Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.447
Total de tópicos
26.915
  • Bebé com a lua
    Iniciado por KOLDINE
    Lido 14.467 vezes
0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.
Boas irmãos recentemente tornei-me mãe pela segunda vez e de um rapaz.

E como sabem os nossos avôs têem sempre os seus mitos em relação aos nossos bebés, um deles é o "bebé estar com a lua".

Esta expressão é usada quando o bebé em transito de sono faz imensos sons, dá sorrisos, risos, revira os olhos e entre outras coisas.

Por acaso o meu rapaz desde que nasceu, desde o primeiro dia na maternidade que assusta-se muito facilmente durante o sono. Faz gemidos de choro, dá pequenos saltos e já chegou a dar choros bem fortes de como quem tivesse a ter uma grande dor. Claro que também tem as vezes dos sorrisos, dos olhos revirados e etc...

Mas o que me disperta a curiosidade é de facto os gritos e os choros durante o sono. Já a minha primeira aconteceu o mesmo e no entanto a caminho dos seus 18 meses de vez em quando tem sonos com gritos e choros terríveis que eu nem sequer tento mexer-lhe.

Já me passou pela cabeça pela possibilidade de estarem a sonhar com vidas passadas, mas gostaria de entrar mais nos mitos portugueses em relação aos bebés e á lua. :)

Antes de mais, parabéns! Tudo de bom para ti e para o teu bebé  :)

Em relação ao bebé estar com a Lua, o que encontrei foi o seguinte:
Quase todas as mães já viram os bebés a sorrir ou a revirar os olhos durante o sono, mas só as que têm contacto com pessoas mais idosas é que já ouviram a expressão "estar com a Lua".

As pessoas mais antigas aconselham as mães a não deixar a roupa a secar ao Luar. Se isso acontecer, a roupa deve apanhar Sol ou ser lavada de novo.
Dizem que se a roupa apanhar Luar isso influencia o sono do bebé. Li um relato que referia que era sobretudo nas fases de  lua cheia ou quarto minguante.
Outra coisa que também li foi pôr a cama a apanhar Sol ajuda a acalmar o sono do bebé à noite.

Os antigos também diziam que quando um bebé não dormia bem era preciso entregá-lo à Lua. Para isso faziam o seguinte: mostravam o bebé ao luar e diziam a seguinte reza:
"Lua,luar,
Aqui tens o meu menino,
Ajuda-me a criar.
Eu sou a mãe, tu és a ama,
Dá-lhe tu o colo,
Que eu lhe dou a mama"

Outras teorias que encontrei dizem que não se deve olhar para os bebés quando estao com a Lua, e que os bebés riem enquanto dormem porque estão a sonhar com anjos, ou com vidas passadas.


Isto são costumes e rituais que as pessoas mais antigas conheciam e faziam, que se foram perdendo com os tempos.

Pelo menos, vamos registando aqui essas tradições antigas  :)
"Cedo ou tarde você vai perceber, como eu, que há uma diferença entre conhecer o caminho e percorrer o caminho". 
(Morpheus, The Matrix)

Citação de: Cassandra em 22 novembro, 2015, 12:58
Antes de mais, parabéns! Tudo de bom para ti e para o teu bebé  :)

Em relação ao bebé estar com a Lua, o que encontrei foi o seguinte:
Quase todas as mães já viram os bebés a sorrir ou a revirar os olhos durante o sono, mas só as que têm contacto com pessoas mais idosas é que já ouviram a expressão "estar com a Lua".

As pessoas mais antigas aconselham as mães a não deixar a roupa a secar ao Luar. Se isso acontecer, a roupa deve apanhar Sol ou ser lavada de novo.
Dizem que se a roupa apanhar Luar isso influencia o sono do bebé. Li um relato que referia que era sobretudo nas fases de  lua cheia ou quarto minguante.
Outra coisa que também li foi pôr a cama a apanhar Sol ajuda a acalmar o sono do bebé à noite.

Os antigos também diziam que quando um bebé não dormia bem era preciso entregá-lo à Lua. Para isso faziam o seguinte: mostravam o bebé ao luar e diziam a seguinte reza:
"Lua,luar,
Aqui tens o meu menino,
Ajuda-me a criar.
Eu sou a mãe, tu és a ama,
Dá-lhe tu o colo,
Que eu lhe dou a mama"

Outras teorias que encontrei dizem que não se deve olhar para os bebés quando estao com a Lua, e que os bebés riem enquanto dormem porque estão a sonhar com anjos, ou com vidas passadas.


Isto são costumes e rituais que as pessoas mais antigas conheciam e faziam, que se foram perdendo com os tempos.

Pelo menos, vamos registando aqui essas tradições antigas  :)
De facto o que mais ouvi da parte da minha avó foi de evitar ter a roupa de bebé estendida até a noite chegar, para assim não apanhar o luar.

A outra coisa que ela falou-me em relaçao a minha pequena de 17 meses, é que por ter deixado a roupa dela ao luar ela está a demorar a aprender a fala.

Não se encontra muita coisa na net sobre estas crenças, mas do que consegui encontrar na net, não vi nada em relação à fala propriamente dita.
Mas havia quem falasse que a roupa ao luar influenciava não só o sono como o comportamento, o que vai de encontro ao que a tua avó disse.

Mas nessas idades os miúdos dão saltos na aprendizagem. Podem passar de não dizerem quase nada para parecem papagaios, em espaços de tempo muito curtos.
Às vezes depende da necessidade que têm em fazer os outros compreenderem-nas: se os outros perceberem o que elas dizem, as crianças não sentem necessidade de desenvolver as suas competências na linguagem.

Ou podes sempre experimentar o efeito da mezinha e pôr a cama dela a apanhar sol durante o dia, para contrariar os efeitos da Lua  ;)
"Cedo ou tarde você vai perceber, como eu, que há uma diferença entre conhecer o caminho e percorrer o caminho". 
(Morpheus, The Matrix)

Uma hipótese menos mística seria: como correu o parto? O bebé teria alguma "lembrança" do mesmo (luzes, o barulho dos instrumentos, a palmadinha no bumbum, etc)?
Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem

Citação de: cleopatra em 22 novembro, 2015, 14:00
Uma hipótese menos mística seria: como correu o parto? O bebé teria alguma "lembrança" do mesmo (luzes, o barulho dos instrumentos, a palmadinha no bumbum, etc)?

Não, este meu segundo parto ao contrario do primeiro foi muito calmo. Consegui fazer um bom trabalho so teve de se usar a ventosa por causa de uma das membranas do meu colo do útero. De resto consegui puxar bem e ele desceu muito facilmente e rápido. Só estava a estranhar quando ele veio para mim não chorar mas passados alguns segundos começou a chorar. Até começou a segurar-se a mim quando a enfermeira o queria vestir e quando ja vestido e no colo do pai sorria muito. Sempre muito calmo e sereno só que quando chega a noite os sonos dele parecem sempre incomodados. Com alguns gemidos e choros. Cheguei uma noite assustar-me pois ele estava muito sereno a dormir e do nada lança um grito junto com um choro muito profundo. Só acalmou quando dei-lhe peito e mesmo assim primeiro que pegasse no peito... Ainda pensei que fosse uma cólica mas a barriga dele continua muito mole como o primeiro dia.

#6
Até aos 3/4 anos de idade as crianças estão "mais para lá do para cá", passam mais tempo no mundo Espiritual que aqui, passam mais tempo a dormir do que acordados nos primeiro anos de vida. Têm muito mais contato com o mundo Espiritual e acho normal o que acontece ao seu filho, mas se achar necessário exponha o caso ao medico/a na proxima consulta. Segundo o Espirito André Luiz a reencarnação só é concluida por volta dos 7 anos de idade, ou seja vai se ligando o Espirito ao corpo progressivamente.
Abençoado seja o seu santíssimo nome em favor de todos nós Deus nosso Pai.

Citação de: misticopt28 em 22 novembro, 2015, 23:23
Até aos 3/4 anos de idade as crianças estão "mais para lá do para cá", passam mais tempo no mundo Espiritual que aqui, passam mais tempo a dormir do que acordados nos primeiro anos de vida. Têm muito mais contato com o mundo Espiritual e acho normal o que acontece ao seu filho, mas se achar necessário exponha o caso ao medico/a na proxima consulta. Segundo o Espirito André Luiz a reencarnação só é concluida por volta dos 7 anos de idade, ou seja vai se ligando o Espirito ao corpo progressivamente.

Ainda nao percebi muito bem o assunto das crianças e o mundo espiritual. Acha que estes comportamentos que o meu filho anda a ter estao relacionados com o mundo espiritual?

#8
Citação de: KOLDINE em 22 novembro, 2015, 23:32


Ainda nao percebi muito bem o assunto das crianças e o mundo espiritual. Acha que estes comportamentos que o meu filho anda a ter estao relacionados com o mundo espiritual?


Acredito que sim, pode ser sonhos ou intereção com os Espiritos benfeitores que o acompanham. Quando a criança chora pode ter a ver com entidades menos boas que se aproximam ou mesmo inimigos do passado. Mais isto é só a minha opinião.
Quando o bebe estiver mais agitado faça uma prece pedindo a Jesus que os Espiritos Benfeitores da criança a possam ajudar e reze um Pai-Nosso. O meu filho as vezes dava saltos a dormir e estremecia muito quando fomos a ver era um Espirito de um familiar que gostava muito dele e queria proteger, mas devido ao seu estado sem querer prejudicava. Tem alguém que faleceu antes ou depois do bebe nascer?
Abençoado seja o seu santíssimo nome em favor de todos nós Deus nosso Pai.

Não te sei dizer o que poderá ser, mas, fiquei interessado pelo caso.
Enquanto te podes mexer, treina o corpo. Quando não te podes mexer, treina a mente.

Citação de: misticopt28 em 22 novembro, 2015, 23:44



Acredito que sim, pode ser sonhos ou intereção com os Espiritos benfeitores que o acompanham. Quando a criança chora pode ter a ver com entidades menos boas que se aproximam ou mesmo inimigos do passado. Mais isto é só a minha opinião.
Quando o bebe estiver mais agitado faça uma prece pedindo a Jesus que os Espiritos Benfeitores da criança a possam ajudar e reze um Pai-Nosso. O meu filho as vezes dava saltos a dormir e estremecia muito quando fomos a ver era um Espirito de um familiar que gostava muito dele e queria proteger, mas devido ao seu estado sem querer prejudicava. Tem alguém que faleceu antes ou depois do bebe nascer?

Assim familiar de família biológica não sei realmente, apenas a minha avó materna mas penso que quando esta faleceu eu ainda não estava grávida.
Só faleceu a tia da senhora que cuidou de mim desde muito pequena, a quem lhe trato por avó, e é como se fosse bisavó dos meus filhos.