Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.448
Total de tópicos
26.915
  • As consequências da indiferença
    Iniciado por cepticooucrente
    Lido 4.188 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
"A indiferença e o abandono muitas vezes causam mais danos do que a aversão direta."
JK Rowling.

A indiferença é um sentimento neutro. Costumamos definir uma pessoa indiferente como alguém que "não sente, nem sofre". É um sentimento que mantém à margem a pessoa que se comporta assim. No entanto, quando recebemos um golpe de indiferença de alguém, suas garras produzem feridas muito dolorosas em nós.

Pensar que alguém é indiferente é atribuir a ela uma série de adjetivos que não têm quase nada a ver com o ideal de uma pessoa virtuosa. A indiferença está associada à insensibilidade, ao desapego e à frieza, características que não combinam muito com a condição social que nós, seres humanos, vivemos, que faz com que nos relacionemos com outras pessoas.

Ser indiferente quer dizer que "nada nos interessa", que não sentimos nada frente a uma situação ou pessoa, que "tudo dá no mesmo". Mesmo que estejamos seguros de que isto é assim, é preciso perguntar, também, se é possível conseguir isolar nossas emoções desta forma. Quando mostramos indiferença em relação a algo ou alguém, o que realmente fazemos é nos afastar dessa pessoa ou dessa circunstância.

A indiferença dói

A vida está cheia de momentos e circunstâncias nas quais optar pela indiferença nem sempre é a melhor opção. Podemos nos importar muito ou pouco, mas nunca podemos deixar de sentir. Esse é um recurso que nos permite escolher alguns estímulos para, então, senti-los, ou simplesmente afastá-los de nós. Portanto, a indiferença absoluta nunca é possível.

A sabedoria popular diz que "a indiferença é a resposta mais dura, mesmo quando esperamos pouco". Está comprovado que, quando direcionamos nossa indiferença para outra pessoa, essa atitude é uma das mais agressivas e dolorosas que podemos ter. Mostrar nossa indiferença a alguém implica que estamos retirando todos os nossos sentimentos, que nada mais existe para nós.

Mas nem sempre a indiferença é negativa. Ela também é um mecanismo de defesa, ao qual nos agarramos para não sofrer contínuas decepções perante os contratempos da vida. "Nos manter à margem" ou "não esperar nada de nada, nem de ninguém", é uma maneira de nos proteger. Se não pudéssemos recorrer à neutralidade e tivéssemos que dar uma resposta negativa ou positiva para cada estímulo que recebemos, acabaríamos esgotados.


amenteemaravilhosa.com


A indiferença é uma emanação de energia ou ausência dela? Emanação de energia positiva ou negativa? E de quem para quem?

#1
Citação de: cepticooucrente em 26 maio, 2015, 12:13

A sabedoria popular diz que "a indiferença é a resposta mais dura, mesmo quando esperamos pouco". Está comprovado que, quando direcionamos nossa indiferença para outra pessoa, essa atitude é uma das mais agressivas e dolorosas que podemos ter.
A indiferença é uma emanação de energia ou ausência dela? Emanação de energia positiva ou negativa? E de quem para quem?

Para mim, indiferença é uma forma de estar, de reagir que pode ser usada de forma positiva ou negativa, sem dúvida.
Pode ser o tal mecanismo de defesa ou simplesmente modo de estar, sem mais nem menos. Devemos estar em Paz connosco mesmos e não nos deixar afectar pela maldade ou raiva alheia, pois só estariamos a concordar indirectamente com aquilo que nos dizem e magoa. É estarmos firmes e confiantes naquilo que somos enquanto Ser, naquilo que queremos seguir.

Mas quando usamos a indiferença, ignorando os sentimentos dos outros, que têm boas intenções para connosco, é verdadeiramente um arma poderosa que magoa. Sentir a indiferença de alguém que amamos, a sua insensibilidade, é doloroso demais. Quando tudo o que queremos é uma palavra, uma resposta, uma atenção e nos sentimos ignorados é um murro no estômago...

Parece-me ser a emanação de uma energia: uma indiferença que transmite Paz ou uma indiferença propositada com intenção menos boa, que acaba por magoar.

Bom tópico

Puca
A indiferença é a exclusão do outro do nosso mundo, é a sua não existência do nosso ponto de vista, é transparente aos nossos sentimentos, aos nossos olhos. Nenhuma energia é enviada nem recebida pois simplesmente não existe, não é reconhecido como um Ser.

Para quem necessita ser "visto", ser reconhecido, isto é terrível, muito pior do que se sentir odiado, "sou odiado, logo existo". Para quem conseguir superar a necessidade de ser reconhecido, de ter algum tipo de impacto sobre os outros, isto é "indiferente". E claro está depende muito do papel que esse "outro" representa na nossa vida. :)

BlackMiau
Citação de: cepticooucrente em 26 maio, 2015, 12:13Quando mostramos indiferença em relação a algo ou alguém, o que realmente fazemos é nos afastar dessa pessoa ou dessa circunstância.
Isto é exactamente o que eu faço. Se vejo que não me traz nada de novo ou que me impede de evoluir, ou se reparar que o "alguém" se recusa modificar comportamentos para melhor, então afasto-me.

Excelente tópico!

Será que a indiferença existe mesmo ou será ela apenas um mecanismo de defesa do próprio sujeito para não sofrer mais?

Ser indiferente significa criar um distanciamento emocional ou afetivo. Mas será que isso é possível no ser humano que utiliza de forma espontânea e natural a sua inteligência emocional?

Tenho alguma dúvidas sobre o conceito de indiferença, pois a menos que haja algum tipo de perturbação emocional, nunca conheci ninguém que fosse totalmente indiferente face aos outros... mesmo os sujeitos com alexitimia, que possuem dificuldades na expressão das suas emoções, não são indiferentes :(
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Citação de: Puca em 26 maio, 2015, 12:31
A indiferença é a exclusão do outro do nosso mundo, é a sua não existência do nosso ponto de vista, é transparente aos nossos sentimentos, aos nossos olhos. Nenhuma energia é enviada nem recebida pois simplesmente não existe, não é reconhecido como um Ser.


É isso mesmo. Há momentos em que, para nos protegermos, criamos uma barreira entre o "eu" e o "outro". Isto, depois de muitas deceções, em qualquer área da vida.
Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem

sofiagov
Citação de: cleopatra em 26 maio, 2015, 15:10
É isso mesmo. Há momentos em que, para nos protegermos, criamos uma barreira entre o "eu" e o "outro". Isto, depois de muitas deceções, em qualquer área da vida.
;)

Faty, mas por exemplo, um psicopata não sente indiferença? Não mostrando qualquer arrependimento, ou tristeza, sei lá... Neste caso sentiria uma indiferença má. Péssima... :(

Realmente eu nunca consegui sentir verdadeira indiferença por ninguém. Por muito que quisesse, ou precisasse. Posso sentir raiva, ou mágoa, tristeza, afastar-me por completo, mas indiferença verdadeiramente, como defesa, neste caso, não... :-\

Puca
Na minha opinião cepticoucrente um psicopata não é de todo indiferente, se o fosse não fazia nada, ele sente algum tipo de emoção nos seus actos, distorcidas é certo, mas sente algo. :)

Sinceramente acho que sou indiferente em relação a pessoas cujos padrões e valores de vida colidiram, de alguma forma, com os meus, mesmo família. Começou por ser mágoa, mas ao longo do tempo tornou-se indiferença, não me interessa nada relacionado com essas pessoas, simplesmente, para mim não existem.

Cepticooucrente, a indiferença não existe a não ser como conceito... o psicopata sente algo como diz a Puca e repara que até a escolha das vítimas não lhe é indiferente, elas têm que ter determinados aspetos, embora deturpados... o que eles têm é ausência de empatia, mas isso é diferente, ou seja têm dificuldades em colocar-se no lugar do outro pelo que o seu entendimento relativamente ao sofrimento é diferente :(
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

sofiagov
Citação de: Puca em 26 maio, 2015, 20:52
Na minha opinião cepticoucrente um psicopata não é de todo indiferente, se o fosse não fazia nada, ele sente algum tipo de emoção nos seus actos, distorcidas é certo, mas sente algo. :)

Sinceramente acho que sou indiferente em relação a pessoas cujos padrões e valores de vida colidiram, de alguma forma, com os meus, mesmo família. Começou por ser mágoa, mas ao longo do tempo tornou-se indiferença, não me interessa nada relacionado com essas pessoas, simplesmente, para mim não existem.
a indiferença balança numa linha muito tenue entre sentimentos...
Mas mesmo que digas que não existam essas pessoas isso é ilusório...não quer dizer indiferente...

Pois, é isso, não sentem empatia... por acaso lembrei-me do psicopata (nem sei bem porquê lol), quando aqueles assassinos horrendos estão a ser julgados e estão ali como se nada fosse... :( mas já entendi. ;)

Concordo, Puca, eventualmente acabamos por não querer saber sequer de certas pessoas, é verdade. É uma "certa" indiferença, sim, mas bem lá no fundo, quando nos lembramos da razão pela qual não queremos saber, sabemos qual é o sentimento que nos levou a esta indiferença... ao fim sabe-se lá de quanto tempo... ::)

Puca
Claro que sabemos Cepticoucrente e lembramo-nos que na altura nos magoaram. Mas já não nos afectam, nem para o bem nem para o mal, não lhes desejo nada nem bom nem mau, não sei se estão vivos ou mortos, simplesmente exclui-as do meu mundo. Isto não é indiferença?

Simplesmente desempenharam um papel na minha vida, num determinado momento e depois terminou.

Citação de: Puca em 27 maio, 2015, 12:38
Claro que sabemos Cepticoucrente e lembramo-nos que na altura nos magoaram. Mas já não nos afectam, nem para o bem nem para o mal, não lhes desejo nada nem bom nem mau, não sei se estão vivos ou mortos, simplesmente exclui-as do meu mundo. Isto não é indiferença?

Simplesmente desempenharam um papel na minha vida, num determinado momento e depois terminou.

Bem hajas! :)

sofiagov
Citação de: Puca em 27 maio, 2015, 12:38
Claro que sabemos Cepticoucrente e lembramo-nos que na altura nos magoaram. Mas já não nos afectam, nem para o bem nem para o mal, não lhes desejo nada nem bom nem mau, não sei se estão vivos ou mortos, simplesmente exclui-as do meu mundo. Isto não é indiferença?

Simplesmente desempenharam um papel na minha vida, num determinado momento e depois terminou.

Puca referiste que essas pessoas não existem e refira-se que isso é mera ilusão psicológica ( mas deixemos os profissionais trabalharem a questão)...isso não é ser indiferente...agora o ponto de interesse é que ao excluir do teu mundo as torna indiferentes a ti ...é outra coisa, dai ser uma linha muito ténue. :-\