Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.445
Total de tópicos
26.915
  • Os quatro elementos e as funções psicológicas
    Iniciado por SaraRS
    Lido 1.503 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Encontrei este artigo e achei muito interessante para todos os amantes de Astrologia e para todos os que desejam aprender e compreender melhor  :) Boa leitura  ;)

Os quatro elementos e as funções psicológicas

        A quaternidade,  afirma Carl Jung, é a condição lógica para qualquer julgamento geral. Qualquer um que tente formar este tipo de julgamento descobrirá que deve ter um aspecto quádruplo . Por exemplo, quem deseja descrever a totalidade de horizonte nomeia os pontos cardeais . A totalidade ideal é o círculo , mas a sua divisão mínima natural é a divisão em quatro.
        Além dos quatro pontos cardeais , temos as quatro estações do ano , que por sua característica cíclica também ofereceu uma influência sobre a formação astropsicológica do ser humano. Outra analogia possível é a relação dos quatro estados físicos da materia: sólido, líquido, gasoso e o plasma, com os quatro elementos astrológicos  sendo o estado sólido equivalente ao elemento terra; o estado líquido à água ; o gasoso ao ar e o plasma ao fogo.
        Os quatro elementos, por seu material simbólico de interpretação psicológica, podem ser considerados juntos como a estrutura básica da astrologia. Dentro  da perspectiva psicológica de C. Jung as quatro funções : intuição  percepção, pensamento e sentimento são a base da formação da estrutura de personalidade  do indivíduo e junto com os dois tipos  psicológicos : introvertido e extrovertido formam os tipos psicológicos.

        Tratarei agora das semelhanças de abordagem entre os quatro elementos astrológicos e as quatro funções psicológicas na tentativa de esclarecer mais a maneira pela qual o indivíduo orienta-se em relação ao meio , ou seja ,todos nós temos um modo relativamente constante de nos orientar, agir e reagir em relação à vida e seus acontecimentos , ou ainda , uma atitude mental essencial. Podemos orientarmo-nos através de uma destas quatro  maneiras:
        Percepção: perceber é equivalente a determinar a presença material  de algo ou um fato concreto, nada é julgado ou analisado apenas percebido tal como é, confiando nas observações feitas pelos sentidos.
        Pensamento: podemos orientar a nossa realidade de uma maneira abstrata , ou seja , podemos adaptar o que percebemos de acordo com o nosso próprio quadro mental e construir a nossa própria realidade interna a nível de pensamento.
        Intuição: intuir significa quase "acreditar que ", confiando na intuição acreditamos , de  uma maneira não racional, saber o fluxo das coisas . Conseguir olhar além das aparências externas dos fatos.
        Sentimento: é quando prestamos atenção e analisamos  de uma forma subjetiva o que os sentidos nos trazem e nos decidimos por este ou aquele fato, este ou aquele comportamento a partir desta abordagem subjetiva.
 
                  As funções como forma de orientação
        Muito embora o ser humano esteja apto a exercer estas quatro funções que o permitem orientar-se no universo de relações e factos diários tanto quanto latitude e longitude nos permitem orientarmo-nos no espaço geográfico, geralmente predomina  uma destas como função superior . É sobre esta base que ajustaremos a nossa realidade, ou ainda , é esta função que acessaremos de um forma mais consciente , ficando outras duas em segundo plano.

                 Os  quatro elementos e as funções psicológicas
        Fogo e intuição: O tipo fogo tem por palavra chave identidade e com ele estão relacionados os signos de Carneiro , Leão e Sagitário.
        O tipo fogo é muito orientado em direção a si próprio , dai a sua relação com identidade, muito espontâneo trava sua relação com o mundo cheio de entusiasmo e confiança. Possuidor de uma grande fonte de energia e muito dirigido à expressão criativa, o tipo fogo está muito orientado ao futuro e ele o persegue cheio de confiança e expectativas com um senso de noção do perigo quase infantil , dada a certeza dos seus insights peca em subestimar os factos concretos e não conceber bem a realidade.
        Sente-se realmente feliz quando põem-se a perseguir sonhos grandiosos que podem causar bem a todos e fortificar o seu sentido de identidade, muito embora tais sonhos possam ser impraticáveis . Positivamente é possuidor de uma mente brilhante e muito original no sentido de  que está buscando algo que reflita a sua identidade e esteja orientado para o futuro e com muita autoconfiaça em seu destino.
        O tipo intuitivo assim como fogo possui uma compreensão instintiva do que está acontecendo (doravante quando falar tipo refiro-me aos dois ) , o conhecimento instintivo/ intuitivo  é formado por imagens e conceitos  de  uma forma não abstraida , quase simbólica  na sua origem e  portanto virtualmente inconsciente e difícil de ser traduzida em palavras.
        As pessoas que cercam este tipo exercem um papel secundário em sua vida - as vezes ele próprio - ficando em primeiro plano as suas metas , aspirações e inspirações em uma submição voluntária aos poderes destas . Pode  haver um hiato, uma falha na conecção entre os seus insights e o próprio indivíduo.
       
        Ar e o pensamento: os signos de elemento ar:  Gemeos , Balança , Aquário tratam da "experiência na sua preocupação com as relações teóricas". No tipo Ar predomina o pensamento em forma de teorias, ideias , conceitos e tudo que tratar da realidade em sua forma abstracta com uma vivacidade mental e uma objetividade realçada para tudo de que tratar desta área da experiência.
        O tipo ar é eminentemente social  e sendo o mundo das ideias o seu reino necessita comunicar esta ideia da melhor maneira possível o que faz com que seja natural que este tipo possua o dom da linguagem para exercer esta faceta indispensável da sua vida : a comunicação com os outros.
        O tipo pensamento orienta as suas ações a partir de conclusões intelectuais e modelos teóricos e tenta levá-las a cabo seguindo fórmulas de conduta abstractamente contruidas . Muito embora tenha necessidade de pessoas  para comunicar o seu mundo dogmático , geralmente, dá a impressão de frieza e falta de emoção, pois procura testar tudo pelas leis da lógica e encontrar conecções logicas entre os factos , o que ,muitas vezes o leva à impessoalidade.
        Sendo o pensamento um aglomerado organizado de idéias e teorias que tornam-se ultrapassadas com novas informações adicionadas, logo , são revisadas e a sua visão do mundo modifica-se, o que esclarece as características do tipo Ar tais como inconstância e mutabilidade.

        Terra e percepção: Os tipo Terra :  Touro, Virgem , Capricórnio, estão ocupados com o mundo material e a realidade concreta . Só acham confiável o que podem tocar ; o que os órgãos do sentido podem perceber como realidade imediata ; e os conceitos que podem ser usados prática e concretamente na construção de algo útil.
        Esse tipo é prático , sólido , paciente , lento , controlado e confiável por ser mais dado à manutenção do que à transformação das estruturas,conceitos e a matéria a sua volta  (matéria essa que é seu reino natural) .
        A busca de uma sólida e segura  posição e a  aquisição de bens e utilidades que possam lhe oferecer um domínio da situação  são fatores básicos para o seu senso de segurança.  
        Assim  como o tipo Terra , o tipo Perceptivo por ser de uma função não racional, aborda a realidade como ela lhe chega sem formulações ou teorizações , ou seja , ele é um tipo extremamente realista , possui um bem desenvolvido senso objetivo para fatos e eventos que ocorrem à sua volta sempre abordando estes de forma a tirar-lhes a sua impressão imediata e experimentável a nível dos sentidos.
        O indivíduo Terra / Perceptivo uma vez que está extremamente ligado ao reino dos sentidos está disposto a sacrificar-se , quer a nível das limitações autoimpostas , quer a nível de suportar um trabalho fatigante e massante , mas que tenha um bom retorno material , com o fito de manter as aparências , ou seja  a sua exterioridade que pode ser percebida pelos outros a nível dos sentidos.
        Ainda falando da relação dos tipo Terra / Perceptivo com os sentidos os estímulos exteriores tais como vestuários , boa comida, boa bebida , gostos refinados  e confortos em geral são fundamentais para seu sentimento de segurança e bem estar.
                 
        Água e Sentimento: O reino dos signos de elemento água :  Caranguejo , Escorpião e Peixes é o reino dos sentimentos e emoções profundas e onde predomina  a incerteza e a instabilidade. O próprio elemento Água é assim , similar aos sentimentos, quanto mais vamos entrando mais ele vai ficando incerto , escuro e instável.
         Por estarem intimamente ligados aos sentimentos possuem uma receptividade e uma plasticidade muito grande na esfera dos sentimentos, podendo captar e / ou absorver os sentimentos de alguém com quem tenham compartilhado momentos  próximos e  ainda  penetrar nos  sentimentos dos outros.
        Em oposição ao tipo Ar / Pensamento é extremamente difícil para os tipo Água / Sentimento abordar  a vida de uma maneira lógica e objetiva e sim captá-la através de suas nuances de subjetividade , busca entender o meio analisando as mudanças de sentimentos com referenciais de afeição ou aversão os estímulos que este meio lhe oferece.
        A personalidade tende a estar envolvida em emoções decorrentes de conteúdos do inconsciente e sentimentos relacionados com experiências anteriores, o que ilustra mais uma característica do tipo Água / Sentimento que é sua relação muito forte com o passado e emoções retornantes .
        Nenhum outro tipo tem tamanha capacidade de compreender e sentir o que se passa no interior alheio, provavelmente venha dai a forte necessidade destes indivíduos se envolverem em atividades de caráter  cultural , social e filantrópico talvez numa tentativa de tranformar a vida deixando-a mais harmoniosa e agradável.
        Dada a tamanha importância que esse tipo dá aos sentimentos e o quão envolvido directamente está com estes que muitas vezes  é difícil comunicá-los externamente .

                  Os elementos na psicologia do indivíduo
        Os elementos , sem dúvida , têm influência na formação psicológica do indivíduo,  mas também não podemos incorrer no erro de um pensamento excessivamente linear de que  somente classificacão de dada pessoa por ênfase nos elementos   nos dará a capacidade de entendê-la ou o que é pior prever e controlar o seu comportamento ,  eliminando o seu "livre" arbitrio.
        Também existe esta visão preconceituosa em relação à Astrologia na qual esta teria por objetivo prever os factos e eventos que ocorreriam ao indivíduo.
        É no mínimo muito ingénuo querer afirmar ou sequer pensar que, por exemplo: o facto de alguém ter o sol no signo de Escorpião, ( na linguagem popular dizer que ela  "é " de Escorpião) , logo no elemento Água, seria uma pessoa que abordaria  a vida e os seus eventos unicamente ou preponderantemente de uma maneira sentimental e nada objetiva ou ainda que seria muita baixa a sua percepção da realidade. A Astrologia é muito complexa, com vários factores que nos fornecem informações sobre a estrutura psicológica e necessidades de expressão do indivíduo, assim como a própria estrutura psicológica do indivíduo é muito complexa com vários factores contribuindo para a sua formação.
       
Por Daniel Machado
       
                   Referências bibliográficas:

                  # Astrologia  da personalidade - Dane Rudhyar
                  # Astropsicologia - Karen Hamaker-Zondag      
                  # A prática da Astrologia – Dane Rudhyar
                  # Astrologia e a psique moderna - Dane Rudhyar
                  # Tipos psicológicos- Carl  G. Jung
                  # O  Homen e seus símbolos  - C . G . Jung


fonte: http://astroconhecer.blogspot.pt

Gostava de sublinhar esta frase:
Citação de: SaraRS em 16 dezembro, 2015, 15:15
Também existe esta visão preconceituosa em relação à Astrologia na qual esta teria por objetivo prever os factos e eventos que ocorreriam ao indivíduo.     
porque me revejo nela. De uma forma geral, e para mim, a astrologia não é futurologia, é uma ferramente interessante de auto-conhecimento.

Para ser usada para "prever" o futuro, seria na vertente da progressão do mapa, e aquilo que a minha experiência me diz é que os planetas, os trânsitos, os aspectos, quando em progressão, reagem de maneira diferente de pessoa para pessoa.
Por exemplo, se Neptuno se torna importante por causa de um trânsito, por exemplo, dependendo do tipo de trânsito e do mapa natal, pode haver um período de grande inspiração para algumas pessoas, ou pode haver um período de grande confusão mental e alheamento para outras.
Livros que fazem previsões para um ano com base em signos solares e, eventualmente..., em ascendentes? Eu não gastaria o meu dinheiro nisso!

Também gostava de sublinhar esta parte:
Citação de: SaraRS em 16 dezembro, 2015, 15:15
É no mínimo muito ingénuo querer afirmar ou sequer pensar que, por exemplo: o facto de alguém ter o sol no signo de Escorpião, ( na linguagem popular dizer que ela  "é " de Escorpião) , logo no elemento Água, seria uma pessoa que abordaria  a vida e os seus eventos unicamente ou preponderantemente de uma maneira sentimental e nada objetiva ou ainda que seria muita baixa a sua percepção da realidade. A Astrologia é muito complexa, com vários factores que nos fornecem informações sobre a estrutura psicológica e necessidades de expressão do indivíduo, assim como a própria estrutura psicológica do indivíduo é muito complexa com vários factores contribuindo para a sua formação.   
porque também me revejo completamente no que aqui está escrito. As ideias sobre o que significa "ser" de um signo estão muito espalhadas e enraizadas, e tal como o autor do artigo diz, a astrologia é muito mais complexa do que isso.

Obrigado pela partilha do artigo! :)
"Cedo ou tarde você vai perceber, como eu, que há uma diferença entre conhecer o caminho e percorrer o caminho". 
(Morpheus, The Matrix)

Concordo plenamente com a tua perspectiva Cassandra :) para mim também funciona sobretudo como auto-conhecimento.
Daí ter colocado aqui este artigo, porque penso que é de fácil compreensão e reflecte a verdadeira "filosofia" da astrologia.
Infelizmente, a astrologia é muito criticada devido a preconceitos e à ignorância. . . Fazem dela aquilo que ela não é e depois julgam-na por isso.

Sempre que encontro alguém a criticar a astrologia, consigo refutar a sua opinião, pois assenta em fundamentos ignorantes. Quando explico as coisas e todo o funcionamento ficam muito espantados e acabam por dar o beneficio da duvida.