Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.063
Total de mensagens
369.401
Total de tópicos
26.900
  • dia internacional da pessoa com deficiência
    Iniciado por Lena
    Lido 2.778 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
3 de dezembro

dia internacional de pessoa com deficiência



O dia internacional das pessoas com deficiência (3 de dezembro) é uma data comemorativa internacional promovida pelas Nações Unidas desde 1998, com o objetivo de promover uma maior compreensão dos assuntos concernentes à deficiência e para mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e o bem estar das pessoas. Procura também aumentar a consciência dos benefícios trazidos pela integração das pessoas com deficiência em cada aspecto da vida política, social, econômica e cultural. A cada ano o tema deste dia é baseado no objetivo do exercício pleno dos direitos humanos e da participação na sociedade, estabelecido pelo Programa Mundial de Ação a respeito das pessoas com deficiência, adotado pela Assembléia Geral da ONU em 1982. (Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre).

Na antiguidade qualquer individuo que apresentasse uma deficiência era considerado ou como fonte de repulsa, objecto de maldição, depositário do mal, ou como detentor de poderes fora do comum. Na sociedade actual, os deficientes não querem uma vida de pura existência, querem sim participar na vida social.

Ser deficiente não é ser diferente das pessoas "ditas normais". Muitas vezes, na opinião do senso comum, deficiente é ser coitadinho, incapaz, inválido, aleijado, impotente, e tantas outras palavras que ferem e revoltam quem é tratado dessa forma. Ser diferente não é ser incapaz.  O que é ser diferente? A diferença tem apenas o valor que cada um lhe dá. A diferença está em cada um de nós. Todos nós somos diferentes, deficientes ou " normais", pois não existe um padrão para a normalidade.

Cada um de nós já sentiu na pele alguma forma de discriminação por ser diferente. Não fomos todos nós já confrontados com alguma forma de estigmatização, no decorrer do nosso percurso vital? Raros são os que podem dizer que não!

pensem nisto...

façam alguma coisa pelos outros, podem não ter nascido assim, mas nada vos garante que morrerão assim como são.

Os nossos irmãos especiais merecem todo o noss respeito...  :angel:
Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem