Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.444
Total de tópicos
26.914
  • Engenheiro da área 51 quebra o silêncio.
    Iniciado por Puca
    Lido 6.847 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
CitaçãoPara mim a ciência de um povo caminha mais ou menos lado a lado com a sua moral. São dois exercícios que se complementam, para fazer ciência é preciso ter uma certa noção dos limites e ter bem presente valores sobre a dignidade da vida humana. Para exercer a religião ou outras experiências espirituais também é necessária ciência para não sermos defraudados (ex. Antes tínhamos deuses para tudo agora não).  Se não, a própria civilização colapsa em si mesma. 

deveria ser assim... mas não é...  ;)

repare que no nosso planeta as zonas onde a "espiritualidade" está mais "enraizada" é o oriente... local de onde também vem a maioria da tecnologia e inovações tecnológicas de que dispomos... no entanto também são os países onde se encontram os regimes políticos e sociais mais "agressivos"...

pessoalmente... acho muito estranho que ainda não tenha-mos tido contacto com outra raça extraterrestre... apenas consigo perceber isso aceitando que vivemos num "planeta prisão" isolado do resto do universo e mantidos na ignorância sobre os "nossos vizinhos"... que tal como em todo lado... uns são fixes... outros são uns grandes cabrões...  ::)
a minha religião é a verdade...

#16
Nem todos os países do oriente são "ditaduras".
Dê uma olhadela no mapa. Havendo excepções à regra, com os seus desvios... Por norma no nosso globo a ciência e moral andam de mãos dadas.
Vai a áfrica, sem ciência alguma....Fazem mutilação genital..entre outras barbaridades [de modo geral na população].
Vai a um país europeu e ele é de vanguarda [o que não significa que não haja uns quantos tresmalhados].
Não é uma regra de proporcionalidade directa, mas há sem dúvida uma relação.

Mapa Politico Mundo

eu penso que isso não terá tanto a ver com a ciência, mas com o facto de as populações serem mais informadas... obviamente que foi a ciência que proporcionou um modo de vida "informado"... mas eu não incluiria aí a moral...

como em todo lado a moral é sempre relativa a cada individuo... o que para mim é moral, para si pode não ser e vice versa...
a minha religião é a verdade...

Quando falo em moral. Falo no respeito por valores que prezam a vida é condição humana. Para não equivocar. Esta relacionado mas pronto.. É diferente

#19
não posso deixar de chamar para a conversa as experiências com fetos humanos que andam a fazer... com eles ainda vivos...  ::)

na ciência, tal como em todos as áreas há aqueles que têm moral e aqueles que têm de$culpa$ para tudo...  ::)

a minha religião é a verdade...

#20
Desconheço tal coisa. Há provas que isso é verdadeiro?

Mas isso enquadra se no bando de tresmalhados que falei :-D

depende do que entende como "provas"...  ::)

wnd.com/2015/03/scientists-grow-kidneys-of-aborted-babies-in-animals/

https://portugalparanormal.com/index.php/topic,33496.0.html

CitaçãoMas isso enquadra se no bando de tresmalhados que falei :-D

era o que eu estava a tentar explicar... no mundo da ciência... hoje em dia os tresmalhados são os que têm moral...  ::)
a minha religião é a verdade...

Não diga isso por favor.. Isso é um exagero e uma visão apocalíptica das coisas. Tenho a sorte de privar com alguns e estar no meio. Não é nada disso que se fala. De maneira muito geral todos dão o litro, quase nem dormem... Para chegar a conclusões que para você e muitos são completamente irrelevantes. Mas que tudo somado são das maiores heranças que temos para quem vem a seguir.

está bem... eu não digo... vou apenas dar o meu ponto de vista...

no mundo da ciência como em todo lado existe uma enorme competição...

e das duas três... ou é uma pessoa muito inteligente e indispensável... ou se tiver um alto nível de moral vai perder os patrocínios e ou o trabalho para um colega com menos moral...

e ou os projectos de investigação dão frutos (dinheiro) e voce safa-se... ou se quer fazer "caridade" vai ter que por o dinheiro do seu bolso... e isto é assim em todo lado...

as pessoas que trabalham na ciência...

eu percebo o que diz...  ;) ...mas vamos dar um exemplo...

um gajo qualquer tem o sonho de construir um robot...

começa a investigar sobre robotica e dá o litro... nem dorme... e ao fim de uns tempos consegue construir o robot...

concretizou o sonho dele. o robot anda, fala, e faz uma data de coisas sozinho...

um dia mata uma pessoa...

o construtor não o construiu para esse fim... e deu o litro e nem dormiu para o construir... será que estes factos lhe tiram a responsabilidade sobre o que o robot fez?  ::)

o Einstein  quando descobriu a "formula mágica" que "descodificou" a energia atómica não estava a pensar em matar milhões de japoneses... e várias vezes após o ocorrido ele (Einstein) mostrou arrependimento pelo que fez...
a minha religião é a verdade...

#24
Isso já tem a haver com o que as pessoas fazem com conhecimento. Não misture as coisas. Tudo pode ser usado para o bem e mal. Mas isso não invalida o grau de compromisso que um cientista tem em tornar o mundo melhor. Isso ia entrar numa
discussão penosa do bem vs mal. E para o mal a justiça pode tardar mas chega.

Não é à toa que muitos cientistas se dedicam paralelamente à filosofia.

Citação de: pressplay em 28 maio, 2015, 00:03
Isso já tem a haver com o que as pessoas fazem com conhecimento. Não misture as coisas. Tudo pode ser usado para o bem e mal. Mas isso não invalida o grau de compromisso que um cientista tem em tornar o mundo melhor. Isso ia entrar numa
discussão penosa do bem vs mal. E para o mal a justiça pode tardar mas chega.

Não é à toa que muitos cientistas se dedicam paralelamente à filosofia.

Completamente de acordo. Aliás a ética é bastante discutida na filosofia mas também na ciência, claro, nem imaginava de outro modo.
Tive um professor na faculdade, se não me engano de Epistemologia,  que nos dizia que todas os cursos científicos deviam ter uma cadeira de filosofia e todos os de filosofia uma cadeira científica. Percebe-se bem porquê. :)
Se há pessoas sem escrúpulos? claro! sempre houve e sempre haverá! Eu sei que não posso conduzir em sentido contrário, conheço as regras da condução e a ética que o condutor deve ter na estrada, mas se me apetecer viro o carro e aí vou eu, simplesmente porque me apeteceu ou achei mais rápido para chegar ao meu destino.
Usar o conhecimento para o mal, como diz muito bem o pressplay, é uma questão da dualidade Bem/mal que ultrapassa os parâmetros científicos e entra no campo da ética e da filosofia.
Se há "cientistas"  a usar atalhos, a conduzir em sentido contrário, a efectuar experiências com fetos humanos, não serão cientistas no bom nome da palavra, mas sim outra aberração qualquer que quebra as barreiras da ética e do bom senso para obter respostas da forma mais horrível..
Isso não é ciência, mas crime. Compreendo claro o que quis dizer incertus, o Einstein sentiu-se moralmente responsável, mas também tinha noção de que teria dado um grande salto na ciência com as suas teorias.
O Homem é do tamanho do seu Sonho!

#26
Alias o Einstein foi um dos grandes ativistas contra o projecto manhattan. Deve ter sido um dos maiores desgostos na história da ciência: durante a sua vida, ver a sua obra usada para bombas (logo destruição).

São os perigos inerentes ás grandes descobertas, mais uma vez a ética, nessa altura numa perspectiva belicista.
Se eu amanhã inventar uma fonte da juventude haverá certamente quem se tente apoderar dela para usufruto privado ou para ganhar poder sobre outros.
Sempre se tratou disso e até o próprio encobrimento dos governos à questão dos extraterrestres é uma manipulação que visa reter o poder e controle que têm sobre as massas populacionais. Anunciar ao mundo a existência de "aliens", desmoronaria um incontável número de instituições de todo o tipo por esse mundo fora...quase que podemos imaginar quais... :)


O Homem é do tamanho do seu Sonho!

agora vocês tocaram na ferida...  ;) ...é efectivamente uma luta do bem contra o mal... não só na ciência mas em todas as áreas da nossa vida... e a única forma de lutar-mos é consciencializando-nos para o que se passa no mundo e exigir "moral"...

acha que alguém vai lutar contra esta "técnica" de usar órgãos de embriões? antes pelo contrário... anda-se a promover o aborto por todo lado...  ::) ...coincidência?

para tudo deve haver limites... e a ciência não pode nem deve ser excepção... ...ou por acaso vocês são dos que pensam que nunca clonaram um ser humano?  ::)

CitaçãoA ovelha Dolly foi o primeiro mamífero a ser clonado com sucesso a partir de uma célula adulta. Os cientistas tornaram pública a experiência somente em 22 de fevereiro de 1997, quando Dolly já estava com sete meses de vida. Wikipédia
a minha religião é a verdade...

#29
Sinceramente acho que não. Em condições perfeitas e ideais. Nos temos consciência, as ovelhas não. Se o fizeram de certeza que se tornaram vegetais com instintos primitivos. As coisas não são assim tão fáceis e evidentes de atingir.  Mas isto são  conjecturas, sem fundamento sólido. Não sou apologista deste tipo de discurso..

Mas mais uma vez isso não prova que a esmagadora maioria dos cientistas tem um censo de moral muito elevado.