Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.454
Total de tópicos
26.915
  • Geocaching. O que é, e como funciona? Um simples guia.
    Iniciado por MysticDark
    Lido 2.277 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Ora bem, fiz uma pesquisa no fórum sobre o tema Geocaching, e vejo que existem algumas respostas onde a palavra está presente em algumas fotografias, porém não há informação do que é esta actividade.

Sendo assim, gostaria de vos dar a conhecer esta actividade, que provavelmente muitos de vocês já ouviram falar nos media, outros praticam, e outros que nem sequer conhecem.


O que é?

  • Ora bem, basicamente Geocaching é nada mais nada menos que uma caça ao tesouro no "mundo real" através de coordenadas geográficas, com o auxilio de um GPS.


Como faço para começar a jogar?


  • Bem, primeiramente antes de a pessoa começar a fazer a caça ao tesouro, tem de se registar no site do Geocaching.
  • De seguida através da aplicação para Android e/ou iOS (paga), (existem outras aplicações grátis para download que têm a mesma função, na qual poderei ceder informação mais tarde caso haja interessados.)
  • Depois disto até podemos ir ver as caches que existem à nossa volta, através da pesquisa no site.
  • Se por acaso houver uma cache que queiramos ir fazer, que esteja mesmo à porta de casa, faz-se login na aplicação, ligamos os dados móveis e o GPS e estamos prontos a procurar o tesouro.


Material necessário

  • Material de escrita (caneta, lápis.)
  • Telemóvel com a aplicação e função GPS/equipamento GPS


Como funciona?

  • Com o auxilio da bússola do gps, vamos até ao GZ e de forma dissimulada, (já explico o porquê mais abaixo), procuramos a cache. (por norma, o gps não é preciso, podendo dar um erro de 5 metros.)
  • Depois de encontrar a cache, escrevemos no logbook a data do dia em que foi encontrada e assinamos com o nosso nickname de registo no site.
  • De seguida voltamos a colocar tudo exactamente no lugar onde esta se encontrava e como se encontrava. (Isto é importante.)
  • Por fim, fazemos o log virtual no site, onde nos dirigimos à cache que encontramos, e fazemos um breve resumo da cache em si / meio envolvente / a viagem / etc.



Porque é que se deve procurar a cache de forma dissimulada?


  • Porque existe muitas pessoas na qual não conhecem este jogo, e ao dar muito nas vistas, podemos por em causa a saúde da cache, estragando assim o jogo.


Actualmente só em Portugal existem mais de 30 mil caches activas ! O que é apenas 1% do total mundial.

Vocabulário:


  • Log: escrever o texto no logbook
  • Logbook: papel/bloco de notas na cache fisica.
  • GZ: Groundzero, ou seja o ponto 0.


Eu actualmente faço geocaching apenas como um hobby, quando vou para zonas fora do local de residência, para descobrir sitios engraçados.
Tenho uns amigos meus a quem eu apresentei este jogo, e agora são uns autênticos viciados  :o

A minha opinião pessoal é: se tiverem um tempinho, experimentem, vão ver que vão gostar.
Eu através deste jogo, descobri locais praticamente ao lado de casa (e moro aqui há 22 anos), que desconhecia por completo e de uma beleza extrema !
O melhor deste jogo ainda é o contacto com a natureza na maior parte das vezes, e a larga imaginação das pessoas que escondem as caches, porque existem caches que vos deixam completamente pasmados.




PS: Eu fiz este mini guia, quase em cima do joelho, se quiserem saber mais informação, disponham as dúvidas, ou eu até com um bocadinho de tempo consiga organizar melhor as ideias no tópico, até porque falta muita info... Mas se procurarem na net, arranjam toda a informação necessária.

Mais tarde coloco fotos de algumas caches/locais que encontrei, para vos deliciar  :laugh:[/list]

boa forma de gastar combustível...  ::) e de conhecer locais fantásticos...  ;)

sem dúvida um dos melhores passatempos que existem...  :)

bom tópico
a minha religião é a verdade...

Puca
Eu ás vezes ando á procura desses tesouros. Estou inscrita com o meu marido, somos a equipa "Morangos", é muito engraçado e além de se encontrarem locais fantásticos, é emocionante encontrar as caixas, deixar um presente, uma mensagem. Somos umas crianças. ;)

Desde o ano passado que faço isto :P
É mesmo giro, infelizmente nao consigo ir as zonas mais remotas onde existem.
http://esotericbjarkan.blogspot.pt/
"Men have enslaved each other... since they invented gods to forgive them for doing it."
"Compassion for animals is intimately associated with goodness of character, and it may be confidently asserted that he who is cruel to animals cannot be a good man."

Eu já a 2 ou 3 anos que comecei, mas na altura só fiz uma ou duas caches, por falta de material e companhia para fazer mais.
Entretanto descobri amigos meus que também faziam, ou também queriam começar a fazer, e há cerca de 4 meses comecei novamente a fazer geocaching, agora costumo ir sempre um dia por semana, ou uma tarde, ou noite fazer algumas caches por aqui perto, ou quando vou para algum sitio novo que não conheço.
É um bom passatempo, gasta-se combustível, sim, mas também se conhecem sitios espetaculares, com umas paisagens daquelas :)