Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.063
Total de mensagens
369.401
Total de tópicos
26.900
  • Famosa performance de Marina Abramovic, MoMA 2010
    Iniciado por SaraRS
    Lido 2.282 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Este video é muito conhecido, mas acredito que nem todos o conheçam, por isso aqui vai.
Dá para reflectir sobre o poder de um olhar, de uma presença, de simplesmente Estar.
De tudo o que é dito e sentido através do Silêncio.

Marina Abramovic artista performer, estava fazendo um show ao vivo de arte que consistia em estar sentada em silêncio por um minuto em frente a completos estranhos. Muitas pessoas participaram, mas um homem em particular lhe deu arrepios e quando assistir o vídeo você vai entender o porquê.

https://youtu.be/OS0Tg0IjCp4

Em 1976, Marina conheceu Ulay, um artista alemão ocidental que se tornou seu amante e colaborador nos 12 anos seguintes. Em 1988, o romance acabou e o casal nunca mais se viu.

Após 22 anos, na noite de abertura da galeria de Abramović em 2010, os amantes de outrora voltaram a ver-se, sem que a artista suspeitasse. O vídeo acima mostra Abramović sentanda e preparando-se para o próximo interlocutor em silêncio. Ulay aproxima-se, e Abramović, uma veterana em performances difíceis, olha para o que pode ter sido a visão mais inesperada da noite, abalando a compostura digna. A reunião entre os dois é uma cena profunda e tocante.


openculture.com
----------------------------------------------------------------
Curiosidade:
video de uma performance que fizeram em conjunto em 1977
Mais uma vez, o confronto entre duas pessoas e a ligação que as une.
Eu sei que sou suspeita, mas acho estas coisas muito interessantes, toda a tensão que fica no ar...Nem que seja reparar e reflectir para qual pessoa os visitantes se escolhem virar quando se trata de passar entre os dois... :D

https://youtu.be/QgeF7tOks4s

Simplesmente maravilhoso Sara.
O quão profundo é o nosso comportamento não verbal!
E como é que um olhar pode transmitir tanta coisa.
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

sofiagov
por vezes na base de um olhar as palavras são dispensadas....é divino devo confessar. :angel:


Ainda bem que gostaram... :)
De facto, toda a arte performativa explora o momento, o efémero, as relações humanas (artista-público) e respectivas reacções.

O que acho interessante aqui é como a ligação forte entre eles quase que cria um espaço entre eles que os liga, não sei explicar. Como quase fosse perceptível todo aquele sentimento, energia no ar que os une.
Tanto que no 2º vídeo, isso é explorado, como se as pessoas tivessem a invadir o espaço pessoal deles, aquele sentimento.

Penso que os sensitivos são mais sensíveis a este tipo de demonstrações. A mim diz-me muito, por exemplo. Sente-se a energia no ar, as intenções das pessoas.

Realmente, é impressionante a força de um olhar. Muito bom Sara!

O olhar diz tudo. Fantástico. Quase se sente a energia entre os dois.
Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem

Sara, voltei a este tópico apenas partilhar contigo que este vídeo tocou-me imenso. São estes os pequenos (grandes) pormenores da nossa vida... Reparaste na dimensão profunda e compassiva do olhar do Ulay?... simplesmente Divino!

Bem-hajas!
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334