Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.422
Total de mensagens
369.427
Total de tópicos
26.911
  • Mito sobre o convento de Mafra
    Iniciado por Margarida
    Lido 35.873 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Conheço a história das ratazanas e o que se diz delas enquanto assassinas. Mas também já ouvi dizer que era preferível continuar lá com elas a levar a cabo um plano de desratização. Os efeitos, ouvi dizer, ecologicamente falando, seriam muito mais perniciosos. Vendo como comprei, ou seja, de graça.
Templa - Membro nº 708

Sim, também conheço este mito desde que conheço o convento, portanto, desde sempre praticamente :P

Já houve uma reportagem de um canal, não sei se dos 4 principais, ou do Historia ou algo do género, sobre isto, e não há lá nenhuns ratos desse tamanho e os poucos que há, são os normais que existem noutros subterrâneos...

é realmente, um mito, já "desratificado" desde sempre :D

Citação de: sleepinginmind em 26 novembro, 2009, 02:45
é realmente, um mito, já "desratificado" desde sempre :D

Olá, gostei da tua conclusão.. eheheheh

São imensas as histórias sobre as ditas bichas... inclusivé, há um boato que um militar nos anos 70 ter entrado nos tuneis, sozinho com uma lança chamas para acabar com as pestes mas que teria sido devorado.

Atenção estou a dizer que era um boato mas que ainda circula nos dias de hoje.

Margarida
Sou como sou, quem gosta, muito bem.
Quem não gosta, paciência!
Viva a liberdade de escolha!

Cumpri em Mafra parte do meu Serviço Militar em 1985 ! A estória já é tão antiga que ninguém sabe quando isso aconteceu ! No entanto, a cozinha e o refeiteiro (ambos eormes), estavam forrados no pavimento com placas de zinco ! De vez em quando viamos alguns ratos a passar e poucas ratazanas ! Lançavamos os nossos copos de metal ao "tiro ao alvo" ! A população de Mafra dizia (e diz) que a zona está infestada de ratazanas nos esgotos, e a CMM já procedeu a diversas desratizações ! Mas com a quantidade de restos de comida do Quartel (centenas de kilos diários), que era lançada para os esgotos, é muito provável que eles estivessem infestados destes bichos ! Vi muitos ! E na Tapada também !

De uma coisa é certa...

Mafra e o seu convento permanecerão para sempre com este mito...

Margarida
Sou como sou, quem gosta, muito bem.
Quem não gosta, paciência!
Viva a liberdade de escolha!

E Mafra continua a ser explêndida :)
~Mas Que Raio~, que raio de frase era aquela?? ;D ahahahaha

Sou como sou, quem gosta, muito bem.
Quem não gosta, paciência!
Viva a liberdade de escolha!

Pelo que sei o mito do convento de Mafra não é Mito é emsmo verdade, só que não saem da cave!
A história é a seguinte:
Assim do nada, apareceram ratazanas um pouco menores que um rottweiler dos maiores. Já tentaram mata-las muitas vezes devido a já ter ferido certas pessoas, uma das primeiras e mais horrorosas tentativas foi mandar muitos rottweilers juntos, resultado mataram muitas ratazanas mas acabaram por ser comidos, segunda tentativa foi porem veneno na cave, resultado as ratazanas comiam o veneno e morriam, e como não podem comer nada (devido a não existir nada para comer na cave) comeram as mortas e morreram tambem pelo veneno, houve ainda muitas mais tentativas, mas ainda hoje existem essas malditas ratazanas no convento.
Como ja disseram Mafra continua a ser explêndida.

Fontes Religiosas...

Duvido muito que existam, pois com as tecnologias de hoje e a ciencia avançada jamais se permitiria que tal situação continue, ponde em risco a segurança e a saúde pública.

Sorry

Margarida
Sou como sou, quem gosta, muito bem.
Quem não gosta, paciência!
Viva a liberdade de escolha!

somos um concelho maravilhoso  ;D ;D ;D nós mafrenses temos muita coisa boa :)
Eu, eu e eu, mai nada! :P

Mafra é linda de morrer mas lamento que a historia, fora exageros... é real. o meu cunhado tambem fez la a tropa á uns bons anos e parte das suas tarefas era vestir um fato de malha de aço e ir alimentar os ditos ratos que povoam os subterraneos de Mafra. Ele disse me que havia ratos que pareciam gatos muito feios... :P
Claro que ha muitos exageros actualmente... elas não comem pessoas, a não ser que seja assasinado e atirado la para baixo, pois bem sabemos que ratos comem tudo certo. A razão pela qual Mafra alimenta os ratos é exactamente para evitar que elas venham á superfice ou que morram em quantidades massivas e ai dispultar uma epidemia gravissima.
Tento ser o que sou, sempre a descobrir o que poderei vir a ser.

pode ate ser grandes. :D :D :D
mas comer pessoas  :skull: :skull: :tard: :tard:
''A tradição é a personalidade dos imbecis"

Por isso mesmo é um mito.....
Sou como sou, quem gosta, muito bem.
Quem não gosta, paciência!
Viva a liberdade de escolha!

Comparar ratazanas a Gatos não é nada do outro mundo, eu próprio já as vi ao vivo pelas ruas!! (sim, desse tamanho - principalmente em locais em obras ou quintas), agora  Rotweillers???

Tive um professor que faz parte da equipa do Convento/Museu/Mosteiro, já trabalhou na Câmara, na área da Cultura e agora é director do Centro de Documentação e História do Concelho de Mafra (qualquer coisa deste género) e de um Centro Ernesto Soares, sabe tudo sobre todo o concelho e claro, sobre o mosteiro, aliás tem uma série de livros publicados, sobre mitos, superstições (D. João V, era muito supersticioso) etc, chama-se Manuel J. Gandra para quem quiser saber mais algumas coisa google it ;) , e garanto-vos que isso é um mito, ratos há, mas não bichos desse tamanho, até porque todas as medidas foram tomadas devido à saúde pública e se os havia, nos últimos 20 anos já não há, encontram-se sempre alguns, mas poucos de tal envergadura! (não nos esqueçamos que a tapada de Mafra é por trás e tem imenso bichedo :P)

por isso mesmo continuo a dizer que é um mito...
Sou como sou, quem gosta, muito bem.
Quem não gosta, paciência!
Viva a liberdade de escolha!