Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.063
Total de mensagens
369.401
Total de tópicos
26.900
  • Entrevista do Pedro Mexia à Renascença
    Iniciado por brunojge
    Lido 3.037 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Citação"Nós esperamos respostas de Deus, mas há muitos livros que não são satisfatório no sentido imediato de quem procura um Manuel de instruções", afirmou Pedro Mexia na conversa com Maria João Avillez, esta quarta-feira, na Capela do Rato, em Lisboa. E acrescentou: "A Bíblia está cheia de instruções que não compreendemos." Mas essa dimensão de incompreendido, de mistério é central na vivência cristão do ensaísta para quem o cristianismo "é uma relação com transcendente e não apenas um conjunto de regras, de crenças, de códigos éticos".

LOURENÇO, Eunice. Pedro Mexia. "A Bíblia está cheia de instruções que não compreendemos". Rádio Renascença 26/11/2015. Online no link:http://rr.sapo.pt/noticia/40586/

Acho que aquilo que Pedro Mexia expressa é o que se passa com a maioria das pessoas que olha para a Bíblia com "olhos de descrença". A interpretação bíblica não é fácil, e eu que o diga, pois está sujeita a uma escrita original muito antiga, e grande parte dos relatos, são cópias de textos originais e traduzidos, e escritos com base em testemunhos visuais e orais.
Claro que assim haverá muita má interpretação bíblica a respeito de vários temas, como no caso da homossexualidade, sexo antes do casamento e do aborto. Outro dos problemas de interpretação é a tradução, várias palavras em hebraico têm vários significados. Mas, a meu ver, o grande problema é a pessoa não conseguir separar o que é histórico na Bíblia com o que é espiritual.
Enquanto te podes mexer, treina o corpo. Quando não te podes mexer, treina a mente.

Qual e a liçao espiritual que se tira do Antigo Testamento (nomeadamente do Diluvio, Sodoma e Gomorra, as 10 pragas do Egito, etc)?

Citação de: Forbidden em 27 novembro, 2015, 11:03
Qual e a liçao espiritual que se tira do Antigo Testamento (nomeadamente do Diluvio, Sodoma e Gomorra, as 10 pragas do Egito, etc)?

Como eu referi,
Citaçãoo grande problema é a pessoa não conseguir separar o que é histórico na Bíblia com o que é espiritual.

Diluvio, Sodoma e Gomorra, as 10 Pragas do Egipto, é tudo o que é histórico e fascinante pelo acontecimento. Agora, pergunta-te, porque é que houve o dilúvio, Sodoma e Gomorra foram destruídas e aconteceram as 10 pragas do Egipto? E não entres naquela de serem pecadores que isso é conversa de igreja.
Pensa nisso, investiga e depois diz o que concluíste?
Enquanto te podes mexer, treina o corpo. Quando não te podes mexer, treina a mente.

Citação de: brunojge em 27 novembro, 2015, 11:36
Como eu referi,
Diluvio, Sodoma e Gomorra, as 10 Pragas do Egipto, é tudo o que é histórico e fascinante pelo acontecimento. Agora, pergunta-te, porque é que houve o dilúvio, Sodoma e Gomorra foram destruídas e aconteceram as 10 pragas do Egipto? E não entres naquela de serem pecadores que isso é conversa de igreja.
Pensa nisso, investiga e depois diz o que concluíste?

Mas porque e que os crentes nunca dão respostas diretas e concisas?! Eu fiz uma simples pergunta, e nao me respondeu...

Esses acontecimentos não são históricos porque nao ha provas que tenham acontecido. O que eles serviram foi pra dar dar "exemplos" para os homens: submete-te a este Deus ou morres. Tão simples quanto isso, é essa a mensagem dessas passagens. O medo e poderoso, e a religião sempre o usou para subjugar os povos.

Citação de: Forbidden em 27 novembro, 2015, 11:44
Mas porque e que os crentes nunca dão respostas diretas e concisas?! Eu fiz uma simples pergunta, e nao me respondeu...

Esses acontecimentos não são históricos porque não há provas que tenham acontecido. O que eles serviram foi para dar dar "exemplos" para os homens: submete-te a este Deus ou morres. Tão simples quanto isso, é essa a mensagem dessas passagens. O medo e poderoso, e a religião sempre o usou para subjugar os povos.

Lamento informar-te, mas, há provas históricas quer na Física como na Historiografia. Posso te indicar o Prof. Adauto Lourenço Físico e já foi cientista da NASA.
Para mim a mensagem bíblica nada tem a ver com a mensagem religiosa. Queres respostas directas? Mas por acaso sabes as perguntas que queres fazer?
Desde o inicio da Criação que Deus quer tornar a Terra um local perfeito para o Ser Humano viver e que através da forma como vive Ele seja louvado (nada de cultos e igrejas). No entanto, o ser humano prefere desobedecer e fazer o que quer com algo que não é dele e que lhe foi confiada a guarda. Diz-me, se tiveres uma pessoa na tua casa e lhe confias a chave para guardar a casa e ela começa a destruir tudo, o que farias com essa pessoa? Metes fora de casa, certo? O que achas que Deus faria com pessoas que estão a destruir a obra Dele? Deves compreender que a vida não termina quando morres fisicamente, depois daqui vais prestar contas por tudo, sejas crente ou não.
Imperfeitos somos todos, por isso iremos prestar contas a Deus. Deus é Amor, por isso dá oportunidades a todos de procurarem se corrigir ao máximo possível. Nos casos que referiste houve oportunidade para se corrigirem, no Diluvio todos poderiam entrar na arca antes de ser fechada, mas, até lá Noé era louco, depois de fechada nada a fazer.  No Egipto, houve 10 oportunidades, não de aceitar Deus, mas, de libertar os hebreus, foi preciso morrer o primogénito para  que abrissem os olhos. Sodoma e Gomorra, há referencias que dão a entender que Deus fartou-se deles e ainda assim salvou o sobrinho de Abraão.
Se tu não consegues entender, porque, eu me faço explicar mal, ou porque, tens dificuldade em compreender a literatura bíblica, eu compreendo perfeitamente. Agora, dizeres que não há espiritualidade, nem mesmo, uma pessoa que tenha os seus preceitos de fé diferentes do meu, vai dizer que não há, pois, sabem perfeitamente que a ligação do ser humano com o Divino, foi escrito em vários textos, consoante a cultura das pessoas.
Já agora, submeteste a Deus ou morres vem do Cristianismo e não Judaísmo do antigo testamento. Caso não saibas, a Babilónia e a Pérsia, tiveram reis que adoravam o mesmo Deus que os hebreus, mas, não se sujeitavam às suas leis. Além do mais, se fosse como dizes, Deus teria matado Caim, mas, ainda assim, protegeu-o para que não fosse morto por ninguém.
Ainda mais resumido o que disse: Deus quer que o ser humano se chegue a Ele de forma a atingir a máxima perfeição possível. Se não concordas, respeito isso, mas, foste tu que querias respostas. Se não são as que queres tenho pena, a verdade é o que é e não o que queremos que seja.
Enquanto te podes mexer, treina o corpo. Quando não te podes mexer, treina a mente.

Citação de: brunojge em 27 novembro, 2015, 12:24
Lamento informar-te, mas, há provas históricas quer na Física como na Historiografia. Posso te indicar o Prof. Adauto Lourenço Físico e já foi cientista da NASA.
Para mim a mensagem bíblica nada tem a ver com a mensagem religiosa. Queres respostas directas? Mas por acaso sabes as perguntas que queres fazer?
Desde o inicio da Criação que Deus quer tornar a Terra um local perfeito para o Ser Humano viver e que através da forma como vive Ele seja louvado (nada de cultos e igrejas). No entanto, o ser humano prefere desobedecer e fazer o que quer com algo que não é dele e que lhe foi confiada a guarda. Diz-me, se tiveres uma pessoa na tua casa e lhe confias a chave para guardar a casa e ela começa a destruir tudo, o que farias com essa pessoa? Metes fora de casa, certo? O que achas que Deus faria com pessoas que estão a destruir a obra Dele? Deves compreender que a vida não termina quando morres fisicamente, depois daqui vais prestar contas por tudo, sejas crente ou não.
Imperfeitos somos todos, por isso iremos prestar contas a Deus. Deus é Amor, por isso dá oportunidades a todos de procurarem se corrigir ao máximo possível. Nos casos que referiste houve oportunidade para se corrigirem, no Diluvio todos poderiam entrar na arca antes de ser fechada, mas, até lá Noé era louco, depois de fechada nada a fazer.  No Egipto, houve 10 oportunidades, não de aceitar Deus, mas, de libertar os hebreus, foi preciso morrer o primogénito para  que abrissem os olhos. Sodoma e Gomorra, há referencias que dão a entender que Deus fartou-se deles e ainda assim salvou o sobrinho de Abraão.
Se tu não consegues entender, porque, eu me faço explicar mal, ou porque, tens dificuldade em compreender a literatura bíblica, eu compreendo perfeitamente. Agora, dizeres que não há espiritualidade, nem mesmo, uma pessoa que tenha os seus preceitos de fé diferentes do meu, vai dizer que não há, pois, sabem perfeitamente que a ligação do ser humano com o Divino, foi escrito em vários textos, consoante a cultura das pessoas.
Já agora, submeteste a Deus ou morres vem do Cristianismo e não Judaísmo do antigo testamento. Caso não saibas, a Babilónia e a Pérsia, tiveram reis que adoravam o mesmo Deus que os hebreus, mas, não se sujeitavam às suas leis. Além do mais, se fosse como dizes, Deus teria matado Caim, mas, ainda assim, protegeu-o para que não fosse morto por ninguém.
Ainda mais resumido o que disse: Deus quer que o ser humano se chegue a Ele de forma a atingir a máxima perfeição possível. Se não concordas, respeito isso, mas, foste tu que querias respostas. Se não são as que queres tenho pena, a verdade é o que é e não o que queremos que seja.

Agora já entendi melhor a tua perspectiva, obrigado pela resposta.

Citação de: Forbidden em 27 novembro, 2015, 13:18
Agora já entendi melhor a tua perspectiva, obrigado pela resposta.

De nada, quando tiveres mais questões está à vontade ;D
Enquanto te podes mexer, treina o corpo. Quando não te podes mexer, treina a mente.

MrM
"Claro que assim haverá muita má interpretação bíblica a respeito de vários temas, como no caso da homossexualidade, sexo antes do casamento e do aborto. "

Não devemos confundir o que é Doutrina com Biblia.
A Biblia é um livro de livros que tem diferentes compilações e traduções de acordo com a vertente cristã e judaica.

No caso particular da Igreja Católica. A questão da homossexualidade prende-se com a sodomia (e sim essa parte esta na Biblia, Levitico).

A questão do sexo antes do casamento é um dos 10 mandamentos, que é comum aos Judeus.

A Biblia não é livro cientifico, mas muito do que conta passou-se realmente na Zona, não no Mundo inteiro (por exemplo, diluvio). Não nos podemos esquecer que grande parte do antigo testamento refere-se à história de uma zona do planeta, o conhecimento global não existia na epoca.

O problema aparece quando se coloca livros do calibre da Bíblia como objecto de estudo.

Todos os livros que são a base das diferentes religiões servem para um único propósito: condicionar e controlar opinião de povos. Querer tirar desses livros exemplos de vida ou lições históricas é um erro comum que nunca leva a conclusão nenhuma.

Sintam-se livres das orientações dadas nos livros religiosos e encontrarão a verdadeira vivencia espiritual.
Não me trates por VOCÊ!!!
Respeito mais tratando-te por TU do que tu a tratares-me por VOCÊ!