Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.422
Total de mensagens
369.427
Total de tópicos
26.911
  • EFT – Técnica de Libertação Emocional
    Iniciado por Faty Lee
    Lido 2.553 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
EFT – Técnica de Libertação Emocional

A EFT (Emotional Freedom Techniques), também designada de Técnica de Libertação Emocional, Técnica de Tapping ou Acupuntura sem Agulhas, consiste no desbloqueio dos canais energéticos, chamados meridianos, ao mesmo tempo que o sujeito se sintoniza com um problema.

Como se tratam dos mesmos meridianos estudados pela acupuntura, poderá dizer-se que a EFT é uma é uma "versão emocional" desta outra técnica, sem ser necessário o uso de agulhas.
O desbloqueio realiza-se através de leves batidas com as pontas dos dedos, nos terminais destes meridianos, enquanto o sujeito está sintonizado no seu problema, através de frases lembretes (frases que indicam ao sistema energético o que está a ser tratado). Trata-se de um processo simples, mas muito poderoso, aportando resultados profundos, rápidos e duradouros, promovendo a saúde física e emocional.

A EFT foi desenvolvida através da descoberta do psicólogo americano Roger Callahan, praticante de acupressão (acupuntura sem agulhas) e outras técnicas energéticas (cinesiologia aplicada). A junção e simplificação destes conhecimentos deu origem à EFT.

Não é necessário ter conhecimentos de acupuntura para aprender a EFT. Você pode aprender EFT para aplicar a si mesma (autoaplicação) ou a terceiros. Não é uma massagem, shiatsu ou qualquer outra técnica. É um método próprio e a sua aplicação tem particularidades que fazem o método ter uma eficácia acima da média, sendo ao mesmo tempo, simples de aprender.

Este método permite que os bloqueios emocionais sejam trazidos à tona durante a aplicação através de lembranças e memórias que são estimuladas através da fala e do pensamento, para que sejam eliminados e desbloqueados de forma permanente, através das batidas nos terminais dos canais energéticos. Isto aumenta a eficácia da técnica quando comparamos com outros processos.

O resultado da aplicação da EFT é a resolução de problemas emocionais, algumas vezes em poucos minutos, até mesmo em questões aparentemente difíceis e profundamente enraizadas. Uma única sessão poderá ser suficiente para eliminar completamente uma fobia, uma dor de uma memória traumática, uma mágoa, entre muitos outos problemas específicos. Outros problemas podem exigir persistência e dedicação, pois depende da quantidade de bloqueios energéticos que a pessoa detém.

Na EFT assume-se que as emoções negativas estão ligadas a uma interrupção no fluxo energético do nosso sistema e, uma vez que este fluxo seja restabelecido, o sentimento negativo desaparece. A EFT é a técnica mais eficaz para restabelecer esse fluxo, e isso acontece em poucos minutos, com resultados simplesmente espantosos.

O que pode ser tratado com a EFT?

Com a EFT pode ser tratado qualquer sentimento negativo como raiva, mágoa, tristeza, culpa, frustração, medo, claustrofobia, medo de altura, de multidão, medo de falar em público, de conduzir, medo de animais e insetos, todo e qualquer tipo de fobia, memórias traumáticas, transtornos do stress pós-traumático, ansiedade, obesidade, vícios, roer unhas, depressão, síndrome de pânico, enxaqueca, dores de qualquer tipo, pressão arterial alta, diabetes, asma, atrite, alergias e muito mais!

É possível tratar de tudo isto e muito mais pois há uma ligação inseparável entre as doenças físicas e os problemas emocionais, aspeto este que está a ser cada vez mais defendido por cientistas e médicos. Mesmo utilizando a EFT no tratamento de problemas físicos, estes acabam por ceder ou desaparecer uma vez que a técnica em si trabalha o aspeto emocional subjacente ao problema.


Fonte: André Lima
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

#1
Obrigada pela partilha, Faty.

Alguém já experimentou EFT? Era bom saber das vossas experiências...
"Onde está Deus?" - perguntei à minha sobrinha de três anos.
"O que é Deus?" - indagou ela. "Deus é Amor." - respondi-lhe.
"Está aqui!" - disse ela, envolvendo-me no abraço mais delicioso do mundo!

Bom tópico....

Nunca fiz mas gostava de fazer. Penso que seria bastante benéfico para mim.
No entanto, fica uma certa dúvida: Como numa sessão pode ser anulada uma fobia ou um sentimento negativo...? Faz-me uma certa confusão como com toques de dedos e em tão pouco tempo é possível ter resultados tão certeiros.
Mas vou pesquisar sobre isso...

Sara, existe um manual em português do terapeuta André Lima. Nada como experimentar; a técnica parece "ineficaz" e "patética", mas lida com emoções muito profundas. Talvez seja esse o segredo...

Vou partilhar um resultado fantástico que obtive com EFT. Se eu praticasse com mais regularidade, certamente teria ainda mais benefícios...

O que aconteceu foi que, há pouco mais de um ano, andava com dores persistentes no seio direito. Era muito incómodo, até a roupa era desconfortável. Já andava a sentir essas dores durante algumas semanas.

Um dia, em casa duma amiga, presenciei uma cena bonita entre ela e um dos filhos, mas aquilo mexeu comigo, fiquei algo perturbada. Fui à casa de banho com a desculpa das necessidades, mas na verdade fui controlar as lágrimas. Quando o consegui, voltei para o pé deles e fingi que não tinha acontecido nada comigo.

Quando cheguei a casa, sabia que tinha que tratar daquelas emoções, mas como ainda tinha coisas para fazer, deixei para lidar com isso antes de dormir.

Assim foi. Chegada a noite, coloquei-me em frente a um espelho, e olhando-me nos olhos fui aplicando EFT. Aí comecei a chorar e chorei, chorei, chorei... Sempre a aplicar a técnica, a olhar o mais possível nos olhos através do espelho, e sempre a chorar. Saiu muita coisa daqui de dentro.

Fui dormir e na manhã seguinte, ao acordar, percebi que já não sentia as dores no seio. E as dores desapareceram mesmo!

O curioso é que, segundo o médico alemão Dr. Ryke Geerd Hamer, as dores no lado direito do corpo, numa pessoa dextra, correspondem a conflitos com companheiros, amigos e colegas. E foi isso que eu senti, que havia um conflito, não com a minha amiga, mas com o que ela representava para mim, e esse conflito manifestou-se no meu seio direito.

A EFT ajudou-me a solucionar esse conflito e todo este processo fez-me perceber de forma mais real a enorme ligação que há entre as emoções e a saúde...
"Onde está Deus?" - perguntei à minha sobrinha de três anos.
"O que é Deus?" - indagou ela. "Deus é Amor." - respondi-lhe.
"Está aqui!" - disse ela, envolvendo-me no abraço mais delicioso do mundo!

Então já aplica a EFT Littlelight.

Eu acho uma técnica boa em algumas situações menos complexas. Como tudo ela não faz milagres e deve ser utilizada frequentemente para emoções mais complexas que se encontram associadas a outras.

Por exemplo tratar a baixa autoestima com a EFT é complexa. O que se deve fazer é encontrar diversas situações em que a emoção da autoestima baixa foi desencadeada e cada uma dessas situações será apenas o pilar da autoestima. Podemos ir trabalhando cada uma dessas situações desencadeadoras e quando terminarmos então ai notaremos que a emoção da autoestima baixa estará bem mais atenuada.

O processo é bastante simples. O André Lima ensina tudo de forma gratuita. Para além do manual que ele disponibiliza, se deixarmos o nosso email no site dele ele convida-nos para assistirmos alguns vídeos muito interessantes para aprender a aplicação da EFT.

Tenho um amigo pessoal que fez EFT porque tinha ataques de pânico em diversas situações, nomeadamente a conduzir. Ele fez EFT em 3 sessões e logo na primeira ele percebeu uma maior tranquilidade na condução. Hoje, já lá vão 5 anos que ele fez EFT e não o ouvi mais a falar dos pânicos na condução... isto significa alguma coisa, certo?

Bem, vou ter mesmo que usar a técnica para deixar de fumar :)
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

também pode ser efeito placebo
não esqueçamos que a nossa mente é muito poderosa :P

#6
Se ou não placebo, não sabemos. Não parece que seja por ai, pois se assim for então é um "placebo" forte e se é funcional e resulta, venha ele ;D

Deixo aqui um vídeo:

https://youtu.be/St6B1aD3M5o
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

#7
Sim, conheço a EFT há uns quatro, cinco anos, mas sempre fui algo preguiçosa para fazê-la. Talvez porque mexa muito com as emoções, e damos conta o quanto nos prejudicamos.

Faty, olhe que EFT com a meditação para deixar de fumar que tinha programado deve ter resultados bons, não?

Aproveito e deixo aqui um artigo sobre como a EFT pode ajudar nessa questão, retirado do site do terapeuta Enéas Guerriero:

CitaçãoComo parar de fumar (e outros vícios)

Você quer parar com seu vício e não consegue?

Você já ouviu falar sobre a "dependência emocional"? Mais do que a dependência química (no caso do cigarro é a nicotina), a dependência emocional cria dúvidas, obstáculos, provocações, compulsões e emoções que fazem com que livrar-se do vício seja uma enorme batalha, muitas vezes perdida.

A EFT é uma ferramenta muito simples e rápida para tratar essas emoções. Pode-se argumentar que o corpo já está dependente da substância química, e que a EFT nesse caso pouco ajudaria. No entanto, o que o corpo precisa é uma maneira suave de fazer essa transição, tirando não só o estresse da falta da nicotina como também o estresse do dia a dia em geral, que é o grande provocador de se manter o vício.

Podemos dizer que os obstáculos mais comuns enfrentados por quem quer parar de fumar são:

  • Fraqueza em acreditar em si mesmo(a) como capaz de abandonar o vício.
  • Fraqueza em realmente querer abandonar o vício.
  • Estar muito ansioso(a) para querer abandonar logo o vício.
  • Motivação fraca, com pouca auto confiança.
  • Quando há recaída, sempre há desgosto e ressentimento.
  • Vida vazia ou sem graça.
  • Muito estresse.
  • Problemas antigos mal resolvidos, principalmente na família.
  • Fraqueza em conseguir tratar com a compulsão.
  • Rebeldia e querer ser do contra.
  • O cigarro é visto como um amigo fiel.
  • Percepção fraca do nível de estresse.
  • Inúmeras desculpas a si mesmo(a).
  • Essas e tantas outras razões de auto-boicote.

Já deu para ter uma ideia de como a situação pode ser complexa? Eu já presenciei muitos casos que houve mudanças quase repentinas ao se usar a EFT. Mas também já vi muitos outros casos em que o buraco é mais embaixo. E você? Como você se vê perante o seu vício?

Por favor, tente pensar na ideia de parar de fumar e veja o que vêm à sua mente. Escreva todas as dúvidas, provocações, emoções, obstáculos e receios que você possa ter em relação a querer parar de fumar.

Antes de começarmos a utilizar a EFT especificamente para as questões emocionais mais profundas, apresento aqui algumas dicas de exercícios preliminares que são essenciais para o sucesso de sua empreitada:

O quanto você acredita que pode largar o vício?

Tente dar uma nota, de 0 a 10. Se a nota for menor que 7, sugiro você fazer a EFT para esse fim específico. Como? Pode começar com a frase simples: Mesmo que eu não acredite muito que eu seja capaz de parar de fumar, eu me amo e me aceito profunda e completamente. Faça esse exercício por alguns dias e veja o que acontece.

Pode surgir uma mudança no pensamento, onde você se determina a de fato largar o vício. Ou pode ser que você ainda esteja reticente. Nesse ponto, então eu sugiro você fazer perguntas, tais como: Por que eu não acredito que eu possa largar o cigarro? O que estaria me prendendo a manter o vício? Etc.

Para cada resposta que você tiver a essas suas perguntas, faça a EFT tentando saná-las.

O quão motivado(a) você está para largar o vício?

Tente dar uma nota, de 0 a 10. Se a nota for menor que 7, é um sinal que você não está pronto. Escreva uma lista com o que você acha que seriam razões claras para você largar o cigarro. Dê uma nota para cada uma delas, e faça a EFT para cada uma, tentando se motivar mais por elas.

Estabeleça uma data para largar o cigarro.

Uma vez com a data estabelecida (preferencialmente marcada em uma folhinha na parede), note o seu nível de ansiedade à medida que a data se aproxima. Faça a EFT para isso também. Como? Mesmo que eu esteja assim porque a data está chegando e eu vou ter que largar o cigarro, eu me amo e me aceito profunda e completamente.

A intenção é estrar em paz no momento que você for largar o cigarro. Se houver alguma ansiedade a esse respeito, veja qual seria a razão. E para cada uma dessas razões, pode ser feito um exercício específico de EFT.

Você já pressente que haverá provocação de ordem física quando parar de fumar?

Além de recomendar fazer a EFT para isso (Mesmo que eu ache que vou passar mal por falta do cigarro, eu procuro agora me centrar mais em mim e encontrar maior valor em mim, ou a frase que se encaixar melhor a você), eu recomendo também tomar muita água.

Um dos grandes problemas ao se parar de fumar é que a provocação emocional continua, e é por isso que muita gente começa então a comer mais do que antes, por exemplo. Isso quer dizer que o vício continua, apenas troca de nome!

Ao invés disso, sugiro que toda vez que você quiser sentir algo na boca, que busque um copo d´água. É uma maneira salutar de fazer essa transição para a liberdade do vício.

Faça uma lista de tudo o que possa estar provocando-o(a) para continuar fumando.

Podem ser sensações, lembranças de estar com alguém, sentimento de independência (parece cômico, mas é isso mesmo: apesar do fumante ser um dependente, ele se acha independente pelo fato de fumar!), o estresse do dia, a sensação de fumar no momento de sair de casa, o momento de estar com amigos, depois do cafezinho, da refeição, etc.

Uma vez com a lista pronta, dê uma nota para cada item e faça a EFT para cada um deles, até a sensação diminuir.

O que você estaria disposto(a) a adicionar em sua vida quando largar o cigarro?

Esse é um ponto bastante importante. Uma vez que o vício é sintoma de um problema emocional, é muito comum adotar um novo vício quando se larga o vício do cigarro.

Portanto, veja o que você poderia começar a fazer de diferente em sua vida. Pode ser algo pequeno, nos momentos que começar a querer ter uma recaída, ou pode ser algo que exija maior empenho seu. Mas uma mudança na rotina ajuda bastante: coisas como uma boa leitura, caminhadas, andar de bicicleta, respirar ar puro, por exemplo.

De novo, caso você não tenha ímpeto para nada, é hora de perguntar o que estaria no caminho. E fazer então a EFT para desobstruir esse impedimento. Começar a fazer exercícios talvez seja a maneira mais eficiente para uma mudança de rotina.

Já chegou o dia de parar? E como está se sentindo?

Preste bem atenção em seus sentimentos, e limpe tudo o que possa estar obstruindo a sua paz e tranquilidade através dos exercícios de EFT. Já está na hora, também, de implementar algumas afirmações positivas durante a EFT. Podem ser algo como:

Mesmo que eu ainda não esteja completamente livre do meu desejo de fumar, eu já me sinto bem melhor, já posso respirar melhor e encher meus pulmões e minha vida com ar puro. Eu estou feliz por essa conquista, por eu estar livre agora.

E se eu tiver uma recaída?

Não espere fazer a EFT apenas na última hora, quando você já estiver acendendo o cigarro. Isso dificilmente irá funcionar. Por isso, o ideal é sempre fazer a EFT como reforço constante, para que não haja esse momento de queda.

No entanto, se houver, o quanto você está preparado(a) para se recompor da aparente queda? Ficou desanimado? Culpando-se? Acha que não tem mais jeito? Tudo isso é motivo para um pouco mais de EFT.

Parece bastante coisa? Bem, não desanime, pois tudo isso pode ser feito em questão de poucas semanas ou até mesmo dias. Vá limpando todos os seus medos, dúvidas e obstáculos em relação a parar de fumar. E quando menos você espera, você já está livre do vício!

Não precisa fazer a EFT durante muito tempo, mas eu aconselho a fazer pelo menos uns dez minutos, três vezes por dia. Com isso já é possível você tratar muitos itens que descrevemos acima.

Como eu disse no começo do artigo, é possível que o vício seja uma dependência de traumas e problemas emocionais mais profundos. As dicas que eu apresentei aqui são de uma natureza mais pontual e externa. Ainda assim, se os exercícios forem bem aplicados, é possível obter ótimos resultados para se livrar do vício.

Se você acredita que há problemas pessoais mais sérios que o impedem de avançar nesses exercícios, e que você não está conseguindo progredir sozinho, aconselho então a procurar ajuda de um profissional de EFT para fazer algumas sessões pessoais.
Fonte: Site Equilíbrio Contínuo
"Onde está Deus?" - perguntei à minha sobrinha de três anos.
"O que é Deus?" - indagou ela. "Deus é Amor." - respondi-lhe.
"Está aqui!" - disse ela, envolvendo-me no abraço mais delicioso do mundo!

Obrigada Littlelight por acaso encontrei hoje o site deste senhor e já fiz o download do manual.

É sem dúvida uma técnica excelente, o problema é que sendo eu a fazer a mim própria (mesmo a hipnose) como sei quais são as sugestões as coisas ficam mais racionais do que emocionais, compreende? No entanto tenho um amigo que já se ofereceu para me fazer hipnose e talvez vá mesmo aceitar por ai, pois sei que é muito eficaz :)

Obrigada mais uma vez!
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

#9
Mas, Faty, se me permite, penso que a EFT não lhe vai provocar esse tipo de problemas, uma vez que você vai procurar em si todos os aspectos das situações que lhe incomodam e causam desconforto emocional. Esta parte do processo tem sempre algo de racional, por muita (ou pouca) carga emocional que a situação em si tenha. Mesmo que você ache que determinada situação não lhe causa desconforto emocional, se se lembrou dela, é porque há algo a ser tratado, ou pelo menos será uma porta para algo mais profundo que a Faty nem se dava conta. Pode acontecer das emoções serem desbloqueadas e libertadas com a EFT, e assim o "perigo" do processo se tornar racional fica diminuído.

E repare, aqui não há exactamente o que se chama sugestões. Claro, podem haver guiões sobre como dirigir uma sessão de EFT para determinado problema, mas o fundamental aqui não é seguir guiões e sugestões, é analisar a sua vida de forma mais profunda e honesta consigo mesma. As poucas "regras" que existem na EFT é fazer a avaliação na escala de 1 a 10, do desconforto emocional no momento presente (e não de como se sentiu quando aconteceu a situação) e ir aplicando a técnica para cada aspecto até zerar a força emocional.

Deixo-lhe uma frase de preparo, se me permite: "Mesmo que eu (aqui é você mesmo, Faty) ache que o processo para deixar de fumar com EFT se torna racional e assim não funcione comigo, eu me amo e me aceito profunda e completamente". (Estou a ser algo generalista na parte do "funcionar comigo", a Faty teria que ser bem específica sobre o porquê de achar isso...)

Seja qual for o método que use, EFT ou hipnose, desejo-lhe sorte e que consiga alcançar os seus objectivos. Depois diga-nos como correu, ok? ;)

Só mais uma sugestão: veja o site do Gary Craig (emofree), que foi quem sintetizou as descobertas do Roger Callahan; acompanhe os vídeos dele no Vimeo, são muito interessantes.
"Onde está Deus?" - perguntei à minha sobrinha de três anos.
"O que é Deus?" - indagou ela. "Deus é Amor." - respondi-lhe.
"Está aqui!" - disse ela, envolvendo-me no abraço mais delicioso do mundo!

Você é mesmo uma "light" na minha vida ;)

O processo de racionalização não deixa de ser um obstáculo, pois é um mecanismo de defesa. Disso tenho plena consciência.

Mas ontem, antes de ler a sua mensagem, já comecei a desbloquear a racionalidade com a seguinte frase de preparação: "Mesmo eu tendendo a ser demasiadamente racional no processo de deixar de fumar, eu me amo e me aceito profunda e completamente".

Sabe uma coisa gira? A imagem que me surge sou eu cheia de cigarros à minha volta ;D, fiz durante seis vezes e na última vez a imagem perde toda a intensidade e estou na minha rede, como gosto de fazer e já sem cigarros ao meu lado. Será que isto é algum "sinal"? Agora vou continuar a fazer, pelo menos durante uns tempos e depois verei o resultado :)
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Ai que eu fico toda satisfeita com o seu elogio!! :D

Eu acho que é um sinal, sim! A imagem mental que tinha de si, rodeada de cigarros, já não é tão intensa, logo não tem carga emocional tão pronunciada. Uma pequena parte está feita, mas sabe que esta é apenas uma das "pernas" da "mesa"; tem que continuar a pesquisar-se, a aplicar a técnica em todos os aspectos que se lembrar, e depois tem que ver como é a sua relação com o cigarro, como reage na presença dele.

Adorei o que partilhou!! Espero que continue com resultados positivos, eles dão cá um ânimo! ;)
"Onde está Deus?" - perguntei à minha sobrinha de três anos.
"O que é Deus?" - indagou ela. "Deus é Amor." - respondi-lhe.
"Está aqui!" - disse ela, envolvendo-me no abraço mais delicioso do mundo!

Mais um tópico "adormecido"... :)

Eu também comecei a fazer EFT há pouco tempo. Tem ajudado muito, essencialmente na parte de não me "esquecer" de me aceitar e amar apesar das adversidades. Claro que ainda estou no início, por isso também sinto que tenho de fazer esta técnica ainda muitas outras vezes. ;)


Mais alguém?