Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.444
Total de tópicos
26.914
  • Epoca das bruxas, Verdade ou mito?
    Iniciado por JSilva
    Lido 1.091 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Sempre tive um interesse bastante aguçado por este assunto, as bruxas sempre me fascinaram. As bruxas eram consideradas como seres que faziam pactos com o demonio para que pudessem obter poderes sobrenaturais e fazer feitiços. Ate saiu um filme que eu achei muito interessante e que relata essa epoca onde cristaos perseguiam bruxas para as queimar na fogueira:
Aqui o trailer

Sera que elas existiram mesmo o ou sera que é apenas mais uma desculpa do cristianismo para "queimar" e julgar pessoas que sao um pouco diferentes? Ou entao, elas existiram sim, mas nao deste jeito?

"As melhores e mais belas coisas do mundo não podem ser vistas ou tocadas. Elas devem ser sentidas com o coração." - Helen Keller

Isto das bruxas era simples misoginia. Uma mulher forte e independente ameaçava a sociedade patriarcal da época, e portanto ou era bruxa ou louca. A mulher tinha que se conformar ao seu papel na sociedade, ou sofria graves consequências...

#2
 Malleus maleficarum,ou em português o martelo das bruxas, vê-se claramente que era contra as bruxas por estar no feminino em vez do masculino (malleus maleficarum em vez de malleus maleficorum).
Os autores (Heinrich Kraemer, James Sprenger, dois jacobinos alemães) escreveram um tratado , digamos, bem mal feito, para a caça as bruxas.Não irei entrar em pormenores do livro para simplesmente não ser banido..

O livro foi desaprovado pela academia, mas uma bolha do papa falando de caça as bruxas surgiu, o que deu um impulso ao tal livro, que foi imprimido milhares de vez e servia como referencia contra as bruxas (relembro que era um livro não oficial e não aprovado).E relembro que nessa altura, as aldeias onde se pensava que havia bruxas era totalmente queimadas e os habitantes mortos sobre o pretexto de "Deus reconhecerá os seus!".

Alguma centenas de anos passaram até se aperceberem que o livro não era bom e que era reprovado e foi completamente proibido. Depois de estudos sobre um dos autores, apercebemos-nos que era ele que tinha algo contra a gente feminina , alem de assédio, de violar etc.

Os mitos sobre as bruxas (grande maioria) foram divulgadas por esse livro (Mentes frágeis, por favor abaterem-se de ler esse livro !)

Voltando a questão das bruxas... nessa altura, o que era designado como bruxa eram todas e qualquer raparigas, que foram denunciadas, por qualquer um, e as testemunhas podiam ser qualquer uma, mesmo aquelas pessoas que de habito não eram solicitadas (Sim, um cego maneta na prisão há 7 anos podia perfeitamente ser constituído testemunha...).

Além disso e do que é referido no tal livro, as bruxas, eram pagãs, wicca, da antiga religião, ainda podiam ser curandeiras, enfermeiras, parteiras , ervanárias, e ou tudo e mais alguma coisa que estivesse fora do que se pretendia de uma mulher nessa altura, de um ponto vista católico.

Espero ter respondido a tua pergunta, não tendo si demasiado difuso nem longo, pois, neste assunto, ainda há muito a dizer...
isto para a caça ás "bruxas" (ou como se diria actualmente : a caça ás raparigas)...

Em relação ás bruxas existirem, sim existem, e conheces sem dúvida várias...
Como uma pedra na água, como um pássaro no céu, Como uma criança para o seu pai, tu nunca perguntas "porquê", apenas segues a corrente até morreres.