Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.444
Total de tópicos
26.914
  • Contra o Acordo Ortográfico
    Iniciado por Gens
    Lido 9.019 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Citação de: Cassandra em 29 junho, 2015, 23:44
Com que objectivo? Quer dizer, porquê nós?

Porque nós somos quase metade do mundo :)
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Sim, o acordo era para todos os falantes de português. Mas como se sabe, mais ninguém levou isto para a frente, sem ser Portugal.

Os outros países, que se saiba, não estão a fazer ideia de ir mexer nas suas ortografias. Esse tem sido um dos pontos com que os contra-acordo se batem: se o motivo é uniformizar, que raio de uniformização é esta que só Portugal é que está a fazer alterações? E se mais ninguém as faz, porque é que aqui se insiste nisso?
"Cedo ou tarde você vai perceber, como eu, que há uma diferença entre conhecer o caminho e percorrer o caminho". 
(Morpheus, The Matrix)

Portugal ensinou a língua Portuguesa ao mundo... Agora é Portugal que tem de aprender a língua que ensinou a outros  :laugh:
Já que a identidade de Portugal não tem qualquer valor para estes governantes, que criam leis à medida que lhes convém, hasteiam a bandeira Portuguesa ao contrário, vendem o nosso país e honra a chineses e alguns árabes... dinheiros sujos de sangue, oriundos da máfia e escravidão... O que nos resta no meio disto tudo?
Somos apenas peões no meio deste jogo de mafiosos.
"Tudo aquilo que o homem ignora não existe para ele. Por isso o universo de cada um se resume ao tamanho de seu saber." - Albert Einstein

"O que nos resta no meio disto tudo?
Somos apenas peões no meio deste jogo de mafiosos."

Acho que é precisamente por isto que há tanta gente contra o acordo. Já não nos resta muita coisa nossa, e ainda nos querem estropiar a língua? Não, pior!, "curvar" a nossa língua aos outros?

Mas temos espinha ou não temos espinha?
"Cedo ou tarde você vai perceber, como eu, que há uma diferença entre conhecer o caminho e percorrer o caminho". 
(Morpheus, The Matrix)

Se houvesse abstenção quase total nos votos, certamente isto não tinha levado este rumo.
Votos em branco e anulados contam para a maioria... A abstenção é a única arma para derrubar este sistema.
"Tudo aquilo que o homem ignora não existe para ele. Por isso o universo de cada um se resume ao tamanho de seu saber." - Albert Einstein

Não me sinto optimista... a abstenção anda a "ganhar" eleições há quanto tempo?

A resposta à minha pergunta é "não, não temos espinha, aparentemente".

O povo é sereno...
"Cedo ou tarde você vai perceber, como eu, que há uma diferença entre conhecer o caminho e percorrer o caminho". 
(Morpheus, The Matrix)

Enquanto houver gente que se vende por meia dúzia de tostões e também alguns almoços e jantares, isto nunca irá mudar.
Hoje em dia uma pessoa humilha-se para ter alguns tostões no bolso.
A abstenção não ganha eleições, mas os corruptos começam a sentir os cargos em perigo... até porque não há ministros, presidentes ou deputados desempregados... ou será que há?  ::)
Esses não fazem fila no centro de emprego, para procurar um emprego mal pago... têm lugares garantidos em cargos importantes de empresas importantes... Um dos responsáveis pelo colapso do BPN está agora no Banco de Portugal... E não foram os portugueses a deseja-lo lá, mas sim os partidos, porque o povo não tem voto na matéria  ;)
"Tudo aquilo que o homem ignora não existe para ele. Por isso o universo de cada um se resume ao tamanho de seu saber." - Albert Einstein

A luta faz-se em silêncio...sem ninguém  saber eu faço a minha parte e se todos fizerem o mesmo o resultado vai ser monstruoso.

Não  sou contra nem a favor do acordo...simplesmente para mim ele não  existe.
É verdade que o português  que eu uso já  tem acordos anteriores por isso já  está  longe do português inicial mas o travão  tem que ser colocado em qualquer altura e para mim não  faz sentido ter que usar palavras novas para ficar igual a um dialecto local.

Pior que o acordo são  as desculpas do tipo, ah estou a escrever no telemóvel... ah é a pressa...ah é a escrita sms...bla bla bla.

Pior que dar erros ortográficos é escrever mal propositadamente!

Não  tarda muito e o mundo vai acreditar que a língua  portuguesa é uma variante do brasileiro...é que isso já esta a acontecer e não  tarda mesmo nada a ser oficial.
Não me trates por VOCÊ!!!
Respeito mais tratando-te por TU do que tu a tratares-me por VOCÊ!

Nos Estados Unidos da América, existem muitos americanos que nem sabem da existência de Portugal.
Outros dizem já ter ouvido falar mas julgam que Portugal fica no Brasil... talvez seja por isso que muitos programas para computador, hoje em dia, só trazem idioma Português Brasileiro.

Tenho de pegá uma carona e fugi desti paíz, viu?  :laugh:
"Tudo aquilo que o homem ignora não existe para ele. Por isso o universo de cada um se resume ao tamanho de seu saber." - Albert Einstein

#24
A falta de conhecimento da população  norte americana, principalmente dos USA, é natural. Pude comprovar isso quando contactei directamente com várias  pessoas do continente americano. Mas é como tudo...eu também  não  conheço  a localização  de todos os países.

Grave é ir num voo de uma companhia de aviação  europeia e no sistema de entretenimento reparar que os vários  filmes disponíveis em multiplo áudio alguns tinha a descrição: "audio pt.pt" mas ao seleccionar ouço dobragem em brasileiro.
Por outro lado o audio "espanhol" sai em espanhol europeu e não  num espanhol sul americano...

Eu desconfio que houve navegadores brasileiros que descobriram portugal e a europa mas por algum motivo de desconheço a história  foi alterada e contada de outro forma...
Não me trates por VOCÊ!!!
Respeito mais tratando-te por TU do que tu a tratares-me por VOCÊ!

Nós falhamos em tudo com a nossa língua.

- Não traduzimos as palavras do inglês quando há tradução;

- Não temos nenhuma revista ou jornal de referência com bom jornalismo;

- Não há nenhum dicionário ou gramática de referência para a língua;

- Não há boas traduções de muitas obras de referência da literatura universal;

- Não há edições recentes das obras de grandes autores da língua;

- O número de portugueses que dá erros com o nono ano é assustador;

- Não há obras de qualidade escritas por portugueses e em português de diversos temas, por exemplo, o Paranormal.  >:D
C'est dans l'air.

O mal do povo Português é serem acomodados e pacíficos... Porém, mesmo o Oceano Pacífico, com toda a sua tranquilidade, também tem os seus dias de turbulência, e de vez em quando, lá vai mandando uns Tsunamis para cima do pessoal...
Vivemos num país pequeno, com uma mentalidade ainda mais pequena... creio que devêssemos mudar esse aspecto e começar a pensar com mais qualidade e ambição.
Temos um país com capacidade para ser autónomo e não depender de terceiros para manter uma economia sustentável... porém os interesses, enchem os bolsos dos nossos partidos, mas por outro lado impedem que o nosso país se desenvolva e evolua... talvez seja por isso que muitos portugueses, lá fora, têm o reconhecimento merecido, devido aos projectos inteligentes, que trazem muito lucro a esses países estrangeiros.
Passos Coelho afirmou há uns tempos atrás, para os jovens emigrarem... com este tipo de líderes o país nunca sairá da "cepa torta" e vão vendendo a nossa honra, destruindo a nossa cultura na medida que lhes convém.
"Tudo aquilo que o homem ignora não existe para ele. Por isso o universo de cada um se resume ao tamanho de seu saber." - Albert Einstein

Bem a minha posição em relação ao tema,talvez seja um pouco contrária à das já aqui manifestadas.Isto é, eu também sou contra a implementação deste novo acordo ortográfico,na medida que acho desnecessário, contudo não vejo grande mal...

Ah e tal mas isto na prática de Numerolgia,muda a interpretação/valor das palavras...meus caros o português é uma língua viva, como tal ela também evoluí....se assim fosse e a sua origem fosse assim tão importante neste campo, teria-mos que falar em Português Antigo...Português Galego...ou então em Latim, e antes do Latim? sim porque o Latim também teve a sua origem em outras línguas...

Citação de: Gens em 28 junho, 2015, 20:28
Estará em causa um projecto oculto de destruição da língua portuguesa e de Portugal, inserido num plano globalista mais vasto?

Chamem-me naive, mas não vejo que com isto queiram "destruir" a língua portuguesa e Portugal?Para isso tornavam o português mais perto de uma língua inglesa ou mandarim,(que possivelmente serão as mais faladas aquando de uma globalização) e não é,isso,o que este acordo traz.

E agora a sério, há palavras,(outras nem tanto),que realmente fazem sentido serem mudadas,não digo que no inicio não fossem assim prenunciadas mas agora,vão me dizer que dizem "aCção" em vez de ação???

Quanto ao uso do calão ou palavras que não se enquadram na língua, como o "yah ou o bue", ou uso de abreviaturas ou linguagem de chat,desde que se perceba facilmente, eu sinceramente não vejo o problema.Em assuntos oficiais,trabalho escola,etc...claro aí já teremos de escrever "como deve ser"...

Para concluir, eu adoro a nossa língua, mas não vejo com grande drama estas mudanças....acho que não são assim tão significativas e muitas fazem sentido,(talvez à alguns séculos não), mas com a prenuncia de hoje sim.
"Quem vive pela espada morre pela espada...Vivo pelo que digo, morrerei pela palavra"

Citação de: sofiagov em 29 junho, 2015, 09:35
não uso e não concordo com o acordo  >:(
Idem Idem Aspas Aspas ! ;D

O Homem é do tamanho do seu Sonho!

A língua evoluí, é certo, mas este acordo está a passar por cima de coisas que os seus autores estão a ignorar olímpicamente.

As consoantes mudas desempenham um papel. No exemplo que deu, acção, o primeiro C abre a vogal A, adverte para que se diga (vou escrever como se fala, ok?)

Áção

Se o C não estiver ali, eu leio

Âção

Noutras palavras, como por exemplo, respectivamente, é o mesmo princípio, abrir a vogal que segue. Neste caso, eu digo o C.
Já para não falar de casos como Facto e Fato - para além de dizer o C, escrito, convenhamos que Facto e Fato não são bem a mesma coisa. Já nem é uma questão de a consoante ser muda ou não, é o significado da palavra que está ligado ao facto (no pun inteded) de haver um C no meio da palavra.

Em relação a não ver qual o problema de abreviaturas e outras coisas que tais, olhe que o pessoal não faz a distinção e "distrai-se" muito. Suponho que parte do problema é o hábito - escrevem muito mais SMS e em chat's e coisas que tais do que noutros sítios, como a escola, por exemplo...
Já basta nem conseguirem exprimir uma ideia de forma clara e coerente sem se engasgarem e dizerem "tipo" 10 vezes em vez do que querem mesmo dizer - o cérebro já não encontra as palavras adequadas, por isso usa o tipo.

Volto a aconselhar para quem ainda não leu, o livro 1984...

A linguagem tem importância para o desenvolvimento do pensamento, para a liberdade do pensamento.
"Cedo ou tarde você vai perceber, como eu, que há uma diferença entre conhecer o caminho e percorrer o caminho". 
(Morpheus, The Matrix)