Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.448
Total de tópicos
26.915
  • Exercicio de interpretação com Tarot.
    Iniciado por Puca
    Lido 2.666 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Puca
Para treinar a interpretação das cartas deixo este desafio:

Carta recebida num "consultório sentimental", com um pedido de ajuda do Tom:

"Tenho 59 anos, um emprego seguro e bem pago. Fui casado durante 20 anos, mas divorciei-me á 11 anos, certo do meu caminho.

Estou envolvido numa nova relação faz agora 8 anos, ela tem 51 e também um emprego estável. Vivemos a 50km de distância. Temos tido uma relação por vezes tortuosa, mas também temos passado excelentes momentos em companhia um do outro.

Ela anda á anos a dizer que se quer casar. Isso deixa-me nervoso. As minhas mãos suam e penso em todas as desculpas para fugir do assunto. Eu amo-a mas quando vem o assunto do casamento, fujo e escondo-me.

Ela sente que sendo assim a nossa relação deve terminar, assim pode ficar livre para encontrar outra pessoa disposta a casar. Ela merece-o e eu compreendo. É uma luta interna quando não tenho notícias dela, não falo com ela ou imagino-a com outra pessoa. Isso deixa-me doido e volto sempre a procura-la. Sugeri que fossemos viver juntos e ver como nos sentíamos, mas isso nunca aconteceu."

Tirei as cartas pensando na questão: "Qual é o problema do Tom em relação ao casamento?"
O resultado foi:

Situação: A Lua
Desafio: 9 de Ouros
Conselho: 9 de Espadas
Resultado : 5 de Espadas

O que diriam ao Tom?

Sugiro que cada um faça a sua interpretação de acordo com a sua intuição e os seus conhecimentos. Alinham?

Mais para a frente darei a minha própria interpretação. :)



SITUAÇÃO ATUAL - Lua - A Lua avisa-nos que devemos ter consciência da verdade e ter cuidado com as fantasias que nos poderão encaminhar para caminhos errados devendo sempre conseguir focalizar os objectivos a atingir. Portanto, acho que o consulente tem relutância em iniciar um compromisso a sério – o casamento. Pode estar errado por ter tanto medo


O DESAFIO - 9 de ouros - A carta Nove de Ouros é aceitar que o casamento /compromisso pode afinal dar certo, poderá ter êxito e ser feliz, ter estabilidade se optar pelo caminho proposto. Indica-lhe algo bem sucedido, uma tarefa cumprida com êxito o que apenas pode significar que se encontra no caminho certo, seja este amoroso ou económico.


CONSELHO - NOVE DE ESPADAS - O significado a salientar nesta carta é o de erguer do escuro, das profundezas. Sair da nossa angústia deverá ser o nosso principal objectivo que devemos ter quando nos sai esta carta. Todos nós temos momentos piores, mas que são apenas isso, momentos, e como todos os momentos, estes passam e vêem outros a seguir..Deve-se agir, rápida e objectivamente se quisermos resolver os problemas.

RESULTADO - SIGNIFICADO DO CINCO DE ESPADAS - Em geral a interpretação comum dada a esta carta é a de aceitação dos limites de uma situação, mas eu acredito que devemos dar mais importância à nossa vitória sobre as adversidades.


O que acham?  :)
Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem

Diria que o Tom tem receio do desconhecido e de perder a independencia. Esta a lutar contra a compreensão do que quer e que talvez seja de facto melhor cada um avançar com as suas vidas.
Basicamente ele deve seguir o que o seu coração lhe diz sem se deixar manipular. Se nao se sente capaz de casar, mas aceita viver juntos, talvez eles devessem os dois falar disso e chegar a um meio termo ou cada um seguir a sua vida!

Foi o que eu percebi mas nunca consegui usar muito a intuição quando nao sou eu a retirar as cartas.
http://esotericbjarkan.blogspot.pt/
"Men have enslaved each other... since they invented gods to forgive them for doing it."
"Compassion for animals is intimately associated with goodness of character, and it may be confidently asserted that he who is cruel to animals cannot be a good man."

Puca
Claro que não LilithP, nem tu nem ninguém, digo eu..!Daí usar estes exercícios apenas como treino de interpretação. Mas podes ir mais longe e fazer a tua própria tiragem para a mesma situação. Se quiseres coloca-a aqui e temos um exercício extra. :)

Eu alinho e acho superinteressante o teu tópico Puca :)

A interpretação que vou dar é aquela que me sinto mais confortável, ou seja, é uma interpretação psicológica das cartas que saíram, não fazendo qualquer ligação com outras possíveis tiragens que poderiam ser feitas, ok?

Eis o que eu diria ao Tom:

Tom, antes de mais obrigada por ter partilhado a sua preocupação.

A situação que está a vivenciar neste momento assinala alguma insegurança, medo ou receio da sua parte em assumir novamente uma relação. Esta situação faz-me todo o sentido, dado que você já teve um casamento de 20 anos que culminou num divórcio há 11 anos, que o fizeram sentir, de alguma forma, que estaria no caminho certo.

Mas o campo emocional nem sempre se submete às leis da razão e há 8 anos você conhece uma nova pessoa com quem tem um envolvimento afetivo. Esta pessoa assume-se como um grande desafio na sua vida, não lhe parece? Ela surge para que você analise, com consciência e ponderação, o caminho que percorreu até ao momento, aquilo que deixou para trás e se, efetivamente, o estar sozinho será mesmo a melhor opção para si. Ao que parece  o facto de estar sozinho é algo confortável para si. Talvez por isso, apesar de gostar dessa pessoa, você se sinta desconfortável quando falam do casamento.   

Tom, o Tarot sugere que existe um medo dentro de si relativamente à situação e perante esse medo, a sua forma de lidar com ele é fugindo da situação. Mas a fuga não é certamente a melhor forma de lidar com a situação, por isso a sugestão que o Tarot lhe dá é que deve avançar, agir e reagir nesta situação. Encontre uma ponto de equilíbrio que seja mais confortável para ambos, caso contrário a perda e a tristeza surgirão na sua vida. A sugestão de viver junto, poderá ser uma  forma hábil e inteligente para lidar com o problema, não lhe parece?

O facto de o seu relacionamento anterior não ter funcionado, não significa que este não funcione. Pode ser até uma oportunidade na sua vida, para se desprender de padrões e crenças enraizadas em si. Há momentos na nossa vida que precisamos de ter coragem para podermos canalizar as energias para uma atitude inovadora e uma nova forma de pensar e de agir. Repare, você é um homem bem-sucedido profissionalmente, o que significa que é uma pessoa que gosta de abraçar desafios. Encare este situação como um desafio, todavia no campo emocional. Deixe para trás as suas inseguranças neste campo e as derrotas que já teve e retire focalize-se apenas nas aprendizagens dessas experiências. Certamente que serão grandes aprendizagem que o fizeram, de alguma forma, solidificar o seu crescimento interior, não lhe parece? Permita-se a si mesmo ser feliz!

Tudo de bom! :)
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Puca
Então lá vai a minha interpretação da situação do Tom:

A lua mostra que as suas emoções não são claras e tem receio de ir atrás de uma ilusão.
O nove de Ouros representa o desafio a superar, sendo este a sua posição acomodada e racionalidade, tentar sair da sua zona de conforto.
Aconselha-se que dê tempo para clarificar os seus processos mentais sem pressões.
Ainda não é o momento apropriado para dar o passo do casamento.

O tom ainda não está bem ciente de que o casamento seja a próxima etapa. Custa-lhe largar a sua zona de conforto e receia alterar o que de momento lhe parece uma situação confortável. Deve dar tempo ao tempo, reflectir e estruturar o que deseja para a sua vida, ter certezas para dar os passos acertados.

Quero mais exercícios. É pena não participarem mais membros, nomeadamente aqueles que ainda estão em início de aprendizagem :(
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Se fossem apenas os arcanos maiores, eu ainda tentava interpretar... mas com os menores pelo meio, estes ainda são praticamente chinês para mim :)

Puca
Ho,  Asky, mas tenta, a Faty já colocou um tópico com os arcanos menores. E é uma forma de ter ires familiarizando com as cartas. :)

Faty, já tenho outro, estou a traduzir, pois eles são retirados de um "consultório sentimental" que passa nos EUA. Depois faz-se uma tiragem, normalmente de 4 cartas para não complicar muito. Se tiveres situações giras para criar exercícios, força.

Não se importem de errar, ou de se sentirem inexperientes, estes exercícios são mesmo para isso, não estamos a fazer leituras para ninguém especifico. É neste tipo de exercícios que sem nenhum tipo de compromisso podemos "esparvoar". :)

Sim, eu cheguei a ver, mas achei mais complicado que os Maiores e ainda não estou nada familiarizada com estas cartas... as outras é que já me tenho vindo a habituar... mas quem sabe se no futuro não conseguirei (espero eu) ;)