Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.454
Total de tópicos
26.915
  • Homicídio - Consequência para a vítima
    Iniciado por credatis
    Lido 5.168 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Na doutrina espírita, como em muitas, cada vida representa uma oportunidade de ascensão e elevação espiritual. Nada de novo...
Mas o vínculo dessa vida pode ser rompido se alguém decidir por termo a vida do seu irmão deliberadamente. Assim a vítima perde uma oportunidade de evoluir, a sua evolução ficará mais atrasada. Como é que no espiritismo se resolve então este dilema e problema? O que acontece ao espírito da vítima que deveria habitar a terra até à hora da partida?

#1
A vitima de hoje pode ter sido o criminoso do passado e se não o foi, o unico que contraiu o debito foi o agressor. A evolução do espirito assassinado não estanca a nao ser que ele ganhe odio e deseje vingança obsessionando o criminoso. Raramente há "vitimas". Nas leis divinas não há "favores" nem injustiças. Certamente a "vitima" ao chegar ao mundo espiritual é amparada e esclarecida. Em muitos dos casos esses espiritos que morrem de morte violenta já vêm cientes disso e que servirá pra resgatar debitos pendentes. Entretanto o Mestre Jesus disse nos que o amor cobre uma multidão de pecados e se a pessoa se dedica ao bem pode amenizar ou até limpar muitos debitos. Só há duas formas de resgatar, pelo Amor ou pela dor.
Abençoado seja o seu santíssimo nome em favor de todos nós Deus nosso Pai.

Citação de: credatis em 11 agosto, 2015, 02:29
Na doutrina espírita, como em muitas, cada vida representa uma oportunidade de ascensão e elevação espiritual. Nada de novo...
Mas o vínculo dessa vida pode ser rompido se alguém decidir por termo a vida do seu irmão deliberadamente. Assim a vítima perde uma oportunidade de evoluir, a sua evolução ficará mais atrasada. Como é que no espiritismo se resolve então este dilema e problema? O que acontece ao espírito da vítima que deveria habitar a terra até à hora da partida?
Acrescentando ao que o misticopt disse,

   Visão humana da questão.
   Em primeiro lugar, não existe um "por termo à vida do seu irmão". Ele continua vivendo, o que lhe foi travado, é a vivência neste estado. A sua evolução persiste.
   Quanto à hora de partida, existe um plano anteriormente traçado, mas como existe o livre-arbirtrio, tanto da vitima como do agressor, seria insensato e fora do bom senso, que tal coisa existisse. Sim, é complicado imaginar tal coisa, até dentro do ME, mas a verdade é essa, basta uma atitude de um para acabar com a vivência de outra. Sim, em algumas situações, são um aliviar de outras anteriores em vidas passadas, mas em outras é resultado de uma má decisão de um outro. E onde está a justiça, quando tal acontece? Porquê o antónio, casado, com filhos, sofre uma abrupta interrupção desta vivência por causa do Zé? simples, o nosso estado natural não é esta vivência, agregada a um corpo, e sim no ambiente espiritual. O antónio terá sempre a oportunidade de retomar, caso seja necessário, uma vivência onde possa passar pelas experiências que não chegou a passar na existência anterior, e inclusive, aproveitar para trabalhar outros aspectos na sua reforma intima.

   O não fim da sua existência é a justiça, para que um outro nos possa tirar esta oportunidade de nos trabalharmos e evoluirmos.
   A sua evolução não é regida pelo factor tempo. Não há um atraso da sua evolução. Poderá sempre trabalhar numa próxima vivência, aquilo que dizes que devia vivenciar mas não teve oportunidade, numa nova existência, como ainda acrescentar novas expiações ou provações.
   Numa visão comparativa, imagine que o amigo tinha duas consultas num hospital, uma de visão e outra de nutrição, no entanto o médico da visão faltou, e teve só a consulta da nutrição. Numa próxima ida ao hospital, pode ter a consulta de visão, que na anterior o médico faltou, e no mesmo dia pode ter uma consulta, nova, que anteriormente não teria marcado, uma consulta aos ouvidos.


Abraço, 

Boa questão que foi aqui colocada. E aproveito também para tentar compreender melhor. Vejamos o caso do pai que matou a mulher e o filho de 6 anos em Ermesinde. Como analisamos isto sob a visão espírita? As vítimas já foram criminosas? O criminoso já foi vítima? Como "funciona"?

Acho que aqui já temos respostas excelentes sob o ponto de vista do espiritismo. E para mim, também não há vítimas, pois todos somos autores e atores da nossa própria vida. Tudo está no lugar certo, mesmo que não tenhamos compreensão das coisas.
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Citação de: Faty Lee em 11 agosto, 2015, 11:12
Tudo está no lugar certo, mesmo que não tenhamos compreensão das coisas.


Pois, essa deve ser a maior dificuldade, ter compreensão destes acontecimentos.

#6
Já vi que neste fórum habitam apenas deterministas :-P apreciei muito as vossas respostas. Mas se as analisarem bem elas não casam com livre arbítrio. Pois no fundo está tudo num "imenso plano de Deus". Pelo menos, não neste caso..
Há que entender que livre arbítrio e determinismo são coisas opostas. Pelo que se acham que há livre arbítrio penso que do ponto de vista lógico não é muito fácil incluir neste caso.

Citação de: credatis em 11 agosto, 2015, 19:33
Já vi que neste fórum habitam apenas deterministas :-P apreciei muito as vossas respostas. Mas se as analisarem bem elas não casam com livre arbítrio. Pois no fundo está tudo num "imenso plano de Deus". Pelo menos, não neste caso..
Há que entender que livre arbítrio e determinismo são coisas opostas. Pelo que se acham que há livre arbítrio penso que do ponto de vista lógico não é muito fácil incluir neste caso.


Se eu te roubar alguma coisa, foi através do meu livre arbitrio que decidi se roubar. Tu foste roubado pudeste usar o teu livre arbitrio se querias ser roubado ou não?  Agora se os dois tivessemos combinado o teu roubo decidimos por nós proprios. Nas mortes violentas acontece a mesma coisa. Muitas vezes o Espirito do corpo que foi assassinado já trás em plena consciencia que isso pode acontecer.
Abençoado seja o seu santíssimo nome em favor de todos nós Deus nosso Pai.

#8
Citação de: misticopt28 em 11 agosto, 2015, 20:09



Se eu te roubar alguma coisa, foi através do meu livre arbitrio que decidi se roubar. Tu foste roubado pudeste usar o teu livre arbitrio se querias ser roubado ou não?  Agora se os dois tivessemos combinado o teu roubo decidimos por nós proprios. Nas mortes violentas acontece a mesma coisa. Muitas vezes o Espirito do corpo que foi assassinado já trás em plena consciencia que isso pode acontecer.

A questão é muito mais complexa que isso...
Será que não tens razões para roubar? Será que não tens condicionalismos e pessoas que dependem desse saque? Será que a minha "hipotética" arrogância na maneira como uso o dinheiro não direccionou a tua acção para mim e não outra pessoa (tipo karma)?

EX:
Pessoa vai a conduzir...tem a carteira encaixada no visor do rádio. Guina na curva, a carteira cai... Tenta apanhar a carteira, debaixo dos pés, despista-se e morre.
Onde está o livre arbítrio? A pessoa não escolheu morrer, de certeza. Meteu a carteira no tal sítio... e nunca imaginou naquele desfeche.. Mas ele aconteceu.
Ele escolheu colocar a carteira naquele sítio, nunca pensando na fatalidade.. mas ela aconteceu. Logo, determinismo.

Ex2:
Pessoa quer ir ás compras. Mas chega lá o shopping está fechado, dá meia volta...Vai a outro shopping. Já lá dentro vai ao talho, tira a senha e fica à espera. Encontra o velho amigo, combinam jantar. Estão no jantar e o velho amigo convida amigas... essa pessoa simpatiza com uma delas. Começam a namorar e até casam. Filhos e tudo mais.
....Porque o shopping estava fechado, veja lá :P
E se não estivesse? casava com a mesma pessoa? Os mais espirituais dirão... "pois nessas coisas não falha muito". Então não é determinismo?

Há sempre aqui pequenos fugachos de livre arbítrio. Mas está sempre tudo condicionado. A questão mais profunda agora é? Esse condicionalismo é determinante ou não? Aqui a doutrina divide-se

Boa discussão.

Agora, uma pergunta a todos os entendidos:

Antes de nascer o espirito escolhe as suas provas de evolução. Será que não tinha consciência de que seria morto desta maneira? Foi escolha antes de encarnar?
Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem

Citação de: cleopatra em 11 agosto, 2015, 20:56
Boa discussão.

Agora, uma pergunta a todos os entendidos:

Antes de nascer o espirito escolhe as suas provas de evolução. Será que não tinha consciência de que seria morto desta maneira? Foi escolha antes de encarnar?

Isso pode ser lido de 2 maneiras a meu ver... Na primeira a vida terrena perde então muito do livre-arbítrio. Porque as escolhas foram feitas no plano espiritual. Então de grosso modo poderia afirmar-se que o livre arbitrio é pleno apenas no plano espiritual.
Mas.... o próprio plano espiritual está condicionado com as vidas terrenas que já aconteceram. Resultado...Caos...
Livre-Arbitrio? cada vez mais duvidoso...

As escolhas no plano espiritual tem sempre com base vivencias passadas. Se estão condicionadas por estas nunca são decisões livres a 100%.. Sendo assim rígido

#11
O acaso não existe!Como as balas perdidas tambem não, se estivesse perdida não matava ninguém.  Num desastre de avião, quem não tinha que morrer, sempre acontece algo para a pessoa perder o avião! Previlegio? Nem por isso! A pessoa não fazia parte desse karma coletivo. Se Deus viola-se o nosso livre arbitrio, eramos marionetas a seu bel prazer e não é assim. Nem na obsessão o nosso livre arbitrio é violado. No plano Espiritual podemos sempre escolher esta ou aquela prova. Há provas que temos que passar para limpar debitos, mas somos nós sempre que decidimos quando vimos pra ca passar por isto ou aquilo. Quanto mais adiar pior. Até os espiritos já em fase de gestação podem desistir, provocando o aborto espontaneo. Como ves temos livre arbitrio, mas toda causa tem um efeito. Qualquer que seja o nosso ato tras consequencias
Abençoado seja o seu santíssimo nome em favor de todos nós Deus nosso Pai.

#12
Citação de: misticopt28 em 11 agosto, 2015, 21:16
(... )Como ves temos livre arbitrio, mas toda causa tem um efeito. Qualquer que seja o nosso ato tras consequencias


isso é uma das premissas do básicas do determinismo que está a ser usada para o livre-arbitrio.

O que não me agrada é tenha: bom casamento, mau casamento, rico, pobre, doente, saudavel, azar, sorte (e todas as outras vertentes da vida)... é tudo "plano de deus, determinado..a sua obra no seu esplendor"... o que aponta claramente para uma vertente determinista. Isto  aqui é extremamente veiculado....
Mas depois vai-se a ver e o pessoal defende o livre-arbitrio... :P Para mim pão-pão, queijo-queijo :P

Citação de: misticopt28 em 11 agosto, 2015, 21:16
o acaso nao existe (..)

assim defendem os deterministas

Livre arbítrio e determinismo não são, necessariamente, incompatíveis.

E se em cada escolha que fizermos (livre arbítrio), se abra um leque de futuros possíveis, determinados?

Se eu escolher ir para a direita, tenho como possível os futuros de 1 a 3, se escolher ir para a esquerda, tenho disponíveis os futuros de 4 a 6.

Escolho ir para a direita, à minha frente, futuro nº 1, nº2 ou nº3, depende das escolhas que fizer a seguir.

Com um pouco de sorte, acontece qualquer coisa de inesperado que altera a equação, e assim, o futuro 1 deixa de ser possível, mas ganho a possibilidade de ter o futuro 7 e 8.

E assim sucessivamente... a cada momento, uma escolha minha, livre, conduz não a um destino, mas a um conjunto de possibilidades que estão determinadas, porque as minhas escolhas actuais assim levam a esses futuros.
Mas se eu mudar as minhas escolhas, então os meus futuros determinados pelas minhas escolhas passam a ser outros.
"Cedo ou tarde você vai perceber, como eu, que há uma diferença entre conhecer o caminho e percorrer o caminho". 
(Morpheus, The Matrix)

Ja viste por acaso algo surgir do nada? Se assim fosse não precisava trabalhar. Eu com as minhas opiniões não estou a impor nada. Simplesmente comento com o que me parece mais logico. Pela tua opinião tudo se formou sozinho tudo acontece ao acaso. Se houvesse acaso viveriamos no caos. Os habitantes do mundo invisivel atacavam-nos sem piedade sem que houvesse justiça. Mas como dizia Allan Kardec não vale a pena convencer o incredulo :P
Abençoado seja o seu santíssimo nome em favor de todos nós Deus nosso Pai.