Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.423
Total de mensagens
369.438
Total de tópicos
26.912
  • A Cruz de Caravaca
    Iniciado por MissTiny
    Lido 16.663 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
A Cruz de Caravaca

A Cruz de Caravaca apareceu, segundo a lenda, pelas mãos de anjos, numa cerimônia oficiada perante um Rei mouro.
Corria o ano de 1232 e Dom Ginés Pérez Chirinos, sacerdote, era prisioneiro do Rei mouro Ceit Albuceli, por pretender levar a sua fé, aos "infiéis". Curioso o Rei pretendeu que cada um dos seus prisioneiros lhe mostrasse como desempenhava o seu ofício. Ginés disse-lhe que era sacerdote e o Rei quis que, perante ele e os seus vassalos, demonstrasse como difundia a sua fé. O sacerdote, então, pediu-lhe as vestes cerimoniais para celebrar a missa, que lhe foram trazidas por emissários do Rei. Ao começar a rezá-la, Ginés alterou-se e não conseguia dizer palavra. Quando lhe perguntou o Rei o que se passava, respondeu-lhe que lhe faltava a Cruz e que, sem ela, não poderia continuar a oficiar. Para espanto de todos, quando o Rei levanta os olhos, vê baixar dois anjos que transportam nas mãos um objeto e pergunta-lhe se era esse objecto, a Cruz que lhe fazia falta. Ao ver o milagre, o sacerdote ajoelhou-se em sinal de respeito e continuou a rezar a missa. Este episódio marcou a vida do Rei mouro, que pouco tempo depois se converteu ao cristianismo, com toda a sua família. Diz também à lenda que a cruz é feita com o madeiro em que Jesus foi crucificado.
O significado esotérico da Cruz é: a cruz do espírito (a linha vertical) e o plano material (linha horizontal), tendo como resultado o Homem, que é um ser que se move no plano material com opção para ascender ou descender espiritualmente. Isto implica que, em muitas ocasiões, necessite proteção e, uma das melhores formas é levando a cruz, que lhe recordará a sua posição na escala evolutiva e, desta maneira faz com que se centre no cruzamento do espírito com a matéria.
O ritual de preparação da Cruz para lhe conferir todo o seu poder faz-se do seguinte modo: Durante três dias, três vezes ao dia unge-se a cruz com algum tipo de óleo próprio para rituais. Nos quatro dias seguintes far-se-á o seguinte: Com a Cruz deitada, coloca-se todos os dias uma vela vermelha, junto de cada um dos extremos verticais da cruz; uma vela azul, nos extremos horizontais do pau menor e, uma vela amarela nos extremos do pau horizontal maior. As velas devem acender-se diariamente e, queimar-se um sahumério "Cruz de Caravaca" e depois recitar a litania, além disto, no sétimo dia dir-se-á em voz alta: "Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, eu consagro a minha cruz para que me traga felicidade, amor, abundância e me proteja de todo o mal".
Depois de devidamente preparada pela pessoa que a vai usar e de efetuados os rituais correspondentes, pode começar-se a usar a cruz. O seu poder aumenta à medida que se preparem cruzes para oferecer a outras pessoas.

Nita :) Obrigado......porque chegar aqui e ver este post... teve para mim um significado pessoal :angel:
Obrigado :angel7:
Já agora deixa-me acrescentar :embaressed:
A Santíssima e Vera Cruz de Caravaca é uma das mais importantes relíquias cristãs. Consiste num fragmento da madeira da cruz em que Cristo morreu(segundo dizem). O seu nome oficial nos documentos da Igreja é "Vera Cruz", para diferenciá-la das muitas falsificações que já foram forjadas. Esse fragmento do Santo Lenho está desde o século XIII na cidade de Caravaca (na província de Múrcia, no sudeste da Espanha).Na extremidade inferior estão as letras gregas alfa e ómega entrelaçadas (denominação de Deus: o princípio e o fim).
Quando está dentro da arqueia, o relicário apoia-se pelo braço horizontal inferior em dois anjos com as mãos elevadas, em gesto de sustentar e transportar a Cruz.
Imagem que muitas vezes vemos nessa cruz
:angel5:


Que a LUZ que nos une prevaleça sobre as trevas que nos afastam.
Bem Hajam

Sempre ouvi dizer que esta cruz só "funciona" se nos for oferecida. Parece que comprada para uso proprio nao dá!
Tenho uma oferecida pela minha mae mas nao fazia ideia que era necessario consagra-la e tambem acho que a minha mae nao fez nada, apenas ma ofereceu.



O que é a Cruz de Caravaca?

A cruz de Caravaca é um crucifixo muito conhecido com dois braços horizontais, em que no centro da Cruz de Caravaca está visível a figura de Jesus ou o monograma "JHS" representativo da figura de Jesus. Junto à base da cruz, apresentam-se 2 anjos, um de cada lado da haste vertical da cruz, apresentando-se de joelhos flectidos em postura de divinação e de oração.

História da Cruz de Caravaca

Caravaca é uma cidade do interior de Espanha, já bastante antiga. Há uma lenda que havia um Príncipe Mouro que tinha a ambição de conhecer a fé Cristã. Um dia este príncipe Mouro "Ibn-Hud", conhecido por Muhammad bem Yaquib, descobriu que no meio dos seus prisioneiros havia um pároco. A curiosidade do Príncipe e a sua profunda vontade de conhecer a fé cristã, impulsionou-o a enviar a ordem ao Prisioneiro pároco Gines Perez Chirinos, para que ele celebrasse uma missa.

Preparação da celebração

O Principe ordenou a seus servos que preparassem uma das salas nobres do castelo de Alcázer, e de acordo com todas as especificações e exigências do sacerdote prisioneiro a sala foi cuidadosamente decorada. O Principe mostrava-se extremamente ansioso enquanto aguardava o dia escolhido para a celebração. Chegado o tão esperado dia, apenas convidados do príncipe puderam assistir à celebração, nomeadamente a sua família, seus servos e alguns dos seus convidados mais chegados.
Durante todos os preparativos, foi esquecida a colocação do símbolo antigo que aconpanha os párocos durante as suas celebrações, a cruz. Em grande agitação, o sacerdote explicou que sem a cruz não se poderia efectuar o ritual de celebração.

Milagre da cruz de Caravaca

O Principe, ficou profundamente decepcionado e frustrado por não ter conseguido concretizar o seu desejo. Diante toda esta situação, surgem raios de luz vindos das janelas e uma milagre aconteceu, 2 anjos surgiram e traziam uma cruz até ao altar. Depois de todo este acontecimento divino, quer o príncipe, quer a sua família e seus servos se converteram ao cristianismo.

MILAGROSA ORAÇÃO DA CRUZ DE CARAVACA

(de pé – genuflexão- faça o sinal da cruz)   
Nós vos adoramos Senhor Jesus Cristo e Nós vos Bendizemos porque com Vossa Santa Cruz salvastes o mundo (genuflexão- faça o sinal da cruz)
Pequei Senhor e por isso suplico vossa misericórdia, Vós que perdoastes o pecado do mundo, perdoai os meus pecados. (genuflexão- faça o sinal da cruz)
*

Restitui-me Senhor a alegria do Vosso amparo e dai-me forças para caminha na prática do bem. Não desprezeis Senhor meu Deus as minhas preces. (genuflexão- faça o sinal da cruz)
*

Nós vos adoramos Senhor Jesus Cristo e Nós vos Bendizemos porque com Vossa Santa Cruz salvastes o mundo
*

Vós que sois louvado pelos céus. A vós todos os Serafins, Querubins, Arcanjos, Anjos proclamam: "Santo, Santo, Santo, Senhor dos exércitos" por todos os séculos dos séculos, assim seja.
*

Meu Senhor Jesus. Vós que derramastes Vosso Santíssimo Sangue na Cruz, nos abriste o caminho do céu, nós vos rogamos a Vossa benção. Compadecei-Vos de nós, Senhor. Suplicamos a Vossa clemência e que nunca desampareis os que imploram Vossa Graça e Vossa proteção em suas atribulações.
*

Salve Cruz Gloriosa, Santo Madeiro, Milagroso Lenho! (faça o sinal da cruz)
*

Diante de Vossa Cruz nós Vos imploramos Senhor Jesus, meu Deus, meu Redentor, que Vossa misericórdia nos conceda a graça:
(mencione aqui o seu pedido)
*

Pelas Vossas Cinco Chagas, pelas Vossa Coroa de Espinhos, Pelos Cravos que feriram Vossos pés e Mãos, atendei-nos Senhor, e lavai os nossos pecados.
*

Bendita Cruz em que foi cravado Nosso Senhor Jesus Cristo, estendei sobre nós os vossos braços protetores. Defendei-nos, Sagrado Lenho, das tentações demoníacas. Santa Cruz, nós viemos a Ti como ao nosso verdadeiro abrigo e fortaleza. nosso escudo e arma, nossa luz e salvação dos perigos, doenças, crimes e pecados. (genuflexão- faça o sinal da cruz)
*

Meu Senhor Jesus Cristo, sede meu Mestre e meu Amigo, concedei-me com perdão dos meus pecados a graça de:
(repita aqui o seu pedido)
*

Aliviai nosso coração aflito, confortai nosso ânimo. Iluminai nosso espírito e dai-nos coragem para evitarmos o pecado: (ajoelhe-se)
*

Eis o Lenho da Cruz em que pendeu a Salvação do mundo.
"Ágios ó Théos, Ágios íchirós, Âgio Athánatos, Eléiseon Imás."
*

Louvado seja o Senhor
Para Sempre seja louvado.
Assim seja, amém.
*

(rezar um Pai Nosso e um Creio em Deus Pai)

(FIM DA NOVENA)   
UTILIZAR EM MOMENTO DE GRANDE PERIGO

(A invocação a seguir deve ser feita em casos de grande perigo, de preferência reze de joelhos.)

(Faça o sinal da cruz) "Pela Santíssima Cruz em que vós, Nosso Senhor Jesus Cristo, padeceste e morreste, salvai-nos. Estendei sobre mim vossa graça. Dai-me a colher os frutos da cruz, símbolo do Vosso Sacrifício. A vós suplico proteção, pela Santa Cruz de Caravaca e aos Vossos pés me abrigo. Valei-me, pela minha fé. Assim seja, amém."

Pessoas de fé, dizem que a Cruz de Caravaca é extremamente eficiente para curar toda classe de doenças como também inúmeras práticas para libertação de feitiços e encantamentos com bençãos e exorcismos. De acordo com a cultura popular e influências diversas, a Cruz de Caravaca pode adquirir outros nomes: Cruz das Missões, Cruz de Lorena, Cruz de Borgonha, Cruz de São Miguel, Cruz Missioneira. O verdadeiro significado da Cruz de Caravaca continua sempre a ser o de protecção e é usada em forma de relíquia peitoral ou pedestal. Os dois braços da Cruz de Caravaca representam a distinção arquiepiscopal ou patriarcal. Popularmente os dois braços significam fé redobrada.
Don´t be afraid

Sandra,juntei o teu tópico a um já existente sobre o mesmo tema ;)

Já conhecia esta cruz, mas não o ritual associado.
Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem

Não fazia a mínima ideia disto!
Obrigado pela informação! :D
"Your mistakes don´t define you"