Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.063
Total de mensagens
369.401
Total de tópicos
26.900
  • Cães a uivar no funeral
    Iniciado por anasofia
    Lido 3.965 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
A minha madrinha faleceu na sexta feira e no domingo foi o seu enterro. A missa de corpo presente era às 12:15 mas por volta do meio dia, os cães na casa ao lado da capela começaram subitamente a uivar. O que isto significa? Já me tinham dito que antigamente quando o funeral saia de casa e as galinhas cacarejassem era bom sinal, no entanto o meu marido diz que os cães a uivar significa sofrimento porque os animais ao sentem coisas. Alguém me pode ajudar?

KBTA
Não percebo muito do assunto, mas o que é certo é que à umas semanas atrás morreram algumas pessoas aqui onde eu moro e na aldeia ao lado, e sempre que o cão do meu vizinho uivava de noite morria uma dessas pessoas, não falhava. A minha avô é que dizia "o cão do Hugo uivou tanto de noite, vai morrer alguém" e morreu, vezes seguidas.

Nesse caso era caso como um anúncio da morte breve de alguém, mas no meu caso foi quase na hora da missa de corpo presente...

#3
Não digam isso,porque aqui de noite quase todos os dias os cães aqui da zona estão sempre a uivar,logo deve morrer pessoas todos os dias,não acho que seja por ai.

KBTA
Ladrar até os meus ladram. Agora ladrar e uivar são conceitos distintos.

Nunca tinha ouvido essa expressão dos cães a uivar ou as galinhas a cacarejar... para evitar azares e superstições, talvez seja melhor, afastar os animais do local, nesses dias.
"Tudo aquilo que o homem ignora não existe para ele. Por isso o universo de cada um se resume ao tamanho de seu saber." - Albert Einstein

#6
anasofia, lamento a sua perda. Relativamente à questão que coloca não deixa de ser interessante e já ouvi imensas histórias que retratam comportamentos "pouco comuns" em animais após uma morte de alguém. Certamente que haverá um significado, pois cães e outros animais afinal possuem uma sensibilidade para além daquilo que conhecemos. Eu já tinha ouvido dizer que ouvir-se cães a uivar num funeral, significava sofrimento por parte da pessoa que partiu. No entanto, nada comprovado.

Tudo de bom para si e obrigada pela sua partilha.
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

sofiagov
Geralmente e o que sempre ouvi dizer ,já a minha mãe contava que  um cão (e se fosse mais juntos a uivar),iria morrer alguém em breve, era um prenuncio de morte...mas isto também estaria ligado a uma especifica fase lunar... :-\

anasofia, os meu pêsames pela sua madrinha.

Devo dizer que esta é a primeira vez que ouço falar em cães a uivar durante funeral. Ouvi sem, desde sempre, é cães a uivar antes da morte de alguém. Por isso neste caso deverá querer dizer outra coisa, sim.
Veremos mais opiniões.

A crença de que os cães têm habilidades psíquicas é muito antiga e está presente em muitas culturas. Diz-se em muitas dessas culturas que o uivo dum cão é um prenúncio de morte. Alguns historiadores pensam que esta crença teve início no Egipto no tempo em que Anubis era o deus que tomava conta dos mortos. Ora Anubis é representado com cabeça de cão, pelo que supostamente o uivo dum cão seria o chamamento das almas por Anubis.

O meu pai, nascido e criado no norte, dizia uma coisa engraçada. Que os cães uivassem à vontade mas que uivassem de costas para ele, porque segundo dizia o povo, quando um cão uiva é de fato prenúncio de morte, mas também uiva olhando para a pessoa ou casa onde essa morte vai acontecer.

Acredito que os animais têm uma predisposição especial para ver coisas que nós não vemos, sentir coisas que a maioria de nós nem sonha. Acredito que eventualmente os animais que ouviu uivarem antes do funeral da sua parente tenham sentido a dor, o luto das pessoas na capela.

Ou então, vejamos a coisa pelo lado cientifico. Porque uivam os lobos? Para chamarem os seus congéneres quando estão sozinhos, é um chamamento, uma forma de dizer: estou aqui, onde estás irmão? Os cães nas nossas casas não precisam fazer isso, a alcateia deles (o conjunto de humanos deles) estão junto deles e não há necessidade de os chamar. A não ser quando ficam sozinhos em casa, ou quando são postos fora de casa nos quintais, por exemplo. É o mesmo chamamento, típico dum animal que se sente sozinho. Talvez isso tenha acontecido com esses cães.
"Que minha porta se abra àqueles que habitam fora da riqueza, da fama e do privilégio. Que os que jamais andaram descalços não encontrem o caminho que chega à minha porta....
Que o lugar onde habito seja como uma floresta. Que haja caminhos e veredas para as cavernas e poços e árvores e flores, animais e pássaros, todos conhecidos e por mim reverenciados com amor." A Bruxa, Rae Beth

Também já me disseram que poderia significar algo que ela não tenha feito e que seja preciso fazer. Obrigada a todos

Citação de: KBTA em 08 setembro, 2015, 21:22
Não percebo muito do assunto, mas o que é certo é que à umas semanas atrás morreram algumas pessoas aqui onde eu moro e na aldeia ao lado, e sempre que o cão do meu vizinho uivava de noite morria uma dessas pessoas, não falhava. A minha avô é que dizia "o cão do Hugo uivou tanto de noite, vai morrer alguém" e morreu, vezes seguidas.
Arrepiei-me dos pés a cabeça....
Acredito que os animais, mais d que nós, sentem estas coisas.
Aude id scire, memento, ut obliviscatur!
https://www.facebook.com/tutuga.fotografia.7?fref=ts

Meus sentimentos!
Aqui no Brasil também se acredita que quando um cão uiva é prenuncio de morte. Algumas pessoas inclusive ralham com os bichos, para não deixá-los uivar... Como se isso fosse impedir a morte....

Mas no seu caso, acredito que os cães estavam externando um sentimento de tristeza. Eles captaram a energia das pessoas ali, que estavam tristes com a morte da sua madrinha e ficaram tristes também. A forma de demonstrarem "solidariedade" com a dor de todos foi uivar.
Assim penso, mas realmente não sei....

A minha avó sempre me contou que o uivo dos cães era a sua forma de chorar, como abanar o rabo é a sua forma de rir. É, provavelmente, uma forma de expressarem a sua tristeza, ou até de manifestarem que estão a ver algo que escapa ao resto das pessoas.
Reparem nisto, nós não sabemos ao certo, quando é que a alma desencarna, alguns crêem que, já em espírito, assistimos ao nosso funeral, principalmente, mas não só, os que partiram de repente e nem se aperceberam ainda que estão mortos. Pode acontecer que os animais presenciem coisas que nós, os humanos, muito menos sensíveis que eles, não tenhamos reparado.

De qualquer forma, lamento a tua perda e espero que a tua madrinha tenha rapidamente encontrado a Luz e a Paz, e que tenhas sempre o conforto de que, os que partem, na realidade, nunca partem, apenas mudam de existência, e estão sempre connosco.
Estão connosco naquele momento em que pensamos : "e se...", e a dúvida nos assalta, para nos acalmar...
Estão connosco quando rimos, choramos, e felizes por nos verem a nós felizes também.
Porquê? Porque a existência deles é feita só de Amor, a Graça de Deus.
:)
O Homem é do tamanho do seu Sonho!