Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.448
Total de tópicos
26.915
  • Fui visitar um Terreiro
    Iniciado por luzdosol
    Lido 6.254 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Citação de: Lancelot em 21 abril, 2017, 16:52
Meu caro. Um terreiro é um templo como outro qualquer. Pelo que se depreende que seja numa sala. Sala essa dividida em duas partes. Uma onde está a assistência à espera de ser atendida e outra onde se efectuam os trabalhos. A sua separação é feita por uma grade ou por cordas.
Mas a confidencialidade é algo que vais desconfiar em todo o lugar onde a mesma se aplique. Não tem como fugir a isso.

Esqueci de dizer em cima.

Os terreiros de umbanda estão abertos a todos, independente da cor, género ou orientação religiosas.

Existem trabalhos feitos no exterior, nos chamados pontos de força. Mas isso são outros trabalhos, nada tem a ver com atendimento

Nunca fui a um terreiro na vida e não conheço as normas desses locais, mas como li que os rituais costumam ser abertos ao público passou-me pela cabeça que quase tudo o resto fosse feito dentro dos mesmos moldes.

Sim, é muito provável que acabem por partilhar coisas uns com os outros, mas isso é o menos. O que me fazia confusão era a hipótese de ter todos os outros consulentes e praticantes da "casa" à minha volta enquanto eu falava sobre mim. Desconfortável e constrangedor, no mínimo.

Obrigado pelo esclarecimento. :)

Não tens nada que agradecer.

Eu já "trabalhei" em terreiros e isso não quer dizer que eu comungue na totalidade com o que em cada terreiro se pratique. A questão da confidencialidade é uma dela. Não acho ético que em alguns terreiros o cambone aponte tudo o que o atendido fale.

#32
Citação de: Lancelot em 21 abril, 2017, 17:19
Não tens nada que agradecer.

Eu já "trabalhei" em terreiros e isso não quer dizer que eu comungue na totalidade com o que em cada terreiro se pratique. A questão da confidencialidade é uma dela. Não acho ético que em alguns terreiros o cambone aponte tudo o que o atendido fale.

Verdade seja dita, o ideal seria as pessoas não terem que fazer um relatório sobre o que as leva lá, porque depois as dúvidas sobre a credibilidade dos médiuns e a veracidade das supostas entidades ficam a pairar sobre as suas cabeças como uma nuvem negra, como acontece quando se vai àquelas videntes de esquina cujo único “poder” é a arte da leitura fria. :P

Felizmente isso não acontece em todos .🍷

Mas tens razão sim.
Muito do mau nome vem das más práticas realizadas e da falta de formação e informação dos médiuns e dirigentes.

Esse atendimento decorre nas giras, não é? Se precisarmos de ajuda, como sabemos a que gira ir, uma vez que há tanto tipo de entidades diferentes?

Tenho um terreiro de Umbanda relativamente perto de mim e gostava de assistir a uma sessão, mas confesso que acho tudo um pouco confuso ou complexo.

Citação de: Nadeshda em 21 abril, 2017, 22:37
Esse atendimento decorre nas giras, não é? Se precisarmos de ajuda, como sabemos a que gira ir, uma vez que há tanto tipo de entidades diferentes?

Tenho um terreiro de Umbanda relativamente perto de mim e gostava de assistir a uma sessão, mas confesso que acho tudo um pouco confuso ou complexo.

Vá naquele dia que sentir vontade de ir. E não se preocupe com as entidades. Qualquer uma sabe como resolver o seu problema.

Citação de: Nadeshda em 21 abril, 2017, 22:37
Esse atendimento decorre nas giras, não é? Se precisarmos de ajuda, como sabemos a que gira ir, uma vez que há tanto tipo de entidades diferentes?

Tenho um terreiro de Umbanda relativamente perto de mim e gostava de assistir a uma sessão, mas confesso que acho tudo um pouco confuso ou complexo.

Como disse o Lancelot vá quando estiver na disposição :) se for uma casa de Axé de verdade pode sair de lá apaixonada :laugh: ;)

#37
Citação de: Nadeshda em 21 abril, 2017, 22:37
Esse atendimento decorre nas giras, não é? Se precisarmos de ajuda, como sabemos a que gira ir, uma vez que há tanto tipo de entidades diferentes?

Tenho um terreiro de Umbanda relativamente perto de mim e gostava de assistir a uma sessão, mas confesso que acho tudo um pouco confuso ou complexo.

Essas dúvidas se devem à muito pouca informação e formação existente, bem como ao excesso de  secretismo. É certo que a Umbanda é a religião dos mistérios. Mas tem coisas base que acho não ser necessário tanto secretismo.
Estes factores geram dúvidas, incertezas e inseguranças mesmo no seio dos seus fiéis, imaginemos agora os que olham de fora?

É certo que muitos dirigentes reservam essas informações para seus cursos. Assim as informações só chegam a conta gotas. A própria sessão (gira) gera muita confusão para quem assiste.

Em minha opinião os dirigentes de Umbanda deveriam apostar mais na doutrinação e explicação desta religião. Retirando assim muitas interpretações erradas que existem sobre a Umbanda. E quem sabe, simplificar mais os trabalhos passados aos assistidos. Pois muitos os fazem por necessidade, mesmo sem os entender. Não esquecendo que quando passamos por dificuldades vamos do céu ao inferno para as resolver.

Peço desculpa se melindrei alguém. Foi só uma opinião e um desabafo.

Em minha opinião a Umbanda é demasiado simples para que a compliquem tanto.

Lancelot

Citação de: Lancelot em 21 abril, 2017, 16:52
Meu caro. Um terreiro é um templo como outro qualquer. Pelo que se depreende que seja numa sala. Sala essa dividida em duas partes. Uma onde está a assistência à espera de ser atendida e outra onde se efectuam os trabalhos. A sua separação é feita por uma grade ou por cordas.
Mas a confidencialidade é algo que vais desconfiar em todo o lugar onde a mesma se aplique. Não tem como fugir a isso.

Esqueci de dizer em cima.

Os terreiros de umbanda estão abertos a todos, independente da cor, género ou orientação religiosas.

Existem trabalhos feitos no exterior, nos chamados pontos de força. Mas isso são outros trabalhos, nada tem a ver com atendimento

Então não é que eu sempre pensei que um terreiro fosse feito ao ar livre, onde os participantes faziam um circulo num solo de terra ?!
Não sei onde é que fui buscar isto, nunca estive em nenhum terreiro mas é dessa forma que "vejo" :)
(talvez noutra encarnação frequentei algo idêntico ao que descrevi :D )

Hoopsy 😘😘😘😘

Pelas tuas palavras dá para comprovar o que encima escrevi.

Citação de: Lancelot em 22 abril, 2017, 19:01
Hoopsy 😘😘😘😘

Pelas tuas palavras dá para comprovar o que encima escrevi.

Então, a minha noção de terreiro apenas está certa quando fazem os trabalhos nos tais pontos de força!
Eu pensava que era sempre assim .... mas agora pensando bem em pormenores, como seria nos dias de chuva? Tudo à chuva num lamaçal desgraçado? ;D

Muitos trabalhos sao feitos ao ar livre e podes fazer gira tambem, embora ca nao seja muito comum.
Mas apesar de teres a ideia errada, nao ficas longe dos trabalhos que se faziam e ainda fazem na Nigéria e por essas zonas onde quase tudo é feito ao ar livre ;D ;D ;D

Cá para mim já andaste nessas andanças em outra vida  :laugh: :laugh: :P

Citação de: bratz em 23 abril, 2017, 17:13
Muitos trabalhos sao feitos ao ar livre e podes fazer gira tambem, embora ca nao seja muito comum.
Mas apesar de teres a ideia errada, nao ficas longe dos trabalhos que se faziam e ainda fazem na Nigéria e por essas zonas onde quase tudo é feito ao ar livre ;D ;D ;D

Cá para mim já andaste nessas andanças em outra vida  :laugh: :laugh: :P

Já começo a ponderar algumas hipoteses acerca de outras vidas :D :*