Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.063
Total de mensagens
369.401
Total de tópicos
26.900
  • Terra Plana vs Terra Côncava ou Oca
    Iniciado por rabugento
    Lido 6.507 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Um dos tópicos quentes de discussão do momento (Youtube incluído), é o reacendimento do interesse no debate sobre o verdadeiro formato da Terra, do sistema solar e do próprio Universo.

O geocentrismo é o modelo mais antigo a ser defendido, inclusivamente por Aristóteles.
Pois ao que parece, esta teoria tem novos apologistas, ainda que divididos na questão do formato propriamente dito. Vejam-se algumas das ideias antigas e contemporâneas sobre o assunto:

Teoria da Terra Plana:

- Segundo tradições e escrituras judaicas e egípcias (entre outras), a Terra seria um 'disco' plano, flutuando sobre e rodeado por um enorme oceano.


- Na China antiga, a Terra seria plana e quadrada e os 'céus' teriam uma forma cilíndrica ou oval.


Em tempos mais recentes, a hipótese da Terra Plana é associada a movimentos e grupos como Astronomia Zetética e a Sociedade da Terra Plana.
Há vários canais no youtube dedicados a esta matéria como por exemplo TheNASAchannel (que foca a ideia de uma Antárctida infinita), Eric Dubay, Zetetic Flat Earth ou markksargent (defende que existe uma cúpula em vidro sobre a Terra).
Em quase todos estes casos, é dito que o logótipo da bandeira das Nações Unidas, apresenta o verdadeiro mapa terrestre. :-\

                   
Fontes:un.org/depts/dhl/maplib/images_maplib/unflag.gif e bp.blogspot.com/-xqi5R3qJHms/VSg3fYxaO9I/AAAAAAAADEw/wMcXp9NW70k/s1600/Flat_earth.png

Teorias da Terra Côncava e da Terra Oca:

O próprio Edmond Halley (sim, o do cometa) afirmava que a Terra era composta por várias camadas concêntricas, separadas por atmosferas próprias!


Noutros casos, os defensores da Terra Oca falavam num Sol interior e aberturas nas zonas dos pólos terrestres.


Quanto à Terra Côncava, supostamente vivemos de forma invertida relativamente à presentemente aceite Terra Convexa... e onde todo o Universo fica no centro, dentro da 'esfera universal'.


Nota: Estas são apenas as linhas gerais, da imensidão de informação disponível sobre o assunto, para quem estiver interessado em pesquisar mais a rigor... e penso que das afirmações mirabolantes aos factos que fazem repensar as teorias aceites na actualidade, é uma matéria que merece ser explorada!
Tempus fugit!

Que matéria interessante... apesar de ser uma teoria, a física quântica (que anda famosa por explicar fenómenos antes inexplicáveis) tem uma teoria que a terra na verdade é plana (e ao mesmo tempo não é). É naquela base de "(...) a colher não existe", é uma questão de ponto de vista e forma de ver as coisas. Dá uma olhadela, és capaz de ficar tão impressionado como eu!

http://www.youtube.com/watch?v=VNqNnUJVcVs
"Foste tu quem passou dos limites. Esmagaste-os e no seu desespero, eles tornaram-se em homens que eles nunca foram capazes de compreender. Percebes? Alguns homens não procuram nada de lógico. Eles não podem ser comprados, ameaçados ou negociar. Alguns homens, simplesmente gostam de ver o mundo a arder." - The Joker, O Cavaleiro das Trevas

Citação de: Neo_Blue em 11 abril, 2015, 16:36
Que matéria interessante... apesar de ser uma teoria, a física quântica (que anda famosa por explicar fenómenos antes inexplicáveis) tem uma teoria que a terra na verdade é plana (e ao mesmo tempo não é). É naquela base de "(...) a colher não existe", é uma questão de ponto de vista e forma de ver as coisas. Dá uma olhadela, és capaz de ficar tão impressionado como eu!

Já conhecia esse vídeo... gosto particularmente da parte em que ao suplantar as forças gravitacionais e se atinge a extremidade não se cairia para o 'espaço', pelo contrário se alcançaria um ponto nivelado! :)
Tempus fugit!

#3
Citação de: rabugento em 11 abril, 2015, 16:47
Já conhecia esse vídeo... gosto particularmente da parte em que ao suplantar as forças gravitacionais e se atinge a extremidade não se cairia para o 'espaço', pelo contrário se alcançaria um ponto nivelado! :)

Hehe, de facto é interessante! Quando ele põe a proposta que talvez a ciência seja um puzzle que tu podes "brincar" até que algumas peças se juntem, poderão haver peças que fiquem nos lugares de outras tão bem como as anteriores tornando este puzzle possível mas infinito, abre a mente de muitas pessoas. ;D
"Foste tu quem passou dos limites. Esmagaste-os e no seu desespero, eles tornaram-se em homens que eles nunca foram capazes de compreender. Percebes? Alguns homens não procuram nada de lógico. Eles não podem ser comprados, ameaçados ou negociar. Alguns homens, simplesmente gostam de ver o mundo a arder." - The Joker, O Cavaleiro das Trevas

Creio que uma Terra plana não receba a luz suficiente, além disso, se fosse plana como uma moeda, certamente seria dia e noite ao mesmo tempo em todos os continentes (situação essa que não acontece).
Se fosse plana, os pólos estariam mais vulneráveis ao Sol uma vez que receberiam uma quantidade de luz igual aos restantes continentes, isso resultaria num degelo ainda maior.
Se a Terra fosse plana, nós de igual forma seriamos planos pois viveríamos a 2 Dimensões... (Situação essa que não acontece ...Tirando o South Park claro)
Creio que uma Terra plana não tenha a mesma gravidade que uma Terra redonda... poderia ter mais ou menos que a gravidade actual.
"Tudo aquilo que o homem ignora não existe para ele. Por isso o universo de cada um se resume ao tamanho de seu saber." - Albert Einstein

#5
Citação de: _Indigo_ em 11 abril, 2015, 18:17
Creio que uma Terra plana não receba a luz suficiente, além disso, se fosse plana como uma moeda, certamente seria dia e noite ao mesmo tempo em todos os continentes (situação essa que não acontece).
Se fosse plana, os pólos estariam mais vulneráveis ao Sol uma vez que receberiam uma quantidade de luz igual aos restantes continentes, isso resultaria num degelo ainda maior.

Não necessariamente... segundo a teoria, o Sol está bem mais próximo da Terra do que é presentemente afirmado.

   
Fontes: theflatearthsociety.org/forum/index.php?topic=60291.0#.VSlpltzF-GU + whale.to/c/Sun-MoonSmall.png

Legenda:

The sun's orbit at winter solstice - A órbita do sol no solstício de inverno
The sun's orbit at equinoce - A órbita do sol no equinócio
The sun's orbit at summer solstice - A órbita do sol no solstício de verão

Sun & Moon Orbit Sept. & March - Órbita do sol e da lua Setembro & Março
Sun & Moon Orbit December - Órbita do sol e da lua Dezembro
Sun & Moon Orbit June - Órbita do sol e da lua Junho


Simulação gráfica de exemplo para a variação noite/dia:
http://www.youtube.com/watch?v=p3rmgk7Ltyo


Tempus fugit!

Que piada este NEO,critica o meu topico e diz que não tem fudamento nenhum e chama-me de burro.E ele acredita nisto ~Oh Meu Deus~

#7
Citação de: RomeoSantos em 11 abril, 2015, 21:25
Que piada este NEO,critica o meu topico e diz que não tem fudamento nenhum e chama-me de burro.E ele acredita nisto ~Oh Meu Deus~

Nunca te chamei de burro. Nunca disse que acreditava nisto. Mesmo que dissesse, as minha acções não trazem fundamento aos teus tópicos! ;)

Acredito na terra plana como uma possibilidade remota e/ou apenas uma questão de perspectiva, mas não deixa de ser um bom exercício. Para além disso, há uma explicação CIENTIFICA, que tenta explicar a possibilidade de esta não ser redonda, isto torna este tópico com fundamento.

Não irei continuar esta conversa, não sei quanto a ti, mas eu não quero ser banido. Cumprimentos!
"Foste tu quem passou dos limites. Esmagaste-os e no seu desespero, eles tornaram-se em homens que eles nunca foram capazes de compreender. Percebes? Alguns homens não procuram nada de lógico. Eles não podem ser comprados, ameaçados ou negociar. Alguns homens, simplesmente gostam de ver o mundo a arder." - The Joker, O Cavaleiro das Trevas

Citação de: Neo_Blue em 11 abril, 2015, 21:41
Nunca te chamei de burro. Nunca disse que acreditava nisto. Mesmo que dissesse, as minha acções não trazem fundamento aos teus tópicos! ;)

Acredito na terra plana como uma possibilidade remota e/ou apenas uma questão de perspectiva, mas não deixa de ser um bom exercício. Par além disso, há uma explicação CIENTIFICA, que tenta explicar a possibilidade de esta ser SIM redonda, isto torna este tópico com fundamento.

Não irei continuar esta conversa, não sei quanto a ti, mas eu não quero ser banido. Cumprimentos!

Ès muito culto tu e muito inteligente,ai meu deus sinceramente acreditar que a terra é oca e plana é pior que acreditar que o pai natal existe

Citação de: RomeoSantos em 11 abril, 2015, 21:43
Ès muito culto tu e muito inteligente,ai meu deus sinceramente acreditar que a terra é oca e plana é pior que acreditar que o pai natal existe
então mas agora pergunto-te eu, como é que sabes que é redonda? ;)

BlackMiau
Será que é desta que acreditam no Jules Verne? Sim, o da "Viagem ao Centro da Terra". Com a quantidade de teorias que há, esta era perfeitamente aceitável. E eu ia adorar fotografar novas/velhas espécies :)

Tópico interessante mas para (não) variar, não consigo ver os vídeos. Amanhã tento novamente.

#11
Citação de: BlackMiau em 11 abril, 2015, 21:51
Será que é desta que acreditam no Jules Verne? Sim, o da "Viagem ao Centro da Terra". Com a quantidade de teorias que há, esta era perfeitamente aceitável. E eu ia adorar fotografar novas/velhas espécies :)

Tópico interessante mas para (não) variar, não consigo ver os vídeos. Amanhã tento novamente.

É muito difícil de acreditar pela questão da gravidade. Mas como o Vsause disse, pode ser uma questão de ponto de vista. As nossas medidas pode ser alteradas por outro tipo de força gravitacional, nunca ninguém realmente perfurou a terra a ponto de saber o que está depois de todas estas camadas. Talvez, tal como existem pequenos organismos que juntos criam algo mais complexo, talvez nós sejamos apenas um pequeno organismo dentro de um grande ser/espaço. É uma possibilidade. Existe por aí uma teoria que o nosso universo é uma partícula de pó em comparação ao verdadeiro universo, tal como os organismos celulares para nós humanos. Pelo que sei o filme Horton trata humoristicamente dessa teoria! :)

Citação de: bullitpt em 12 abril, 2015, 00:46
peço desculpa, tu és o unico iluminado neste forum
já agora caro iluminado illuminatis diz-me, já andaste num avião que tenha saído dum ponto e tenha dado uma volta completa ao planeta terra ou isso foi mais um dos teus inúmeros estudos internautas? ::)
A não ser que ele conheça uma companhia aérea de bombistas suicidas (que curtem fogos de artifício) ou que goste de gastar combustível não deve ter andado.

E é possível dar a volta ao planeta terra mesmo sendo esta plana, nós achamos que estamos a dar uma volta, quando na verdade estamos só a andar numa circunferência, como referido na teoria.
"Foste tu quem passou dos limites. Esmagaste-os e no seu desespero, eles tornaram-se em homens que eles nunca foram capazes de compreender. Percebes? Alguns homens não procuram nada de lógico. Eles não podem ser comprados, ameaçados ou negociar. Alguns homens, simplesmente gostam de ver o mundo a arder." - The Joker, O Cavaleiro das Trevas

#12

A Terra vista do espaço, na zona onde situam os pólos, dá uma ilusão de ser plana... Mas era engraçado se a Terra fosse plana, certamente daria para ver o "rabo" do mundo quando dessa a volta  :laugh:



Mas agora falando a sério... se a Terra fosse plana, porque os meteoros são arredondados?
"Tudo aquilo que o homem ignora não existe para ele. Por isso o universo de cada um se resume ao tamanho de seu saber." - Albert Einstein