Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.063
Total de mensagens
369.401
Total de tópicos
26.900
  • Mito sobre o convento de Mafra
    Iniciado por Margarida
    Lido 35.869 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
A lenda diz que ratos gigantes habitam nos subterrâneos do Convento de Mafra, e que durante a noite eles saem para comer tudo aquilo que podem apanhar, mesmo cães e gatos. Até gente, afirmam algumas pessoas.
Será verdade? Existe também a lenda, que túneis ligam o Convento até à Ericeira, a cerca de 10 kms de distância, pelo qual, partiu para o exílio o último rei português, D. Manuel II, a 5 de Outubro de 1910, depois de proclamada a República.
Tuneis esses, que actualmente estarão infestados de ratazanas cegas. Foram também os pombos que motivaram o maior mito do Convento: a existência de ratazanas assassinas.
Um soldado da Escola Prática de Infantaria (instalada no edifício há perto de 100 anos), ao estar no terraço a caçar pombos com um colega, caiu de uma altura de oito andares, directamente para os canais dos esgotos. O colega não comunicou logo o acidente aos seus superiores para não ser castigado e, umas semanas mais tarde, o corpo foi encontrado roído pelas ratazanas. Obviamente que não foi atacado pelos ratos; morreu sim, da queda vertiginosa.
Para quando um plano de desratização? Estão á espera de quê? Será que haveria uma invasão nas zonas circundantes de ratos?
Alguém sabe mais?
Ratazanas cegas parece assustador.... mas elas alimentam-se de uma possível rede de esgotos... que tal irem lá resolver isto?


(o texto não é meu)  Margarida
Sou como sou, quem gosta, muito bem.
Quem não gosta, paciência!
Viva a liberdade de escolha!

Nunca tinha ouvido falar nesta história, é um bocadinho sinistra, ratazanas gigantes e cegas. :o

Interessante.

Beijokas :-*
Quando sou boa, sou boa, mas quando sou má, sou melhor ainda.

hum...parece-me um bocadito fictício...se bem que a parte do soldado pode muito bem ter acontecido.Agora ratazanas gigantes que comem pessoas,duvido...
E essa história dos túneis merece ser estudada...quem sabe?? ;)
Beijitos
Quem conhece os outros é sábio;Quem se conhece a si mesmo é iluminado...

meus amores

esta lenda ou mito já vem dos tempos dos meus avós.

Quanto a ratazanas gigantes elas existem, o meu avô um homem destemidona sua terra Natal (alferrarede), quase morreu de pavor ao confrontar-se com uma bicha dessas, "maior que uma lebre", que emitia um som terrível e que foi morta a tiro senão ele não contaria a história.

enfim... quem se atreve a lá entrar nos túneis?
Sou como sou, quem gosta, muito bem.
Quem não gosta, paciência!
Viva a liberdade de escolha!

Xiça...!!!!maior que uma lebre?Fogo,agora é que já lá não meto os pés de certeza..!!Então mas o teu avô foi sozinho?ele já sabia aquilo que lá poderia encontrar?
Beijito
Quem conhece os outros é sábio;Quem se conhece a si mesmo é iluminado...

Adrini kido

Agora foste tu que ficaste loirito....

O meu avô era de Alferrarede, perto de Abrantes, zona centro de portugal...
Foi quando ele ainda trabalhava nessa zona, ainda solteiro e numa fábrica...

ou seja Já foi nos primordio do século passado.

Margarida
Sou como sou, quem gosta, muito bem.
Quem não gosta, paciência!
Viva a liberdade de escolha!

Eh,eh,eh... ;D ;D..sorry!! Informação mal interprtetada...(se bem que conseguiste saber que tenho cabelo claro,assim a fugir um pouco para o loiro..há que fazer jus à imagem,mas sem descurar a minha modesta inteligência,claro..) ;D
Beijitos
Quem conhece os outros é sábio;Quem se conhece a si mesmo é iluminado...

ora acontece....

às vezes temos assim uns lapsos... é natural ou não seríamos humanos...

Margarida
Sou como sou, quem gosta, muito bem.
Quem não gosta, paciência!
Viva a liberdade de escolha!

O tamanho normal de uma ratazana é exactamente o tamanho de um gato pequeno mas podem haver variações. Não fiquem muito admirados por haver ratazanas do tamanho de lebres, é uma coisa normal, as lebres também não são muito grandes. Agora se fossem do tamanho de um cão grande, aí sim era de estranhar ;D.  Perto de minha casa já vi uma do tamanho da minha gata (a minha gata tem 7 meses) e achei-a tão fofa que queria pegar nela. Não acredito muito nisso de matar pessoas (só se for pelas doenças por causa das pulgas e o resto).

Desculpa Margarida, que idade tinhas quando o teu avô te contou essa história?
~Mas Que Raio~, que raio de frase era aquela?? ;D ahahahaha

eu tinha uns 10 anos...

Não foi, história de assustar, na zona onde ele trabalhava existiam muitas...

Ainda hoje nos cafés os velhotes as vezes lembram-se de episódios parecidos.
Sou como sou, quem gosta, muito bem.
Quem não gosta, paciência!
Viva a liberdade de escolha!

É porque naquela altura as ratazanas comiam muitas coisas saudáveis :P hoje graças aos pesticidas e isso é muito raro ver ratazanas desse tamanho  :-\
~Mas Que Raio~, que raio de frase era aquela?? ;D ahahahaha

Sim Dark,tens razão...se bem que há lebres maiores que um gato...mas claro,ver uma ratazana à nossa frente cuja cabeçorra fosse do tamanho de uma bola de futebol,a guinchar ou sei lá como é que elas fazem,é claro que assustava...agora imaginem que fugiamos e ela vinha atrás de nós... :o
Quem conhece os outros é sábio;Quem se conhece a si mesmo é iluminado...

para um homenzarrão como o meu avô ter tido medo...
deve ter sido mesmo aterrador
Sou como sou, quem gosta, muito bem.
Quem não gosta, paciência!
Viva a liberdade de escolha!

#13
depois mordia-nos numa perna e ganhavamos peste e morriamos... mas entretanto contagiavamos muita gente 

Ainda bem que conseguimos correr mais do que uma ratazana gigante, principalmente se ela for gordeifa, fica cansada depressa e assim dá-nos tempo para nos refugiarmos em casa 


Mas por acaso este mito é interessante.

Citação de: Margarida em 25 novembro, 2009, 18:26
para um homenzarrão como o meu avô ter tido medo...
deve ter sido mesmo aterrador

Imagino, até porque naquela altura as ratazanas eram consideradas muito perigosas  :-\ ainda hoje o são
~Mas Que Raio~, que raio de frase era aquela?? ;D ahahahaha

sim são...

principalmente pelas doenças que transmitem
Sou como sou, quem gosta, muito bem.
Quem não gosta, paciência!
Viva a liberdade de escolha!