Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.422
Total de mensagens
369.427
Total de tópicos
26.911
  • Quinta do Brandão - Alenquer
    Iniciado por Ana Borges
    Lido 11.224 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
#15
Oh pah a casa não tem historial nenhum de acontecimentos trágicos nem afins, apenas um catrafada de proprietários...

O primeiro proprietário, António Maria Blanc de Moura Teles, pelo que encontrei nuns livros foi ajudante de ordens de um governador da Capitania de Pernanbuco(umas das subdivisões do território brasileiro no período colonial) tendo sido este nomeado em dezembro de 1821 ....Isso explica onde havia muito dinheiro para ter uma quinta daquelas

De resto não encontrei mais nada
I see now that the circumstances of one's birth are irrelevant, is what you do with the gift of life that determines who you are"

Mas a mente do ser humano gosta muito de susceptibilidades. E como há uma ligação (que eu não concordo) de abandonado com assombrado, as pessoas já vêem cenas nas janelas e etc.
Eu por vezes fico sem vontade de vir aqui ao forum por isso mesmo.
É um querer à força existir e ver algo.

É apenas uma propriedade abandonada. Não requer obrigatoriamente assombracoes. Já visitei bastantes locais abandonados e nada nada.
Apenas no palacio fonte da pipa.
Aude id scire, memento, ut obliviscatur!
https://www.facebook.com/tutuga.fotografia.7?fref=ts

I see now that the circumstances of one's birth are irrelevant, is what you do with the gift of life that determines who you are"

Engraçado que eu também reparei nisso. Não tenho muito olho para identificar mas se repararmos bem numa das fotos esta numa posição na outra já está mais a frente. Apesar de por ser das sombras das árvores.

Citação de: PouPou em 19 março, 2017, 21:16
Eu vejo nada de paranormal. Mais o sol na janela... =)

E até pode ser o sol. Eu estive a ver mais atentamente mas a sensação com que fico é a mesma, não sei bem identificar :D

#20
O MEU BISAVO DOM MANUEL DE NORONHA COMPROU A QUINTA E MEU AVO ANTONIO HERDOU A.
AI NASCERAM O MEU PAI ,PEDRO E OS MEUS TIOS MANUEL, AFONSO, JOSE ,MARCOS LUIS E IVO.

DEPOIS FOI VENDIDA PELO MEU AVO A UM LAVRADOR ALENTEJANO QUE NAO SEI O NOME E A SEGUIR COMPROU A O CONDE DE NIGRA ,A SEGUIR A CAMARA DE ALENQUER?E A ACTUAL PROPRIETARIA

JOSE MARIA DE NORONHA

PENSO QUE O MEU AVO ANTONIO VENDEU A NOS ANOS 40 DO SEC. PASSADO

SE ALGUEM TIVER MAIS DETALHES ESTOU CURIOSO

APENAS AGUARDA NOVO PROPRIETARIO.O FERECERAM MA HA UNS ANOS ATRAVES DA CMA .MAS DECLINEI QUALQUER INTERESSE NA ALTURA .MUITAS OBRAS E ALTOS CUSTOS DE MANUTENCAO.
PODE SER QUE ALGUEM INVISTA PARA TURISMO RURAL QUE ESTA NA MODA E PODE SER RENTAVEL

Por mero acaso,vi esta vossa troca de msgs sobre a Quinta do Brandão.Nasci lá há quase sessenta e dois anos e vivi lá os primeiros anos da minha vida.Era então proprietário o Conde De Migra, patrão do meu pai é o meu avo já tinha sido empregado do D.Antonio de Noronha.Apartir do momento em que a Quinta foi vendida pelo Conde a um Dr.Draco se não me engano no nome,foi um entra e sai de novos donos.Na minha opinião não haverá nada de estranho e nem sequer do comportamento do caseiro,pois não deve gostar de conversas ou até poder ficar com algum receio.Em relação á Capela os meus pais casaram lá os meus irmãos mais velhos foram lá batizados.Eu já tive que ser batizada em S.Francisco pois a lei já não permitia em Capelas privadas.Como em todos os lugares antigos há uma história de todos os que por lá passaram.Coisas boas e menos boas.Lamento que a Quinta esteja. em ruínas mas haverá culpados e não será problema de coisas do outro mundo mas deste.Adorei ter lá nascido,fui lá muito feliz e ainda tenho boas recordações.

#22
MUITO OBRIGADO D. BERTA, PELA SUA HISTORIA DA Q.B.

POIS FOI LA QUE NASCEU E FOI BAPTIZADO O MEU PAI PEDRO, E OS MEUS TIOS.
D.ANTONIO QUE REFERE ERA O MEU AVO, QUE POR SUA VEZ A VENDEU A UM LAVRADOR ALENTEJANO ,QUE POR SUA VEZ A VENDEU AO CONDE DE NIGRA, A PARTIR DAI JA NAO SEI MAIS NADA
SEI QUE A C.M.A. POR INTERPOSTA PESSOA ME MANDOU DIZER SE ESTAVA INTERESSADO NA SUA COMPRA.
SABE POR ACASO QUANTOS HECTARES TINHA A QUANDO SE PRODUZIA VINHA? E ACTUALMENTE E SO O SOLAR?
SEI QUE A MINHA FAMILIA POR SER MUITO AFECTIVA TEVE UM GRANDE DESGOSTO QUANDO A VENDEU E. QUE DURA ATE AGORA A SAUDADE. AIND ESTA A VENDA? QUANTO?

CORDIAIS SAUDACOES

JOSE MARIA DE NORONHA

Citação de: Jose pacheco em 03 agosto, 2018, 15:43
MUITO OBRIGADO D. BERTA, PELA SUA HISTORINA Q.B.

POIS FOI LA QUE NASCEU E FOI BAPTIZADO O MEU PAI PEDRO, E OS MEUS TIOS.
D.ANTONIO QUE REFERE ERA O MEU AVO, QUE POR SUA VEZ VENDEU A UM LAAVRADOR ALENTEJANO ,QUE POR SUA VEZ A VEN DEU AO CONDE DE NIGRA, A PARTIR DAI JA NAO SEI MAIS NADA
SEI QUE A C.M.A. PLR INTERPOSTA PESSOA ME MANDOU DIZER SE ESTAVA INTERESSADO NA SUA COMPRA.
SABE POR ACASO QUANTOS HECTARES TINHA A QUANDO SE PRODUZIA VINHA? E ACTUALMENTE E SO O SOLAR?
SEI QUE A MINHA FAMILIA POR SER MUITO AFECTIVA TEVE UM GRANDE DESGOSTO QUANDO A VENDEU E. QUE DURA ATE AGORA A SAUDADE. AIND ESTA A VENDA? QUANTO?

CORDIAIS SAUDACOES

JOSE MARIA DE NORONHA
Em resposta ao que me pergunta, não faço ideia dos ectares,mas lembro me de ser uma quinta muito ativa no que respeita a atividade agrícola,o vinho era muito afamado e normalmente vendido para um Sr Caldeira de MontemorO meu falecido pai que também tinha grande desgosto por tudo o que aconteceu e falava muito do D Pedro e do D.Afonso inclusive chorava quando passado anos os encontrava.Esta semana ao ir ao cemitério á Alenquer o coveiro que conhecia o meu pai falou que apareceram varias pessoas a reinvidicar com escrituras falsas,por isso continua tudo sem solução.Penso que poderá obter alguma informação na Câmara.Com os meus melhores cumprimentos.Berta de Sousa

#24
Citação de: cody sweets em 11 abril, 2017, 18:15
Oh pah a casa não tem historial nenhum de acontecimentos trágicos nem afins, apenas um catrafada de proprietários...

O primeiro proprietário, António Maria Blanc de Moura Teles, pelo que encontrei nuns livros foi ajudante de ordens de um governador da Capitania de Pernanbuco(umas das subdivisões do território brasileiro no período colonial) tendo sido este nomeado em dezembro de 1821 ....Isso explica onde havia muito dinheiro para ter uma quinta daquelas

De resto não encontrei mais nada
Julgo que Moura teles nao a comprou era de sua mulher Costa de Sousa Macedo (Mesquitela.Fez foi grandes obras .Morreu sem herdeiros e foram seus sobrinhos do lado da mulher esses sim Noronhas.Sei que o meu bisavo D.Manuel de Noronha a comprou a um dos seus primos no principio do sec.xx .
O meu avo D.Antonio herdou a quinta e foi la que nasceu o meu pai Pedro em 1921.

Cordiais saudacoes

Jose Maria de Noronha

BOA TARDE, D.BERTA.
E com bastante ternura que leio o que me descreve.Chama se sentimentos.
Lembro de meu pai e meus tios falarem sempre com grande ternura e respeito, das pessoas que os rodeavam, ia o meu pai de tempos a tempos a ALenquer matar saudades e conviver inclusive com seu pai.

Houve um Sr.Jose ,em tempos empregado na QUinta que ja velho e cansado veio pedir apoio a meu pai, e que o recebeu e acabou os seus dias em nossa casa.

Mais uma vez cordiais saudacoes

Jose Maria de Noronha

O meu pai chamava se Joaquim de Sousa Janeiro,filho de Francisco de Sousa Janeiro,caseiro do seu avó.O seu pai foi há quase cinquenta anos padrinho de casamento duma prima minha.Ha uns dias em Alenquer vi fotos desse casamento onde estavam os seus pais e quem sabe o sr.ou algum de seus irmãos.Mais uma vez tive muito gosto em trocar estas mensagens,pois está a fazer vinte e três anos que faleceu o meu pai que com uma saúde de ferro,morreu infelizmente atropelado.Agradeco a sua amabilidade.Berta de Sousa

#26
MUITO OBRIGADO PELO QUE DESCREVE .MEU PAI FALAVA DO SEU ASSIM COMO O MEU TIO AFONSO.
MEU PAI MORREU HA 12 ANOS CALMAMENTE E COM 85 ANOS E TEVE 13 FILHOS DOS QUAIS EU SOU O 4.
A MORTE DE SEU PAI FOI REALMENTE TRISTE.

O IRMAO MAIS NOVO DO MEU PAI CHAMADO LUIS ,TAMBEM MORREU EM FRANCA NUM DESASTRE DE BICICLETE, MUITO NOVO COM APENAS 12 ANOS,O QUE CAUSOU NA ALTURA GRANDE ABALO .E do seu tempo D. Berta?
TAMBEM MORREU DE ACIDENTE DE AUTOMOVEL O MEU IRMAO AFONSO DE APENAS 9 ANOS E IA NO CARRO COM MEU PAI A GUIAR.TRAGEDIAS BEM PENOSAS DE SUPERAR, MAS COM A GRACA DE DEUS TUDO E MAIS LEVE.

PARA TER UMA NOCAO DO TEMPO TENHO 66 ANOS

Saudacoes

Jose Maria de Noronha

Eu farei se Deus quiser sessenta e dois em Setembro.Mas eu penso que a Quinta seria propriedade da D.Berta de Bastos de Mendonça,sogra do Conde de Nigra.E é mesmo verdade todos temos perdas irreparáveis,mas temos que saber viver em paz com elas e que o amor tudo cura.

Gostei imenso de falar consigo, desejo lhe muitas felicidades,e quando passar em Alenquer perguntarei por si.

Ate a proxima

Jmn

#29
Vivo nas Caldas da Rainha mais propriamente entre Caldas e Foz e S,Martinho.Mas hoje vou para S.Martinho á noite.Se por acaso passar por aqui deixo lhe o meu número de telefone contacto não autorizado e terei muito gosto em recebê-lo.

Peço desculpa enganei me num número contato não autorizado

Só mais uma curiosidade,o sacrário da capela da quinta foi oferecido pela D.Berta a quando da venda á igreja de São.Pedro em Alenquer