Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.446
Total de tópicos
26.915
  • O que é o Paganismo?
    Iniciado por Puca
    Lido 792 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Puca
Geralmente, o termo paganismo é usado para distinguir algumas religiões politeístas - que é a crença em vários Deuses e Deusas; panteístas - a crença em que a natureza e todo o universo, são divinos; e animistas - a crença em que os elementos do cosmos (Sol, Lua, estrelas) e todos os elementos da natureza possuem um espírito ou uma entidade divina.

Alguns seguidores do paganismo celebram o Caminho individualmente ou com outras pessoas, membros de um mesmo grupo ou tradição, conhecidos como tribos ou clãs.

Existem muitas vertentes dentro do Paganismo, alguns estão claramente definidos e possuem uma organização própria, outros não. Os caminhos mais conhecidos hoje no Paganismo Celta são: Druidismo, Reconstrucionismo Celta (RC) - dentre os quais podemos citar o panteão: irlandês, escocês, britônico, galês, gaulês, galaíco (galego) e ibero-céltico; além do Reconstrucionismo Egípcio ou Kemético, Grego ou Helênico, Romano, Nórdico ou Odinismo, Asatru e Vanatru, Romuva, Bruxaria Tradicional e Wicca.


Ao contrário do que se pensa, Paganismo nada tem a ver com o culto ao demônio - até porque o demônio não passa de uma invenção das tradições judaico-cristãs. A palavra "PAGÃO" vem do latim "paganus", que é aquele que mora no "pagus", no campo, na Natureza. Assim, pode-se dizer que, em termos religiosos, o Paganismo é o culto e o respeito às forças da Natureza. Para o Pagão, toda a Natureza é viva, é Sagrada - e seus deuses e deusas refletem essa crença, oferecendo conforto e equilíbrio àqueles que compreendem o real significado de se respeitar a Natureza. 

Muitos equívocos são propagados quanto ao real sentido da palavra "paganismo", por dicionários, enciclopédias e até mesmo por seus seguidores. Em alguns casos, o termo pagão é empregue como sinônimo de não-cristão - o que é um grande erro, pois assim se incluiriam religiões como o Judaísmo, o Islã e outras, as quais não possuem componentes distintamente "pagãos" no sentido real da palavra - ou seja, de respeito à Natureza. Em outros verbetes, um "pagão" é aquele que ainda não foi batizado no cristianismo. Em outros mais, os termos "paganismo" e "ateísmo" são confundidos, pois ateu é aquele que não crê em nada, não possui religião - bem diferente da noção de paganismo enquanto caminho religioso.

Mas quem são os pagãos? Originalmente, esse termo era empregue para diferenciar os seguidores das religiões da Terra, dos muitos deuses e deusas da Natureza. É este o sentido que adotamos quando utilizamos o termo "paganismo". Assim, costumamos nos referir às culturas pré-cristãs da Europa e das Américas (apenas como exemplos clássicos) como "culturas pagãs". Poucas pessoas hoje em dia ainda mantêm um contato direto com as tradições originais do Paganismo, daí a necessidade de se diferenciar o Paganismo original - surgido na Antigüidade - do novo paganismo, representado por diversas correntes recentes. Para que tal diferenciação seja bem clara e cristalina, muitos autores e pesquisadores optam por utilizar o termo neo-pagão, ou seja, os novos pagãos - aqueles que seguem tradições filosófico-espirituais inspiradas nos ensinamentos e valores das Antigas Religiões. Dentre estas correntes neo-pagãs, sem dúvida duas ganham destaque: a wicca e o neo-druidismo.

Texto de Claudio Quintino (Crow)
Autor de "O Livro da Mitologia Celta"



worker bees can leave
even drones can fly away
the queen is their slave

..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

sofiagov
Excelente contribuição ...para este forum Puca
bem haja para si