Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.063
Total de mensagens
369.401
Total de tópicos
26.900
  • Uma prova do céu
    Iniciado por Faty Lee
    Lido 2.559 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Uma prova do céu

Olá a todos. Durante o meu retiro de uma semana, tive a oportunidade de ler este livro que foi escrito por Eben Alexander III, um neurocirurgião americano que teve uma meningite bacteriana e esteve uma semana em coma, quase perto da morte. Ele conta a sua experiência quase-morte e as extraordinárias experiências que "vivenciou" durante esse período.

A grande conclusão deste médico é a de que o córtex cerebral durante o coma estaria inoperante pelo que ele não seria necessário à consciência. Trata-se de um livro maravilhoso, que retrata uma experiência pessoal de quase-morte e por isso a não perder.

A grande crítica ou questão que lhe é apontada por outros neurocirurgiões é o facto de ele não se ter tido a certeza que o seu córtex estaria mesmo inoperante durante os 7 dias de coma ou se foi afetado, de alguma forma, pelos fármacos que lhe eram administrados.

Independentemente das críticas, a minha questão central e por isso partilho convosco é a seguinte:

- Porque razão, hoje em dia, crescem as publicações escritas pelos médicos relativamente às questões que tocam a espiritualidade (alguns exemplos de publicações de médicos que tocam na espiritualidade: Ser Espiritual de Luís Portela; A cura pela mente de Lissa Rankin,...)? Será isto ou bom prenúncio ou a aceitação (ainda que a medo) que a ciência tem os seus limites?


Fonte: Texto de elaboração própria
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

#1
Hehe, eu já tive com este livro na mão... e não o comprei, mas acho que vou voltar atrás ;)

Respondendo à tua questão (tentando), aproveito e faço também uma: que bom pronúncio te referes tu, Faty, concretamente?
Eu acho que sim, é a aceitação de que a ciência tem limites e principalmente a aceitação pelos homens da ciência da espiritualidade e sua importância no processo de cura e qualidade de vida (mesmo nos cuidados paliativos). É a aceitação que todos este processos dependem do factor científico e do factor espiritual!
E é uma aceitação que provém de experiências que a vida permite que estes homens de ciência passem para verem que é mesmo verdade... afinal existe... ;)

Muito bom tópico!

 Porque razão, hoje em dia, crescem as publicações escritas pelos médicos relativamente às questões que tocam a espiritualidade (alguns exemplos de publicações de médicos que tocam na espiritualidade: Ser Espiritual de Luís Portela; A cura pela mente de Lissa Rankin,...)? Será isto ou bom prenúncio ou a aceitação (ainda que a medo) que a ciência tem os seus limites?

Talvez porque cada vez mais médicos têm a humildade suficiente para aceitar que nem tudo pode ser explicado à luz da ciência. Há acontecimentos que não podem ser analisados num laboratório e nem por isso deixam de existir.

Já li o livro e é extraordinário.

Revela que a espiritualidade existe em todos os sectores das nossas vidas particulares e de relação social.
Os cientistas começam a ter abertura suficiente, para reconhecer que há muitos mistérios na vida humana e na natureza, que não são explicados pela ciência. 
Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem

cepticooucrente, o prenúncio refere-se ao facto de... será um sinal de que alguma coisa está a mudar? Pois é incrível a quantidade de médicos que hoje em dia assumem publicamente através de publicações a existência de uma dimensão espiritual... será que está a haver uma mudança nos pensamentos, mesmo nestes mais científicos? É que não são casos isolados e isso faz-me pensar. Pois já existem inúmeras publicações desta natureza.
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Puca
Está muita coisa a mudar nos dias de hoje. Começa a ser bem visível e sentido interiormente um vazio que a ciência não preenche, então começa a busca de respostas, de possibilidades alternativas. Assim como o corpo necessita de comida para ser funcional, a alma também e parece-me que andaram muitas almas a passar fomeca e agora começam a gritar por alimento. :)

Conheço casos em que o médico assume que a medicina não tem explicação e aconselha o paciente a encontrar solução "noutro lado"...

As mentes começam a deixar de ser tão quadradas e começam a abrir-se para o que há "para lá da ciência"... :)

Puca
É verdade, eu trato médicos com medicina chinesa, shiatsu e até Reiki. Os cristais mais bonitos que tenho foi um médico que me ofereceu e também me ensinava a analisar radiografias. :)

Tambem ja tenho o livro, agora é deixar a preguicite de lado para começar a ler.
Obrigada,

Weimar

Olá Weimar, espero bem que a preguiça fique de lado... acho que também ela gostará de ler o livro ;D
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Citação de: Faty Lee

- Porque razão, hoje em dia, crescem as publicações escritas pelos médicos relativamente às questões que tocam a espiritualidade (alguns exemplos de publicações de médicos que tocam na espiritualidade: Ser Espiritual de Luís Portela; A cura pela mente de Lissa Rankin,...)? Será isto ou bom prenúncio ou a aceitação (ainda que a medo) que a ciência tem os seus limites?

A meu ver, isso tem a ver com o campo que a física quântica vem abrindo. Abre a possibilidade de haver explicação científica para o que no passado era inexplicável pela física clássica. Já caíram antigas certezas, outras poderão cair. Mesmo que seja ainda inexplicável, abre-se uma "luz ao fundo do túnel".

Uma nota para o livro do Luís Portela: pequeno, simples e absolutamente maravilhoso.