Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.447
Total de tópicos
26.915
  • Uma foto tirada há uns meses na minha sala
    Iniciado por Sharkuel
    Lido 7.010 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Boas.

Esta foto foi tirada em novembro do ano passado na minha sala, após ter sentido algo que me levou a fotografar a guitarra. E indigna-me. Primeiro, é a distorção/pixelixação que esta tem. O centro está nítido, mas o rebordo ficou repleto de sombras, com o que parece com uma segunda guitarra distorcida na cadeira. Segundo, as sombras posicionadas nas cadeiras, em que parece que vejo um rosto no topo da mesma. E terceiro, eu não tenho nenhum cão. Deixo a imagem para vossa analise. Foto tirada com um Archos 45 platinum.


** Edit: Ao contrário da maioria do pessoal, eu tento sempre ter uma postura "ceptica" em relação ao material que apanho. Se conseguir provar que algo não é paranormal nas cenas que gravo, então não publico (aliás é a primeira imagem que cá publico ao longo de 4 anos), e já andei a ver, e a rever, e a rever, e não faz sentido para mim como é que a camera do telefone (5 megapixeis) fez aquele efeito. Se calhar está a escapar-me algo, pelo que gostaria de opiniões exteriores.

Deixo mesmo assim o ficheiro original para que possam descarrega-lo e analiza-lo. Como poderão ver no file, não ouve qualquer tipo de edição.

A vida é efémera, a morte inevitável mas a palavra é eterna...

#1
Boas, cheguei à conclusão do que é. Se olhar com atenção por cima da cadeira, na mancha grande pode ver que houve alguma anomalia na sua máquina. Com isto quero dizer que basicamente a sua máquina fez uma sobreposição da guitarra e de um pouco da carpete naquela zona. É complicado identificar mas se olhar com atenção vai ver. No entanto vou colocar uma imagem para ser mais fácil. (A meu ver isto aconteceu porque houve movimento na altura em que a foto foi tirada, o que faz com que haja este arrastão e sobreposição na imagem).

RR
#2
Reparei que foto foi tirada com a app "A Better Camera" (também uso, às vezes), mas em modo HDR, ou seja, a partir de múltiplas exposições "fundidas" numa só foto, mas ainda assim, a  hipótese de arrastamento/sobreposição não é válida.
Isto porque, a ter acontecido, teríamos todos os outro elementos presentes na foto na mesma situação, ou seja, deslocados e distorcidos, o que não acontece.
A sobreposição/deslocamento/duplicação "selectiva", ou seja de apenas alguns elementos não é possível, poderia acontecer, se a luminosidade dos mesmos fosse muito superior à dos restantes, o que também não acontece aqui.

VIR PRUDENS NON CONTRA VENTUM MINGIT !

Não entendo nada de fotografia mas, vejo um cão debaixo da cadeira.

RR, concordo contigo. Arrastamento foi impossível pois eu estava estatico quando tirei a foto. Eu ponderei essa possibilidade, mas arrastamento de imagem não faz este efeito. E o que usei foi uma camera digital de um telemovel. Poderia fazer este efeito com uma máquina analogica, dupla exposição, usando o mesmo rolo para o efeito.

Bananaparanormal, eu no post refiro a duplicação da imagem da guitarra, e pela estranheza do seu efeito. Apesar de agradecer o teu feedback, essa foi uma das primeiras hipoteses. Eu tentei recriar a situação, mas sem sucesso. Não sei se foi algum erro momentaneo da camera a captar a imagem, ou na montagem da mesma enquanto fixheiro, ou se foi algo mais. O que é certo é que se torna inconclusivo.

Mas o que me deixa ainda mais indignado são as pixelizações escuras que, por coincidencia, estão colocadas nas cadeiras. As cadeiras são iguais: madeira com um tecido verde/beje com padrão quadrado irregular. A fotografia não foi usada com flash, senão a guitarra estaria a refletir diretamente o foco de luz. O que me chateia é o inconclusivo que esta situação é, parece demasiado perfeito, como que fosse uma cena forjada.

A vida é efémera, a morte inevitável mas a palavra é eterna...

Seja como for há duplicação da imagem e arrastamento na imagem duplicada (podem ver os botões amarelos da guitarra a serem prolongados) . Não quero estar a bater na mesma tecla, mas está lá, é visível (Se estão a ver o mesmo que eu, conseguem ver uma guitarra normal e uma distorcida logo a imagem duplicou e ficou sobreposta por cima da imagem original). Como é que isso aconteceu não sei, a meu ver foi falha momentânea do telemóvel. Provavelmente ficou lento ou bloqueou no momento em que tirou a foto e captou a foto mais o movimento do braço depois de a tirar e foi isto que restou. Seja como for é complicado de saber o que aconteceu.

para mim o que mais me intriga é aquela embalagem, nao sei do que, estar a cair no exato momento em que "algo" é captado

Puca
Eu também vejo é um cãozinho junto á cadeira. :)

ja fiz o download da foto e aclarei a imagem e parece tanto mas tanto um cao, mas lá está. Ele/ela não tem cao!

Puca
Um cão destes, mais clarinho e sem estar tão penteado.


Citação de: Puca em 20 julho, 2015, 20:57
Um cão destes, mais clarinho e sem estar tão penteado.



é mesmo isso

Vejo a guitarra duplicada é tapete também.

#12
Citação de: Cruzvasco em 21 julho, 2015, 19:52
Vejo a guitarra duplicada é tapete também.

Cruzvasco, eu referi no texto a guitarra duplicada:

"O centro está nítido, mas o rebordo ficou repleto de sombras, com o que parece com uma segunda guitarra distorcida na cadeira."

Vocês estão a focar-se demasiado no evidente. Eu não quero que provem que a foto é verdadeira ou não, simplesmente gostava de obter opiniões que vão para além da analize inicial que fiz no post. Eu sei que aquilo é a guitarra. Possivelmente o cão seja um bocado de carpete (nunca tinha pensado nisso), mas também possa ser um evento qualquer que "espelhe" a realidade.

O RR e o cruelminos até agora foram os unicos que levantaram pontos interessantes.

Até agora ninguem referiu as sombras nas cadeiras, nem na figura branca no topo superior esquerdo. Estou a espera de feedback em relação a isso.

cruelminos, a embalagem a cair, não tinha reparado nisso! eu muito honestamente não me recordo se entretanto apanhei a embalagem ou não. Aquilo é uma embalagem de uma pilha (para os pick ups do meu baixo), e a disposição da mesma a cair é uma coincidencia interessante. Se calhar foi consequencia do que se estava a passar na cadeira. Mas não quero parecer que estou a fantasiar demasiado.
A vida é efémera, a morte inevitável mas a palavra é eterna...

Citação de: Sharkuel em 22 julho, 2015, 10:53
Cruzvasco, eu referi no texto a guitarra duplicada:

"O centro está nítido, mas o rebordo ficou repleto de sombras, com o que parece com uma segunda guitarra distorcida na cadeira."

Vocês estão a focar-se demasiado no evidente. Eu não quero que provem que a foto é verdadeira ou não, simplesmente gostava de obter opiniões que vão para além da analize inicial que fiz no post. Eu sei que aquilo é a guitarra. Possivelmente o cão seja um bocado de carpete (nunca tinha pensado nisso), mas também possa ser um evento qualquer que "espelhe" a realidade.

O RR e o cruelminos até agora foram os unicos que levantaram pontos interessantes.

Até agora ninguem referiu as sombras nas cadeiras, nem na figura branca no topo superior esquerdo. Estou a espera de feedback em relação a isso.

cruelminos, a embalagem a cair, não tinha reparado nisso! eu muito honestamente não me recordo se entretanto apanhei a embalagem ou não. Aquilo é uma embalagem de uma pilha (para os pick ups do meu baixo), e a disposição da mesma a cair é uma coincidencia interessante. Se calhar foi consequencia do que se estava a passar na cadeira. Mas não quero parecer que estou a fantasiar demasiado.

É de fato um pouco estranho.

Deixo aqui uma imagem muito pouco trabalhada e de uma forma básica. Mas podemos ver que a segunda guitarra tem uma textura diferente da outra e que reparamos uma cor diferente em certos locais, como o monitor do computador, ao lado da guitarra e no canto em questão.

cruelminos, isto que fizeste a imagem é de facto interessante. Parece que a pixelização a volta do monitor é menos nitida, por algum motivo. Tal e qual como a sombra no topo superior esquerdo, e o pickguard da segunda guitarra.
A vida é efémera, a morte inevitável mas a palavra é eterna...