Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.063
Total de mensagens
369.401
Total de tópicos
26.900
  • Ajuda, perdoa e passa
    Iniciado por misticopt28
    Lido 4.568 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Se alguém te fere e apedreja,
Lançando-te fel à taça,
Não te detenhas na queixa,
Ajuda, perdoa e passa.

Escárnio? Provocação?
Disputa, sombra, arruaça?
Não te canses de servir...
Ajuda, perdoa e passa.

Se o ridículo te expõe
À aleivosia da praça,
Cultiva o bem com fervor,
Ajuda, perdoa e passa.

Quando a aflição te visite
Na injúria que te ameaça,
Trabalha e espera o futuro,
Ajuda, perdoa e passa.

Ante as fogueiras que surgem,
Quando o ódio sai à caça,
No silêncio da oração,
Ajuda, perdoa e passa.

Se a calúnia te persegue,
Na lama com que te enlaça,
Desculpa incessantemente,
Ajuda, perdoa e passa.

O culto da caridade
È a nossa eterna couraça.
Vencendo perturbações,
Ajuda, perdoa e passa.

Aos obreiros de Evangelho
A treva nunca embaraça.
Quem segue com Jesus - Cristo
Ajuda, perdoa e passa.


Pelo Espirito Casimiro Cunha - Psicografado por Francisco Cândido Xavier
Abençoado seja o seu santíssimo nome em favor de todos nós Deus nosso Pai.

Gostei muito deste tópico.

Apenas algumas questões:

Imagina o caso extremo de um pai, que mata o seu próprio filho. Para a mãe que perdeu o seu filho:

- Será que há limite na ajuda desta mãe para com este pai?
- Como é que ela o pode perdoar?
- O que significa "passar"? Será esquecer? Ou não ligar? Como é que ela "passa" em termos práticos?
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Acho que "passa" significa esquecer neste poema.
Faty
Na tua pergunta específica:
Não é esquecer a situação, perdoar é muito difícil, senão impossível.
Será mais o por de lado, aprender a viver com a dor.
Compreender que o criminoso, agiu num momento de loucura.
Cleo
Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem

Acho que ele se refere a passar a frente na jornada. É bom ficar preso ao passado? A vida segue sempre o seu curso.
Abençoado seja o seu santíssimo nome em favor de todos nós Deus nosso Pai.

Eu acho que o passa só acontece depois de perdoar. Daí a sequência "ajuda, perdoa e passa". Passa a dor ou o sentimento de mágoa daquele que nos fez alguma coisa que nos feriu. Daí ser tão, tão difícil, ou mesmo impossível - acho que é mais isso - a mãe perdoar o pai. Porque não iria amenizar a dor de semelhante perda, de semelhante ferida que o pai provocou. Não perdoa, não passa...

É quando temos uma zanga séria com alguém (pais, irmãos, etc) e dizemos "mas pronto, tudo passou e agora está tudo bem". É porque houve perdão... :)
Quando temos este sentimento nobre do perdão, quando verdadeiro, passa... espero ter-me feito entender! :D

Adorei este poema, mesmo muito!

Chico Xavier psicografou dezenas de poemas do Espirito de Casimiro Cunha. Grande poeta Brasileiro. Olha eu que não gostava de poesia e agora adoro :P .
Abençoado seja o seu santíssimo nome em favor de todos nós Deus nosso Pai.

Alguém sabe?
​Pedir desculpas, ou pedir perdão?
Quais são os passos do verdadeiro perdão?
É possível perdoar tudo e viver livre? Ou guardar a mágoa e sofrer?
Porquê perdoar? Qual é o sentido? Ou basta ajudar e passa?Ou temos crença e acreditamos na reparação divina

Quantas pessoas ou situações ainda não perdoámos na nossa vida?                                                                     Pedir desculpas e desculpar podem ser difíceis. O rancor é automático, o perdão é mais sofisticado.
Pesquisas mostram que:
1-Que tanto um como outro têm grande impacto em nossa vida mental e na saúde como um todo. É difícil pedir desculpas, mesmo que tenha sido por um, "sem querer"
Mas se soubéssemos o poder real do pedido de desculpas seríamos mais dispostos a utilizá-lo.

2-Desculpar-se interfere na decisão da pessoa ofendida. A taxa de perdão foi duas vezes e meia maior as pessoas que receberam uma mensagem se desculpando.                                                                                                    É interessante notar que  elas demoraram mais para tomar a sua decisão – exames de Ressonância Magnética mostraram que mais áreas do cérebro foram recrutadas pelas pessoas que decidiram perdoar, o que levou mais tempo. Quando alguém se desculpa, não pensamos mais apenas racionalmente para decidir se aquilo foi justo; nesse momento a empatia entra em cena, para decidir se é perdoável. O rancor é automático, o perdão é sofisticado.

3-Mas se pedir perdão é eficaz, perdoar, então, é um mecanismo psicológico muito mais poderoso do que se imagina. Quando sentimos alguma injustiça – seja por sofrermos algo, sermos privados do que merecíamos, etc – temos a tendência de buscar reparação. Como essa nem sempre é possível, cria-se uma sensação de ressentimento, raiva, amargura, desconforto associados à injustiça – o tal rancor automático. Esse estado, contudo, é bastante desgastante, e torna-se prejudicial ao organismo como um todo. Perdoar é um processo – e não um momento – de redução gradual dessas emoções negativas. Existem outras formas de reduzir a sensação de injustiça – vingança, condenação judicial do ofensor, crença na reparação divina, justificação da conduta do outro – mas elas não são eficazes como o perdão real. Quando de fato se perdoa, o desgaste associado ao ressentimento diminui a ponto de suas consequências serem fisicamente notáveis – diversos estudos mostram redução da pressão arterial, da frequência cardíaca, da tensão muscular. Além do que, quem perdoa experimenta maior relaxamento, mais bem estar e sensação de controle.

A decisão racional de perdoar é diferente do perdão emocional, contudo ao  decidir perdoar, a pessoa reduz a hostilidade mas não necessariamente se livra das emoções negativas; o perdão emocional, aquele em que se abandona de fato o rancor, este sim está associado à redução do desgaste e restauração das emoções positivas.

Claro que nem sempre é fácil. Mas mais do que isso, nem sempre desejamos perdoar – ficamos com aquela sensação de que, se o fizermos, estaremos saindo no prejuízo.

Também podemos decidir guardar a mágoa. Mas devemos fazê-lo conscientes de que, sem a menor sombra de dúvida, quem sofre com isso somos nós

Simples, fácil, ou não, não sei..... ou basta ajudar e passa?
"O perdão não significa estar de acordo com a situação, simplesmente significa aceitar que tudo acontece como deveria acontecer e que ninguém é perfeito e todos merecemos a paz e a serenidade - "O que nunca errou, que atire a primeira pedra".

sofiagov
Citação de: misticopt28 em 19 abril, 2015, 12:50
Acho que ele se refere a passar a frente na jornada. É bom ficar preso ao passado? A vida segue sempre o seu curso.
podes perdoar mas nunca esqueces...a unica coisa que aqui quer dizer concordo com o mistico...seguir caminho...afinal a vida não pára nem espera por nós... :)

#8
Citação de: Detty em 10 maio, 2015, 00:58
Alguém sabe?
​Pedir desculpas, ou pedir perdão?
Quais são os passos do verdadeiro perdão?
É possível perdoar tudo e viver livre? Ou guardar a mágoa e sofrer?
Porquê perdoar? Qual é o sentido? Ou basta ajudar e passa?Ou temos crença e acreditamos na reparação divina

Quantas pessoas ou situações ainda não perdoámos na nossa vida?                                                                     Pedir desculpas e desculpar podem ser difíceis. O rancor é automático, o perdão é mais sofisticado.
Pesquisas mostram que:
1-Que tanto um como outro têm grande impacto em nossa vida mental e na saúde como um todo. É difícil pedir desculpas, mesmo que tenha sido por um, "sem querer"
Mas se soubéssemos o poder real do pedido de desculpas seríamos mais dispostos a utilizá-lo.

2-Desculpar-se interfere na decisão da pessoa ofendida. A taxa de perdão foi duas vezes e meia maior as pessoas que receberam uma mensagem se desculpando.                                                                                                    É interessante notar que  elas demoraram mais para tomar a sua decisão – exames de Ressonância Magnética mostraram que mais áreas do cérebro foram recrutadas pelas pessoas que decidiram perdoar, o que levou mais tempo. Quando alguém se desculpa, não pensamos mais apenas racionalmente para decidir se aquilo foi justo; nesse momento a empatia entra em cena, para decidir se é perdoável. O rancor é automático, o perdão é sofisticado.

3-Mas se pedir perdão é eficaz, perdoar, então, é um mecanismo psicológico muito mais poderoso do que se imagina. Quando sentimos alguma injustiça – seja por sofrermos algo, sermos privados do que merecíamos, etc – temos a tendência de buscar reparação. Como essa nem sempre é possível, cria-se uma sensação de ressentimento, raiva, amargura, desconforto associados à injustiça – o tal rancor automático. Esse estado, contudo, é bastante desgastante, e torna-se prejudicial ao organismo como um todo. Perdoar é um processo – e não um momento – de redução gradual dessas emoções negativas. Existem outras formas de reduzir a sensação de injustiça – vingança, condenação judicial do ofensor, crença na reparação divina, justificação da conduta do outro – mas elas não são eficazes como o perdão real. Quando de fato se perdoa, o desgaste associado ao ressentimento diminui a ponto de suas consequências serem fisicamente notáveis – diversos estudos mostram redução da pressão arterial, da frequência cardíaca, da tensão muscular. Além do que, quem perdoa experimenta maior relaxamento, mais bem estar e sensação de controle.

A decisão racional de perdoar é diferente do perdão emocional, contudo ao  decidir perdoar, a pessoa reduz a hostilidade mas não necessariamente se livra das emoções negativas; o perdão emocional, aquele em que se abandona de fato o rancor, este sim está associado à redução do desgaste e restauração das emoções positivas.

Claro que nem sempre é fácil. Mas mais do que isso, nem sempre desejamos perdoar – ficamos com aquela sensação de que, se o fizermos, estaremos saindo no prejuízo.

Também podemos decidir guardar a mágoa. Mas devemos fazê-lo conscientes de que, sem a menor sombra de dúvida, quem sofre com isso somos nós

Simples, fácil, ou não, não sei..... ou basta ajudar e passa?
"O perdão não significa estar de acordo com a situação, simplesmente significa aceitar que tudo acontece como deveria acontecer e que ninguém é perfeito e todos merecemos a paz e a serenidade - "O que nunca errou, que atire a primeira pedra".


Detty, grandes questões que você coloca.

Vou dar-lhe a minha perspetiva sobre o tema, vale o que vale, obviamente, mas é a minha opinião. Pedir desculpas não é o mesmo que pedir perdão. Pedir desculpas pode ser apenas um ato simbólico que não possui qualquer intenção por detrás. Pedir perdão ou perdoar será algo mais profundo, que vem de dentro para fora. Por isso, os verdadeiros passos para o verdadeiro perdão são interiores, na sua consciência. Isto significa uma abertura de consciência muito grande para aceitar o outro e a si mesma, aceitar que ninguém é perfeito o erro acompanha-nos, quer queiramos quer não. Admitir, dentro de si mesma, os seus erros e também o dos outros, é um caminho válido para a abertura de consciência.

Há uns anos atrás uma pessoa disse-me: "Eu perdoei tudo o que ele me fez, mas não esqueci". Será que isto revela o verdadeiro perdão que aqui se fala? Na minha opinião, quem realmente perdoa acaba por "esquecer" aquilo que lhe foi feito. E perdoar, para mim é o caminho para nos libertarmos. Concedemos importância a muitas coisas da vida que não devemos e realmente as coisas mais importantes deixamos passar ao lado.

Não querendo dar muitos pormenores sobre a minha vida, posso dizer-lhe que eu passei um período complicado ao nível do perdão. Fui "traída" por uma pessoa ao nível dos negócios, cujo processo durou mais de 8 anos para ser resolvido judicialmente. Foi uma altura complicada e como diz e muito bem, os sentimentos mais densos afloravam sempre que se falava da pessoa. Hoje, passados 10 anos do que aconteceu posso dizer-lhe que essa pessoa está perdoada dentro de mim. Foi um árduo processo que envolveu bens materiais, perdas, difamações, mentiras e tudo mais o que possa imaginar. Nessa altura, quando sonhava com a pessoa, acordava mal, desgastada, triste e revoltada. Eu tinha que transformar tudo isto, porque afinal eu sou e assumo-me como uma pessoa espiritual. Por isso, hoje em dia, se sonho com ela, abraço-a, beijo-a e agradeço o facto de ela me ter ensinado de forma tão dolorosa na minha vida. Se ela estava presente em quase todos os meus pensamentos diários, hoje em dia isso já não existe... sempre que ela surge no meu pensamento, eu sorrio, abraço-a e agradeço. Não sinto um pingo sequer de raiva, rancor, ódio, nada... apesar de ter perdido tudo. O que resta é apenas uma grande aprendizagem, sem dor e sem mágoa. E ainda mais, se ela hoje precisasse de mim para qualquer coisa e estivesse ao meu alcance, eu ajudaria de olhos fechados e coração aberto. Será isto o verdadeiro perdão? Não sei... mas para mim, quero acreditar que sim!

O que ganhei nisto tudo? A coisa mais importante para mim: a minha liberdade enquanto ser e a aprendizagem de utilizar isto em todas as situações da minha vida posteriores. Se é uma "muleta espiritual ou emocional" para seguir em frente?? Pois certamente o será, mas essa "muleta" dá-me paz, tranquilidade e harmonia interior, acima de tudo, com consciência plena de que todos erramos e todos queremos ser perdoados. É tudo uma questão de treino, de verdadeira intenção interior (não apenas para os outros verem) e uma forma de manifestarmos o nosso amor incondicional.

Mas esta, como lhe disse, é a minha experiência pessoal e vale o que vale aos olhos dos outros. Para mim, vale tudo! Significa que todos somos capazes de perdoar e ser perdoados... se assim o quisermos interiormente!

Bem-haja!
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

#9
Faty, nao me leves a mal, mas houve uma situacao parecida com um amigo do chico e ele foi se lamentar ao chico. "Sabes chico o meu socio enganou me e levou uma quantia avultada de dinheiro" e que chico faz? Chama toda a gente que estava la ao pe deles e diz: " o fulano acabou de devolver tudo o que nao era dele"
A vida e assim, temos de aceitar porque nao sabemos o porque ou se fizemos algo bem pior. Nos somos espiritos,nao corpos, a nosssa verdadeira casa nao e esta. Isto e tudo transitorio. Ja tinhas que passar por isso para tirar uma licao
Abençoado seja o seu santíssimo nome em favor de todos nós Deus nosso Pai.

Citação de: misticopt28 em 10 maio, 2015, 12:37
Faty, nao me leves a mal, mas houve uma situacao parecida com um amigo do chico e ele foi se lamentar ao chico. "Sabes chico o meu socio enganou me e levou uma quantia avultada de dinheiro" e que chico faz? Chama toda a gente que estava la ao pe deles e diz: " o fulano acabou de devolver tudo o que nao era dele"
A vida e assim, temos de aceitar porque nao sabemos o porque ou se fizemos algo bem pior. Nos somos espiritos,nao corpos, a nosssa verdadeira casa nao e esta. Isto e tudo transitorio. Ja tinhas que passar por isso para tirar uma licao

Mas eu tenho plena consciência disso e por isso o perdão fazer todo o sentido, pelo menos para mim! eu sei lá o que não terei feito... o elo do karma quebra-se exatamente aqui, quando tu perdoas e isso fará com que sejas perdoado também!
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Citação de: Faty Lee em 10 maio, 2015, 19:43
Mas eu tenho plena consciência disso e por isso o perdão fazer todo o sentido, pelo menos para mim! eu sei lá o que não terei feito... o elo do karma quebra-se exatamente aqui, quando tu perdoas e isso fará com que sejas perdoado também!

Pelo menos disso já estas safa :P (supostamente) mas como não sabemos, pode ter a ver com uma circunstancis desta vida, o perdão funciona como um purificador
Abençoado seja o seu santíssimo nome em favor de todos nós Deus nosso Pai.

misticopt28, sabes que este processo foi tão moroso e tão doloroso ao mesmo tempo, que agora, podem fazer-me o que quiserem... lol, que logo em seguida estou a visualizar a pessoa à minha frente e a enviar-lhe Amor simplesmente! Não há maior arma do que essa, mesmo!! :)
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Ah como gostava de ter essa postura... Já passei por situações parecidas também, e nem consigo sequer ouvir falar nos nomes dos intervenientes. Também já me aconteceu a nível familiar que me doeu bem mais...
Oxalá um dia também lhes consiga enviar amor em vez de mágoa... :-\

E dificil as vezes, mas as recompensas que o Pai tem guardadas para nos,sao muito mais consoladoras que os bens materiais.Isto e evolucao consciente, custa muito menos
Abençoado seja o seu santíssimo nome em favor de todos nós Deus nosso Pai.