Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.422
Total de mensagens
369.427
Total de tópicos
26.911
  • É normal os médiuns levarem dinheiro para ajudar alguém?
    Iniciado por safonso
    Lido 7.986 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
É normal os mediuns levarem dinheiro por ajudarem alguém? Podem cobrar serviços?

#1
Este é um tema muito debatido e não encontrou ainda uma posição unanimemente aceite.

No "mercado" encontramos médiuns que cobram valores pelo seu trabalho, médiuns que não cobram nada e médiuns que apesar de não cobrarem nada, pedem que a pessoa deixe aquilo que puder.

Respondendo especificamente à sua questão, sim é "normal" que os médiuns cobrem pelos seus serviços. Não existe (ainda) uma Ordem dos Médiuns, tal como existe para várias profissões e, assim sendo "podem" cobrar por um serviço que prestam a outrem.

Se houver uma legislação mais apertada a esse nível e os médiuns começarem a ser "obrigados" a passar recibos verdes pela prestação de serviços que realizem, talvez deixem de cobrar ou então deixam a sua profissão.
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334


Isso é outra questão, certo?

Como em todas as profissões há profissionais e profissionais.
Como pode você saber se aquele é ou não bom profissional?
Pode analisar vários aspetos:

- A veracidade daquilo que lhe dizem
- O tipo de informação que lhe é transmitida, se é ou não uma informação "vulgar" ou se é uma informação que dificilmente o médium poderia saber
- Se o "tratamento" recomendado foi ou não eficaz
- O valor que lhe é cobrado. Os altos valores não são sinónimo de "altos resultados".

No fundo, o discernimento é seu em função daquilo que pretende e do resultado que lhe é apresentado.
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

#4
Citação de: safonso em 24 abril, 2015, 23:13
É normal os mediuns levarem dinheiro por ajudarem alguém? Podem cobrar serviços?

E como sabemos que não são charlatoes?

Olá safonso,

  Não devem levar dinheiro. E assim sendo, provam que não são charlatões.
  Não existe profissão "médium". Nem deverá haver. Os senhores devem trabalhar como qualquer um, e depois, no seu tempo livre, podem-se dispor ao trabalhos mediunicos.
  E duvido que alguma entidade de Bem diga o contrário...
  E contra este argumento, quero ver os médiuns a full-time, a responder.
 
  É simples, um médium, não faz nada por si, pois é necessário, o auxilio de uma inteligência incorpórea, logo...
  E quando alguns dizem que pelo o seu tempo, pelos materiais gastos... use o Bom senso. Em relação ao Tempo, podem o fazer no seu tempo livre, ninguem lhes pediu para deixarem de trabalhar para ficarem numa casa exclusivamente para labor mediunico, e em relação ao materiais, é desnecessário, pois para tratar de assuntos espirituais, nada é necessário de material, não é?

Abraço,

Citação de: Faty Lee em 24 abril, 2015, 23:48
Este é um tema muito debatido e não encontrou ainda uma posição unanimemente aceite.

Olá Faty,

  Sem dúvida. Mas poderá explicar a uma criança de 10 anos, que deverá estudar por mais 15 anos, para seu beneficio, e terá, respostas de uns, que é uma chatice e de outros que é uma desgraça.
  No entanto, sem haver unanimidade, sabes qual o caminho certo, não sabes? :)
  Logo, isso não serve como parâmetro para essa questão. Que, por haver quem ache justo cobrar faz a questão estar em aberto. São os mesmos, que as crianças que dizem que é uma desgraça, ter que estudar por mais 15 anos. ;)

  Abraço,

"Dai de graça ou que de graça recebeis"
Agora se a pessoa quer deixar alguma coisa cabe ao medium discernir se aceita ou não, mas não deve pedir. Se a pessoa deixa, não se vai meter o dinheiro ao lixo não é? Pode usar lo pra ajudar o proximo ou doar a uma instituição. Nota que o nosso amado irmão Chico Xavier psicografou mais de 400 livros e mais de 10 mil cartas a pessoas que o procuravam e nunca ficou com um centimo pra ele. Comprava alimentos e doava dinheiro as pessoas. Divaldo Franco é pai adotivo de mais de 650 crianças e financia o seu orfanato com o dinheiro do seus livros. Paga lhes os estudos, inclusive alguns tem mestrados. Isto sim é amor, seguidores de uma doutrina tão criticada e blasfemada e Espiritas como estes 2irmãos com atitudes tão nobres.
Abençoado seja o seu santíssimo nome em favor de todos nós Deus nosso Pai.

Citação de: João Paulo Soares em 25 abril, 2015, 01:34
Olá Faty,
   Sem dúvida. Mas poderá explicar a uma criança de 10 anos, que deverá estudar por mais 15 anos, para seu beneficio, e terá, respostas de uns, que é uma chatice e de outros que é uma desgraça.
   No entanto, sem haver unanimidade, sabes qual o caminho certo, não sabes? :)
   Logo, isso não serve como parâmetro para essa questão. Que, por haver quem ache justo cobrar faz a questão estar em aberto. São os mesmos, que as crianças que dizem que é uma desgraça, ter que estudar por mais 15 anos. ;)
   Abraço,

Olá João Paulo Soares

Bem, na verdade, tentei cingir-me à questão inicial do tópico que era "se é normal"... o que é certo é que é normal.

Não me refiro aos médiuns que trabalham em CE, pois a esses nunca vi que levassem dinheiro, pelo menos quando fazem atendimentos no Centro. E aliás estes possuem, normalmente uma outra profissão (regra geral).

Mas, se formos a médiuns que não trabalham nos CE, é difícil encontrar quem não leve dinheiro, pois a maioria cobra pelos seus serviços, desde preços simbólicos a preços elevadíssimos, pois estes, na verdade, fazem disso profissão, ou seja não têm outra profissão que não essa.

No entanto, queria apenas ressaltar que estas diferenças entre estes dois tipos de médiuns (os que estão em CE e os que não estão), e certamente que haverá outras (como o uso de materiais, produtos, etc.) não rotulam o facto de serem ou não "bons profissionais". Nos CE encontramos bons e maus médiuns e cá fora, exatamente a mesma coisa.

Não dei a minha opinião pessoal, pois sei, à luz daquilo que já li em outros tópicos, que suscitará discussão e certamente não chegaríamos a lado nenhum. Tentei apenas focalizar-me nas questões colocadas pela safonso. E naturalmente que tenho a minha opinião interior sobre a temática :)

Bem-haja!
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Citação de: safonso em 24 abril, 2015, 23:13
É normal os mediuns levarem dinheiro por ajudarem alguém? Podem cobrar serviços?

Sim é normal. Se podem cobrar serviços?
Penso ser uma questão um pouco polémica. Se repararmos, quase todos os serviços religiosos cobram algo. Através de bulas, dízimos, esmolas entre outros. Também as cerimónias religiosas (casamentos, funerais baptizados) são, de uma ou de outra forma, remunerados.
Se alguém tem um dom e o disponibiliza a tempo inteiro a quem o procura, é natural que também isso tenha um custo através de: esmola/donativo, valor acordado etc. . Tal como os missionários, pastores, padres ... têm de sobreviver, estes também não vivem do ar. No fim só há UM que os poderá julgar. Esse é quem lhe facultou o dom.
Pessoalmente, eu concordo que não o façam gratuitamente. Como não tenho nem nunca tive qualquer profissão ligada à mediunidade, cartomância, magia etc.... Estou perfeitamente à vontade de "não estar a puxar a brasa à minha sardinha".

Saudações.

Como fui acima dito, trata-se de um tema polémico onde cada um apresenta suas razões mediante seu ponto de vista.

Apesar de saber que ninguém vive do ar, acho que quando se quer tudo se faz e no fundo o Criador não deixa ninguem morrer de fome. mas tambem entendo que o que mais existe são mal agradecidos.

Mas quero deixar aqui mais algumas opiniões pessoais sobre o assunto.

1º Nenhum médium tem a obrigação de ajudar quem quer que seja. Se o faz deve ser de vontade própria. Devemos notar que o altruismo deve existir em todos os campos e status sociais. E não só os ditos "médiuns" têm essa obrigação, mas sim todos nós. Médiunidade não é um dom, mas sim uma caracteristica humana que uns têm mais desenvolvida que outros. logo, todo mundo tem a mesma obrigação.

2º Em tudo no mundo existe uma troca, até no simples acto de respirar ou de viver, logo, nada mais justo que uma troca se efectue nestes casos.

3º Se um dito "médium" cobra consulta, nada mais justo que declare seus rendimentos ao estado e pague sua contribuição. Mais uma vez afirmo que um médium não é um ser especial.

4º Charlatões sempre existiram e sempre vão existir. mas eles não existem só neste campo, eles existem por todo lado. E muitas vezes são utilizados pela Lei.

5º Nem todo assunto espiritual ou magistico pode ser resolvido por médiuns, a maior parte das vezes a solução está em nós mesmos.

6º Nem tudo de ruim que nos acontece é causado pelos outros. 99% é causado por nós mesmos, com nossos actos, sentimentos, pensamentos e atitudes. Por isso nada mais correcto que a solução se encontre em nós mesmos.

7º Em minha opinião, os ditos "médiuns" devem ser encarados como conselheiros e nunca como milagreiros.

8º O que será melhor? Dar o peixe a quem tem fome ou ensinar a pescar?

9º Antes de entrar num "consultório" observe e procure saber mais sobre o dito "médium". A sua vida pessoal vai espelhar o seu "trabalho" como médium.

10º Desconfie sempre de promessas concretas. Só o Criador as pode fazer e concretizar.

11º Para terminar.
Ninguém é inocente. Todos temos telhados de vidros e estamos muito longe da perfeição. Se algo de errado está acontecendo é porque de alguma forma "eu" sou culpado.

Peço desculpa por ter fugido um pouco ao tema.

Lancelot

CC
O Senhor é o meu Pastor, nada me faltará.

Puca
Então vamos lá esclarecer uma coisa. O que é ser médium? Qual é a função de uma consulta com um médium? Qual o valor que dão ao seu trabalho?

Eu sou médium, tenho essa capacidade, faço uso dela na minha profissão (medicina chinesa), então deveria trabalhar de graça? E vivia do quê?

Conheço um médium (ligado ao Espiritismo) que cobra as sua consultas a nível particular e vai a um centro espirita a titulo de voluntariado. A mediunidade é um dom, mas que tem de ser treinado, desenvolvido e requer muita dedicação e estudo. É mau médium quando cobra e bom quando não cobra? Não se deve pagar e energia despendida para ser um profissional?

Médium somos todos, mas uns investiram tempo e dedicação para chegar a um nível profissional, não devem ser reconhecidos por isso? O trabalho deles não tem valor? Será que sem o devido valor de troca não vão ser explorados e abusados pelos que os procuram? Será que quem acha que não merecem uma recompensa pelo seu esforço, merece a sua dedicação?

Desculpem se alguma das perguntas que coloco não fazem sentido, mas realmente os meus conhecimentos de espiritismo são poucos. Sinceramente nem sei em que consiste uma consulta a um médium. Mas coloco-as porque presenciei o empenho e dedicação de um ao seu dom.

Saudações

O seu a seu dono.

Cada um deve agir de acordo com seus princípios e com sua consciência. É como o Oculto escreveu, no final só teremos que prestar contas à um.
Não faço disso profissão, tenho uma que me sustenta e sustenta a minha família. E até hoje nunca me faltou o pão em cima da mesa. E honestamente nunca cobrei um cêntimo a ninguém.
Quanto ao estudo e desenvolvimento da minha mediunidade eu faço por gosto e por prazer. Não o faço com o sentido de vir a ter um retorno financeiro no futuro ou de sustento pessoal. Existem pessoas que gostam de desporto e se desenvolvem nesta área, eu gosto de magia, energia , etc e me desenvolvo com prazer.

Agora, quem está certo ou errado nesta história? Eu não tenho autoridade para o dizer e afirmar. Actuo de acordo com minha consciência e meus princípios. E só desta forma me sinto bem.

Puca
Concordo perfeitamente Lancelot. Também em certas situações dou consultas sem cobrar (na minha área). O que não percebi foi esta afirmação de outra resposta ao tópico:

CitaçãoNão devem levar dinheiro. E assim sendo, provam que não são charlatões.
   Não existe profissão "médium". Nem deverá haver. Os senhores devem trabalhar como qualquer um, e depois, no seu tempo livre, podem-se dispor ao trabalhos mediunicos.
   E duvido que alguma entidade de Bem diga o contrário...
   E contra este argumento, quero ver os médiuns a full-time, a responder.

Pois um médium pode passar facturas "Prestação de serviços". Ainda á bem pouco tempo não estava oficializada a minha profissão, no entanto sempre passei facturas. Um tarólogo leva dinheiro, um terapeuta de qualquer coisa leva dinheiro, porque o médium não deveria cobrar?

Não creio que o factor "dinheiro" seja discriminativo do bom ou mau médium. Porém nesta citação parece que "se cobra é charlatão", acho que o problema não está no dinheiro, mas na forma como se lida com ele. Daí colocar a questão ao contrário: "Será que quem não está disposto o retribuir o trabalho do médium merece o seu empenho, tempo e dedicação?"

Suponho que se recorra a uma consulta com um médium para procurar resolver um problema, assim como se recorre ao psicólogo ou ao médico, porquê ser colocado de lado a nível financeiro?

Boas a todos

Aqui fica a minha opinião, que vale o que vale:

Acho que cobrar por um serviço prestado não está mal. A pessoa, médium neste caso, está a empregar o seu tempo e seus conhecimentos para ajudar o consulente. Se cobrar uma quantia razoável, não vejo problema. É claro que o "razoável" tem muitas definições.
Se a quantia que se cobra é exorbitante, aí acho que está mal. É aproveitar o desespero de alguém para aumentar a própria conta bancária.
Todavia, se o médium não quiser cobrar nada, também está no seu direito.
Como em todas as profissões, há pessoas honestas e desonestas.

Um abraço
Cleo  :)
Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem

Boas.

Esta história de os médiuns levarem ou não dinheiro pelos seus trabalhos, não deve ser pensado assim.
O dinheiro é material inventado pelos homens, um ato de poder e de desigualdade, que propicia melhor vida a uns do que a outros. A mediunidade é uma dádiva da vida para que quem esteja melhor preparado ajudar os necessitados. Se se tornar negócio, os mais desfavorecidos não obtêm o tratamento adequado e necessário.
A melhora espiritual cabe a cada um; o médium somente intercede pelo necessitado, e são os espíritos que tratam das melhoras ou não, dependendo do estado do paciente.
Todas as terapias são procedimentos de descontração.