Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.063
Total de mensagens
369.401
Total de tópicos
26.900
  • Alojamento de site
    Iniciado por Littlelight
    Lido 1.558 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Gente linda, venho pedir a vossa ajuda, pois este é um tema que ainda não domino.

Estou a criar um site bem simples, no Dreamweaver, com HTML, CSS e um código pequeno de Javascript (penso que é isso). O site terá umas sete páginas com os respectivos links, um ou outro ficheiro em pdf para download, e algumas imagens em jpg. Eu pretendo alojar esse site, mas não tem necessariamente que ser num serviço gratuito. Pelo que li, nada como alojar num serviço pago, que oferece mais garantias que num grátis.

Ora bem, o que eu preciso? Alojamento em windows ou linux? O facto do site estar a ser criado em windows pesa na escolha do alojamento?

Pelo que entendi, o domínio é um serviço que pode ser oferecido ou pago à parte. O domínio será o nome do meu site, é isso? Por exemplo, www.littlelight.com. Eu fico dona desse domínio em qualquer circunstância, seja ele oferecido ou comprado? Ou seja, se eu quiser alojar o site noutra empresa, fico à mesma com o domínio? Posso criar um email para esse domínio (exemplo@littlelight.com)?

De que forma se faz o upload dos ficheiros para o servidor? É através dum tal cpanel? Esse cpanel tem a ver com o alojamento ser em windows ou linux?

E em relação ao tráfego? O que significa ser ilimitado? Li noutro fórum que isso não é bem assim, mas o que significa? O que é contabilizado no tráfego?

Neste momento, as minhas dúvidas são estas. Eu ainda estou a aprender sobre isto, então peço que a vossa sabedoria faça luz sobre a minha ignorância! :D

Obrigada, desde já!
"Onde está Deus?" - perguntei à minha sobrinha de três anos.
"O que é Deus?" - indagou ela. "Deus é Amor." - respondi-lhe.
"Está aqui!" - disse ela, envolvendo-me no abraço mais delicioso do mundo!

BlackMiau
#1
Por norma o alojamento é sempre um serviço pago, com oferta do domínio.

Pensa em termos de alugares uma casa com a conta da luz de oferta. Consoante o que precisas, assim escolhes uma casa maior ou menor, com mais ou menos espaço para arrumares a tralha.

O domínio é o endereço principal, como deste no exemplo "www.littlelight.com". Depois tens os sub-domínios. Por exemplo www.littlelight.com/loja ou www.littlelight.com/info que te levam a locais diferentes. Às vezes também tomam o formato de http://loja.littlelight.com ou http://info.littlelight.com Ficas dona desse domínio durante um período de tempo limitado, normalmente é um ano. Depois ou renovas, ou perde-lo.

A nível de alojamento, da minha experiência sempre preferi Linux. Basicamente estás a confiar o teu trabalho ao computador de outra pessoa e o sistema Linux é mais estável.

O Cpanel é o painel de controlo onde defines os pormenores técnicos. Uma vez que estás a criar um site com HTML, CSS e Java, é preciso que faças upload de todos os elementos no local devido para que o Cpanel mostre o conjunto final ao utilizador. Julgo que hoje em dia os Cpanel estão mais simplificados e não precisas de escarafunchar muito com outras ferramentas para juntar tudo.

O tráfego é como a ligação à net de cada um. Podes ter uma ligação limitada a 15gb, por exemplo, o que significa que quando a informação circulada atinja esse limite, a tua ligação é reduzida ao extremo ou mesmo cortada até à renovação do prazo definido (normalmente mensal). Se for ilimitada não tens essa preocupação. No caso de um site, será o total da informação transmitida entre o servidor e cada utilizador.

Acho que cobri todos os pontos, espero que ajude :)

So para acrescentar às indicações da BlackMiau

Empresa portuguesa Cloud4you (carrega para abrir link)

Por 10€ por ano, consegues um servidor simples.

O domínio .com são 10€ por ano.

Inclui todas as características pedidas:

1GB de Espaço em Disco.
Tráfego Ilimitado
1 Domínio Permitido
Sub-domínios Ilimitados
Contas de email Ilimitadas
Contas FTP Ilimitadas
BDs Mysql Ilimitadas
Backups Diários
cPanel 11 & Softaculous
cPremote Incluído

Obrigada, BlackMiau e Acnamon. Ajudaram, mas fiquei com mais dúvidas ainda...

Citação de: BlackMiau em 20 dezembro, 2015, 14:26
O domínio é o endereço principal, como deste no exemplo "www.littlelight.com". Depois tens os sub-domínios. Por exemplo www.littlelight.com/loja ou www.littlelight.com/info que te levam a locais diferentes.

Vamos supor que o meu site tem as seguintes páginas: www.littlelight.com/index.html, www.littlelight.com/contactos.html e www.littlelight.com/quemsou.html. Estas páginas ficam todas dentro do domínio principal, é isso? Não têm nada a ver com os subdomínios, ou têm?


Citação de: BlackMiau em 20 dezembro, 2015, 14:26
A nível de alojamento, da minha experiência sempre preferi Linux. Basicamente estás a confiar o teu trabalho ao computador de outra pessoa e o sistema Linux é mais estável.

Mas o facto de eu criar um site num computador com windows, vai-me condicionar o alojamento? Ou seja, tenho que alojar num servidor windows, ou um linux serve independentemente de onde criei o site?


Citação de: BlackMiau em 20 dezembro, 2015, 14:26
O tráfego é como a ligação à net de cada um. Podes ter uma ligação limitada a 15gb, por exemplo, o que significa que quando a informação circulada atinja esse limite, a tua ligação é reduzida ao extremo ou mesmo cortada até à renovação do prazo definido (normalmente mensal). Se for ilimitada não tens essa preocupação. No caso de um site, será o total da informação transmitida entre o servidor e cada utilizador.

Ou seja, supondo que as minhas três páginas do site (index, contactos e quemsou) possuem 500kb de informação cada uma, e um utilizador consulte as três páginas, o tráfego que circula é de 1500kb. Se eu tiver por exemplo 50 visitas mensais às três páginas, terei então 75000kb, à volta de 76mb. É isso então que significa o tráfego, correcto? E os emails que eu troque com os utilizadores, entram nesta contabilidade?


Citação de: Acnamon em 20 dezembro, 2015, 17:51

Contas FTP Ilimitadas
Backups Diários
cPanel 11 & Softaculous
cPremote Incluído


O que são as contas FTP e para que servem?

Se eu mantiver o site sem alterações de grafismo ou conteúdo, qual a razão de ser dos backups diários?

O que é o Softaculous e para que serve?

O que é o cPremote e para que serve?

E já agora, o que é um alojamento dedicado? Qual a diferença para o outro tipo de alojamento, que penso que seja por lógica um alojamento partilhado?

Só mais uma pergunta (por agora...): como saber se os servidores estão em território nacional?

Desculpem tanta pergunta, é da maneira que fico mais bem informada para poder dirigir-me as empresas de alojamento...
"Onde está Deus?" - perguntei à minha sobrinha de três anos.
"O que é Deus?" - indagou ela. "Deus é Amor." - respondi-lhe.
"Está aqui!" - disse ela, envolvendo-me no abraço mais delicioso do mundo!

Sobre fazeres o site utilizando o Sistema Operativo Windows não tem interferência nenhuma no tipo de servidor que vais utilizar, pois tu estás a fazer o site em linguagens simples como HTML, CSS e JS.

Os subdomínios são utilizados quando queres criar acessos rápidos a certas partes do teu site, como por exemplo, o tal mail.Littlelight.com, mas desnecessários numa primeira analise.

FTP é para transferires os ficheiros do teu computador para o servidor, basta instalares um programa de FTP como o FilleZila que te permite aceder ao teu servidor como se fossem pastas no Windows, e podes transferir para lá o teu site.

Softaculous é um programa embutido no servidor que te serve para instalar um conjunto diverso de programas, por exemplo, imaginemos que em vez de fazeres o teu site "à mão" com o DreamWeaver utilizas um programa mais automatizado e online como o Wordpress ou Joomla que te permite construir sites muito mais facilmente e já com muitos templates feitos, e facilmente alteráveis.

O alojamento dedicado é completamente irrelevante para ti, é pensado para sites que tenham acessos simultâneos astronómicos e que precisem de muitos recursos para correr todos os scripts pesados e complexos.

Sobre os servidores em território nacional penso que seja igualmente irrelevante, até porque a maioria das empresas  nacionais de servidores compra pacotes de revenda em servidores alemãs por exemplo, e visto que estamos a falar da Internet o espaço físico destes servidores não faz diferença, mas sim de teres assistência em Português.

Sobre os backups imagina que um dia por distracção apagas conteúdos do site e não os tens no PC então com os backups podes restaurar esses ficheiros perdidos.

Mas agora um ponto muito importante, toma cuidado com sites "simples" pois esses são severamente penalizados pelo google, no que diz respeito ao ranking de pesquisa por não ser mobile friendly ou teres o "html no final dos links" como http://www.littlelight.com/index.html entre outros grandes factores que sinceramente são demasiado extensos para estar a explicar (e do qual cobro aos meus clientes  ;) )

Não digo com isto que tenhas que contratar alguem para fazer o site, mas que tomes atenção que existem ferramentas que ajudem a pessoas com conhecimentos reduzidos de SEO Search Engine Optimization (optimização de sites para motores de busca) :

Construção de sites:
Wordpress (que é facilmente instalado através do tal Softaculous )

Analise a sites e da sua performance: https://www.site-analyzer.com e https://developers.google.com/speed/pagespeed/insights/

Aconselho-te a investires algum tempo por exemplo no youtube a ver como se constroem sites rapidamente com Wordpress, verás que é realmente muito fácil e rápido com resultados excelentes.


Obrigada, Acnamon.

Para ficar aqui bem claro na minha cabeça: o cPanel é uma ferramenta para transferir os ficheiros, tal como o FTP, mas o primeiro está alojado no servidor e o segundo fica no meu computador. É isso?

É possível com o DreamWeaver fazer o site sem as extensões html? Ou tenho mesmo que optar pelo wordpress ou joomla? Posso também principiar por transferir um site criado por mim no Dreamweaver e mais tarde substitui-lo por um criado em wordpress, certo?
"Onde está Deus?" - perguntei à minha sobrinha de três anos.
"O que é Deus?" - indagou ela. "Deus é Amor." - respondi-lhe.
"Está aqui!" - disse ela, envolvendo-me no abraço mais delicioso do mundo!

Cpanel é o é uma ferramenta de gestão do servidor e de tudo que podes fazer la dentro. Através do Cpanel podes aceder a todas as definições do servidor, seja: criar contas de email, criar subdominios, criar contas de acesso FTP, aceder ao Softaculous, aceder às pastas onde estão alojados os conteúdos e muito mais. exemplo:



O FTP é a ferramenta de ligação entre o servidor e o PC, tal e qual como quando abres a pasta da dropbox por exemplo, podes enviar/apagar ficheiros com um interface simples.

Sobre o ".html" sim pode ser removido, implica acederes ao ficheiro chamado ".htaccess"  que está sempre na raiz do servidor e inserir um conjunto de linhas, procura "retirar html de url" no google.






Mas então o cPanel não permite que eu transfira os ficheiros do meu computador para o servidor, é isso? Tenho que usar para o efeito o FTP? Foi o que entendi agora, desculpa mas isto é muito novo para mim e ainda estou um pouco confusa...
"Onde está Deus?" - perguntei à minha sobrinha de três anos.
"O que é Deus?" - indagou ela. "Deus é Amor." - respondi-lhe.
"Está aqui!" - disse ela, envolvendo-me no abraço mais delicioso do mundo!

Da sim. No cpanel consegues aceder ao "explorador de ficheiros" que ira abrir uma janela onde podes gerir/ver/enviar/apagar os conteúdos.

Simplesmente por FTP é mais facil para quem precisa de aceder regularmente.

Ah, ok. Já percebi.

Obrigada pela tua ajuda e paciência, Acnamon. Foi muito útil.  ;)
"Onde está Deus?" - perguntei à minha sobrinha de três anos.
"O que é Deus?" - indagou ela. "Deus é Amor." - respondi-lhe.
"Está aqui!" - disse ela, envolvendo-me no abraço mais delicioso do mundo!