Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.422
Total de mensagens
369.427
Total de tópicos
26.911
  • Expulsar "demónios" e outras mézinhas
    Iniciado por César Pedrosa
    Lido 6.214 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

:angel7: :angel7: :angel7: :angel7: :angel7: :angel7: :angel7:
Se no Antigo Testamento não encontramos referências ao(s) Diabo(s), já o Novo Testamento acha-se pleno de referências passíveis de serem interpretadas dessa forma.

Um exemplo bastante conhecido é do acto de expulsar demónios. Note-se o plural. Os demónios, para a generalidade das religiões, serão "anjos caídos". A narrativa que serve habitualmente de base à doutrina dos anjos caídos é o famoso Apocalipse de João, um texto particularmente hermético, intrincado e simbólico. Note-se que, por esta altura, já "vimos" o Diabo como a serpente de Adão e Eva; como Azazel,(na tradição cabalística) o executor das vontades Javé; como o Leviatã, um monstro marinho; e agora no plural, os demónios expulsos por Jesus.

São fontes diversas e nada claras para uma doutrina controversa. Os anjos, segundo as religiões, foram criados perfeitos e puros. Como conceber que tais seres possam ter vindo a converter-se em tentadores da Humanidade? Como aceitar que se tenham tornado maus, façam os outros sofrer e não sofram, eles mesmos? E sobretudo como aceitar que Deus, a Soberana Justiça, tenha criado seres privilegiados como os anjos?

Os demónios que Jesus expulsava, no entender do Espiritismo correspondem aos daimon de Sócrates. Daimon em Grego significa Espírito. Os Espíritos são apenas seres como nós, temporariamente sem um corpo material. Os bons Espíritos, quando se manifestam junto dos homens, são vistos como anjos, e os maus como demónios. A palavra demónio, derivada do daimon Grego, passou a ter a conotação negativa que se conhece, designando os maus Espíritos, os Espíritos inferiores, atrasados, perversos.
No entanto, para o Espiritismo, todos os Espíritos evoluirão, mais tarde ou mais cedo. O Bom Pastor não quer que nenhuma ovelha se perca.

Cabe aqui perguntar: como expulsava Jesus os maus Espíritos?

Pelo ascendente moral. Não há nada de material que tenha efeito no mundo espiritual. Nem água benta, nem palavras sacramentais, nem sinais, nem símbolos, nem defumadouros, nem ralhetes, nem ameaças, absolutamente nada a não ser o ascendente moral. Eis porque os Espíritos menos evoluídos se retiravam às ordens de Jesus.
Há exorcismos que resultam, há mezinhas que resultam. Ou pelo medo que infundem em Espíritos ignorantes, ou pelo ascendente moral de quem intercede em favor da pessoa que se acha sob influência dos maus Espíritos.

Voltaremos a este assunto.

Nota minha:Aqui mais uma vez se vem comprovar que em matéria de misticismo não funciona como quem diz que faz e acontece...funciona em quem Deus quer e como Deus quer. Só o ascendente moral, isto é, quem sente e sabe que essa é a sua função designada por Quem o pode designar para tal e não por quem pensa que o pode fazer... :)
Bem hajam na luz e com a Luz
:)
Fonte:http://blog-espiritismo.blogspot.com/2008/09- /expulsar-demnios.html
Que a LUZ que nos une prevaleça sobre as trevas que nos afastam.
Bem Hajam


Mephisto
#2
Boas César faz muito tempo que não trocava ideias contigo  ;)

Pegando na tua dissertação sobre o exorcismo à luz da doutrina Espirita:

"Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a Doutrinas de demónios."
1 Timóteo 4:1

Ora, pegando nesta passagem poderíamos começar já  uma longa e tortuosa reflexão que facilmente esgotaria os 50000 caracteres limite por texto.
Nesta deixa, permite-me deixar-te uma pergunta. Acaso, vocês nas sessões espíritas, quando praticadas, sabem com quem falam?

"Os anjos, segundo as religiões, foram criados perfeitos e puros. Como conceber que tais seres possam ter vindo a converter-se em tentadores da Humanidade?"
Simples. Foram colocados à prova, tal como nós somos, do ponto de vista da tua Doutrina. A prova deles foi meramente intelectual. Como nós não temos capacidade para tanto foi-nos dado um corpo para termos duas vias de provação consequentemente, duas hipóteses. Assim ao de leve. Os demónios são os melhores amigos do jogo da evolução espiritual.
Coloca as coisas nestes termos. Se trocasses o nome de demónio por orgulho quantos demónios existiriam na terra e no "céu"? Perfeito é Deus, os anjos foram a primeira manifestação do criador quanto a existência inteligente; ao ser. São os mais próximos da "verdade". Os demónios são aqueles que conhecendo a "verdade" se quiseram afastar num acto de rebelião. Pois eles também sabem que são eternos. Tentaram a sorte. Deram-se mal. Não é também assim a vida? ;)

"Pelo ascendente moral. Não há nada de material que tenha efeito no mundo espiritual. Nem água benta, nem palavras sacramentais, nem sinais, nem símbolos, nem defumadouros, nem ralhetes, nem ameaças, absolutamente nada a não ser o ascendente moral. Eis porque os Espíritos menos evoluídos se retiravam às ordens de Jesus."
Pela lógica do ascendente moral, a jogar por baixo, 70% da população mundial tem ascendente moral sobre um demónio, visto estes estarem condenados eternamente ao inferno. Note-se que, o inferno é uma representação simbólica do afastamento de Deus. Inibidos da sua graça. Ficam a arder na "solidão" com os seus erros. São conscientes disso, por isso vivem no inferno. Acaso não vivemos quase todos um inferno nestas vidas quando expiamos as nossas culpas? Nós, porém, ainda podemos redimir-nos a bem ou mal. Depende. O Hitler nunca serviria de exemplo.
Quanto a símbolos e afins sugiro que procures as bases teológicas que sustentam a força dos símbolos ou do culto ou do Verbo.
A cruz, a titulo de exemplo, é a expressão máxima da derrota de Satanás perante Deus. Não deve ser fácil sofrer uma humilhação daquelas. Ainda mais quando foi a derradeira tentativa deste em fazer com que Deus errasse. Foi um tiro ao lado por assim dizer. Nem ao filho poupou o sacrifício em prol de um bem maior.

"Há exorcismos que resultam, há mezinhas que resultam. Ou pelo medo que infundem em Espíritos ignorantes, ou pelo ascendente moral de quem intercede em favor da pessoa que se acha sob influência dos maus Espíritos."
Espíritos ignorantes com medo? Gosto desta vossa visão  ;) Ainda não conheci nenhum espírito burro. Depois não podes misturar possessão com obsessão. São coisas distintas. Aliás, a bem da verdade nunca soube de um centro que tivesse conseguido tratar uma possessão demoníaca "hardcore". Curiosamente, e eu não sou nada católico, até à data pelo menos, todas as hardcore vão de hospitais, a médiuns, a centros a psiquiatras e acabam sempre na Igreja. Dá que pensar  ;)

Vá amigo, fico à espera da continuidade do assunto.




Quando vi o foto que ilustra o poste, até me "assustei" ;D... ò homem, aquela cooisa sí faz rir ;D ;D ;D

CitaçãoNós, porém, ainda podemos redimir-nos a bem ou mal. Depende. O Hitler nunca serviria de exemplo

Mas então o Hitler não tem direito ao perdão? Existem actos que são imperdoáveis?
(o hitler ou outro qualquer)
"Somos seres espirituais com corpo físico, e não seres humanos que buscam a condição espiritual." (Sara Marriott).

Mephisto
Citação de: Salomé em 06 março, 2012, 10:25
Quando vi o foto que ilustra o poste, até me "assustei" ;D... ò homem, aquela cooisa sí faz rir ;D ;D ;D

Mas então o Hitler não tem direito ao perdão? Existem actos que são imperdoáveis?
(o hitler ou outro qualquer)


Vejamos as coisas neste ângulo: Se o teu filho tivesse sido incinerado vivo, porque uma besta resolveu que sim, perdoarias?
Então, o que te faz querer que Deus o fará?

Perguntas se existem pecados imperdoável? Bom! Existem dez simples mandamentos, em que um proíbe terminantemente a homicídio. Como autor dessa lei, perdoarias a violação dessa cláusula multiplicada por mais de seis milhões de seres humanos?

Compreendo que seja mais fácil aceitar as teorias Espíritas de evolução do espírito ad eternum em que tudo é floreado e o castigo uma mera regressão na evolução espiritual...(béu béu) Eu também adoro Playstation.

O perdão é divino e Deus é que sabe. Eu gosto de jogar pelo seguro  ;)

Jogar pelo seguro, também eu gosto, agora se todos somos "filhos de deus" (ou seja lá quem for o pai), essa questão do perdão é lá com ele. Tenho duas filhas e se por acaso uma fizessa mal à outra, eu perdoaria, como mãe que sou, agora se alguém tiver a ousadia de lhes fazer mal, essa acção eu NÃO perdoaria. Mas eu não sou deus.


E fazer mal, seja ele qual for, com a desculpa de que deus perdoará.... para mim não é solução. Mal é mal PONTO! Não há cinzentos: ou é ou não é!

"Somos seres espirituais com corpo físico, e não seres humanos que buscam a condição espiritual." (Sara Marriott).

Mephisto
Citação de: Salomé em 06 março, 2012, 20:35
E fazer mal, seja ele qual for, com a desculpa de que deus perdoará.... para mim não é solução. Mal é mal PONTO! Não há cinzentos: ou é ou não é!

Disseste tudo  ;)

Bom post, eu acredito que a fé é a maior das nossas armas, e não existe nada material que tenha um efeito superior a Ela  ;)
" (...)Porque as pessoas loucas o bastante para acreditar que podem mudar o mundo, são as que o mudam."
-Jack Kerouac

Citação de: Mephisto em 06 março, 2012, 20:39
Disseste tudo  ;)

E tem mais, essa lei do karma a mim não me convence plenamente..... pois também é uma desculpa do género "não faz mal eu nesta vida não conseguir melhorar tudo, pois na proxima corrigirei  :-\ tudo isto são as chamadas desculpas de mau pagador. Prontos já disse!

Eu sei que com este tipo de raciocínio crio inimigos, mas.... olhem, expliquem-se melhor! De maneira mais coerente, mais lógica
"Somos seres espirituais com corpo físico, e não seres humanos que buscam a condição espiritual." (Sara Marriott).

Antes de Julgar, procura ser justo; antes de falar, aprende. Eclesiástico cap 18 verc 19