Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.445
Total de tópicos
26.915
  • Homicídio - Consequência para a vítima
    Iniciado por credatis
    Lido 5.158 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
#15
Citação de: misticopt28 em 11 agosto, 2015, 22:37
Ja viste por acaso algo surgir do nada? Se assim fosse não precisava trabalhar. Eu com as minhas opiniões não estou a impor nada. Simplesmente comento com o que me parece mais logico. Pela tua opinião tudo se formou sozinho tudo acontece ao acaso. Se houvesse acaso viveriamos no caos. Os habitantes do mundo invisivel atacavam-nos sem piedade sem que houvesse justiça. Mas como dizia Allan Kardec não vale a pena convencer o incredulo :P

Acho que percebeu mal o que disse...Determinismo é exactamente o oposto de acaso.. é estar tudo determinado (como uma especia de programa de computador, mas mais complexo). Se está determinado não é pelo acaso. Está determinado desde a criação de tudo e seguirá a sua corrente até ao fim (se é que inicio e fim existem). Isto para cada um de nós...

EX3:
Você tem toda a liberdade de querer ser o quiser. Gosta de música? Quem o impede de ser músico? Tem livre-arbítrio, afinal de contas! Seja o que quiser, realize-se.... Falando agora a sério? Isto acontece? Existe triliões de condicionalismos impostos pela vivencia em sociedade. Isto são as rodas dentadas do determinismo... Dependo do dinheiro, para alimentar-me logo tenho de trabalhar e dificilmente me dedico ao que quero.

Conclusão: Uma ilusão de liberdade de escolha.

Citação de: Cassandra em 11 agosto, 2015, 22:35
Livre arbítrio e determinismo não são, necessariamente, incompatíveis.

E se em cada escolha que fizermos (livre arbítrio), se abra um leque de futuros possíveis, determinados?

Se eu escolher ir para a direita, tenho como possível os futuros de 1 a 3, se escolher ir para a esquerda, tenho disponíveis os futuros de 4 a 6.

Escolho ir para a direita, à minha frente, futuro nº 1, nº2 ou nº3, depende das escolhas que fizer a seguir.

Com um pouco de sorte, acontece qualquer coisa de inesperado que altera a equação, e assim, o futuro 1 deixa de ser possível, mas ganho a possibilidade de ter o futuro 7 e 8.

E assim sucessivamente... a cada momento, uma escolha minha, livre, conduz não a um destino, mas a um conjunto de possibilidades que estão determinadas, porque as minhas escolhas actuais assim levam a esses futuros.
Mas se eu mudar as minhas escolhas, então os meus futuros determinados pelas minhas escolhas passam a ser outros.


Isso vai mais de encontro ao que defendo. Uma espécie de meio termo com a balança a pender para o determinismo..

Mas o destino não esta determinado. O destino não está traçado. Cada dia escrevemos um capitulo novo. Se por exemplo tinhamos o debito de ficar sem o braço, mas se nos dedicamos ao bem so ficamos sem o dedo. Eu expressei me bem. O amor cobre uma multidão de pecados.  Podemos pagar debitos no trabalho do bem. O portugues é que é traiçoeiro.
Abençoado seja o seu santíssimo nome em favor de todos nós Deus nosso Pai.

#17
Citação de: misticopt28 em 12 agosto, 2015, 00:12
Mas o destino não esta determinado. O destino não está traçado. Cada dia escrevemos um capitulo novo. Se por exemplo tinhamos o debito de ficar sem o braço, mas se nos dedicamos ao bem so ficamos sem o dedo. Eu expressei me bem. O amor cobre uma multidão de pecados.  Podemos pagar debitos no trabalho do bem. O portugues é que é traiçoeiro.
Não estava tanto a levar a conversa ao pecado aos resgates e assim. Mas mais no sentido existencial. Mas percebo o que quer dizer com isso. Mas até isso já poderá estar determinado, quem sabe. De qualquer modo apreciei muito os vários pontos de vista =)

Pegando no comentário da Cleo, em que ela menciona que o espírito determina a orientação da sua vida ainda no plano espiritual... há quem defenda que as linhas mestras da nossa vida estão, na verdade determinadas, nomeadamente em função do resultado final, ou seja, da missão para o ser. Mas, devido ao "véu do esquecimento" o ser tem que usar o seu livre-arbítrio, ou seja, "esquece" a sua missão ou pelo menos ela não se encontra clara dentro de si e, em função da sua vida ele fará escolhas e será responsável por essas escolhas, ou seja utilizando o seu livre-arbítrio. Mas será que esse livre-arbítrio existe mesmo ou será ele próprio determinado pelas ações passadas do sujeito? Será que a presença do karma não indica, por si só o determinismo das nossas vidas?

O livre-arbítrio é uma conquista do espírito, a sua liberdade extrema num plano superior, pois todas as suas decisões são livres e tudo o que delas emana é Amor... mas não estarão essas decisões ligadas às decisões dos outros que também são livres? E onde colocamos aqui a afirmação #somos todos um#?

Dá que pensar :(
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

#19
A liberdade de escolha adquire-se quando passamos a ter consciencia da nossa existencia, ou seja nas primeiras reencarnações como humano. Se formos roubar um banco e formos apanhados vamos presos! E a policia tem culpa? Se cometemos faltas na existencia temos que pagar, seja agora ou depois. Isso está na Lei divina.Não vejo onde influencia o livre arbitrio, já que a consciencia tem total conhecimento e vontade de reparação. Se lerem relatos de espiritos sofredores, todos têm consciencia do erro e todos querem voltar pra reparar seja qual for a consequencia, porque a consciencia pesada faz-lhes sofrer muito mais. Quanto mais superior o espirito, abdica parcialmente do seu livre arbitrio, para fazer cumprir a vontade de Deus. Fazem por Amor e abnegação. Chico Xavier abdicou totalmente do seu livre arbitrio para fazer a sua missão. Já viram a obra que ele deixou? É reprovavel? Quem tem amor e vontade de ajudar o proximo, esquece-se a si mesmo em função do outro.
Abençoado seja o seu santíssimo nome em favor de todos nós Deus nosso Pai.

Como a Espiritualidade é bondosa, ouço um áudio onde fala sobre as provações e o livre-arbítrio e refere a obra de Allan Kardec. Por acaso já não me lembrava destas questões do Livro dos Espíritos. Todas as respostas estão lá :P


258.Quando na erraticidade, antes de começar nova existência corporal, tem o Espírito consciência e previsão do que lhe sucederá no curso da vida terrena?

"Ele próprio escolhe o gênero de provas por que há de passar e nisso consiste o seu livre-arbítrio."

a) — Não é Deus, então, quem lhe impõe as tribulações da vida, como castigo?

"Nada ocorre sem a permissão de Deus, porquanto foi Deus quem estabeleceu todas as leis que regem o Universo.
Ide agora perguntar por que decretou ele esta lei e não aquela. Dando ao Espírito a liberdade de escolher, Deus lhe deixa a inteira responsabilidade de seus atos e das consequências que estes tiverem. Nada lhe estorva o futuro; abertos se lhe acham, assim, o caminho do bem, como o do mal. Se vier a sucumbir, restar-lhe-á a consolação de que nem tudo se lhe acabou e que a bondade divina lhe concede a liberdade de recomeçar o que foi mal feito. Demais, cumpre se distinga o que é obra da vontade de Deus do que o é da do homem. Se um perigo vos ameaça, não fostes vós quem o criou e sim Deus. Vosso, porém, foi o desejo de a ele vos expordes, por haverdes visto nisso um meio de progredirdes, e Deus o permitiu."

262.Como pode o Espírito, que, em sua origem, é simples, ignorante e carecido de experiência, escolher uma existência com conhecimento de causa e ser responsável por essa escolha?

"Deus lhe supre a inexperiência, traçando-lhe o caminho que deve seguir, como fazeis com a criancinha. Deixa-o, porém, pouco a pouco, à medida que o seu livre-arbítrio se desenvolve, senhor de proceder à escolha e só então é que muitas vezes lhe acontece extraviar-se, tomando o mau caminho, por desatender os conselhos dos bons Espíritos. A isso é que se pode chamar a queda do homem."

a) — Quando o Espírito goza do livre-arbítrio, a escolha da existência corporal dependerá sempre exclusivamente de sua vontade, ou essa existência lhe pode ser imposta, como expiação, pela vontade de Deus?

"Deus sabe esperar, não apressa a expiação. Todavia, pode impor certa existência a um Espírito, quando este, pela sua inferioridade ou má vontade, não se mostra apto a compreender o que lhe seria mais útil, e quando vê que tal  existência servirá para a purificação e o progresso do Espírito, ao mesmo tempo que lhe sirva de expiação."


263.O Espírito faz a sua escolha logo depois da morte?

"Não, muitos acreditam na eternidade das penas, o que, como já se vos disse, é um castigo."

264.Que é o que dirige o Espírito na escolha das provas que queira sofrer?

"Ele escolhe, de acordo com a natureza de suas faltas, as que o levem à expiação destas e a progredir mais depressa. Uns, portanto, impõem a si mesmos uma vida de misérias e privações, objetivando suportá-las com coragem; outros preferem experimentar as tentações da riqueza e do poder, muito mais perigosas, pelos abusos e má aplicação a que podem dar lugar, pelas paixões inferiores que uma e outros desenvolvem; muitos finalmente, se decidem a experimentar suas forças nas lutas que terão de sustentar em contacto com o vício."

266.Não parece natural que se escolham as provas menos dolorosas?

"Pode parecer-vos a vós; ao Espírito, não. Logo que este se desliga da matéria, cessa toda ilusão e outra passa  a ser a sua maneira de pensar."
Abençoado seja o seu santíssimo nome em favor de todos nós Deus nosso Pai.

#21
Boa dia/ tarde a todos!Só um adendo em questão: Para quem acredita um palavra basta! Para que não acredita nem uma palavra serve.

Citação de: misticopt28 em 11 agosto, 2015, 22:37
Ja viste por acaso algo surgir do nada? Se assim fosse não precisava trabalhar. Eu com as minhas opiniões não estou a impor nada. Simplesmente comento com o que me parece mais logico. Pela tua opinião tudo se formou sozinho tudo acontece ao acaso. Se houvesse acaso viveriamos no caos. Os habitantes do mundo invisivel atacavam-nos sem piedade sem que houvesse justiça. Mas como dizia Allan Kardec não vale a pena convencer o incredulo :P
Ou seja para quem acredita uma palavra basta!Para os que não acreditam nem uma para serve.

#22
Não acredito em reencarnação, só acredito no que é certo, na existência.
E defendo o que eu acredito que é certo.
Não penso em evoluir espiritualmente nem em salvação, mas sei que a busca pelo conhecimento é uma necessidade nossa e ficarmos sem buscar conhecimento é errado, mas acredito que devemos fazer o que é certo, e que existe um plano invisível que pode nos influenciar.
E sobre o que acontece com nosso espirito quando morremos, esta é fácil, quando morrermos saberemos.

OBS.: Eu acredito no Eterno e suas criações, faço o que é certo conforme esta crença; Se serei salvo? não sei! mas quando morrer, uma coisa eu sei! morri fazendo o que eu através do meu estudo e os ensinamentos do Eterno e seu Messias, fiz o que é certo.
Antes de Julgar, procura ser justo; antes de falar, aprende. Eclesiástico cap 18 verc 19

Misticopt28...tambem já li essa parte do livro dos espíritos. Mas apesar da sequência ser pergunta resposta.. E ser muito directa. Não quer dizer que seja algo verdadeiro e absoluto. Até as respostas dos espíritos devem estar sujeitas ao nosso escrutínio filosófico. Isto porque nem a sua própria existência e assim tão evidente e óbvia ao nível científico 

#24
As perguntas do livro dos espiritos não foram respondidas por um espirito qualquer. Não foram recebidas por um medium mas por varios no mundo. Nem sequer nos pudemos comparar a Allan Kardec, considerado o bom senso encarnado. Cada um é livre de acreditar no que quiser, inclusive não acreditar em nada.
Abençoado seja o seu santíssimo nome em favor de todos nós Deus nosso Pai.

#25
Citação de: misticopt28 em 13 agosto, 2015, 19:57
As perguntas do livro dos espiritos não foram respondidas por um espirito qualquer. Não foram recebidas por um medium mas por varios no mundo. Nem sequer nos pudemos comparar a Allan Kardec, considerado o bom senso encarnado. Cada um é livre de acreditar no que quiser, inclusive não acreditar em nada.
Isso levaria a outra discussão mais offtopic. Então o que se faz com teorias divergentes? São descartadas? O facto de haver teorias dentro dos espíritos que convergem aponta para uma maior probabilidade, mas não uma verdade absoluta. Isto a meu ver...
Até porque o nosso censo de moral, verdade/percepção pode estar limitado, de modo a achar verdadeiro aquilo que na verdade não é. Veja se o exemplo da homossexualidade, sob o ponto de vista espírita. Já tive num centro onde apontaram a homossexualidade como uma doença devido a repetição de um espírito num determinado sexo...  Bem, experimente dizer isto nas redes sociais... Quem dissesse isto seria engolido. E a homossexualidade já deixou de ser vista como uma deformidade.

Mas quanto ao método de recolhe de relatos isso mereceria outro tópico. A meu ver acho que o método usado e o que neste momento é possível, mas esta longe de ser o ideal... uma vez que na nossa peneira apenas passa o que achamos moralmente aceitável dentro de um determinado padrão de valores. Que são diferentes aqui e na China. Eu não posso estudar bactérias vermelhas e verdes e apenas usar as verdes porque eu sou do Sporting (entenda se a ironia :-P)

#26
Quando uma pessoa tem uma opinião sobre um livro é uma coisa, mas quando mais de 13milhões tem a mesma opinião sobre esse mesmo livro é outra. Se o Espiritismo não tivesse verdades em quase 160 anos ja teria sido descrebilizado. Quanto a outras correntes Espiritualistas, se reparares bem todas vão ao encontro do mesmo, utilizando nomes distintos para a mesma coisa. Muitas religiões foram fundadas depois dos seus fundadores terem contato com o Espiritismo. Tanto o Hinduismo, Budismo, Bramanismo, Taoismo, entre muitos outros  vão de encontro ao que ensina a Doutrina Espirita. O Espiritismo não foi inventado num Escritorio por alguém que não tivesse nada pra fazer, nasceu de fatos. Allan Kardec era filho de Pais Católicos e ele era Protestante e ceptico. Para conhecer o Espiritismo é preciso ler e estudar as suas obras inclusive os livros O que é o Espiritismo e o livro Obras Postumas este ultimo que foi lançado depois da sua morte, onde ele explica como nasceu o Espiritismo e os metodos utilizados. Atenção com isto não estou a descrebilizar as tuas opiniões, vejo que és uma pessoa de mente aberta e em busca de conhecimento e verdade. E fazes muito bem, a fé sincera questiona, eu proprio leio livros espiritas e questiono, deixo a duvida no ar e vou em busca da resposta. Graças a Deus, tenho encontrado sempre as respostas as minhas duvidas. Já não estamos no tempo de fanatismos religiosos e aceitar tudo como verdades.
Allan Kardec tinha tanta segurança no que estava a fazer que chegou a dizer que se a ciencia consegui-se  provar o contrario de algum ponto que o Espiritismo ensinava, pra deixar esse ponto e seguir a ciencia.
Abençoado seja o seu santíssimo nome em favor de todos nós Deus nosso Pai.

Citação de: credatis em 11 agosto, 2015, 19:33
Já vi que neste fórum habitam apenas deterministas :-P apreciei muito as vossas respostas. Mas se as analisarem bem elas não casam com livre arbítrio. Pois no fundo está tudo num "imenso plano de Deus". Pelo menos, não neste caso..
Há que entender que livre arbítrio e determinismo são coisas opostas. Pelo que se acham que há livre arbítrio penso que do ponto de vista lógico não é muito fácil incluir neste caso.

Olá credatis,

   Deve ler ou reler no LE, no capitulo "Lei da Liberdade", os sub-capitulos "Livre-Arbitrio" e "Fatalidades".

"cleopatra

Antes de nascer o espirito escolhe as suas provas de evolução. Será que não tinha consciência de que seria morto desta maneira? Foi escolha antes de encarnar?"

Olá cleopatra,

   Pode escolher, como ser imposto, caso o mesmo não reconheça que essa expiação de X anos lhe trará, mais beneficios para sua existência futura do que prejuizos. E uns terão essa consciência, mas outros não, pois não tem nível para o "aguentar".

Abraço,

Citação de: Faty Lee em 12 agosto, 2015, 07:01
Mas será que esse livre-arbítrio existe mesmo ou será ele próprio determinado pelas ações passadas do sujeito? Será que a presença do karma não indica, por si só o determinismo das nossas vidas?


   Olá Faty,
   
   "O todos somos um", é referente à questão material(corpo), pois é igual para todos nós e espiritual(alma), pois temos o mesmo principio comum.
   A questão do "kharma", há que ter a noção que o mesmo não é restringido a uma vivência. Sim, se é "kharma", terá sempre que ter algo com uma vida passada, mas não quer disser que tenhamos que o sofrer por uma vivência. Podemos passar nesta existência, como podemos o passar por uma pequena fase desta nossa vivência.
   O livre-arbitrio, entra no aspecto de acção com esse "kharma", com as opções relacionadas a ele. Posse ter o "kharma" da miséria por ter sido um despota, mas não quer dizer que passe uma vivência inteira na miséria. Viverei esse "kharma" até perceber o que é ser despota, até ao fazer trabalhos de caridade(exp.). Poderei depois continuar a minha vivência, já sem esse "kharma" e progredir noutros aspectos, e vivenciar os anos seguintes sem a expiação da miséria.
Abraço,

Citação de: credatis em 13 agosto, 2015, 20:16

Veja se o exemplo da homossexualidade, sob o ponto de vista espírita. Já tive num centro onde apontaram a homossexualidade como uma doença devido a repetição de um espírito num determinado sexo...  Bem, experimente dizer isto nas redes sociais... Quem dissesse isto seria engolido. E a homossexualidade já deixou de ser vista como uma deformidade.


Olá credatis,

  Credo, mas a que centro o amigo foi??
  Estão a trabalhar para que os "homossexuais" ( para que saiba essa palavra nem é usada na espiritualidade, e muito menos pelos que tem a missão de nos elucidar) tenham a devida e sublime opção de adoptarem crianças que precisam de um lar. As "regras" para um homossexual são as mesmas para um heterossexual. O de respeitar o próximo. Podia explicar onde certos casos a homossexualidade, é um expiação, mas iria-lhe fazer confusão. Jamais a DE idica o homossexualismo como uma doença. até a OMS ja refutou tal ideia.

Citação de: credatis em 13 agosto, 2015, 20:16

A meu ver acho que o método usado e o que neste momento é possível, mas esta longe de ser o ideal... uma vez que na nossa peneira apenas passa o que achamos moralmente aceitável dentro de um determinado padrão de valores. Que são diferentes aqui e na China. Eu não posso estudar bactérias vermelhas e verdes e apenas usar as verdes porque eu sou do Sporting (entenda se a ironia :-P)

   Pode usar o bom senso, conhecendo o nivel moral do humano neste globo. Apesar de não deixar de haver verde e vermelho, perceberá quais serão as interpretações das cores. eis a Ciência.

Abraço,

Citação de: BACHOR em 13 agosto, 2015, 19:37

OBS.: Eu acredito no Eterno e suas criações, faço o que é certo conforme esta crença; Se serei salvo? não sei! mas quando morrer, uma coisa eu sei! morri fazendo o que eu através do meu estudo e os ensinamentos do Eterno e seu Messias, fiz o que é certo.

Olá Bachor,

   Eis a vivência da reencarnação. ... e dirà o mesmo nessa existência. Independente dessa crença, não deixará de vivencia-las :)

Abraço,

#28
1->Foi na Fig. da Foz.

2->O seu conceito de formação de ciência a meu ver não é o correcto. Ciência não se forma a partir de uma estrutura moral que é diferente à medida que se percorre várias culturas. 2+2=4 aqui na china, Afeganistão, Índia etc. A premissa de que você, (juntamente com a estrutura da doutrina espírita) são as mais correctas porque basta "apelar ao bom censo", permite falhas do ponto de vista lógico muito grande a começar pela definição do próprio bem e mal...justiça e injustiça. As pessoas com falta do dito "bom-censo" (seja ele qual for) nunca poderão então ser espíritas ou desenvolver o espiritismo porque nunca farão a verdadeira interpretação e perceber toda a extensão do que é o bem, amor, ou outros valores. Basta a pessoa ter más fundações na casa (que são os valores) e essa pessoa não conseguirá aplicá-los a casos reais. *

* Exemplo disto: Veja-se a sociedade actual... As pessoas são totalmente, absolutamente e incondicionalmente a favor dos animais. Ás vezes assusta-me a solidariedade gerada por um cão e a falta dela por uma pessoa (assunto de outros tópicos)... As pessoas hoje começam a adoptar cães e gatos por um culto exacerbado ao animal doméstico. Depois quando vão aos copos e chegam ás tantas da noite vão comer o seu cachorro quente ou hamburguer (feito só apartir de animais criados em condições de vida deploráveis). Estas pessoas percebem realmente o valor da vida humana? O valor da vida animal?
-->O meu bom-censo diz que não.... O delas dirá que sim... Quem estaria mais capaz de escrutinar os escritos do espiritismo? Não faço ideia.

Do ponto de vista pessoal, não me enche "plenamente" que isto é assim...ou assado.. porque está no livro. Gosto de manter algum espírito crítico, de mente aberta.

#29
Citação de: credatis em 18 agosto, 2015, 02:27

2->O seu conceito de formação de ciência a meu ver não é o correcto. Ciência não se forma a partir de uma estrutura moral que é diferente à medida que se percorre várias culturas. 2+2=4 aqui na china, Afeganistão, Índia etc. A premissa de que você, (juntamente com a estrutura da doutrina espírita) são as mais correctas porque basta "apelar ao bom censo", permite falhas do ponto de vista lógico muito grande a começar pela definição do próprio bem e mal...justiça e injustiça. As pessoas com falta do dito "bom-censo" (seja ele qual for) nunca poderão então ser espíritas ou desenvolver o espiritismo porque nunca farão a verdadeira interpretação e perceber toda a extensão do que é o bem, amor, ou outros valores. Basta a pessoa ter más fundações na casa (que são os valores) e essa pessoa não conseguirá aplicá-los a casos reais. *

  2+2=4 em qualquer lado. E é comprovável.
  Assim o é com DE, se alguém vem com um conceito, terá que o ser comprovado no outro lado do globo.  
  Ninguém lhe disse que o Espiritismo é mais correcto que isto ou aquilo.
  Como não tem qualquer actividade empirica no mesmo, mais não lhe resta que usar o bom senso. E não é verdade que o nivel de conhecimento do bem ou mal, justiça ou injustiça, seja um empecilho para ser espirita, ou qualquer tipo de classificação, filosófica ou religiosa que o amigo use.. Tanto, que pode constatar que há pessoas extremamente ignorantes que são muito evoluidas em termos morais e extremamente ignorantes a nivel de conhecimento das nossas ciências, como conhece pessoas que são intelectualmente evoluidas nesse campo, mas desprovidas em termos morais. Quanto à educação de casa, é irrisório, e empiricamente falando é uma falásia, pois certamente, conhece pessoas que com um bom acesso a uma boa educação e são extremamente imorais, e que até por vezes dentro dessa familia, têm bons exemplos de conduta.

  Tenha pudor ao falar em Ciência, pois se for honesto, e fizer uma pequena pesquisa sobre as variadas ciências, verá que as mesmas foram, algures, consideradas como pseudo-ciências. A mais recente é a Psicologia, e o amigo sabe que a mesma, há menos de uma centena de anos era considerada como maluquice? Sabe de onde proveem a quimica? a astronomia? Todas foram consideradas nos anos anteriores como erróneas, no entanto, com o passar dos anos, veja como agora são consideradas como ciências,, é irrissório.. tão irrisório, como a Ciência afirmar , por enquanto, a não existência de nada para além de material, como constituinte deste nosso corpo fisico, no entanto, há idiotas que conseguem comunicar-se com uma inteligência, para lá deste corpo material.. Quem o faz seriamente? O espiritismo e outros. Sim, existe estudos individuais, instituicionais como certas faculdades provenientes de certos pesquisadores, mas daí a tomarem-as como verdade cientifica, vai um grande passo, não é?


Citação de: credatis em 18 agosto, 2015, 02:27

* Exemplo disto: Veja-se a sociedade actual... As pessoas são totalmente, absolutamente e incondicionalmente a favor dos animais. Ás vezes assusta-me a solidariedade gerada por um cão e a falta dela por uma pessoa (assunto de outros tópicos)... As pessoas hoje começam a adoptar cães e gatos por um culto exacerbado ao animal doméstico. Depois quando vão aos copos e chegam ás tantas da noite vão comer o seu cachorro quente ou hamburguer (feito só apartir de animais criados em condições de vida deploráveis). Estas pessoas percebem realmente o valor da vida humana? O valor da vida animal?
-->O meu bom-censo diz que não.... O delas dirá que sim... Quem estaria mais capaz de escrutinar os escritos do espiritismo? Não faço ideia.

Do ponto de vista pessoal, não me enche "plenamente" que isto é assim...ou assado.. porque está no livro. Gosto de manter algum espírito crítico, de mente aberta.

  Como não?
  Então o amigo não percebe como a maioria é a favor desse amor a animais e ao mesmo tempo os consumir, ou provocar um mercado desse consumo?
  Lá está, o uso do bom senso... quer saber o que os "mortos" dizem em relação a essa questão? Quer mesmo?
  Pelos visto, para si é um dilema, mas para os espiritas, já está esclarecido.
  Siga o seu bom senso e continue com o Não.. No entanto, a existência temporária de animais como auxilio ao humano nesta e nas anteriores fases e sem seu prejuizo contribuirem para essa evolução, deve-lhe fazer imensa confusão.. reveja a história, veja o auxilio dos mesmos, e constate que realmente a esta altura do campeonato, eu e você, não teriamos necessidade de estar a comer animais para nossa sobrevivência, mas que anteriormente o teriamos..

  No entanto, existe algo, que é a diferença de niveis de seres humanos, onde certos costumes de uns, não servem como anatemas de outros..


  E esqueça lá o que diz um livro como verdade absoluta, primeiro porque já percebi que não sabe como o mesmo foi elaborado, mas mesmo assim, aconselho a ler tudo o que possa e retire o que lhe faz sentido..

  Desculpe, mas não percebe nada de Espiritismo, está a tratar como uma religião, um fundamentalismo, e como tal estude algo que está disponivel gratuitamente e depois venha colocar suas pertinentes questões.

Abraço,