Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.444
Total de tópicos
26.914
  • Em busca da Fé-ajuda
    Iniciado por Mnena
    Lido 4.593 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Olá a todos,
Antes de mais, peço o favor de rectificarem o local do tópico, caso esteja desenquadrado, não sabia bem onde colocar...

Esta minha intervenção é de caracter pessoal e é um pedido de ajuda/opiniões/sugestões ou experiências pessoais e agradeço toda e qualquer participação nesse sentido.
Passo a expor:
Sou uma pessoa "normal" com defeitos e qualidades como qualquer um, mas que procuro melhorar enquanto Ser Humano. O meu maior dilema é o facto de não me conseguir sentir "conectada" com nenhuma filosofia/religião/doutrina, etc.
Tenho as minhas crenças, acredito na "vida para lá desta vida"(cheguei a ter em criança algumas situações que não me deixam dúvidas, embora a memória que tenho me remeta ao sentimento de medo), acredito nas energias que emanam de todos os seres e objectos, acredito na força do Universo e que algo superior a nós tem influéncia no dia a dia.
Sou respeitadora das ideias e filosofias dos outros, mas o fundamentalismo causa-me muita confusão, para não dizer intolerância, mas dou por mim a sentir de certa forma inveja(não interpretem mal esta expressão, não encontro uma palavra mais simpática para descrever;) pela fé das pessoas, precisamente porque por mais que tente ligar-me a Deus( refiro-me de uma forma geral, independentemente da filosofia) não consigo a conexão que gostava.
Alguém partilha ou partilhou desta minha questão?
Podem ajudar-me a perceber se é normal as pessoas saberem bem naquilo que acreditam mas sentirem-se assim perdidas sem se identificar com nada em específico?
Ou, brincando um bocadinho com a situação, acham melhor criar uma religião só minha?
Grata desde já pelo que possam acrescentar
Muita Luz
Hoje é o primeiro dia do resto da minha vida...e amanhã também!

Olha eu não sou muito propriamente agarrada a qualquer tipo de religião. Acredito sim, que existe alguém que olha por nós e que nos ajuda nos momentos mais difíceis. Acredito sem qualquer sombra de dúvida,  que isto é apenas uma passagem, uma chance de aprendizado e evolução da nossa alma. Apesar de já ter lido muitos livros sobre o assunto, sendo um deles O evangelho segundo o espiritismo, de allan kardec, que apesar de me ter abrigo a mente para muitas coisas, e apesar de ter compreendido o que estava escrito, continuo a achar injusto muitas coisas que acontecem. Mas supostamente são os caminhos que temos que percorrer, lições que temos de aprender, de modo a "aprimorar" a nossa alma.
Entretanto, sinto me deslocada no meio de tudo.

para viver nao e preciso religiao basta agir certo na vida...

ter caridade no coraçao ter bons pensamentos...

nao fazer a outro o que nao gostaria que fizessem contigo...

trabalhar para a tua evoluçao espiritual..

e por ai...

Paz!!!

Boa Tarde Mnena,
Entendo muito bem aquilo que sentes, pois eu não me consigo identificar também com uma religião em especifico, pois a meu ver todas elas são verdadeiras, ou têm a sua verdade, dai caracterizar-me por apenas ser monoteísta. Partilho algumas similaridades com a Fe Baha'i, mas la esta as vezes questionam-me a que fé pertenço e eu não sei responder porque do que estudei das religiões especialmente as monoteístas identifiquei-me com praticamente todas, afinal consiste no amor e louvor a Deus, na paz, e no espírito de união, solidariedade e amor por todas as coisas e todos os que nos rodeiam.

Sempre ouvi dizer que devemos ser nos a procurar aquilo que nos identifica, procurarmos a nossa "verdade", mas na realidade todos os caminhos vão dar a Deus. A meu ver não e ser cristão, judeu, muçulmano, sikh, baha'i,... Isso são apenas "etiquetas" que nos limitam. O importante e amares a Deus e seguires a palavra dele.
Agora a conexão com Deus esta sempre la, sempre existiu e sempre existira independentemente do que faças. Porem para sentirmos essa presença temos de "exercitar" essa relação, temos de dedicar um pouco do nosso tempo para Deus.

Mas digo-te eu também me sinto mal, pois receio estar a cometer um erro não seguir uma religião em especifico.. mas será realmente necessário tal? eu sinto-me conectada com Deus e acho que devemos apenas caminhar na direcção dele, independentemente da nossa religião, afinal qual era a religião de Abraão? qual era a religião de Adão e Eva? Eram crentes sem religião especifica a não ser o amor e louvor a Deus. Nos humanos e que começamos a complicar as coisas, a fé deveria ser como respirar, ou seja, algo natural. (logicamente que tem de haver regras)

Mas isto e apenas o meu ponto de vista, espero que alguém com mais conhecimentos te possa ajudar nessa questão.
Tudo de bom para ti e para os teus, e já agora Bom Ano e muita paz.  ;D
"Onde há fé, há amor, onde há amor, há paz, onde há Deus, nada falta."

    Olá Mnema.

     Como eu a compreendo e desejo que encontre a sua realidade. Eu consegui encontrar a minha e sinto-me feliz.

     Não dependo de um deus me me tenta castrar na minha liberdade impondo-me normas e leis que são contra a conquista da liberdade e felicidade pessoal e coletiva. Creio sim numa energia criadora a que por falta de outra designação chamo deus, mas que não me cobra, não se impõe, não exige, nem me inspira o medo como forma de me impôr obediência aos seus propósitos. Nem tão-pouco me ameaça com Karmas ou castigos como pena pela desobediência.

     A minha alma entendo-a como uma ínfima parte dessa energia criadora que após tudo ter criado se adaptou ao corpo mais capaz de usufruir de toda a obra criada e assim continua a evolução e criação, agora na forma de arte e ciência.

     É minha opinião que a religião esconde interesses escondidos por quem se apercebeu que do outro lado pode ser rei e senhor usando e abusando do medo do desconhecido que é inerente aos homens iludindo-os com medos e promessas que mais não fazem do que impedir-nos de pensar por nós próprios. Os homens vivem subjugados pelo medo que a religião impõe de tal forma que com medo até este medo negam.

     Procure a sua verdade e aprenda a ser feliz.

    F.Leite

#5
@Minako, @Vitorino, obrigada pelas vossas opiniões, concordo com elas, não é necessário fazer-se parte de um grupo para nos sentirmos integrados, no meu caso especificamente, é algo que sinto necessidade, por assim dizer, gostava de me sentir mais conectada e sentir no meu íntimo uma união a algo, que não me fizesse questionar a falta de Fé.
Deve ser difícil para quem me "lê" perceber o fundo da questão e confesso que não me é fácil exprimir de melhor forma.
Espero poder contar com outras intervenções, até porque poderá ser um debate interessante :-)

Citação de: F.Leite em 03 janeiro, 2016, 15:17
    Olá Mnema.

     Como eu a compreendo e desejo que encontre a sua realidade. Eu consegui encontrar a minha e sinto-me feliz.

     Não dependo de um deus me me tenta castrar na minha liberdade impondo-me normas e leis que são contra a conquista da liberdade e felicidade pessoal e coletiva. Creio sim numa energia criadora a que por falta de outra designação chamo deus, mas que não me cobra, não se impõe, não exige, nem me inspira o medo como forma de me impôr obediência aos seus propósitos. Nem tão-pouco me ameaça com Karmas ou castigos como pena pela desobediência.

     A minha alma entendo-a como uma ínfima parte dessa energia criadora que após tudo ter criado se adaptou ao corpo mais capaz de usufruir de toda a obra criada e assim continua a evolução e criação, agora na forma de arte e ciência.

     É minha opinião que a religião esconde interesses escondidos por quem se apercebeu que do outro lado pode ser rei e senhor usando e abusando do medo do desconhecido que é inerente aos homens iludindo-os com medos e promessas que mais não fazem do que impedir-nos de pensar por nós próprios. Os homens vivem subjugados pelo medo que a religião impõe de tal forma que com medo até este medo negam.

     Procure a sua verdade e aprenda a ser feliz.

    F.Leite
Muito obrigada F.Leite pela sua intervenção!
Identifico-me com quase tudo o que escreveu e é por comentários como o que escreveu logo na primeira frase, que sinto mesmo que preciso de encontrar a minha realidade e sentir-me plena e feliz sem questionamentos...Sei que vou encontrar a minha fé na sua plenitude, pode ser um caminho cheio de dúvidas mas hei-de lá chegar :-)
Obrigada
Hoje é o primeiro dia do resto da minha vida...e amanhã também!

A fé está dentro de ti mesma, não são necessários rotulos para a encontrares, basta ouvires a tua voz interior, não te preocupes em não teres uma religião. Eu sou católica, não por imposição, mas por opção, eu acho jesus um homem muito á frente no seu tempo, e tento ir por aí na minha vida, sem pressões nem imposições, tentando todos os dias ser melhor no que o dia anterior, durante as eucaristias é quando tenho as melhores inspirações para desenhar, assim como encontro soluções para os meus dilemas( há algum tempo que ando a escrever um livro, mas ultimamente não tinha ideias novas, ontem durante a homilia comecei a ter uma torrente de novas ideias para o meu livro, mal cheguei a casa anotei tudo para não me esquecer). Cada um de nós deve seguir o seu caminho, não somos ovelhinhas para seguirmos o mesmo rebanho...segue aquilo que te faz sentir feliz😊
"Um dia eu lhe disse para esconder o seu coração... Você deveria ter escutado"

Somos seres espirituais a viver uma experiência humana..
Somos energia cósmica,
O mundo que não vemos, o espíritual (energias) precisa do mundo físico para ter forma assim como o mundo físico nada seria sem o espíritual (energias).
A energia une toda a matéria, energia essa que vem das estrelas uma vez que tudo (a base) se fabrica lá nas estrelas. Por isso as pessoas se amam, odeiam-se, outras dizem-nos pouco e por aí fora porque depende do tipo energético de cada um.
Os laços que criamos com os outros é apenas uma frequência energética.
Essa frequência é muito variada, ela pode ser positiva, negativa ou estável e isso reflete-se em cada um de nós ou seja, há pessoas positivas, (evolutivas) negativas (regressivas) e estáveis (não evoluiem nem regridem).
Deus é uma frequéncia energética positiva da evolução porque o universo só por si é evolutivo.
Para mim Deus é isso e não um homem de barbas brancas que te põe no inferno se te portares mal mas que ama todos os seres por igual...
Assim como uma árvore precisa da terra, nós precisamos de um corpo...
A nossa energia viverá sempre em corpos porque ela já foi criada...
Nada é eterno, nem a morte.

Citação de: Mnena em 03 janeiro, 2016, 14:30
Sou uma pessoa "normal" com defeitos e qualidades como qualquer um, mas que procuro melhorar enquanto Ser Humano. O meu maior dilema é o facto de não me conseguir sentir "conectada" com nenhuma filosofia/religião/doutrina, etc.

Quando procuramos melhorar enquanto ser humano é sinal de que já estamos conectados com algo superior.

O caminho é Jesus Cristo.

#9
Respeito a sua opinião...
Esse melhoramento pode ser feito de várias formas...
A ideologia de Jesus Cristo nunca foi verdadeiramente transmitida pelo homem, ou Cristo mandava pessoas para a fogueira como o clero fazia???
Ou Cristo recusava o batismo a mães solteiras???
Há muitos exemplos q nem vale a pena mencionar...
Jesus Cristo para mim era um ser com a frequência universal da evolução, amando tudo e todos por igual, coisa que o homem nunca transmitiu verdadeiramente...
Eu acredito no que sinto e já mais no que dizem para eu acreditar...
Só assim evuluo e vou mais além ..

#10
Citação de: chrisisdead6 em 03 janeiro, 2016, 15:12
Boa Tarde Mnena,
Entendo muito bem aquilo que sentes, pois eu não me consigo identificar também com uma religião em especifico, pois a meu ver todas elas são verdadeiras, ou têm a sua verdade, dai caracterizar-me por apenas ser monoteísta. Partilho algumas similaridades com a Fe Baha'i, mas la esta as vezes questionam-me a que fé pertenço e eu não sei responder porque do que estudei das religiões especialmente as monoteístas identifiquei-me com praticamente todas, afinal consiste no amor e louvor a Deus, na paz, e no espírito de união, solidariedade e amor por todas as coisas e todos os que nos rodeiam.

Sempre ouvi dizer que devemos ser nos a procurar aquilo que nos identifica, procurarmos a nossa "verdade", mas na realidade todos os caminhos vão dar a Deus. A meu ver não e ser cristão, judeu, muçulmano, sikh, baha'i,... Isso são apenas "etiquetas" que nos limitam. O importante e amares a Deus e seguires a palavra dele.
Agora a conexão com Deus esta sempre la, sempre existiu e sempre existira independentemente do que faças. Porem para sentirmos essa presença temos de "exercitar" essa relação, temos de dedicar um pouco do nosso tempo para Deus.

Mas digo-te eu também me sinto mal, pois receio estar a cometer um erro não seguir uma religião em especifico.. mas será realmente necessário tal? eu sinto-me conectada com Deus e acho que devemos apenas caminhar na direcção dele, independentemente da nossa religião, afinal qual era a religião de Abraão? qual era a religião de Adão e Eva? Eram crentes sem religião especifica a não ser o amor e louvor a Deus. Nos humanos e que começamos a complicar as coisas, a fé deveria ser como respirar, ou seja, algo natural. (logicamente que tem de haver regras)

Mas isto e apenas o meu ponto de vista, espero que alguém com mais conhecimentos te possa ajudar nessa questão.
Tudo de bom para ti e para os teus, e já agora Bom Ano e muita paz.  ;D

Muito obrigada pela tua intervenção, foi bastante clara e assemelha-se ao que sinto!
Essa parte que referes em que dizes que a conexão com Deus está sempre presente e que tem que ser exercitada...faz mesmo muito sentido, é exactamente isso que tenho de trabalhar.
Um feliz ano também para ti!
@moonchild
@Miguelsts,
obrigada também pelos comentários, é curioso como cada um de nós consegue acrescentar um pouco mais de conhecimento e pontos de vista que fazem sentido e outros ainda que, fazem exercitar o nosso espírito crítico e questionar a nossa postura!
Luz

Citação de: chrisisdead6 em 03 janeiro, 2016, 15:12
Boa Tarde Mnena,
Entendo muito bem aquilo que sentes, pois eu não me consigo identificar também com uma religião em especifico, pois a meu ver todas elas são verdadeiras, ou têm a sua verdade, dai caracterizar-me por apenas ser monoteísta. Partilho algumas similaridades com a Fe Baha'i, mas la esta as vezes questionam-me a que fé pertenço e eu não sei responder porque do que estudei das religiões especialmente as monoteístas identifiquei-me com praticamente todas, afinal consiste no amor e louvor a Deus, na paz, e no espírito de união, solidariedade e amor por todas as coisas e todos os que nos rodeiam.

Sempre ouvi dizer que devemos ser nos a procurar aquilo que nos identifica, procurarmos a nossa "verdade", mas na realidade todos os caminhos vão dar a Deus. A meu ver não e ser cristão, judeu, muçulmano, sikh, baha'i,... Isso são apenas "etiquetas" que nos limitam. O importante e amares a Deus e seguires a palavra dele.
Agora a conexão com Deus esta sempre la, sempre existiu e sempre existira independentemente do que faças. Porem para sentirmos essa presença temos de "exercitar" essa relação, temos de dedicar um pouco do nosso tempo para Deus.

Mas digo-te eu também me sinto mal, pois receio estar a cometer um erro não seguir uma religião em especifico.. mas será realmente necessário tal? eu sinto-me conectada com Deus e acho que devemos apenas caminhar na direcção dele, independentemente da nossa religião, afinal qual era a religião de Abraão? qual era a religião de Adão e Eva? Eram crentes sem religião especifica a não ser o amor e louvor a Deus. Nos humanos e que começamos a complicar as coisas, a fé deveria ser como respirar, ou seja, algo natural. (logicamente que tem de haver regras)

Mas isto e apenas o meu ponto de vista, espero que alguém com mais conhecimentos te possa ajudar nessa questão.
Tudo de bom para ti e para os teus, e já agora Bom Ano e muita paz.  ;D

Muito obrigada pela tua intervenção, foi bastante clara e assemelha-se ao que sinto!
Essa parte que referes em que dizes que a conexão com Deus está sempre presente e que tem que ser exercitada...faz mesmo muito sentido, é exactamente isso que tenho de trabalhar.
Um feliz ano também para ti!
@moonchild
@Miguelsts,
obrigada também pelos comentários, é curioso como cada um de nós consegue acrescentar um pouco mais de conhecimento e pontos de vista que fazem sentido e outros ainda que, fazem exercitar o nosso espírito crítico e questionar a nossa postura!
Luz

Hoje é o primeiro dia do resto da minha vida...e amanhã também!

Percebo perfeitamente o que dizes, pois eu passei a vida toda à procura de algo que me fizesse sentido.
Tive amigas e também familiares proximos que tinham essa fé que eu, tal como tu, também "invejava". Eu sentia que se as outras pessoas acreditavam e eu não era capaz, era porque eles deviam ter mais qualquer coisa, ou saber qualquer coisa que eu não sabia, ou não tinha.

Assim pensava eu quando era uma miúda. Depois cresci, e comecei a ver que muita dessa fé que as pessoas diziam ter também era mais fantochada que outra coisa. Comecei a ler e a estudar religiões e percebi que na verdade, as pessoas diziam acreditar em algo que ou não conheciam de todo, ou não percebiam o que julgavam saber. Sim, a fé era mesmo uma coisa muito misteriosa!
Penso que a maior parte das pessoas está perdida e escolhe conformar-se a uma religião para se integrar num grupo e não sentir o peso da solidão.

Depois veio o outro lado, mais esotérico, mais sobrenatural. Mais umas teorias e visões de como o mundo funciona. Tal como já foi dito, aprendi muitas coisas com o que fui lendo e ouvindo, disso não há dúvida, ouvir outras perspectivas e outras opiniões É importante.

E em todas essas perspectivas, religiosas ou outras, havia coisas interessantes e coisas menos interessantes, mas nenhum delas era "a tal coisa que eu procurava", também não sei explicar melhor  ;)


Acho que quando a altura for a certa para ti, essa força invisível em que acreditas, e em que eu também acreditava, vai tratar de te dar a oportunidade de encontrares aquilo que procuras.

O Caminho não é fácil:
Há quem queira, mas não esteja preparado, e há quem esteja preparado, mas não queira.
Há quem pense que quer, mas no fundo não quer, e há quem pense que está preparado, mas no fundo não está.

E há quem não saiba se está preparado, nem saiba muito bem o que quer, mas a tal força invisível faz o favor de lhe pôr no caminho a oportunidade de começar a dissipar o nevoeiro.

Como diz o antigo ditado chinês "quando o discípulo está pronto, o mestre aparece".
"Cedo ou tarde você vai perceber, como eu, que há uma diferença entre conhecer o caminho e percorrer o caminho". 
(Morpheus, The Matrix)

Citação de: Cassandra em 03 janeiro, 2016, 18:21
Percebo perfeitamente o que dizes, pois eu passei a vida toda à procura de algo que me fizesse sentido.
Tive amigas e também familiares proximos que tinham essa fé que eu, tal como tu, também "invejava". Eu sentia que se as outras pessoas acreditavam e eu não era capaz, era porque eles deviam ter mais qualquer coisa, ou saber qualquer coisa que eu não sabia, ou não tinha.

Assim pensava eu quando era uma miúda. Depois cresci, e comecei a ver que muita dessa fé que as pessoas diziam ter também era mais fantochada que outra coisa. Comecei a ler e a estudar religiões e percebi que na verdade, as pessoas diziam acreditar em algo que ou não conheciam de todo, ou não percebiam o que julgavam saber. Sim, a fé era mesmo uma coisa muito misteriosa!
Penso que a maior parte das pessoas está perdida e escolhe conformar-se a uma religião para se integrar num grupo e não sentir o peso da solidão.

Depois veio o outro lado, mais esotérico, mais sobrenatural. Mais umas teorias e visões de como o mundo funciona. Tal como já foi dito, aprendi muitas coisas com o que fui lendo e ouvindo, disso não há dúvida, ouvir outras perspectivas e outras opiniões É importante.

E em todas essas perspectivas, religiosas ou outras, havia coisas interessantes e coisas menos interessantes, mas nenhum delas era "a tal coisa que eu procurava", também não sei explicar melhor  ;)


Acho que quando a altura for a certa para ti, essa força invisível em que acreditas, e em que eu também acreditava, vai tratar de te dar a oportunidade de encontrares aquilo que procuras.

O Caminho não é fácil:
Há quem queira, mas não esteja preparado, e há quem esteja preparado, mas não queira.
Há quem pense que quer, mas no fundo não quer, e há quem pense que está preparado, mas no fundo não está.

E há quem não saiba se está preparado, nem saiba muito bem o que quer, mas a tal força invisível faz o favor de lhe pôr no caminho a oportunidade de começar a dissipar o nevoeiro.

Como diz o antigo ditado chinês "quando o discípulo está pronto, o mestre aparece".
Cassandra, muito muito obrigada pela intervenção, acho que é daqueles textos que quase poderia ter sido escrito por mim...
Vou seguir o conselho de ler/procurar/estudar para poder retirar as minhas opiniões, alias este meu post, foi nesse sentido de achar que cada opinião é importante. Essa parte que refere que achava que os outros tinham ou sabiam algo que não temos a capacidade de ter ou perceber...ilustra mesmo o que penso.
Acredito que essa força invisível me mostrará o caminho, há que saber esperar :-)
Um dos meus "problemas" (que dizem ser uma caracteristica do signo sagitário) é a busca constante pela informação, o único senão é que esta não é uma situação assim tão linear  :p
Hoje é o primeiro dia do resto da minha vida...e amanhã também!

A maior cegueira é acreditar no que nos dizem....
Só quem pensa por si próprio é capaz de libertar a mente a chegar mais além...
Só o conhecimento nos faz ter duvidas e certezas e, a maioria acredita porque lhe disseram que era assim mas não sabem o porque... não pensam por eles porque vivem cegamente com as leis que os homens ao longo dos tempos deturparam para terem poder....
(se Cristo viesse à terra, os católicos eram os primeiros a crucifica-lo novamente porque ele é um ser mais à frente e diferente de todos...)

Citação de: Mnena em 03 janeiro, 2016, 14:30
Ou, brincando um bocadinho com a situação, acham melhor criar uma religião só minha?

Boas:)


Acho que acertaste no ponto Certo :) Afinal religião significa re-ligar , o Homem a Deus.

E nada melhor que a brincadeira para chegar à verdade ... Já Cristo diz: "Venham a mim as crianças pois delas é o reino dos Céus "

No meu entender nada melhor do que cada Ser chegar a esse entendimento sem outros intermediários, neste caso, as religiões.
As religiões, seja elas quais foram apenas nos levam a uma ilusão, as pessoas sentem sim , têm fé sim , mas existe um mas....

Este mas.. é que DEUS , o PAI da criação está desejoso que cheguem a ELE sem ser por intermediários.... apenas de coração a coração e ELE a todos ouve .... Cristo diz: " até todos os cabelos estão contados ".

Deus , o PAI está dentro de nós e fora de nós .... não está em estátuas, dogmas, escrituras "sagradas", ELE é VIDA ... Está no TODO


Tudo de Bom !
A verdade doi, mas liberta