Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.423
Total de mensagens
369.427
Total de tópicos
26.911
  • 5 Coisas que os Pais não devem devem dizer aos filhos
    Iniciado por misticopt28
    Lido 3.937 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
A intenção é boa, mas as consequências nem sempre são as esperadas

Quando um filho nasce, nasce também nos pais a responsabilidade pela educação dessa criança a fim de dar ao mundo um cidadão correto, honesto, educado e também ter um filho que tenha uma vida boa, tranquila e feliz. Entretanto, infelizmente, quando um filho nasce, os pais não recebem pelo correio um manual de como criar seus filhos.

Sendo assim, a educação da criança se dá por diversas formas e a maneira com o que os pais agem é um misto de intuição e conhecimento adquirido ao longo dos anos e por meio de leituras e relatos de outros pais. Porém, nesse processo, os pais podem acabar fazendo algumas coisas que julgam corretas, mas que podem ter um impacto negativo na educação dos filhos. Listamos aqui algumas frases que alguns pais costumam dizer com boas intenções, mas que tem um resultado negativo.

1 – Você não sabe fazer nada!

Esse tipo de afirmativa pode ter um impacto muito ruim na autoestima do seu filho. Quando seus próprios pais o diminuem, dizendo que ele não tem talento ou não sabe fazer coisa alguma, isso acaba minando a imagem que o filho tem de si. Isso pode levar à duas consequências: uma boa, quando ele decide ser o melhor em tudo para provar que não é um inútil e outra ruim, quando ele aceita essa imagem de inútil e passa a agir como tal.

Como não é possível adivinhar qual será a consequência, o mais saudável é sempre
reconhecer os feitos do seu filho e nunca colocar os defeitos em evidência. Jamais diga que seu filho "não sabe fazer nada", porque isso, além de cruel é impossível de ser verdade.

2 – Vou embora sem você!

Uma das coisas que os pais precisam é que os filhos acreditem e confiem neles. Sendo assim, afirmar que você vai abandoná-lo é uma forma errônea de tentar convencer o seu filho de ir embora de algum local. Com o tempo ele vai perceber que isso é apenas uma estratégia para fazê-lo ir embora e vai acabar perdendo a confiança no que você diz. Portanto, combine com ele antecipadamente que vocês irão embora a hora que você disser e se você for usar alguma medida para discipliná-lo, prefira usar uma tática mais palpável, sem mentiras ou falsas ameaças.

3 – Peça desculpas agora!

O caminho para a educação de um filho não é força-lo a fazer tudo o que você acredita ser o certo. Na verdade, o ideal é sempre mostrar a ele bons exemplos e encorajá-lo a seguir estes exemplos. Em situações onde a criança faz algo que merece um pedido de desculpas, se o seu filho não fizer, faça-o por ele na tentativa de mostrar qual é o comportamento adequado no momento. Com o tempo, a criança aprende naturalmente qual é a função do pedido de desculpas e incorpora isso no seu dia a dia.

4 – Você não é mais Bebezinho!

Às vezes pode parecer que seu filho de 8 anos está agindo como se tivesse apenas 3. Isso pode ser um indicador de que ele está passando por problemas e precisa de uma orientação, um guia dos pais para saber como agir naquele momento. Sendo assim, criticá-lo não vai adiantar nada. Uma criança de 8 ou 9 anos não vai entender o que é agir como tal idade. Sendo assim, na hora que você ficar brava porque seu filho está fazendo birra ou manha de criança de 3 anos, pare e respire fundo. Não reaja imediatamente. Pare e pense com calma sobre o que deve ser feito.


5 – Será que vou ter que repetir mil vezes?


É normal para uma criança esquecer algo mesmo que ela tenha que fazer isso todos os dias ou com grande frequência. Por isso, é importante ter muita paciência para repetir novamente sem se exaltar. Uma dica para ajudar a memória do seu filho é investir em jogos que desenvolvam essa habilidade e também criar estratégias divertidas para que ele se lembra de escovar os dentes, fazer a tarefa entre outros compromissos infantis. Lembre-se: se ele esquecer, repita novamente, talvez de uma maneira diferente, mas não desista e não perca a paciência. Muito menos faça o que ele deve fazer.

Fonte: Grupo Socorrista Obreiros do Senhor Jerônimo Mendonça Ribeiro

Eles afiam suas línguas como espadas, e como flechas disparam suas palavras cheias de veneno.
Salmos 64:3
Abençoado seja o seu santíssimo nome em favor de todos nós Deus nosso Pai.

Gostei muito deste tópico misticopt28. Se fossem apenas estas 5 coisas que os pais não devem fazer, seria tudo bem mais fácil. A educação dos nossos filhos começa com a nossa própria educação a todos os níveis.

O que mais me arrepia é quando vejo uma criança a tentar andar e os pais, na melhor das intenções dizem: "Vais cair... vais cair..."... naturalmente que a criança vai cair logo em seguida, pois é isso que os pais estão a dizer e ainda por cima não ficam satisfeitos e reforçam: "eu não te disse?" :(
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Citação de: Faty Lee em 20 junho, 2015, 10:01
Gostei muito deste tópico misticopt28. Se fossem apenas estas 5 coisas que os pais não devem fazer, seria tudo bem mais fácil. A educação dos nossos filhos começa com a nossa própria educação a todos os níveis.

O que mais me arrepia é quando vejo uma criança a tentar andar e os pais, na melhor das intenções dizem: "Vais cair... vais cair..."... naturalmente que a criança vai cair logo em seguida, pois é isso que os pais estão a dizer e ainda por cima não ficam satisfeitos e reforçam: "eu não te disse?" :(

Isto é de bradar aos céus!
Nunca se deve deitar abaixo ninguém, nem criança nem adulto. Destroi a possibilidade de se fazer bem uma tarefa.
Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem

Acho que uma das piores coisas que os pais podem dizer aos filhos é "só serves para dar trabalho", é basicamente levar uma facada no peito pelos teus pais...
I see now that the circumstances of one's birth are irrelevant, is what you do with the gift of life that determines who you are"

Até aos 7 anos é uma fase muito complicada para as crianças pois são mais sensíveis e pode afetar psicologicamente e desenvolver mais tarde transtornos psicológicos graves dependendo como a criança tenha sido tratada. Também até aos 7 anos as crianças já têm que ter as bases com os valores morais da vida, Emmanuel diz-nos que a criança até aos 7 anos é como argila molhada depois começa a ser difícil molda-la
Abençoado seja o seu santíssimo nome em favor de todos nós Deus nosso Pai.

obrigado... deu-me uma lição agora... por vezes... cometo alguns desses pecados...

...cometia...  ;)
a minha religião é a verdade...

Citação de: misticopt28 em 20 junho, 2015, 12:50
Até aos 7 anos é uma fase muito complicada para as crianças pois são mais sensíveis e pode afetar psicologicamente e desenvolver mais tarde transtornos psicológicos graves dependendo como a criança tenha sido tratada. Também até aos 7 anos as crianças já têm que ter as bases com os valores morais da vida, Emmanuel diz-nos que a criança até aos 7 anos é como argila molhada depois começa a ser difícil molda-la

Concordo plenamente. Mas deixa-me dizer-te que tudo começa desde o nascimento. Se houver essa consciência por parte dos pais, certamente que a criança quando chegar à pré-adolescência (altura em que se recorda mais dos traumas - até 12/13 anos) estará preparado para a sua independência e autonomia tarefa própria da adolescência. É um erro, por exemplo, pais que discutem, berram à frente do bebé ou da criança, ou mesmo dizem asneiras e coisas que tais e depois justificam-se com "ele não entende"... :( Pois claro que não entende! Mas sente! E é o sentir que o ajuda a crescer de forma patológica ou não! Também não será por acaso que o desenvolvimento de uma patologia psiquiátrica se encontra associada à presença de patologia nos progenitores :(
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

CitaçãoTambém não será por acaso que o desenvolvimento de uma patologia psiquiátrica se encontra associada à presença de patologia nos progenitores

...isso é o que eu ando sempre a dizer... eu não posso tomar a culpa aos meus pais pela educação que me deram... foi a educação que eles receberam... e nem eles nem os meus avós "sabiam mais"...

...mas hoje em dia... além da preguiça não temos desculpas para cometer esses erros... temos que mudar de uma vez por todas o paradigma e efectivamente começar a educar as nossas crianças de forma a serem adultos "saudáveis"... talvez assim acabem as guerras...
a minha religião é a verdade...

#8
Eles entedem ao contrario do que se pensa. Porque sem ainda ter o cerebro completamente formado reconhece o pai e a mãe e a biologia diz que é impossivel. O bebe mesmo no ventre sabe o que se passa cá fora e os sentimentos que os pais tem por ele. Ele está a reencarnar e o espirito já esta a ligar-se ao corpo. O pior de tudo é que uma palavra mal dada ao bebe mesmo "sem intenção" o espirito ainda tem o entendimento de adulto e dai pode nascer as tais desavenças de filhos para os pais. Mas não é regra é só um exemplo. Eu só costumava usar o segundo ponto, mas já não uso mais
Abençoado seja o seu santíssimo nome em favor de todos nós Deus nosso Pai.

Citação de: misticopt28 em 20 junho, 2015, 23:56
Eles entedem ao contrario do que se pensa. Porque sem ainda ter o cerebro completamente formado reconhece o pai e a mãe e a biologia diz que é impossivel. O bebe mesmo no ventre sabe o que se passa cá fora e os sentimentos que os pais tem por ele. Ele está a reencarnar e o espirito já esta a ligar-se ao corpo. O pior de tudo é que uma palavra mal dada ao bebe mesmo "sem intenção" o espirito ainda tem o entendimento de adulto e dai pode nascer as tais desavenças de filhos para os pais. Mas não é regra é só um exemplo. Eu só costumava usar o segundo ponto, mas já não uso mais

Misticopt28 o segundo ponto é terrível... :( cria uma sensação de insegurança, de vazio, de ambivalência... já viste a incapacidade da criança em lidar com estes sentimentos tão ambivalentes... então o papá gosta de mim e diz que se vai embora sem mim?? :( Mas uma coisa é certa, desde que haja consciência nisso, temos sempre forma de "dar a volta" por outro lado.
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Muito bem conseguido este tópico. Parabéns.

Só gostava que todas as mães super/hiper/mega protectoras entendessem o que está escrito.
Ao contrário  do que se pensa proteger demasiado e fazer tudo pelas crianças só faz mal.
Gostei bastante deste conteúdo.
Não me trates por VOCÊ!!!
Respeito mais tratando-te por TU do que tu a tratares-me por VOCÊ!

#11
Citação de: Faty Lee em 21 junho, 2015, 02:03
Misticopt28 o segundo ponto é terrível... :( cria uma sensação de insegurança, de vazio, de ambivalência... já viste a incapacidade da criança em lidar com estes sentimentos tão ambivalentes... então o papá gosta de mim e diz que se vai embora sem mim?? :( Mas uma coisa é certa, desde que haja consciência nisso, temos sempre forma de "dar a volta" por outro lado.

Tens toda a razão Faty, mas não era por mal. Dou todo o amor possível ao meu filho e temos uma ligação muito forte os dois. Mas essa minha "ameaça" nunca deu resultado nele porque ele não vinha na mesma :P . Embora só tenha três anos ele parece que percebe tudo e sabe que o pai não o ia deixar ali sozinho é mais inteligente que eu lol
O pai por norma é mais rígido, mas ele consegue levar mais de mim do que da mãe.
Abençoado seja o seu santíssimo nome em favor de todos nós Deus nosso Pai.

Citação de: misticopt28 em 21 junho, 2015, 12:31
Tens toda a razão Faty, mas não era por mal. Dou todo o amor possível ao meu filho e temos uma ligação muito forte os dois. Mas essa minha "ameaça" nunca deu resultado nele porque ele não vinha na mesma :P . Embora só tenha três anos ele parece que percebe tudo e sabe que o pai não o ia deixar ali sozinho é mais inteligente que eu lol
O pai por norma é mais rígido, mas ele consegue levar mais de mim do que da mãe.

Ainda bem que assim é. Nenhum pai nasce com "manual de instruções". Eu cometo erros apesar da consciência que tenho. Agora os mesmos erros, não devemos cometer, heheh
E é isso mesmo, eles estão aqui para nos ensinar a deixarmos de ser rígidos. Há coisas que não tolerava ao meu mais velho, com a mais pequena, esquece, ela insiste em levar a dela para a frente :( Mas desde que haja um oceano de amor, nenhuma patologia chegará ;)
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334