Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.422
Total de mensagens
369.427
Total de tópicos
26.911
  • Enviar dados de formulário para um email
    Iniciado por Littlelight
    Lido 2.311 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Caros, preciso novamente da vossa sabedoria! ;D

Estou a criar um formulário em HTML, para recolher a opinião dos visitantes do meu site. É um formulário bem simples, e as respostas servem apenas para recolher essa opinião, e não deverão ser objecto de nenhum tipo de tratamento ou processamento. Não deverá conter mais do que 10/15 perguntas, que incluirão textareas, radiobuttons e checkboxes. O que eu pretendo é que os valores inseridos nesses campos sejam enviados para o meu email, quando o visitante clicar em Submeter. De que forma se pode conseguir o que pretendo?

Os dados que inseri no ficheiro html são:

<form name="questionario" id="questionario" action="http://www.oemusite.pt/cgi-bin" method="post" enctype="text/plain">

<input type=hidden name="recipient" value="email@omeusite.pt">

<input type=hidden name="subject" value="Resultados do Questionário">

<input type=hidden name="redirect" value="http://www.omeusite.pt/agradecimento.html">

<input name="submit" type="submit" id="submit" value="Submeter" />
</form>

Podem indicar-me se os dados estão correctos? Penso que falta algo a seguir ao cgi-bin, mas não consigo perceber o que é. O que deve ser escrito no campo action, para que funcione como pretendo?

Além disso, para o formulário funcionar correctamente, deve ficar dentro da pasta public ou da pasta cgi-bin?

Obrigada pela vossa ajuda.
"Onde está Deus?" - perguntei à minha sobrinha de três anos.
"O que é Deus?" - indagou ela. "Deus é Amor." - respondi-lhe.
"Está aqui!" - disse ela, envolvendo-me no abraço mais delicioso do mundo!

Bom dia,

Se tens tantas duvidas de como criar um formulário de raiz aconselho a usar o google forms.
Crias o form e colocas numa frame.
os forms do google guardam todos os dados e até criam alguns gráficos com as respotas.

Se pretendes mesmo fazer 'à mão' o que te faz o envio de e-mail é o servido e não o cliente e tens de usar uma linguagem como por exemplo o php.
o action serve para indicares o local para onde vai ser submetido o formulário.

Espero ter ajudado :)


Bom dia,

Obrigada pela ajuda. Já consegui resolver o problema, ajudaram-me com umas dicas e de bónus ainda aprendi uma ínfima migalha de PHP. :) O meu problema não era criar os formulários de raiz, isso eu sei fazer, era mesmo fazer chegar os dados do formulário ao meu email.

De qualquer forma, agradeço a sua mensagem. :)
"Onde está Deus?" - perguntei à minha sobrinha de três anos.
"O que é Deus?" - indagou ela. "Deus é Amor." - respondi-lhe.
"Está aqui!" - disse ela, envolvendo-me no abraço mais delicioso do mundo!

Sem problema :)

Se precisar de alguma ajuda com o php é só dizer :)


Quando eu tiver o tempo um pouco menos ocupado, vou ver se me dedico a aprender PHP, quem sabe não descubro mais coisas úteis para mim. :)

Obrigada pela oferta. Fica bem! :)
"Onde está Deus?" - perguntei à minha sobrinha de três anos.
"O que é Deus?" - indagou ela. "Deus é Amor." - respondi-lhe.
"Está aqui!" - disse ela, envolvendo-me no abraço mais delicioso do mundo!

Citação de: Littlelight em 03 março, 2016, 12:06
Quando eu tiver o tempo um pouco menos ocupado, vou ver se me dedico a aprender PHP, quem sabe não descubro mais coisas úteis para mim. :)

Obrigada pela oferta. Fica bem! :)

Quando fiz programação web consultava bastante o w3school e o stackoverflow, alem disso os nuestros e os verdadeiros hermanos,brasileiros tem muita literatura sobre isso.

Investiga
Time for some Cartesian logic:

Any system can be understood if you break it down to its component parts.
Study the parts, figure out what they do then you'll have a pretty good idea of what the whole thing is doing.

Olá, Kha0s.

Já conheço o w3schools há algum tempo, tanto que o tenho nos meus favoritos. Quando andei a pesquisar este tema dos formulários, encontrava imensa coisa do stackoverflow, e esse também vai para os favoritos. Agora ando a ler sobre SEO, e foi com um site brasileiro que comecei a perceber o que é e para que serve o SEO. Tenho aprendido muito, e ainda há muito a aprender.

Obrigada pelas dicas. Fica bem!
"Onde está Deus?" - perguntei à minha sobrinha de três anos.
"O que é Deus?" - indagou ela. "Deus é Amor." - respondi-lhe.
"Está aqui!" - disse ela, envolvendo-me no abraço mais delicioso do mundo!

Citação de: Littlelight em 10 março, 2016, 21:17
Olá, Kha0s.

Já conheço o w3schools há algum tempo, tanto que o tenho nos meus favoritos. Quando andei a pesquisar este tema dos formulários, encontrava imensa coisa do stackoverflow, e esse também vai para os favoritos. Agora ando a ler sobre SEO, e foi com um site brasileiro que comecei a perceber o que é e para que serve o SEO. Tenho aprendido muito, e ainda há muito a aprender.

Obrigada pelas dicas. Fica bem!

De nada temos que ser uns pros outros assim como foram para mim.

Se quiseres algo mais complexo pra implementares no teu código tb tas a vontade.

👍
Time for some Cartesian logic:

Any system can be understood if you break it down to its component parts.
Study the parts, figure out what they do then you'll have a pretty good idea of what the whole thing is doing.

"Onde está Deus?" - perguntei à minha sobrinha de três anos.
"O que é Deus?" - indagou ela. "Deus é Amor." - respondi-lhe.
"Está aqui!" - disse ela, envolvendo-me no abraço mais delicioso do mundo!