Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.444
Total de tópicos
26.914
  • Pessoas hiper-sensíveis (HSP)
    Iniciado por SaraRS
    Lido 4.565 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Nas relações amorosas também sou assim, aliás, se queremos uma relação séria e estável temos que ser nos próprias.
Escondemos os nossos sentimentos de quem não nos compreende , apesar de serem família não nos sentimos à vontade para desabafar e mostrar o que quer que seja. Numa relação é diferente, se vamos fingir a relação está de inicio condenada.

Às vezes, odeio ser como sou. Chorona, demasiado sensível, por vezes sinto-me até ridícula.
Gostava de mudar, mas não consigo. Posso fingir que estou bem, mas muitas vezes não estou e fico a fervilhar por dentro e acabo por rebentar em lágrimas.

Alguém ao lado de alguém assim, tem de saber entender essa faceta e ter muita paciência. Perceber que a pessoa é assim, mas não é por mal e não controla. Há quem precise de exteriorizar dando uns murros na parede, eu, por exemplo, enquanto não chorar um rio inteiro, não fico bem. E eu acho que a pessoa ao nosso lado deve ser também um ombro amigo. Se não podes mostrar o teu lado fraco ao teu parceiro, então nada vale a pena, na minha opinião.

#17
Eu sou outra chorona, as vezes vejo aqueles casos no você na tv, ou na tarde é sua, e é logo uma vontade enorme de chorar, as vezes só de pensar em alguma coisa fico assim, a ver novelas e tudo. Então quando vou a conduzir sozinha e dá aquelas músicas giras , quando estou mais em baixo lá vem a vontade de chorar. Mas sempre sozinha. Já tive situações em que tinha uma vontade enorme de desabafar com alguém da minha família mas depois não o fiz. Há certas situações que nem sabemos o porque de acontecerem e deixam-nos assim.

Eu tenho um cão que era abandonado, quando andei atrás dele para o levar para minha casa, parou uma senhora a perguntar se era meu e que ele já andava lá a uns dias, e eu a responder-lhe quase a chorar. Depois cheguei a casa, vi a minha madrinha e ao mostrar-lhe o cão mal conseguia falar porque dava-me vontade de chorar.

Ás vezes sinto-me ridícula mesmo.

Claro, a pessoa que está ao nosso lado tem que nos ajudar e ter muita paciência sobretudo. Tem que haver muita cumplicidade e não haver medos.

Citação de: AlexaM em 13 janeiro, 2016, 15:54
Eu não diria que é para compensar, é porque se gosto da pessoa X ou Y obviamente que faço por lhe agradar, para que se sinta bem comigo. Mas, não é nesse sentido bajulador, "é algo genuíno, que precisamos para estarmos bem", seja família, amigos,....

Concordo. Identifico-me totalmente com o tema do tópico.
Mas se não gosto de alguém ou se me desilude, bem pode esquecer que eu existo, porque não há aproximação possível.
Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem

Caramba identifico-me me mesmo muito com o texto. :)

I see now that the circumstances of one's birth are irrelevant, is what you do with the gift of life that determines who you are"

Eu devo de ser mesmo insensível... Quase totalmente oposto.
Enquanto te podes mexer, treina o corpo. Quando não te podes mexer, treina a mente.

Citação de: Amunet em 13 janeiro, 2016, 18:40
Eu sou outra chorona, as vezes vejo aqueles casos no você na tv, ou na tarde é sua, e é logo uma vontade enorme de chorar, as vezes só de pensar em alguma coisa fico assim, a ver novelas e tudo. Então quando vou a conduzir sozinha e dá aquelas músicas giras , quando estou mais em baixo lá vem a vontade de chorar. Mas sempre sozinha. Já tive situações em que tinha uma vontade enorme de desabafar com alguém da minha família mas depois não o fiz. Há certas situações que nem sabemos o porque de acontecerem e deixam-nos assim.

Eu tenho um cão que era abandonado, quando andei atrás dele para o levar para minha casa, parou uma senhora a perguntar se era meu e que ele já andava lá a uns dias, e eu a responder-lhe quase a chorar. Depois cheguei a casa, vi a minha madrinha e ao mostrar-lhe o cão mal conseguia falar porque dava-me vontade de chorar.

Nem me fales em animais... A minha gata tem 13 anos e não há um dia que eu não pense que ela não vai durar muito. Às vezes choro quando olho para ela. Quando ela é tosquiada, é sedada e eu só de a ver aos tombos, com falta de forças, mesmo sabendo que é normal, farto-me de chorar a vê-la nesse estado.
Animais é um assunto sensível mesmo lol

Sozinha é sempre mais fácil de 'rebentar'. São raras as pessoas com quem consigo naturalmente exprimir-me. Mas quando consigo, não se safa nunca mais de levar comigo ;D

Mas isto é uma "doença"? E que como a psiquiatria considera tudo doença, já nada é normal ou saudável.

Não é uma doença mas também não é apenas um traço de personalidade:
Já li vários artigos, pelo que percebi, é uma maneira do cérebro funcionar e reagir... reage mais a estimulos do que a média mas não pode ser considerado doença.

Identifico-me com o que aqui disseram em especial a Amunet. Sou muito sensível ao que os outros dizem, ás vezes a pequenas coisas que se calhar a pessoa que as diz nem repara.
Não sou de chorar a toda a hora, porque também sou mais de guardar, mas costumo chorar apesar de tudo.
Também tem um pouco a ver com a insegurança e o facto de sofrer por antecipação.

Uma coisa que me faz sentir genuinamente mal quando vou na rua é pessoas cegas, fico angustiado por não ter poderes para chegar ao pé da pessoa, estalar os dedos e devolver-lhe a visão.
Animais abandonados na rua que não posso levar para casa e cuidar é a mesma coisa.

E também é normal estar atento ao que as pessoas gostam e fazer uma surpresa mais tarde por exemplo, mas só a pessoas de quem realmente gosto.

Ás vezes é tanta coisa que só apetece morrer porque fica super difícil de aceitar a realidade.

Identifico-me em parte com o tópico, mas mais ainda com os comentários. Tenho as emoções à flor da pele, mas evito mostrar em frente às pessoas. Já com o meu namorado simplesmente não consigo, por mais que tente. Basta uma crítica para o meu tom de voz se alterar, ou a expressão do rosto mudar. Às vezes, lá surge aquela lágrima no canto do olho e se ninguém notar, consigo disfarçar, mas basta que alguém veja e comente, para ficar o caldo entornado, ou neste caso as lágrimas entornadas.
Também fico emocionada com os animais... despertam-me muita ternura ou profunda tristeza (dependendo das situações).

#26
Carlin,
Compreendo-te bem. Também sou muito insegura e sofro muito por antecipação.
Muitas vezes fico às voltas na cama a pensar nos problemas dos outros e em como os poderia ajudar. Quando vejo que é impossível ajudar, fico a imaginar realidades paralelas em que seria possível estalar os dedos (como tu dizes) e tudo ficar melhor.
Situações com animais e pessoas muito doentes, tento nem ligar muito porque se não, das duas uma: ou fico a chorar um dia inteiro e com bruta enxaqueca, ou esbanjo o meu dinheiro todo a tentar ajudá-los.

Arteycuerpo,
É isso mesmo. Uma pessoa sente muito profundamente, mas depois pouco o expressa em frente dos outros.
E com o meu namorado é a mesma coisa...qualquer tipo de comentário mais negativo cai-me o mundo aos pés, começo logo a chorar feita bébé, mas é mais forte que eu. Fico a sentir-me péssima e depois ainda me sinto mais estúpida por chorar, acaba por se tornar um ciclo vicioso.
Entendo-te bem, é aquele sentimento de aperto no peito quando algo nos magoa ou incomoda... Já chegaram a perguntar "estás bem?" e eu simplesmente nao respondo ou só respondo com monossílabos porque sei que mal comece a falar, perco a compostura.

SaraRS,
É exactamente o que se passa comigo... choro e sinto-me mal com isso, de tal forma que às vezes chego a dizer "isto já passa". Respiro fundo, as lágrimas continuam a cair, deixo-me estar em silêncio e aos poucos recomponho-me. E sinto vergonha porque tive uma fase da minha vida (após uma grande desilusão amorosa) em que eu não era assim. Fazia-me de durona (tinha de o ser para me conseguir manter em pé) e só chorava à noite, quando estava sozinha.
Se as críticas nos abalam profundamente, já os elogios ditos por quem nos é mais querido dão-nos uma satisfação enorme!

Sim :) Nem tudo é rosas, nem tudo é espinhos.
Tanto se sente o mal profundamente, como o bem.
Ainda há bem pouco tempo me foi dito algo muito bonito que ansiava ouvir e fiquei em lágrimas lol
Não é defeito, é feitio :D

Sara

Muito obrigado por esta partilha! Vim aqui ter meio ao calhas, e desde a primeira palavra até à ultima vírgula, fez todo o sentido.
Eu já me tinha perguntado a mim mesma se não haveria uma disfunção psicológica qualquer que me tornasse demasiado empática com os outros.
É uma qualidade saber pôr-me na pele dos outros, mas mais, é demais! E é isso que me acontece muito. O que curiosamente vai contra outros traços de personalidade meus, pelo que tenho os meus mecanismos para contrariar os tsunamis de emoções que esta condição me proporciona. Senão, a vida era demasiado avassaladora!





"A ciência não só é compatível com a espiritualidade; é uma profunda fonte de espiritualidade" - Carl Sagan