Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.439
Total de tópicos
26.913
  • Pessoas hiper-sensíveis (HSP)
    Iniciado por SaraRS
    Lido 4.564 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
São os seus próprios sentimentos facilmente perturbados e você se preocupa interminavelmente sobre ferir outras pessoas? Você fica perturbado emocionalmente com anúncios sobre caridade, doenças ou crueldade animal? Não gosta de filmes de terror ou se sente incomodado por barulhos altos ou irritantes quando aqueles em seu redor ficam indiferentes? Então você pode ser uma pessoa extremamente sensível, ou HSP (Highly Sensitive Person), uma condição que é comum, mas até agora raramente compreendida.

No entanto, isso está tudo prestes a mudar. Consciencializar sobre os HSPs tem ganhado terreno nos EUA e um novo documentário chamado "Sensitive, The Movie" recentemente estreou em San Francisco. Ele explora a questão HSP e apresenta Dr Elaine Aron, um cientista e autor de "Highly Sensitive Person" (vendeu mais de um milhão de cópias). Ele também inclui uma nova pesquisa que mostra como a região do cérebro que lida com a empatia e informação sensorial é diferente em pessoas marcadas altamente na escala de sensibilidade.
"Ao invés de ser apenas um tipo de personalidade, como ser tímido ou extrovertido, ser HSP é definido como tendo um sistema nervoso hipersensível" diz o cientista.

A cantora Alanis Morissette, uma HSP assumida, está entre aqueles que aparecem no documentário. "O meu temperamento é altamente sensível. Estou muito sintonizada com coisas muito subtis, quer se trate de alimentos ou de minerais ou iluminação ou sons ou cheiros ", diz a cantora.

Além de ser facilmente dominado por coisas emocionais (tendem a ter empatia incrível e ficar chateado muito facilmente), HSP também têm uma sensibilidade tipo "A princesa e a ervilha" com as coisas físicas como luzes, sons, temperaturas e até mesmo rótulos arranhados ou certos tecidos .

"Ser HSP é genético" diz o Dr. Elaine Aron, que é um dos principais pesquisadores no campo. "Vinte por cento de nós nascemos com ele e afecta igualmente ambos os sexos. Eles processam tudo à sua volta muito profundamente e têm grande reactividade emocional e empatia, provocando superestimulação. A pesquisa mostra que HSPs respondem mais às emoções dos outros e das situações em geral. No entanto, nem todos os HSPs são iguais. Por exemplo, sabemos que cerca de 30% são extrovertidos em vez de introvertidos, que é o que a maioria das pessoas espera que eles sejam."

Dr Ted Zeff, um psicólogo, afirma "Cada pessoa sensível é diferente", diz ele. Então, quais são as características? Dr Zeff diz que as pessoas que são HSP "não têm um escudo natural - têm dificuldade em sintonizar material para fora. Por exemplo, alguém que está atrás deles e espiando por cima do seu ombro vai realmente incomodar um HSP."

Quanto à cura, o Dr. Zeff diz que não há necessidade. "Ser HSP é quem você é, não deve querer curar-se. Em certas sociedades, ser altamente sensível é visto como uma coisa positiva. A investigação descobriu que os homens altamente sensíveis na Tailândia e na Índia eram raros, enquanto que na América do Norte era algo frequente".

"Como os HSPs facilmente sentem-se perturbados, eles precisam de tempo de inactividade por dia, sozinhos."
HSP são mais propensos a ser artistas, músicos, professores, conselheiros e profissionais de saúde.

Então, se sensibilidade não precisa ser curada, como podem aqueles que a têm lidar com ela, invés de serem controlados por ela? "A maioria tendem a desenvolver mecanismos à medida que envelhecem", diz o Dr. Zeff. "Assim, enquanto um HSP 21 anos de idade pode se sentir pressionado a ir a um clube barulhento com os amigos, um de 41 anos de idade vai saber melhor quais as situações com que consegue lidar e as que não consegue."

"Eles não deveriam ter vergonha de quem eles são, nem se comparar a outros", acrescenta. "No entanto, se você está num relacionamento ou integrado numa família ou local de trabalho é preciso haver algum compromisso. Por exemplo, só porque você não gosta de barulho, isso não significa todos ao seu redor têm que ficar quieto. Não ser o que eu chamo de uma "pessoa altamente sensível insensível '! Basta ir para outra sala ou ir para uma caminhada. "


Dr.Aron diz que as crianças HSP vão prosperar e chegar à frente socialmente porque têm muita empatia e bondade. No entanto, se forem constantemente repreendidas, elas podem pensar que algo está errado com elas e tornam-se deprimidas, ansiosas e excessivamente sensíveis a críticas à medida que envelhecem.


Hábitos das pessoas altamente sensíveis:
* Sentem as coisas mais profundamente e choram mais do que a maioria.
* Muitas vezes lhes dizem para pararem de serem tão sensíveis ou para endurecerem-se.
* Eles gostam de desportos individuais: Dr Zeff diz que a pesquisa mostra HSP preferem desportos individuais como ciclismo ou corrida.
* Eles agonizam sobre decisões: além de ter grande atenção aos detalhes, sendo mais conscientes das consequências, eles também se preocupam com perturbar os outros. "Mas eles tendem a fazer muito boas decisões no final," diz o Dr. Aron.
* Eles notam pequenos detalhes: "Um HSP vai notar novo corte de cabelo de alguém ou o desenho de um tapete de hotel quando outros não".
* Eles são pessoas que gostam de agradar: porque são tão sensíveis às críticas que tendem a compensar.
* Eles sentem a dor dos outros: "HSPs tendem a ter empatia incrível e preocupam-se muito com os outros, estando em sintonia com a forma como eles se sentem" diz o Dr. Aron.


fonte: http://www.telegraph.co.uk/wellbeing/health-advice/highly-sensitive-people/

É oficial, sou hiper-sensivel  ;D

#1
Hábitos das pessoas altamente sensíveis:
* Sentem as coisas mais profundamente e choram mais do que a maioria. Sim

* Muitas vezes lhes dizem para pararem de serem tão sensíveis ou para endurecerem-se. Sim, embora não demonstre que sou tão sensível assim.

* Eles gostam de desportos individuais: Dr Zeff diz que a pesquisa mostra HSP preferem desportos individuais como ciclismo ou corrida. Sim

* Eles agonizam sobre decisões: além de ter grande atenção aos detalhes, sendo mais conscientes das consequências, eles também se preocupam com perturbar os outros. "Mas eles tendem a fazer muito boas decisões no final," diz o Dr. Aron. Sim, penso tudo ao pormenor

* Eles notam pequenos detalhes: "Um HSP vai notar novo corte de cabelo de alguém ou o desenho de um tapete de hotel quando outros não". Isso eu reparo em tudo

* Eles são pessoas que gostam de agradar: porque são tão sensíveis às críticas que tendem a compensar. NÃO. Não gosto de agradar, nem gosto de pessoas que vivem para agradar aos outros. Gosto de ser reconhecida, agora fazer x e y só para agradar não.

* Eles sentem a dor dos outros: "HSPs tendem a ter empatia incrível e preocupam-se muito com os outros, estando em sintonia com a forma como eles se sentem" diz o Dr. Aron.[/i]
Também não. Devo ser uma pedra. Aqui não é qualquer coisa que me comove. Até porque muitas pessoas exageram e o papel de coitadinho não é para mim.




Pensei que fosse bem mais sensível :)

Ahhhhh!!!!! Faz todo o sentido! :)

Eu identifico-me 100% com o texto.
Parece que estou grávida há anos lol Sempre com os sentimentos à flor da pele.
A questão do 'agradar' é no sentido de querer fazer os outros felizes porque se não gostarem de nós, ficamos muito afectados com isso. Não é agradar por agradar, é algo genuíno, que precisamos para estarmos bem.

Ao que parece sou mais sensível do que julgava. Excelente tópico! :)

Obrigada :)
Isto não se trata de ser sensível ou não ser. É um tipo de sistema nervoso desenvolvido de maneira diferente. É uma diferença a nível físico até, que faz as pessoas funcionarem e reagirem de forma diferente.

Citação"Ao invés de ser apenas um tipo de personalidade, como ser tímido ou extrovertido, ser HSP é definido como tendo um sistema nervoso hipersensível" diz o cientista.

Citação de: SaraRS em 13 janeiro, 2016, 15:38
A questão do 'agradar' é no sentido de querer fazer os outros felizes porque se não gostarem de nós, ficamos muito afectados com isso. Não é agradar por agradar, é algo genuíno, que precisamos para estarmos bem.

Eu não diria que é para compensar, é porque se gosto da pessoa X ou Y obviamente que faço por lhe agradar, para que se sinta bem comigo. Mas, não é nesse sentido bajulador, "é algo genuíno, que precisamos para estarmos bem", seja família, amigos,....

Enquanto que há pessoas que não ficam afectadas com o bem-estar dos outros, eu fico, como se fosse algo comigo mesma.
Mesmo quando não é nada comigo, fico triste se o outro está triste. De forma natural, faço por fazer o outro sorrir porque se ele sorrir, eu também sorrio. Então quando chateio alguém, fico a sentir-me a pior pessoa do mundo por estarem mal comigo. Não consigo simplesmente 'borrifar-me'. Quanto mais importante para mim alguém é, menos aguento desiludir ou passar por atritos com essa pessoa. E uma critica de alguém que eu goste, é como espetarem-me 10 facas; não por questões de orgulho ou altivez, mas porque realmente me magoa saber que alguém importante não gosta de algo em mim.

Citação de: SaraRS em 13 janeiro, 2016, 15:58
Enquanto que há pessoas que não ficam afectadas com o bem-estar dos outros, eu fico, como se fosse algo comigo mesma.
Mesmo quando não é nada comigo, fico triste se o outro está triste. De forma natural, faço por fazer o outro sorrir porque se ele sorrir, eu também sorrio. Então quando chateio alguém, fico a sentir-me a pior pessoa do mundo por estarem mal comigo. Não consigo simplesmente 'borrifar-me'. Quanto mais importante para mim alguém é, menos aguento desiludir ou passar por atritos com essa pessoa. E uma critica de alguém que eu goste, é como espetarem-me 10 facas; não por questões de orgulho ou altivez, mas porque realmente me magoa saber que alguém importante não gosta de algo em mim.

Exactamente! ;)

Citação de: SaraRS em 13 janeiro, 2016, 15:58
Enquanto que há pessoas que não ficam afectadas com o bem-estar dos outros, eu fico, como se fosse algo comigo mesma.
Mesmo quando não é nada comigo, fico triste se o outro está triste. De forma natural, faço por fazer o outro sorrir porque se ele sorrir, eu também sorrio. Então quando chateio alguém, fico a sentir-me a pior pessoa do mundo por estarem mal comigo. Não consigo simplesmente 'borrifar-me'. Quanto mais importante para mim alguém é, menos aguento desiludir ou passar por atritos com essa pessoa. E uma critica de alguém que eu goste, é como espetarem-me 10 facas; não por questões de orgulho ou altivez, mas porque realmente me magoa saber que alguém importante não gosta de algo em mim.

Concordo quando se trata de pessoas próximas e importantes na nossa vida.

Mas quando alguém me critica (alguém próximo), até fico triste, mas não faço nada para mudarem de opinião, o que eu penso é "Agora dizes isso, mas um dia vais ver o que eu valho/vais dar valor."

Eu penso: "Sou uma porcaria, a culpa é minha, está a pensar mal de mim, não tarda vai-se fartar de mim" etc etc
É uma treta viver com a minha cabeça lol Posso não fazer nada em concreto para mudar a opinião, mas vou ter com a pessoa para tentar pedir desculpa (muitas vezes de algo que não fiz mal) e tentar saber a gravidade da critica. O mais certo é ficar com a critica a dançar na minha mente muito tempo. É como se os alarmes começassem todos a soar ao mesmo tempo :D

Dás muita importância a isso e também deves ter uma auto estima um pouco baixa.
De tanto que já me deitaram abaixo, pessoas da família, que agora sou assim. Não preciso de provar nada a ninguém, um dia eles vão se calar e aí quem se vai rir sou eu.

Tenho a auto-estima baixa mas já tive pior. Hoje em dia tenho a noção do valor que tenho. Mas não consigo desligar-me do que os outros pensam/sentem. Por mais que o lado racional me diga que está tudo bem e para não me preocupar, o lado emocional faz um drama e fico muito em baixo.

Com algumas pessoas na familia já consigo fazer esse clique de desligar, com outras ainda não.
É como uma vontade de provar algo constantemente (como tu dizes) e o mínimo atrito simboliza "falhei".
Somos os maiores inimigos para nós próprios :)

#13
As pessoas vão criticar sempre, mesmo que não tenham motivos para o fazer, para se sentirem bem tentam deitar os outros abaixo. Vai ser sempre assim.  Cabe a nós aprender a não dar importância. Eu antes resmungava logo, agora não, calo-me e sigo em frente. Claro que as vezes no momento certo ataco.

Os meus país sempre me criticaram, mas à minha irmã põem-na no céu e em certas coisas ela é bem pior do que eu. Mas não posso fazer nada quanto a isso, a não ser que um dia eles tenham o pago.

Eu sou muito sensível, choro com qualquer coisa, as vezes até a ver tv, mas nunca mostro o que sinto, nunca. Por muito em baixo que ande ninguém da minha família sabe. E por vezes é duro guardar tudo para nós.

É como tu dizes, somos inimigos de nós próprios, e eu dos meus pensamentos.

O pior é que por vezes nem é para se sentirem melhores. Por vezes, simplesmente são assim só porque sim. Como se fosse algo já enraizado neles; ainda nem ouviram e já estão a mandar a baixo. Não param 2 segundos para pensar nos sentimentos dos outros e mesmo quando são chamados a atenção, não compreendem o mal que fazem.
É triste quando chega o ponto em que temos de desistir praticamente das pessoas, ignorando-as e minimizando a sua importância em prol da nossa sanidade mental.

Eu também sou muito sensível, choro a ver filmes, novelas, publicidades, noticiários, a ouvir música, a ver obras de arte no museu. Não consigo mostrar isso perto de familiares ou amigos, muita gente acha até que sou uma durona insensível.
Quantas e quantas vezes já chorei no meu quarto sozinha, com bastante frequência, só por causa de um pensamento ou sem motivo algum.
Mas em relações amorosas, não consigo esconder essa minha faceta, faz parte de mim e gosto de expor tudo aquilo que sou. Se vão gostar de mim, que gostem de tudo. Se quero ter uma vida a 2 duradoura, não posso nem consigo esconder a minha essência e modo de estar.