Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.423
Total de mensagens
369.438
Total de tópicos
26.912
  • A Lei do Retorno
    Iniciado por Marta149
    Lido 14.625 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
#120
Não Malik, desculpa. Dirigia-me á Intrigada. Ainda sou novata nisto e já percebi que deveria ter citado para que se percebesse...vou aprendendo. :)

Citação de: kha0s em 06 dezembro, 2015, 16:41
Se não é indiscrição no que acreditas então?

Bom, sinto mais ou menos o mesmo que Malik. Que todos somos uma particula de Deus e portanto, tudo contemos. Apenas poderei contestar o conceito de perfeição ou imperfeição. Para mim contêm-se mutuamente. Não existe perfeição ou imperfeição apenas é.
A imperfeição não é mais do que uma caracteristica da perfeição - uma outra tonalidade de uma mesma coisa.

Citação de: Atena46 em 06 dezembro, 2015, 19:07
Apenas poderei contestar o conceito de perfeição ou imperfeição. Para mim contêm-se mutuamente. Não existe perfeição ou imperfeição apenas é.
A imperfeição não é mais do que uma caracteristica da perfeição - uma outra tonalidade de uma mesma coisa.

É isto que contestas?

"É, por princípio, verdade. Porém, o que é perfeito, Deus, pode criar o que bem entender. É certo que numa visão simplista diríamos que Deus, na Sua perfeição, tenderia a criar apenas "coisas" perfeitas. Constata-se, porém, que assim não se passou."

CitaçãoÉ, por princípio, verdade. Porém, o que é perfeito, Deus, pode criar o que bem entender. É certo que numa visão simplista diríamos que Deus, na Sua perfeição, tenderia a criar apenas "coisas" perfeitas. Constata-se, porém, que assim não se passou.

Isso então contraria a perfeição do Ser, que não criou a obra perfeita. Como é que se cria uma obra imperfeita, que dá origem a espiritos perfeitos (como disse, seremos deus)?
Universo é infinito.
Deus criou o Universo.
Que espaço ocupa Deus na infinitude do Universo? Se o Universo é o espaço Infinito... Será Deus parte do Universo? Livros espiritas fazem a analogia do artista e da obra, o que o contraria isto (mas não responde a esta questão). Mas sendo assim fica a haver um problema de espaço :P

CitaçãoQual seria o propósito do perfeito Criador ao criar espíritos impuros, "selvagens" mesmo? Ele que é Amor (não o entendo de outra forma) ia dar-se ao "trabalho" de criar imperfeição para depois, através do sofrimento, iniciarem uma caminhada de dor até à perfeição? Não acredito nisso. Não faz qualquer sentido!

Tal aponta escrituras espirita... Se é verdade? Não sei.. Mas o que posso dizer é que na verdade, neste planeta há pessoas mais desenvolvidas que outras. Terão essas pessoas uma vida efemera sem oportunidade de evolução? Esperemos que não :P Quanto ao que é codificado... Assim o indicam. Mais uma vez é campos do suponhamos.

Citação
De uma forma muito simples diria que Deus, no princípio, "delegou" competências. A meu ver, a Santíssima Trindade sendo Una mantém as três identidades. Sem misturas ou conflitos actuam como um só que são

Afinal para quê a Santa Trindade, se Deus é todas as qualidades possíveis e imaginarias? Mais parece que o Universo e a Realidade são uma Matrix (ver o filme). Em que Deus programou isto e a certo ponto criou uns programas com umas tarefas.


CitaçãoSim, é o meu entendimento. Se, nessa altura, não somos divisíveis d'Ele, seremos Deus com Ele.

Fixe :P

Citação de: Atena46 em 06 dezembro, 2015, 19:07
... Que todos somos uma particula de Deus e portanto, tudo contemos. Apenas poderei contestar o conceito de perfeição ou imperfeição. Para mim contêm-se mutuamente. Não existe perfeição ou imperfeição apenas é.
A imperfeição não é mais do que uma caracteristica da perfeição - uma outra tonalidade de uma mesma coisa.

Sendo assim um ser sem escrúpulos e que gosta de ser cruel simplesmente não evoluiu tanto como uma pessoa que gosta de ajudar e confia nos outros ?

Estou bastante longe de ser considerado uma pessoa "boa" por multiplas razões mas não me rebaixo ao nível de quem é um parasita para a sociedade.

O que fazes então para premiar aqueles que contra tudo nunca desistiram; vacilaram e questionaram-se mas nunca abandonaram o barco ?
Não seria justo uma pessoa que traz melhor ambiente a este mundo ser mais valorizada por um deus justo?
Time for some Cartesian logic:

Any system can be understood if you break it down to its component parts.
Study the parts, figure out what they do then you'll have a pretty good idea of what the whole thing is doing.

Citação de: credatis em 07 dezembro, 2015, 00:45
1. Isso então contraria a perfeição do Ser, que não criou a obra perfeita. Como é que se cria uma obra imperfeita, que dá origem a espiritos perfeitos (como disse, seremos Deus)?
Universo é infinito.
Deus criou o Universo.
Que espaço ocupa Deus na infinitude do Universo? Se o Universo é o espaço Infinito... Será Deus parte do Universo? Livros espiritas fazem a analogia do artista e da obra, o que o contraria isto (mas não responde a esta questão). Mas sendo assim fica a haver um problema de espaço :P

2. Tal aponta escrituras espirita... Se é verdade? Não sei.. Mas o que posso dizer é que na verdade, neste planeta há pessoas mais desenvolvidas que outras. Terão essas pessoas uma vida efemera sem oportunidade de evolução? Esperemos que não :P Quanto ao que é codificado... Assim o indicam. Mais uma vez é campos do suponhamos.

3. Afinal para quê a Santa Trindade, se Deus é todas as qualidades possíveis e imaginarias? Mais parece que o Universo e a Realidade são uma Matrix (ver o filme). Em que Deus programou isto e a certo ponto criou uns programas com umas tarefas.

1. Para mim, Deus criou o perfeito dando-lhe no entanto, a possibilidade de, por vontade própria, se tornar imperfeito. Ou seja, o livre-arbítrio foi concedido logo no início.

Como falarias de perfeição se não houvesse imperfeição?

Deus criou o universo! Achas que nele reservou aposentos para Si? Ou continuará onde sempre esteve? Pois foi daí que fez a criação?

2. Todos evoluímos. Os mais avançados que vêm, sem necessidade própria, fazem-no como acto de amor. Este acto terá a sua recompensa.

3. A Santíssima Trindade para mim está nos "mistérios".  Vem desde o início. Logo, pouco ou nada atrevo avançar.

O Espírito Santo fala pelos profetas, vem ou está em cada um de nós.

Jesus veio quando achado o tempo certo.

Porque é que Deus não realiza as "competências" d'Eles? Não sei, por ora!

#125
Bem.. É a sua opinião. Não há como fundamentar definitivamente uma ou outra. Todas dependem da sensibilidade de cada um. E de uma data de pressupostos, admitidos como certos.


Nem mais. Aliás, como bem dizias, estamos no reino do suponhamos... e eu já tinha referido que se tudo é complexo esta parte ainda o é mais.

De qualquer forma, sempre aberto a novas "visões".

Abraço,

#127
Apenas vejo deus desta maneira :

http://criticanarede.com/epi_descartes2.html
Descartes utiliza Deus para justificar a possibilidade de adquirir conhecimento puro e correcto, muito resumidamente. A existência de Deus, revela-se na obra do Universo. Ao contemplar e viver essa obra contemplamos a criação e as suas regras, adquirindo conhecimento.
Ou seja, para mim Deus é Conhecimento.. Todo o Conhecimento. Não é Amor infinito... É Amor é ódio é alegria é tristeza é tudo... É o conhecimento pleno de tudo. Das ciências por inventar ás emoções que ainda não existem.

É um resumo de algo que se aprende no secundário. Mas já dá referências para daqui pesquisar e ler mais coisas.  :-)

O artigo é bom de ler na totalidade. Mas o mais relevante será a parte referente a deus.

#128
Ao contrário do habitual, vou lê-lo nem que seja en passant.

De qualquer forma: Deus é. (ponto)

Edit:

Já li. Como esperava de Descartes, vejo um "rodilho" de pensamento filosófico que nada acrescenta, retira ou altera ao entendimento que d'Ele tenho.

Reconheço mérito à filosofia e aos filósofos. Porém, não os acho diferentes, para melhor ou pior, do que qualquer um de nós.

Na minha visão, humilde, Deus é amor no estado puro (o que não consigo definir por falta de conhecimento). D'Ele viemos e para Ele regressaremos um dia.


#129
A teoria desenvoldida tem muito pouco de rodilho. É, aliás, bastante simples. Ele "utiliza" Deus como a grande justificativa das imutabilidade e precisão das Leis do Universo. Dessa doutrina, nasceria o chamado Método Cientifico que conduziu (e conduz) muitas mentes para o caminho do conhecimento e\ou auto-conhecimento. E é assim que vejo Deus também... Deus é todo o Conhecimento...do Bom e do Mau (porque ambos existem e todos já o vivemos).

Basta colocar a simples questão: Se Deus é (só) amor infinito, como pode ele compreender o ódio? Como pode um ser perfeito... ser feito só de "coisas boas" se não conhece as más?
Esta imagem para mim é completamente redutora da visão de Deus... Apenas se extrapola o que o censo-comum considera ser virtudes..
Isto é muito simples para mim... Só se conhece o que é a Luz, estando perdido na escuridão... Só se sente realizado quem esteve ao desnorte e lutou para isso. Só se compreende realmente o amor, quem também já odiou.

Se Deus é pura e simplesmente amor infinito, teve um grande azar... Criou algo que nem ele entende.
Puxando umas escritas para "justificar" isto: "criou-nos à sua imagem e semelhança". Logo ele é a compreensão plena de todas as racionalidades e emoções. E supostamente para lá caminharemos..

Citação de: credatis em 08 dezembro, 2015, 19:17
Só se compreende realmente o amor, quem também já odiou.

Se Deus é pura e simplesmente amor infinito, teve um grande azar... Criou algo que nem ele entende.

Eu compreendo o negativo/positivo, preto/branco, mas não vejo assim.

Para amar não precisas ter odiado. Tu, por contra-ponto ao amor que sentes, podes "fazer uma ideia" do ódio. Se amas, será o oposto desse sentimento. Não tens que o vivenciar para saberes que existe.

Deus, é na essência amor puro e infinito. O seu conhecimento é coisa diversa. Tudo conhece, tudo compreende e assim se entende a sua infinita compaixão.

Citação de: Malik_ em 08 dezembro, 2015, 19:46
Eu compreendo o negativo/positivo, preto/branco, mas não vejo assim.

Para amar não precisas ter odiado. Tu, por contra-ponto ao amor que sentes, podes "fazer uma ideia" do ódio. Se amas, será o oposto desse sentimento. Não tens que o vivenciar para saberes que existe.

Deus, é na essência amor puro e infinito. O seu conhecimento é coisa diversa. Tudo conhece, tudo compreende e assim se entende a sua infinita compaixão.

Mas Deus também odeia, isso é explicito no Antigo Testamento. Ele odeia, e não é pouco. Guarda rancor e gosta de vingança.

Citação de: Forbidden em 08 dezembro, 2015, 19:48
Mas Deus também odeia, isso é explicito no Antigo Testamento. Ele odeia, e não é pouco. Guarda rancor e gosta de vingança.

Forbidden, eu não acredito em tudo o que estará no AT ou no NT. Aliás, em ambos está o que homens decidiram que estivesse. E então falar de AT... era preciso ter um grande conhecimento da época para conseguir interpretar algo de jeito...

#133
Citação de: Forbidden em 08 dezembro, 2015, 19:48
Mas Deus também odeia, isso é explicito no Antigo Testamento. Ele odeia, e não é pouco. Guarda rancor e gosta de vingança.

Quem sabe se o próprio Deus não foi um como nós...que após um patamar de evolução tal, criou o seu Universo. Eu gosto de pensar nesta ideia: Cada um de nós tem um universo de ideias e possibilidades na "cabeça". Multiplicando isto por milhares de existências num plano físico, quem sabe se essa experiência\conhecimento adquirido não motiva o nascimento de um universo :P

Para mim esta mudança de paradigma de Velho\Novo Testamento dita isso mesmo... Como é óbvio não acredito que ele cá tenha vindo de barbas e cajado na mão.. Mas este paradigma faz lembrar que Deus concebeu o Universo com justiça (levada ao cabo pela lei de talião), lembrando mais à frente (novo testamento) que todos estão à altura do perdão (haja arrependimento --> Vida de resgate karmico).

Citação de: Malik_ em 08 dezembro, 2015, 19:46
Eu compreendo o negativo/positivo, preto/branco, mas não vejo assim.

Para amar não precisas ter odiado. Tu, por contra-ponto ao amor que sentes, podes "fazer uma ideia" do ódio. Se amas, será o oposto desse sentimento. Não tens que o vivenciar para saberes que existe.

Deus, é na essência amor puro e infinito. O seu conhecimento é coisa diversa. Tudo conhece, tudo compreende e assim se entende a sua infinita compaixão.

Concordo em discordar.. dizendo um chavão "tu só sabes que estás mal porque um dia estiveste muito bem.. (e vice versa)". Acrescentando que esta análise da bipolaridade das coisas (yin yang) não pode ser restrita à vida corrente. Mas ao conjunto das experiências somadas. (Se por acaso não tem esta crença compreendo perfeitamente que discorde, pois é vital na ideia que defendo)

Citação de: credatis em 08 dezembro, 2015, 20:02
Concordo em discordar.. dizendo um chavão "tu só sabes que estás mal porque um dia estiveste muito bem.. (e vice versa)". Acrescentando que esta análise da bipolaridade das coisas (yin yang) não pode ser restrita à vida corrente. Mas ao conjunto das experiências somadas. (Se por acaso não tem esta crença compreendo perfeitamente que discorde, pois é vital na ideia que defendo)

Pretendes defender que se o todo (1) são 100 tens que ter 50+ e 50- para que o equilíbrio e a harmonia funcionem?