Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.063
Total de mensagens
369.401
Total de tópicos
26.900
  • Wicca - Ajuda
    Iniciado por FairyOfMoon
    Lido 8.565 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
#15
Antes de pensares em Covens, sugiro que te informes bem sobre o que é a Wicca e os seus rituais (que não caem no goto a toda a gente).
Há pelo menos um coven de Wicca Alexandrina em Lisboa e outro no Porto. Em lisboa há também um gardneriano. O meu conselho é que te informes bem sobre o que é a wicca primeiro, não é só "harmonia com a natureza", é uma disciplina mágica que implica trabalho. Nesse aspecto é mais activa que a maior parte das religiões que implicam apenas acreditar em algo.
É uma religião que se pratica em grupo, que depende da iniciação, embora hoje em dia a maioria dos praticantes se afaste disto, desde que o Scott cunningham publicou o "wicca solitária". O que acaba por ser uma evolução ou um desvirtuar do que a religião representa originalmente.
Mas basicamente, procura informação sobre a sua origem e sobre Gerald Gardner, que eu acredito não ser um personagem assim tão simpático quanto isso.

Citação de: Saturna em 24 novembro, 2015, 18:32
Antes de pensares em Covens, sugiro que te informes bem sobre o que é a Wicca e os seus rituais (que não caem no goto a toda a gente).
Há pelo menos um coven de Wicca Alexandrina em Lisboa e outro no Porto. Em lisboa há também um gardneriano. O meu conselho é que te informes bem sobre o que é a wicca primeiro, não é só "harmonia com a natureza", é uma disciplina mágica que implica trabalho. Nesse aspecto é mais activa que a maior parte das religiões que implicam apenas acreditar em algo.
É uma religião que se pratica em grupo, que depende da iniciação, embora hoje em dia a maioria dos praticantes se afaste disto, desde que o Scott cunningham publicou o "wicca solitária". O que acaba por ser uma evolução ou um desvirtuar do que a religião representa originalmente.
Mas basicamente, procura informação sobre a sua origem e sobre Gerald Gardner, que eu acredito não ser um personagem assim tão simpático quanto isso.

Eu só falei em Covens porque para mim é muito mais fácil ter alguém que me oriente. Eu estou-me a informar já há algum tempo por isso não sou propriamente inculta no assunto e só referi um dos princípios não disse que wicca era só harmonia com a natureza. Muito obrigada pela informação anyway.
play with fairies, ride a unicorn
swim a mermaid, fly to the moon

desculpa se soou que estava a dar sermão, não era mesmo a minha intenção.

O que quis dizer é que quando se procura um coven, para entrares precisas de ser iniciada, que é um compromisso logo em si. Daí eu dizer que é preciso já irmos com noção do que nos estamos a meter antes de procurar os grupos.

Eu própria sentia-me atraída pela wicca quando era mais nova mas ao pesquisar melhor senti que não era para mim embora me identificasse na mesma com o paganismo. É só que o wicca tem mais projecção hoje em dia e por isso mesmo também é sujeita a mais confusão.

Espero sinceramente que encontres o que estás à procura.  :)

Citação de: Saturna em 26 novembro, 2015, 01:56
desculpa se soou que estava a dar sermão, não era mesmo a minha intenção.

O que quis dizer é que quando se procura um coven, para entrares precisas de ser iniciada, que é um compromisso logo em si. Daí eu dizer que é preciso já irmos com noção do que nos estamos a meter antes de procurar os grupos.

Eu própria sentia-me atraída pela wicca quando era mais nova mas ao pesquisar melhor senti que não era para mim embora me identificasse na mesma com o paganismo. É só que o wicca tem mais projecção hoje em dia e por isso mesmo também é sujeita a mais confusão.

Espero sinceramente que encontres o que estás à procura.  :)


Muito obrigada :)
Dá para fazer auto-iniciação, certo?
play with fairies, ride a unicorn
swim a mermaid, fly to the moon

é assim: a wicca originalmente era uma religião que apenas se pratica em grupo. E só eras wiccan depois de seres iniciada pelo grupo. Ou seja, para seres wiccan (e claro que isto hoje é muito disputado) tens que fazer parte e ser iniciada por um coven.
É como seres batizado para te tornares católico... e não és católico sem seres baptizado. O que não significa que não possas acreditar em Cristo, certo?
É por isso que insisti na questão da informação, porque hoje em dia existem imensos tipos de wicca mas que são derivações do original. É como depois do catolicismo veres os protestantes, baptistas, adventistas, enfim... continuam a acreditar em cristo mas não são a mesma coisa.
Tenho pena de não conseguir indicar-te um livro sobre a história do movimento, porque só os li em inglês e já foi ha muitos anos atrás.
Se estiveres interessada em começar num caminho pagão solitário (que eu não gosto muito de chamar wicca, porque lá está, pra mim wicca é só o original), tens o livro "wicca solitária" do Scott Cunningham. Aliás, qualquer livro dele é bom para principiantes, e a maioria estão traduzidos em português. Foi por onde eu comecei.. há muito tempo atrás,quando os animais ainda falavam :p

Os animais ainda falam :) basta entende-los ;)

Citação de: Sopkmon em 26 novembro, 2015, 21:20
Os animais ainda falam :) basta entende-los ;)

E às vezes falam demais...
Enquanto te podes mexer, treina o corpo. Quando não te podes mexer, treina a mente.

#22
Um desejo assim tão forte só pode ser por uma razão mais forte ainda. É a "Wicca", ou melhor: a antiga religião celta da Europa, antes da chegada do Cristianismo. As pessoas em Portugal não conhecem muito bem a Wicca, abundam ideias erradas, até há quem a considere "satânica", o que é uma grande mentira. Sou praticante da Wicca há muitos anos, herdei-a de família. Sou uma praticante solitária, com grande pena minha, o meu maior desejo era ter o meu próprio Coven, mas onde estão as pessoas certas, onde as posso encontrar? O nome "Mãe do Bosque" denuncia a minha religião, que é uma religião como qualquer outra, apenas incompreendida por muitos, desconhecida por muitos mais. Alguma coisa que precise, posso ajudar. Moro no Algarve.

Um desejo assim tão forte só pode ser por uma razão mais forte ainda. É a "Wicca", ou melhor: a antiga religião celta da Europa, antes da chegada do Cristianismo. As pessoas em Portugal não conhecem muito bem a Wicca, abundam ideias erradas, até há quem a considere "satânica", o que é uma grande mentira. Sou praticante da Wicca há muitos anos, herdei-a de família. Sou uma praticante solitária, com grande pena minha, o meu maior desejo era ter o meu próprio Coven, mas onde estão as pessoas certas, onde as posso encontrar? O nome "Mãe do Bosque" denuncia a minha religião, que é uma religião como qualquer outra, apenas incompreendida por muitos, desconhecida por muitos mais. Alguma coisa que precise, posso ajudar. Moro no Algarve.

Sobre a auto-iniciação.
Se uma iniciação é: "Normalmente, o ritual de iniciação envolve a condução do novato por um veterano do grupo, e costuma consistir na exposição de novos conhecimentos - inclusive segredos. " in: http://dicionarioportugues.org/pt/iniciacao

Para mim, nunca jamais em tempo algum...
"Raramente conhecemos alguém de bom senso, além daqueles que concordam connosco."  François La Rochefoucauld

O termo Wicca foi um termo que apareceu há relativamente pouco tempo para designar as antigas tradições religiosas da Europa Ocidental. Eu considero-me praticante-solitária da antiga religião da Europa, mas não concordo com o termo Wicca. Também sei que muitos grupos Wicca se afastaram da linha original e ergueram verdadeiras "máfias", o perigo que espreita qualquer religião. Muitos seguidores da Wicca são os primeiros a passar uma má imagem da mesma. Concordo que não se deve embarcar na dependência de um guru, porque isso é o que faz qualquer seita. Há muito que desisti de ter um Coven, e eu já tive um, do qual desisti por ver que ele, mais dia menos dia, descambava numa seita. Prefiro ensinar a tradição a quem a deseja aprender, mas sem existirem "prisioneiros" nem "mandantes". Ou estará em causa o amor universal.

Wicca não é um termo usado pra designar costumes antigos... é uma religião criada nos anos 50 no reino unido por um tipo chamado gerald gardner. É uma religião Neo pagã que no máximo tem inspiração em costumes antigos mas foi criada por um maçon iniciado na OTO. Isto é facto histórico,  não é opinião.
Não confundamos as coisas.

Citação de: Saturna em 07 dezembro, 2015, 08:27
Wicca não é um termo usado pra designar costumes antigos... é uma religião criada nos anos 50 no reino unido por um tipo chamado gerald gardner. É uma religião Neo pagã que no máximo tem inspiração em costumes antigos mas foi criada por um maçon iniciado na OTO. Isto é facto histórico,  não é opinião.
Não confundamos as coisas.

Não é a toa que muita coisa na Wicca tem cheiros de thelema etc...
"Raramente conhecemos alguém de bom senso, além daqueles que concordam connosco."  François La Rochefoucauld