Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.063
Total de mensagens
369.399
Total de tópicos
26.899
  • Como estudar?
    Iniciado por Blackwidow
    Lido 3.811 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Olá, já ha uns anos que estou lado a lado com fenómenos paranormais. Gostaria de saber como posso estudar demonologia/ parapsicologia? Ha cursos? Gostaria de obter informação.

Grata!

Olá
Cursos formais não  conheço.
Aqui sempre podes trocar opiniões com os nossos amigos no forum.
Cleo
Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem

#2
Cursos como nós possamos pensar, duvido da sua existência.

Agora, o que não falta são workshops desde numerologia, reiki, tarot até mesa radiónica e por aí em diante.

Para além disso tens o fórum como a Cleo disse, no qual podes aprender com cada uma que nem pensarias possível!

Mas a meu ver, o melhor mesmo são os livros e é isso que não falta.. se souberes pesquisar por palavras chaves encontras aos milhentos! Isto dito por uma pessoa com uma biblioteca virtual a rondar os 7000 volumes só relacionados com o Oculto lool
"To have faith is to trust yourself to the water. When you swim you don't grab hold of the water, because if you do you will sink and drown. Instead you relax, and float." - Alan Watts

Olá

Cursos superiores de Parapsicologia, Demonologia, aliás, qualquer um relacionado com o Oculto/Paranormal, existir existem, por exemplo no Brasil se não me engano. Em Portugal é que infelizmente ainda não há nada  ::) Mas sem dúvida que é algo que devia haver, mas enfim...

Se quiseres algum curso menos "formal", tens a possibilidade de optar por workshops, por exemplo aqueles cursos de um x de dias ou algo do género que por vezes existem em lojas desta área... normalmente os que mais existem neste caso são os cursos de tarot, mas sinceramente os preços que tenho encontrado agora são um bocado puxados, pelo menos na minha opinião. Ainda assim, e aqui penso que seja algo mais "sério", existem alguns cursos de reiki mais "sérios", digo isto porque existe a Associação Portuguesa de Reiki, por isso deve ser algo oficial mas não tenho a certeza.

No entanto, existem imensos livros por onde podes debruçar-te, facilmente encontras à venda livros sobre Parapsicologia (deduzo que seja da área do oculto a que mais tens interesse), mas a nível de Demonologia não te sei dizer nada porque não é um assunto que me "puxe", pelo menos por enquanto... Na internet também tens imensos sites, mas em português não te sei dizer nenhum que esteja bom, para além do Sapo Astral, e aqui o PP, que também tens muita coisa por onde aprender, pesquisar, etc etc, para além de que tem muita informação, o que também é importante.

Claro que para quem quer aprender algum cursos destes mesmo a sério e/ou ponderar vir a aprofundar/desenvolver conhecimentos nesta área, como é o meu caso, isto ainda assim acaba por ser um pouco menos... mas mesmo assim, se for do teu interesse, aqui no fórum tens a possibilidade de aprender tarot e tudo... pelo menos foi através deste curso que aprendi e há pouco tempo comecei a fazer leituras. Boa ideia era se várias pessoas interessadas se juntassem de maneira a que este tipo de cursos algum dia existisse... mas teria de haver mesmo colaboração e disposição.

Boa sorte! ;)

Obrigada a todos! Mesmo <3 Agradeço a vossa ajuda.

Na Alemanha, Dinamarca, Holanda etc já se pode estudar a dita parapsicologia. Cá podes ir lendo livros. A Universidade Fernando Pessoa também tem um organismo dedicado a estes estudos. Mas acho que não lecciona.

Citação de: credatis em 11 fevereiro, 2016, 22:40
A Universidade Fernando Pessoa também tem um organismo dedicado a estes estudos. Mas acho que não lecciona.

Como assim? Consegues explicar-me melhor em que consiste mesmo esse tal organismo?

Os dois testes mais duros no caminho espiritual são a paciência para esperar o momento certo e a coragem de não nos decepcionar com o que encontramos.
Paulo Coelho

Aqui em Portugal não existe nada assim do género que seja formal.
Há disciplinas que oferecem uma preparação generalista e que posteriormente podes desenvolver o teu próprio objeto de estudo. Por exemplo: História dá uma preparação geral do panorama da Civilização, mas, podes investigar em especifico outros temas, como o oculto, ou demonologia. Um dos pais da Escola Historiográfica dos Annales, desenvolveu um sério trabalho internacionalizado sobre fadas, por assim dizer.
Enquanto te podes mexer, treina o corpo. Quando não te podes mexer, treina a mente.

#9
Deixo o link aos curiosos:

CENTRO TRANSDISCIPLINAR DE ESTUDOS DA CONSCIÊNCIA (CTEC)


CitaçãoO CTEC, enquanto unidade orgânica da UFP, propõe-se actuar como um forum para todos os investigadores e docentes interessados nestes domínios da consciência e da espiritualidade, procurando suscitar um continuado debate interdisciplinar, e a actualização progressiva, informativa e científica, nestes domínios, mediante a participação de investigadores nacionais e estrangeiros convidados, de centros congéneres, pela promoção de conferências, workshops e seminários. Parte integrante da sua intervenção didáctica é a edição da revista anual Cons-Ciências, que procura actualizar e dar a conhecer as abordagens teóricas e práticas que se vão processando nestas áreas de fronteira, servindo de plataforma de difusão de novas hipóteses, novos investigadores e novos objectos científicos, revelando o crescendo de investimento nas áreas paradoxais do conhecimento que vão tendo espaço nos centros de inovação estrangeiros, mais reputados e rigorosos. Por certo, também pela Cons-Ciências se espera promover o crescimento da nossa massa crítica universitária, capaz de se votar e devotar ao estudo crítico destes novos problemas e visões integradas do cosmos e do ser humano. Por isso, inerente à vocação deste Centro está a abertura da Escola ao exterior e às novas apetências culturais e espirituais.

Os dois testes mais duros no caminho espiritual são a paciência para esperar o momento certo e a coragem de não nos decepcionar com o que encontramos.
Paulo Coelho

#11
Citação de: flor123 em 27 fevereiro, 2016, 08:18
Impressão minha ou este centro ja era?

Não, não era. Ainda faz estudos.. Apesar de não actualizarem a página, garanto-vos que ainda fazem estudos.
Este livro é dos últimos que foi publicado por um dos seus membros. Eles estão ativos, mas já sabem como são os nossos orçamentos.
Lançado este ano:



Joaquim Fernandes

CitaçãoCofundador do Centro Transdisciplinar de Estudos da Consciência, (CTEC) na Universidade Fernando Pessoa, Porto, é licenciado em História e mestre em História Moderna. Doutorou-se na área da História das Ciências com uma tese sobre o tema o Imaginário Extraterrestre na Cultura Portuguesa – do fim da Modernidade até meados do século XIX, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Participa regularmente em programas de TV e Rádio sobre «fronteiras da Ciência» e escreveu várias obras de investigação histórica e religiosa, algumas delas traduzidas para o inglês, francês e castelhano. É coordenador internacional do MARIAN Project, que estuda as dimensões culturais e científicas dos fenómenos religiosos e aparicionais, como Fátima.

Em 2008 publicou o seu primeiro romance histórico, O Cavaleiro da Ilha do Corvo, a que se seguiu o ensaio O Grande Livro dos Portugueses Esquecidos, ambos com a chancela Temas & Debates/Círculo de Leitores. Na mesma editora publicou, em 2010 a obra, Mundos, Mitos e Medos. O Céu na Poesia Portuguesa e o ensaio Halley – O Cometa da República. Sobre este tema e com o mesmo título do ensaio escreveu o guião de um documentário para a RTP 2 e o argumento da mini-série de ficção A Noite do Fim do Mundo, para a RTP 1. Igualmente para a RTP2 coordenou e apresentou em 2008 a série Encontros Imediatos, baseada em experiências de observação de fenómenos OVNI. Com a chancela da QuidNovi lançou em 2012 o primeiro volume da História Prodigiosa de Portugal. Mitos & Maravilhas e tem no prelo a obra Moradas Celestes. O Imaginário Extraterrestre na Cultura Portuguesa, que complementa esta presente obra. Está biografado no Dicionário das Personalidades Portuenses do século XX (Porto Editora, 2001).

Até me pareceu bom... pena que não haja nada disso aqui para baixo :(

Ja sei quem é o Joaquim Fernandes. Tem razão, é um investigador bastante ativo :)
Os dois testes mais duros no caminho espiritual são a paciência para esperar o momento certo e a coragem de não nos decepcionar com o que encontramos.
Paulo Coelho

Citação de: Blackwidow em 11 fevereiro, 2016, 15:44
Olá, já ha uns anos que estou lado a lado com fenómenos paranormais. Gostaria de saber como posso estudar demonologia/ parapsicologia? Ha cursos? Gostaria de obter informação.

Grata!

Queres um curso sobre demonologia?

Adquire o Livro "Suma Daemoniaca" do Padre Espanhol e grande Exorcista José Antonio Fortea.
É um tratado de Demonologia e Manual de Exorcistas e encontras lá tudo o que necessitas, escrito pela mão de quem tem experiência de anos no terreno, ao contrário da maior parte dos charlatões que por ai andam.