Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.454
Total de tópicos
26.915
  • Porque muitos humanos têm medo de aranhas?
    Iniciado por Vasp04
    Lido 8.815 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Os mais orgulhosos talvez neguem, mas é evidente que quase todos nós, pelo menos nalguma fase da vida, tivemos medo de algo específico. Quando tratamos de animais, no entanto, as aranhas estão sempre nas primeiras colocações de criaturas que mais assustam os humanos. Mas porque será que isso acontece? Algumas pessoas inclusive já "nascem" com medo de aranhas, nunca tiveram experiências negativas com essas criaturas e ainda assim sustentam temor por elas.

Uma dupla de psicólogos defende que as aranhas representam um perigo ancestral evolutivamente persistente aos humanos. Isso explica-se pelo facto de que nossos antepassados africanos conviveram com criaturas de oito patas por milhões de anos, e aprenderam que uma mordida desse animal era muito problemática para a sobrevivência. Um estudo realizado pela dupla foi publicado na revista Evolution and Human Behavior no último ano, e reproduzido pelo portal 'IFLScience'.

De acordo com Joshua New, do Barnard College's e Tamsin German, da Universidade da California, nosso cérebro desenvolveu um mecanismo visual que é dedicado a detectar rapidamente algumas ameaças específicas que persistiram durante o nosso tempo de evolução. Por isso grande parte dos seres humanos têm medo de cobras e aranhas, além de rostos ferozes. As aranhas em específico, são uma ameaça muito antiga, já que alguns fósseis de 40 milhões de anos foram encontrados em África.

Para aprender um pouco mais sobre esse perigo ancestral, os psicólogos recrutaram centenas de estudantes universitários para uma tarefa simples: escolher a mais longa das linhas de uma cruz que era apresentada num monitor. Depois de completarem o teste algumas vezes, os pesquisadores adicionaram um objeto que piscava por algumas centenas de milissegundos no monitor. Esses objetos (que você não percebe caso dê uma única piscada de olho), iam desde ameaças modernas, como agulhas hipodérmicas, passando por criaturas irrelevantes, como moscas, até perigos ancestrais, como aranhas.

De acordo com um relatório sobre a pesquisa, menos de 15% dos participantes perceberam e conseguiram apontar a localização das agulhas hipodérmicas nesses testes de "cegueira por falta de atenção". De forma similar, somente 10% localizaram as moscas. Entretanto, quando uma aranha foi rapidamente apresentada no monitor, mais da metade dos participantes percebeu e foi capaz de mostrar onde a criatura apareceu.

Isso evidencia a capacidade que nosso cérebro desenvolveu de forma evolutiva com o intuito de evitar que enfrentássemos situações de perigo já conhecidas por nossos antepassados. E isso tudo, em certas ocasiões, sequer depende de experiências individuais.
"Mantenha os pés no chão quando a cabeça estiver nas nuvens!"
Vasp04 - Membro Nº 35140

Muito interessante o artigo :)

Eu não tenho PÂNICO de aranhas mas confesso que fico incomodada com a sua presença.
E peço sempre a alguém para as tirar, sendo que sou incapaz de dormir com uma aranha no quarto.

Mas neste caso referem-se a algo que fica de certa forma inserido no ADN, certo? E nem ponderam a evolução da alma mas a evolução da espécie, penso eu.

Não sabia! :)

Vou admitir eu não simpatizo muito com as aranhas mas não tenho medo ou pavor :D
I see now that the circumstances of one's birth are irrelevant, is what you do with the gift of life that determines who you are"

Muito interessante este estudo... ao que parece é a "aprendizagem ancestral" que se encontra inscrita no nosso "inconsciente coletivo", tal como Jung assinalava.

Interessante seria saber, neste estudo, a amostra utilizada, ou seja quantos sujeitos participaram para termos uma noção se 15% ou 10% foi ou não significativo :)
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

BlackMiau

Citação de: BlackMiau em 08 abril, 2015, 22:10
Tadinhas das bichas...

É verdade, acho que elas têm mais medo de nós do que aquilo que se possa imaginar ;D
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

eu também admito que não gosto nada de aranhas ahah Desde que nasci que nunca gostei delas, não tenho pavor, mas nunca gostei! Sempre achei estranho não saber o motivo de não gostar delas, afinal nunca me fizeram mal nenhum ahah mas a verdade é que nunca gostei delas e penso que nunca vou gostar ahahah


Faty Lee, isso não sei, mas tentarei saber a quantidade :)
"Mantenha os pés no chão quando a cabeça estiver nas nuvens!"
Vasp04 - Membro Nº 35140

#7
E eu sou incapaz de matar insectos (ou outro animal obviamente).
Só em ultima instância. Do género: querer entrar na banheira e estar uma aranha gigante na cortina loool (e eu estar sozinha em casa)

Parece-me o momento indicado para repartilhar isto  ::)


I see now that the circumstances of one's birth are irrelevant, is what you do with the gift of life that determines who you are"

#9
Ok...ri-me bastante Cody

Da maneira que ela falava, parecia que a aranha andava a 100km/hora e ia a qualquer momento saltar para cima de alguém e matar a pessoa  :D

Concordo que o estudo até é interessante, mas daí a classificar como temor ancestral (uhuhuh) gravado no ADN! :-\

Porque não uma explicação mais simples... são geralmente feias e em conjunto com os insectos, provocarem uma sensação epidérmica desconfortável e repulsiva?! ;D

Diz-se que podemos engolir uma média de quatro por ano durante o sono... já acordaram com uma patinha minúscula e felpuda no meio dos dentes? ;D
Tempus fugit!

#11
Oh Sara, a minha moça é assim ::)

ela estava tao desesperada que mandou 3 mensagens num minuto...
I see now that the circumstances of one's birth are irrelevant, is what you do with the gift of life that determines who you are"

#12
cada pessoa lida com o medo de aranhas á sua maneira :D uns normalmente, outros com medo, e outros entram em pânico  ;D ;D ;D
"Mantenha os pés no chão quando a cabeça estiver nas nuvens!"
Vasp04 - Membro Nº 35140

#13
e outras mandam o homem matar a bicha ::)
I see now that the circumstances of one's birth are irrelevant, is what you do with the gift of life that determines who you are"

Ja tinha ouvido a teoria de se comer 10 aranhas numa vida... 4 num ano é muito mau...
:(

Eu confesso que sou das que manda matar a bicha, mas não desato aos gritos nem fico descontrolada...Fico normal, só peço para alguém matar ou mandar pela janela.