vive muito bem com isso. E eu melhor ainda, porque como pai, quero é ver os meus filhos bem e nunca iria impor-lhes uma religião...
Se um dia se quiserem baptizar, que o façam. Eu nunca senti essa necessidade e continuo pagão. Sem baptismo.
Como diz um grande amigo ateu, a unica vantagem de ser baptizado é poder ser excomungado...
"Sabemos o que está certo, sabemos o que está errado, fazemos o que esta certo e evitamos o que está errado"

Aqui estou eu, nascida e criada com mais de três dezenas de anos....e não fui baptizada!
Escolheram assim e eu nunca quis sê-lo, nem pela religião católica nem por nenhuma outra.
Se tenho alma? Com certeza que sim.  :D ;)