Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.446
Total de tópicos
26.915
  • Na sombra do Fogo.
    Iniciado por Puca
    Lido 1.034 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Puca
E foi assim o meu dia, literalmente na sombra de um Incêndio gigantesco aqui na região. Foi o dia inteiro entre fumo negro e cheiro a queimado. Por isso deixo um alerta e uma reflexão para esta altura do ano:


Estamos no Verão com ele vêm as férias, os passeios, pic-nics e claro está os incêndios por todo o lado.

Será que só por estar calor as árvores, as plantas entram em combustão e puf...acendem um fogo? Evidente que não é assim. Salvo raríssimas excepções, todos os incêndios são fogo posto, a diferença é que uns o fazem com esse propósito os outros por inconsciência, por ignorância ou por puro egoísmo.


Na minha opinião de leiga os únicos incêndios criados pela própria mãe-natureza provêm de vulcões, trovoadas, têm visto alguma destas coisas por aí? Pois não, logo todos estes dramas a que assistimos diariamente serão fogo posto por alguém que não respeita minimamente a Natureza e as vidas de outros seres, ou seja, criminosos.


Se olharem com atenção á vossa volta, podem observar alguém feliz da vida a passear no seu belo carrinho e a atirar as pontas dos cigarros janela fora, depois de um pic-nic a quantidade de lixo que fica no local (vidros e latas podem provocar incêndios ao reflectir a luz do sol), o lume do churrasco não se apaga convenientemente, etc...etc...etc...! Apresento-vos, além dos incendiários "profissionais", estes são os outros culpados e o seu crime pode resultar na destruição de hectares de floresta, de casas, culturas e vidas. Para mim,  " não sabia, não reparei", não é desculpa, não justifica a negligência, todos devem ser responsabilizados pelos seus actos.


Deixo aqui um alerta nesta reflexão sobre mais uma das inconsciências do ser humano. Mas o karma fica, desse não se safam.


É mau de mais que façamos disto... Mas mesmo assim. É complicado perceber os motivos por detrás. Especialmente nós que tentamos perceber o que é que leva as pessoas a determinado caminho nas suas vidas. É verdade o que dizes, o karma fica, mas e o nosso? E as nossas ações? Não serão elas também tão destrutivas senão piores até? Isto noutro sentido claro.

Não quero com isto "aliviar" o crime dessas pessoas... Quero apenas levantar uma questão pertinente. Até que ponto temos o direito de atirar julgamentos para o ar sobre x ou y? Os caminhos que percorremos não são lineares e não podemos atacar as ações dum sem ter estado na mesma posição, a passar pelo mesmo.

E afinal, numa outra altura, todos nós já fizemos piores atrocidades e por elas já pagamos ou continuamos a pagar. É um caminho difícil este de aprender a amar e perdoar, mas é nestas situações, as mais que complicadas, em que devemos realmente por de parte este ego nosso e tentar compreender realmente...

Eu por experiência tenho este problema no que toca aos representantes da Igreja Católica... Não suporto a hipocrisia, não suporto os fundamentalismos e é algo que me apanha no fundo do ser. Mas mesmo assim, compreendo a importância de ter compreensão por essas almas.

Espero que percebas o que quero dizer, porque é apenas um alerta de que em todas as situações, nem tudo é tão linear quanto isso... Especialmente quando atrofiamos as nossas decisões e maneiras de pensar, produzindo resultados como esse que mencionaste em cima.
"To have faith is to trust yourself to the water. When you swim you don't grab hold of the water, because if you do you will sink and drown. Instead you relax, and float." - Alan Watts

sofiagov

Este problema dificilmente será resolvido se as consciências não mudarem.
Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem

Excelente chamada de atenção. Isto é um flagelo no país, trágico, triste, que já ceifou muitas vidas. :(

Puca
Não sei se a maioria de vocês tem realmente esta vivência. É impressionante como geralmente ao fim de semana aumenta a quantidade de fogos, a maioria por negligência. E para nós, que vivemos literalmente no meio do mato uma constante ameaça ás nossas vidas, ás nossas casas, aos animais...

Fingarfan, eu compreendo o que queres dizer, em relação ao julgamento, mas há limites e esses limites são a liberdade do outro, a primeira lei do universo. Não posso, não consigo olhar de "coração ao alto" para esta situação especifica, para quem faz isso colocando em risco vidas, não tenho que saber os seus motivos pois sejam eles quais forem têm de pagar pelas suas acções. Claro que posso pôr em causa a integridade de um ser quando ele coloca em risco terceiros, a liberdade dele termina quando interfere com a dos outros. Se pensar assim vamos dar palmadinhas nas costas no violador de criancinhas, porque é o estado em que ele está e é o Karma da criancinha.

Evidentemente que não sou "santa" e tenho karma para pagar, mas também tenho o meu papel como "cobradora de Karmas", ou seja fazer os outros pagar os seus Karmas. Logo, venham para aqui pegar fogos que levam com a enxada na tola, ando por aqui armada em guarda florestal, a apanhar o esterco que os "passeantes" espalham por todo o lado.

Nunca é demais apelar para a abertura da nossa consciência relativamente a estas pequenas (grandes) ações. A negligência é assim mesmo... pode ser intencional ou não e por isso os avisos nunca são demais.


Obrigada Puca pela partilha.
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Citação de: Puca em 08 julho, 2015, 11:35
Não sei se a maioria de vocês tem realmente esta vivência.
Infelizmente, vivendo em Viseu, tenho presença assídua dos incêndios de Maio a quase Outubro por vezes... :(
Destruirmos a nossa floresta desta forma é uma forma de suicídio lenta e agonizante, e ao dizer que amamos os nossos filhos, para depois não lhes deixarmos um mundo onde possam viver é hipocrisia pura... :(
O Homem é do tamanho do seu Sonho!

Bom dia, antes de mais informo que sou Bombeiro, e como tal vou tentar esclarecer de forma simples alguns pontos aqui falados.

Temos vários tipos de causa para os incêndios florestais, origem humana, quer por acidente ou negligencia (queimadas, queima de lixos, lançamento de foguetes, linhas eléctricas, etc) ou as intencionais, depois temos as de causas naturais, que correspondem a pequenas percentagens das ocorrências que se registam anualmente.

Cara Puca quando refere vidros e latas provocam incêndios por reflectirem o sol, sim pode acontecer, mas é necessário um conjunto de determinados factores para que isso possa acontecer, quanto aos cigarros atirados janela fora, garanto-lhe que só o cigarro por si não vai propagar nenhum incêndio, é preciso mais qualquer coisa, mas como deverá entender não irei referir o que (nunca se sabe quem possa ler).

Os motivos para que seja ateado um fogo de forma intencional são vários, os mais frequentes são, desde limpeza de mata para criar pastagens, a desvalorização do preço da madeira que fica carbonizada (muito conveniente a quem compra depois do fogo), entre outros negócios que originam o fogo posto.

Quanto a queimadas, existe uma época própria em que com a devida autorização se pode proceder a queimadas, por norma sempre nos meses com maior índice de humidade, pois o risco de provocar incêndio será reduzido, é claro que há muita gente por ai que não quer saber disto para nada, e fazem queimadas quando querem e bem lhes apetece, pensado que com uma mangueirita e uns baldes de agua conseguem controlar aquilo caso algo corra mal, o problema é que nos meses com menor índice de humidade quase sempre corre mal, e dai origina-se um fogo por negligencia.

Espero ter dado uma ajuda a esclarecer algumas questões.


TyranusZeng, obrigada pelo seu comentário. Um grande bem-haja! :)

Infelizmente isto é uma triste realidade que se vive em Portugal. :(

Deixo desde já o meu agradecimento aos heróis que enfrentam estes desastres todos os anos
I see now that the circumstances of one's birth are irrelevant, is what you do with the gift of life that determines who you are"

sofiagov
Citação de: cody sweets em 14 julho, 2015, 16:35
Infelizmente isto é uma triste realidade que se vive em Portugal. :(

Deixo desde já o meu agradecimento aos heróis que enfrentam estes desastres todos os anos
:)

Citação de: cody sweets em 14 julho, 2015, 16:35
Infelizmente isto é uma triste realidade que se vive em Portugal. :(

Deixo desde já o meu agradecimento aos heróis que enfrentam estes desastres todos os anos
Faço minhas as tuas palavras! :)
O Homem é do tamanho do seu Sonho!