Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.454
Total de tópicos
26.915
  • Evolução consciente e Inconsciente
    Iniciado por misticopt28
    Lido 5.183 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Quero chamar atenção que não é minha intenção estar a julgar o comportamento de ninguém mas sim porque me preocupo e fazemos parte de um todo.

Este é um assunto muito serio e que me tem preocupado muito estes últimos tempos. As vezes vejo pessoas sem objetivo nenhum, nascem e morrem e quando chegam ao Mundo Espiritual estão com as suas dividas mais agravadas ou então não aproveitaram a existência e chegam igual. Também me incluo nesta lista, porque como todos tenho as minhas imperfeições

Ouve se muito do jovens dizer que têm é que gozar a vida, não, não têm que gozar a vida porque o objetivo de estar cá é evolução, não a entrega as vicissitudes da terra. Vivemos num mundo de provas, um mundo difícil onde existe dor, sofrimento, mas a culpa é toda nossa de ainda estarmos aqui. Se tivermos consciência que tudo é passageiro e que a nossa verdadeira vida é no Mundo Espiritual e aceitar as dificuldades e saber que aquilo não é por acaso, tudo se torna mas fácil. Conheço pessoas que só se preocupam com vícios e não se lhes pode dizer nada porque não vale a pena. A vida passa muito rápido, uma pessoa nasce e 80 anos passam num abrir e fechar de olhos e muita gente não tem consciência disso.



"Vinde a mim , todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve" (Mateus 11:28-30).

Com isto ensina-nos que nos temos de dedicar a Espiritualidade, não digo Espiritismo, porque há muito mais formas de buscar a Espiritualidade.

Se aceitar-mos Jesus e seguirmos os seus conselhos o fardo fica mais leve e podemos suportar melhor.

"(...) A evolução realizada por meio do tempo presumido para a existência do homem, sem a verificação pessoal de cada um dos movimentos que o espírito consegue efetuar com relação ao grau de conhecimento em que se encontrava ao enfrentar a vida, é monótona e enormemente demorada em sua marcha. Esta é a evolução inconsciente, que conduz os seres a um destino intranscendente.

O processo de evolução inconsciente cessa por expressa vontade do próprio ser, ao começar este o processo de evolução consciente, auspiciado, estimulado e sustentado pelo auxílio constante do ensinamento logosófico.

A evolução consciente implica mudar de estado, de modalidade e de caráter conquistando-se qualidades superiores que culminam com a anulação das velhas tendências e com o nascimento de uma nova genialidade.(...)"


"(...)O processo que a ela conduz é o caminho da superação humana pelo conhecimento, que amplia a vida, alarga os horizontes e fortalece o espírito, enchendo-o de felicidade.

No percurso desse caminho há de formar-se integralmente na consciência de seu caráter moral e espiritual, dependendo muito do esforço e grau que alcance na compenetração de tão importante empresa  o avanço ou altura que alcance conquistar nele.

O processo de evolução consciente obedece a um destino prefixado: vencer as limitações da ignorância e da imperfeição por meio de uma atitude vigilante da consciência, até abarcar, pela capacitação e esforços progressivos, as mais apreciadas áreas do entendimento. Em suma: a evolução consciente só se pode verificar sob um rigoroso exame dos pensamentos e dos atos, com vista à seleção daquilo que mais a favoreça.

Sua realização torna, pois, imprescindível afastar cuidadosamente tudo quanto possa afetá-la, recorrendo-se ao contrário, aos estímulos de força que ajudam a substanciar a vida, propiciando a cristalização daquilo que ainda permanece em caráter de anelo. Servirá de auxílio toda manifestação interna e externa que se harmonize com esse propósito. (...)"


Fonte dos trechos: Administradores.com.br
Abençoado seja o seu santíssimo nome em favor de todos nós Deus nosso Pai.

#1
Não só o preocupa mas a mim também... E temos de aprender a lidar e ajudar essas almitas... É o nosso dever e também a razão por detrás das encontrarmos não concorda?

Elas tomam o seu caminho sozinhas mas isso não pode impedir a nossa ajuda nem podemos evitar a nossa responsabilidade em ajudar no processo evolutivo... Nós também já fomos e seremos ajudados em fases incompreensíveis.

É dar o melhor por todos só isso :)
"To have faith is to trust yourself to the water. When you swim you don't grab hold of the water, because if you do you will sink and drown. Instead you relax, and float." - Alan Watts

Sim e verdade. Tem toda a razao, quanto mais consciencia temos, mais resposabilidade acresce. Eu faco divulgacao o tanto quanto posso, mas as vezes somos chamados de maluqinhos,as pessoas pensam que e tudo treta porque sao demasiado materialistas e nao compreendem. Temos como objetivo auxiliar o progresso dos nossos irmaos, mas o que fazer quando nao ligam? Teremos alguma responsabilidade?
Abençoado seja o seu santíssimo nome em favor de todos nós Deus nosso Pai.

Eu já percebi que a melhor abordagem é a mais subtil. As pessoas são mais recetiveis se a nossa abordagem for mais humanista. Admitindo a nossa imperfeição e hipocrisia, mas também a importância de ser a mudança que queremos ver no mundo, as pessoas ficam mais propensas a acreditar. Devemos evitar mencionar a espiritualidade nesta fase inicial da viagem daquelas almas mas sim falar de mudança e melhoria e esforço duma perspetiva terrena e humana.

Se o seguem ou não já é com eles e está fora da nossa influencia e ajuda, aí dependerá só deles. Até lá, devemos sempre ajudar.
"To have faith is to trust yourself to the water. When you swim you don't grab hold of the water, because if you do you will sink and drown. Instead you relax, and float." - Alan Watts

misticopt28, muito bom este tópico.

A espiritualidade, como outra coisa qualquer nas nossas vidas, faz parte da educação que tivemos e aquela que pretendemos dar aos nossos filhos. Compete-nos a nós, deliberadamente ou não, dar-lhe "forma". Se essa espiritualidade não estiver ancorada em nós ou se ainda existir ambivalência dentro de nós, dificilmente abriremos a nossa consciência. E tudo passa por aqui, pela abertura de consciência.

E é, nas pequenas coisas da vida que a espiritualidade se encontra. Ainda ontem, um amigo, partilhou comigo um vídeo brilhante com Tom Campbell, cientista da NASA, que fala sobre a "fé" considerando-a sinónimo de "acreditar". Fiquei impressionada com a forma clara e transparente que este físico nuclear aborda o conceito. Ele diz que as pessoas assumem que têm fé e esta justifica o ajudar os outros, mostrar-se disponíveis, ou seja, os seus atos e comportamentos... no entanto, não compreendem porque razão o têm que fazer. E para ele, a compreensão das coisas, das razões, deveria ser a base de tudo. Ou seja, fazendo a analogia com o teu tópico, seria uma evolução consciente...

Obrigada pela partilha.
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

sofiagov
excelente reflexão mistico...

procurar um objectivo um caminho nem sempre é fácil para todos os que encarnam...alguns até vão bem no seu caminho mas por alguma razão chegam a desestabilizar-se...resta saber se esse  desvio do caminho não é o normal para tomada de consciências .

Mas numa coisa tens uma razão tremenda a vida passa num ápice...por vezes parece um flash ... ;)

bom tópico

Muitas pessoas caminham na vida sem caminho... ajudá-las é um desafio muito importante.

Penso que faz parte da evolução de quem se perde e de quem tenta ajudar.

Excelente tópico! :)

#7
Está tudo dentro de nós, somos avisados constantemente por intuição pelos Espiritos que nos protegem, mas como somos materislistas não ligamos. Segundo os Espiritos Superiores no Livro dos Espiritos não basta não só fazer o mal, também somos responsaveis por todo o mal que acontença se podiamos ter feito bem e não o fizemos. Se notarmos há gente que não faz mal a ninguém, mas também não faz bem. Se alguém nos pede comer e não damos, somos responsavéis porque não saciamos a fome a esss pessoa. Com os filhos se não os orientamos ao bem e seguem por mau caminho somos culpados. Há muitos pais, que só são pais de nome e de registo, não ligam nada aos filhos. Se estamos aqui temos que aproveitar a existencia. Eu olho para trás e agora vejo tanta asneira que fiz, se fosse agora não fazia. As leis de Deus estão na nosss consciencia. Temos o evangelho de Cristo todo gravado no nosso HD e ignoramos. Não é preciso ter religião para cumprir os mandamentos, até o maior ateu se for bondoso e não praticar o mal chega ao mundo espiritual  melhor que muitos de nós. Um dia através dele proprio descubrirá a Deus
Abençoado seja o seu santíssimo nome em favor de todos nós Deus nosso Pai.

misticopt28, as asneiras que referes também fazem parte da aprendizagem, não achas? Por isso é que as fazemos, senão não apareciam no caminho. :)

Citação de: cepticooucrente em 12 maio, 2015, 08:56
misticopt28, as asneiras que referes também fazem parte da aprendizagem, não achas? Por isso é que as fazemos, senão não apareciam no caminho. :)

Por isso que é que a nossa vida, para a maioria de nós, é sempre um "ensaio" de "tentativas e erros".
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Qualquer bebé, só depois de muito cair, aprende a andar.

Citação de: oculto em 12 maio, 2015, 11:22
Qualquer bebé, só depois de muito cair, aprende a andar.

Esta analogia é excelente e verdadeira... e mesmo depois de se aprender a andar, já viu a quantidade de quedas que não se dá? :)
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

sofiagov
se não fossem as quedas...as idas ao fundo do túnel...os ciclos menos bons da vida...e nada seria interiorizado de uma forma tão profunda...pois andar sem ter amarras ou dependências alheias é a maior evolução, que se pode ir alcançando mas devagar...porque se depressa pode-se tropeçar, não sei... ::)

Os vossos comentários são muito interessantes, nomeadamente este último da Sofia.

Gostaria de questionar, aproveitando o tópico, se vocês consideram que a "evolução" só se opera com o "sofrimento" ou se é possível evoluir sem se sofrer?

Grata!
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

sofiagov
#14
Citação de: Faty Lee em 12 maio, 2015, 14:40
Os vossos comentários são muito interessantes, nomeadamente este último da Sofia.

Gostaria de questionar, aproveitando o tópico, se vocês consideram que a "evolução" só se opera com o "sofrimento" ou se é possível evoluir sem se sofrer?

Grata!

não é possível evoluir sem sofrer...até porque é impossível destituir isso da própria vida...é intrinseco a ela.. mas esta é a minha opinião apenas.
acho mesmo que até é básico saber isto penso eu. ::)