Bem vindo(a) ao Portugal Paranormal! Para aceder a todo o conteúdo do fórum registe-se ou, caso já seja membro, faça o login. Obrigado!
[x]

  Páginas:   Ir para o fundo
  Tópico: Portugal - Lugares Místicos (1200 visualizações) Fevereiro 10, 2016, 19:31:56
Guru
***
Choped Literário - Edição Poesia - Novembro '15


Mensagens: 925
Apreciações: 1950
Referidos: 1

Shringara
Masculino
» em: Fevereiro 10, 2016, 19:31:56

Olá!

Decidi criar este tópico para mim e para outras pessoas. O seu objetivo é fazer uma coletânea de todos os locais históricos e místicos em Portugal. Vou começar por Dornes. Gostaria muito que contribuíssem e se desse para os Moderadores marcarem este tópico ou algo que o faça saltar mais à vista... ficava muito agradecido!

Acho que este é um tema que todos gostaríamos de ter as mãos sobre Smiley
Citar
Situada a 10 km a nordeste de Ferreira do Zêzere, numa enseada da albufeira do Castelo do Bode, a vila de Dornes é uma das mais curiosas do centro de Portugal, quer pela sua localização, pelas vistas e pelo pitoresco do casario, como pelas lendas e tradições que lhe estão associadas. A dominar as casas baixas e predominantemente brancas fica a torre medieval, que se pensa ter sido construída pelos cavaleiros templários para vigiar o profundo vale do Zêzere. A fundação da aldeia remonta ao século XII e está ligada ao aparecimento de uma imagem milagrosa de Nossa Senhora do Pranto. A primeira igreja foi mandada construir pela rainha Santa Isabel (filha do rei de Aragão e esposa do rei português D. Dinis) em finais do século XIII, substituída por uma de maiores dimensões no século XV. A romaria de Nossa Senhora do Pranto faz-se a 15 de Agosto e atrai grande multidão. Terra muito antiga, será mesmo anterior à fundação da nacionalidade, como o atestam os monumentos e os vestígios arqueológicos que por aqui se têm encontrado. Já na primeira dinastia alguns documentos que lhe fazem referência, sendo documentada a presença de um religioso de Dornes no Foral de Arega, em inícios do século XIII. Ainda no século XIII há referências à Comenda Templária de Dornes. Mais tarde, no século XV, Dornes, enquanto Comenda Mor da Ordem de Cristo teve por Comendador D. Gonçalo de Sousa, homem muito influente, da Casa do Infante D. Henrique, e que aqui mandou construir, em 1453, a Igreja de Nossa Senhora do Pranto. Este local de culto deu à povoação, parte da importância que esteve na origem, em 1513, da atribuição do Foral Manuelino.

Para visualizar as imagens,
por favor registe-se ou entre na sua conta.




fonte: http://www.ruralea.com/tematico.php?ativ=7&local=283
« Última modificação: Fevereiro 10, 2016, 19:32:25 por Fingarfan »


Faça o login ou registe-se para Gostar.
Registado

"To have faith is to trust yourself to the water. When you swim you don't grab hold of the water, because if you do you will sink and drown. Instead you relax, and float." - Alan Watts
pub

  Tópico: Portugal - Lugares Místicos Resposta #1Fevereiro 10, 2016, 20:22:36
Supremo
*****


Mensagens: 6593
Apreciações: 5751
Referidos: 2

membro 3745
Feminino
» Resposta #1 em: Fevereiro 10, 2016, 20:22:36

O tópico parece ser interessante. Vamos aguardar mais respostas.
Faça o login ou registe-se para Gostar.
Registado

Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem

  Tópico: Portugal - Lugares Místicos Resposta #2Fevereiro 12, 2016, 15:59:22
Guru
***


Mensagens: 427
Apreciações: 1178
Referidos: 0

omonoba.sango
Masculino WWW
» Resposta #2 em: Fevereiro 12, 2016, 15:59:22

Senhora do Pranto.
Nome bonito.
No Cadomblé chamamos a Oxum, Senhora do Pranto.´
Senhora das aguas doces dos rios e dos lagos.
:-)
Terra bonita para se cultuar Oxum.
Um destes dias vou visitar...
« Última modificação: Fevereiro 12, 2016, 16:02:14 por Tokobá del Rey »


Faça o login ou registe-se para Gostar.
Registado

"Sabemos o que está certo, sabemos o que está errado, fazemos o que esta certo e evitamos o que está errado"

  Tópico: Portugal - Lugares Místicos Resposta #3Fevereiro 12, 2016, 16:15:52
Guru
***
Choped Literário - Edição Poesia - Novembro '15


Mensagens: 925
Apreciações: 1950
Referidos: 1

Shringara
Masculino
» Resposta #3 em: Fevereiro 12, 2016, 16:15:52

Senhora do Pranto.
Nome bonito.
No Cadomblé chamamos a Oxum, Senhora do Pranto.´
Senhora das aguas doces dos rios e dos lagos.
:-)
Terra bonita para se cultuar Oxum.
Um destes dias vou visitar...


É um local muito místico e poderoso.. aconselho a visita sem duvida!
Faça o login ou registe-se para Gostar.
Registado

"To have faith is to trust yourself to the water. When you swim you don't grab hold of the water, because if you do you will sink and drown. Instead you relax, and float." - Alan Watts

  Tópico: Portugal - Lugares Místicos Resposta #4Março 04, 2016, 22:50:09
Banido!


Mensagens: 61
Apreciações: 140
Referidos: 0

Feminino
» Resposta #4 em: Março 04, 2016, 22:50:09

Sintra! Entra-se na Vila e sente-se logo a energia! Adoro Smiley Smiley Smiley
Faça o login ou registe-se para Gostar.
Registado

  Tópico: Portugal - Lugares Místicos Resposta #5Março 25, 2016, 13:26:09
Guru
***
Choped Literário - Edição Poesia - Novembro '15


Mensagens: 925
Apreciações: 1950
Referidos: 1

Shringara
Masculino
» Resposta #5 em: Março 25, 2016, 13:26:09

E o segundo local a visitar é Serra da Estrela!

Para visualizar as imagens,
por favor registe-se ou entre na sua conta.



Citar
A pressa desaparece na altitude das montanhas, e a calma acompanha-nos nas típicas aldeias e vilas serranas, por entre o arvoredo e ao longo dos cursos de água. A maior cadeia de montanhas de Portugal continental faz-nos sentir minúsculos perante a imensidão dos seus imponentes vales, marcados pelo branco dos gelos glaciares.

Visite a cidade de Seia, explore a vila de Manteigas, aprecie a paisagem magnífica da aldeia do Sabugueiro, mergulhe na beleza da Lagoa Comprida, vá às Penhas da Saúde e suba à Torre em busca de divertimento na neve. E enquanto percorre toda a Serra, explore os belíssimos lugares desérticos que esta encerra em recantos mais inóspitos. Descubra um Portugal feito de fragas, neve e exuberantes paisagens a perder de vista.

Para conhecer as voltas da Serra deve escolher um percurso. Pode deixar-se encantar pelos vales glaciares moldados há 20.000 anos pelo gelo ou seguir directamente para a Torre, ao encontro da neve e da única estância de esqui do país. Pode percorrer de automóvel as sinuosas estradas da Serra ou optar por fazer o reconhecimento da fauna e flora num passeio pedestre. Quer meditar no silêncio da montanha ou viver uma aventura com desportos radicais? Faça a escolha que mais se adapta ao seu gosto e viva a Serra como quiser.
Para lá da Serra, a região

Mais que uma montanha, a Serra da Estrela é uma região. O Parque Natural da Serra da Estrela divide-se entre seis concelhos, estendendo-se por 101 mil hectares de paisagens. Para conhecer toda a extensão do parque em detalhe, faça primeiro uma visita ao Centro de Interpretação da Serra da Estrela, onde tecnologia e conhecimento se aliam para lhe dar as melhores informações sobre este local único. Depois, faça o seu plano de visita e parta à descoberta! Comece por um passeio pelas aldeias históricas. Ou siga para uma visita às judiarias raianas. Percorra o périplo dos castelos de fronteira. Ou vá até Celorico da Beira aprender como se faz o autêntico Queijo da Serra. Deixe-se tentar pela degustação do queijo, dos enchidos e do mel, iguarias únicas da região. Perca-se por entre as cores e a serenidade imponente das paisagens serranas. Deixe-se ficar. Sem pressas.

Para visualizar as imagens,
por favor registe-se ou entre na sua conta.



Para aqueles que foram à Serra e têm alguma sensibilidade.. Conseguem ver pela forma como a luz incide, pela calma que se sente no local.. Que há ali certamente energias poderosas!

Deixo-vos uma leitura interessante para complementar isto:

Citar
O livro que agora leio fez-me reflectir na Serra da Estrela, enquanto lugar místico. Em Portugal, quando se fala em lugares místico-espirituais, pensa-se logo em Sintra, Tomar e Fátima, sendo que este último é claramente uma zona de grandes convergências energéticas, não fosse o facto de ali estar o retiro etérico da Mãe Maria e do arcanjo Rafael. Fala-se de mais um ou outro ponto, mas raramente, ou quase nunca, se fala na Serra da Estrela. A Serra da Estrela é o ponto mais alto de Portugal Continental; só isso já deixa motivos para reflexão. É uma zona abundante em quartzo, cristal emissor e recetor de grandes energias. Há uns anos li um livro sobre lugares espirituais, em que o autor (não me recordo os nomes, nem do livro nem do autor) tecia algumas considerações acerca do nome Serra da Estrela. Segundo ele, todos os lugares que tivessem o nome Estrela (Stela) tinham sido sítios, outrora, de grande tradição esotérico-espiritual. Como exemplo, citava Santiago de Compostela, que teria sido Santiago de Campus Stela. Devido às características geomorfológicas desta serra, não há quaisquer vestígios de antigos cultos pagãos. Verdade ou não, esta é apenas mais uma teoria.

A única certeza que eu tenho é aquela que existe dentro de mim. Para mim, a Serra da Estrela é um lugar muito especial, muito puro e com muito boa energia. Há sítios paradisíacos, bem longe da presença do Homem e das atrações turísticas de massas. A felicidade sentida ao ver a neve cair é uma das recordações mais puras que tenho daqueles tempos. Bela Serra da Estrela!

Eu, falando por mim, sinto sempre um grande turbilhão de energias (boas!) quando estou na serra e é certamente um excelente local para se meditar e contemplar. Não posso acrescentar muito mais a isto porque nem eu consigo ainda explicar o que está ali presente na serra, apenas que é algo muito poderoso e muito energético... E tem alturas em que é uma experiência única...


fontes:
http://www.visitcentrodeportugal.com.pt/pt/serra-da-estrela/
http://mentejovemeiluminada.blogspot.pt/2013/01/serra-da-estrela-um-lugar-mistico.html
Faça o login ou registe-se para Gostar.
Registado

"To have faith is to trust yourself to the water. When you swim you don't grab hold of the water, because if you do you will sink and drown. Instead you relax, and float." - Alan Watts

  Tópico: Portugal - Lugares Místicos Resposta #6Junho 23, 2017, 15:42:35
Iniciante


Mensagens: 26
Apreciações: 22
Referidos: 0

Masculino
» Resposta #6 em: Junho 23, 2017, 15:42:35

Um lugar mistico em Portugal temos a Quinta da Regaleira em Sintra.
Faça o login ou registe-se para Gostar.
Registado

  Tópico: Portugal - Lugares Místicos Resposta #7Dezembro 10, 2017, 17:32:49
Novato


Mensagens: 3
Apreciações: 1
Referidos: 0

Masculino
» Resposta #7 em: Dezembro 10, 2017, 17:32:49

Um dos lugares mais místicos é o Monte de S. Macário, antigo monte Magaio ou Mons Magaio «subtus mons Magaiu… territorio Pennafiel». Local situado em terra de lusitanos foi desde sempre local de romarias no último domingo de Julho.
"Este «mons Magaio» e é para ponderar que, ao lado de «Magaio», nos documentos dos inícios do séc. XII, figura uma vez, pelo menos, «mons Macário». Não se indica porém o culto (sc. «sancto Macário»), pois não devia existir dedicado a este santo, senão que a outro, substituinte de antigas devoções pagãs, castrejas. Macário devia, de facto, corresponder a Magári(c)o  (de Maga), e aquele nome, erradamente interpretado pelo povo ou por eruditos, levaria à substituição de um culto pré-existente pelo de S. Macário."

Há quem defenda que Magaio vem do originário de um substantivo bretão "mager" que significa aquele que nutre, aquele que cria...Maggaio seria pois uma divindade naturalista.
Os cultos pagãos, foram substituídos por cultos cristãos quando o povo foi convertido ao cristianismo.
Ficheiros Anexados
Esta mensagem contém 1 ficheiro(s) anexado(s).
Para aceder aos mesmos, por favor registe-se ou entre na sua conta.
Faça o login ou registe-se para Gostar.
Registado

  Tópico: Portugal - Lugares Místicos Resposta #8Dezembro 21, 2017, 01:41:56
Iniciante


Mensagens: 30
Apreciações: 12
Referidos: 0

SUPRA OMNES LUXES LUCES
Masculino
» Resposta #8 em: Dezembro 21, 2017, 01:41:56

Um dos mais fascinantes e misterioso castelos que conheço: o castelo de Penedono.

Para visualizar as imagens,
por favor registe-se ou entre na sua conta.

« Última modificação: Dezembro 21, 2017, 01:43:12 por Xavante »


Faça o login ou registe-se para Gostar.
Registado

Xavante.

  Tópico: Portugal - Lugares Místicos Resposta #9Dezembro 21, 2017, 14:52:29
Iniciante


Mensagens: 33
Apreciações: 58
Referidos: 0

Feminino
» Resposta #9 em: Dezembro 21, 2017, 14:52:29

E o segundo local a visitar é Serra da Estrela!

Para visualizar as imagens,
por favor registe-se ou entre na sua conta.



Para visualizar as imagens,
por favor registe-se ou entre na sua conta.



Para aqueles que foram à Serra e têm alguma sensibilidade.. Conseguem ver pela forma como a luz incide, pela calma que se sente no local.. Que há ali certamente energias poderosas!

Deixo-vos uma leitura interessante para complementar isto:

Eu, falando por mim, sinto sempre um grande turbilhão de energias (boas!) quando estou na serra e é certamente um excelente local para se meditar e contemplar. Não posso acrescentar muito mais a isto porque nem eu consigo ainda explicar o que está ali presente na serra, apenas que é algo muito poderoso e muito energético... E tem alturas em que é uma experiência única...


fontes:
http://www.visitcentrodeportugal.com.pt/pt/serra-da-estrela/
http://mentejovemeiluminada.blogspot.pt/2013/01/serra-da-estrela-um-lugar-mistico.html


A lagoa escura tem algo de misterioso e curativo, sempre que lá fui tinha a cabeça num nó, depois de mergulhar os pés naquelas águas sentia-me capaz de resolver tudo. Sentia-me restabelecida de todas e quaisquer mazelas.
Faça o login ou registe-se para Gostar.
Registado

"And one by one the nights between our separated cities are joined to the night that unites us." - Pablo Neruda
  Páginas:   Ir para o topo
Novo Tópico Nova Votação
Ir para:  


Tópicos Relacionados
Assunto Iniciado por Respostas Visualizações Última mensagem
Simbolos Místicos (Arquétipos) espirituais ou psíquicos
Magia & Feitiçaria
César Pedrosa 4 13029 Última mensagem Janeiro 31, 2015, 23:20:23
por incertus
Mitos e Lugares Mágicos de Portugal (Livro)
Livros, Revistas e Jornais
Bruxo 2 1564 Última mensagem Fevereiro 18, 2012, 11:24:11
por Bruxo
Locais místicos na Europa
Discussão Off-Topic & Chat Geral
Dougas 0 1617 Última mensagem Janeiro 02, 2012, 01:27:08
por Dougas
Vanessa Fidalgo - "101 lugares para ter medo em Portugal"
Livros, Revistas e Jornais
sandrapechorro 1 1602 Última mensagem Junho 04, 2013, 11:18:18
por MarieAnne
Os lugares abandonados mais incríveis de Portugal
Discussão Off-Topic & Chat Geral
Helena 3 2793 Última mensagem Fevereiro 16, 2016, 01:16:13
por E.Sidall
Alguns animais e seus significados místicos
Assuntos Místicos Generalistas
sofiagov 0 429 Última mensagem Novembro 17, 2014, 11:27:40
por sofiagov
Os 20 lugares abandonados mais espectaculares de Portugal
Discussão Off-Topic & Chat Geral
cepticooucrente 5 1255 Última mensagem Fevereiro 10, 2015, 09:25:32
por cepticooucrente
7 Lugares Assombrados em Portugal « 1 2 »
Locais Assombrados em Portugal
Paraphenomenal 29 4487 Última mensagem Julho 25, 2017, 20:20:47
por taniadias