Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.423
Total de mensagens
369.427
Total de tópicos
26.911
  • Compaixão pelos animais, vida integrada, vegetarianismo.
    Iniciado por Puca
    Lido 2.619 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Puca
A principal razão pela qual as pessoas em países ricos continuam a comer carne é porque apreciam o gosto (e textura). As questões de saúde são em geral secundárias. Portanto, nosso real motivo é voracidade. Quando levamos em consideração o medo e a dor de milhões de animais envolvidos no comércio de carnes (que se desenvolve devido à demanda), como é possível de fato desfrutarmos de comer carne? O que estamos comendo é terror e desespero. Todos que têm animais de estimação sabem que os animais têm emoções e sentimentos como nós. São seres inteligentes, ainda que não possam nos falar diretamente sobre suas expectativas e medos. Olhem dentro de seus olhos.
Usar a desculpa de que os animais que você cozinha são provenientes de fontes "eticamente" responsáveis, seria como oferecer boas refeições e um ambiente confortável a alguém – mas com a intenção de matá-lo ao final.
Como disse George Bernard Shaw: "Os animais são meus amigos e eu não me alimento de amigos".
~ Jetsunma Tenzin Palmo (Tradução Jeanne Pilli)

Mesmo testemunhar diretamente a dor não garante uma reação compassiva. Eu mesmo observei isso enquanto assistia a um documentário em que animais eram pendurados de cabeça para baixo para ser abatidos. Como suas gargantas foram cortadas , o sangue jorrou e suas pernas repuxavam em terror e dor. Foi extremamente difícil de assistir – insuportável, mesmo. Mas, como os açougueiros serraram os pescoços dos animais para priva-los da vida, os homens estavam rindo e brincando. Eles poderiam, obviamente, ver os movimentos dolorosos dos animais e ouvir seus gritos – o sofrimento era visível e audível – mas eles não pareciam reconhecer que estes eram sinais de uma dor terrível. E mesmo se os açougueiros reparassem que estavam infligindo dor, o sofrimento dos animais não correspondia a nada para eles. Eles trataram como se estivessem assistindo a um show.

De fato, algumas pessoas até matam animais como uma forma de recreação. A caça é considerada um desporto em algumas culturas, não é? Algumas pessoas parecem acreditar que é corajoso matar animais. Infelizmente, hoje em dia, temos desenvolvido o tipo errado de destemor  em  prejudicar os outros . Em algum momento, essa "coragem" em prejudicar os outros nos transforma. Como pessoas que se tornam habituadas em tirar a vida de animais sem pensar a dor que estão causando, por fim, prejudicam e matam seres humanos facilmente. Mesmo a dor de nossos companheiros seres humanos pode deixar de chamar nossa atenção.

A verdadeira coragem que vem da compaixão é muito distante desta. Quando a compaixão está presente, não se esquece a dor dos outros. Pelo contrário, há um senso de urgência para acabar com essa dor, como se um fogo fosse aceso bem debaixo de você . Quando você tem essa compaixão, assim que você vê o sofrimento, você deseja saltar para cima e agir para acabar com isso de uma só vez. Você não teme e não hesita em assumir o sofrimento de outras pessoas, animais e até mesmo do próprio planeta. Isto é o que eu chamaria o tipo certo de destemor. Este é o destemor de verdadeiros heróis."
Matthieu Ricard: Os animais são seres sencientes, que tem um direito natural de não sofrer ou pelo menos que não os levemos ao sofrimento. É preciso ser cego para não ver que os animais têm as qualidades idênticas aos homens: empatia, bondade, cuidado com os outros seres... Assim, não podemos tratá-los como robôs ou objetos.

O que este reconhecimento poderá implicar?
Reconhecer que são seres sencientes implica na maneira como nós os tratamos. A maldade já é punida por lei. Mas quando se trata de exploração industrial, a lei é muito ampla. Por exemplo, 20 % dos animais enviados à matadouros ainda estão conscientes no momento em que eles são cortados em pedaços. Isto é inadmissível. Sendo considerados como objetos, é uma desculpa fácil de usar a nosso critério. Os humanos matam 1 milhão de animais terrestres e cinco vezes mais de animais marinhos a cada ano. É preciso ver a verdade. Não pode-se ter uma sociedade mais ética deixando de fora uma seção inteira da vida, que são animais.

É preciso, então, acomodar todos os animais no mesmo barco?
Claro, eles são seres sencientes. É preciso reconhecer todos eles como tais. Pessoalmente, eu não faço diferença entre uma vaca e um cachorro. Os porcos são, de certa maneira, mais inteligentes que os chimpanzés, por exemplo. E se os peixes não têm expressão facial, eles têm um mesmo sistema nervoso que faz com que eles sintam dor. Não se pode negar.

Como a religião budista vê os animais?
Como um ser senciente que não têm a mesma sofisticação do homem – chamado de inteligência – mas como ele tenta evitar o sofrimento e atingir o bem-estar. Esta aspiração deve ser respeitada. Neste sentido, a não violência frente aos os animais é uma extensão lógica do que defendemos para os seres humanos.

Matéria publicada na Revista Bodisativa

- A ONU pediu que se reduzisse em 50% o consumo de carne para a viabilidade alimentar da população planetária.
- Quase 70% do desmatamento da Amazônia é para a pecuária (animais e vegetais foram exterminados aos bilhões)
- Cada pessoa carnívora mata (diretamente), em média, 95 animais/ano (não considerando os animais aquáticos).
- A cada 5 dias se mata mais animais para consumo do que o total de pessoas que foram mortas em todas as guerras da história.
- Sabe-se cientificamente que vacas, porcos e cachorros têm inteligência emocional e intelectual muito semelhante à de crianças de 3 anos



sofiagov
Puca não sou vegetariana, e depois esta imagem de coelhinhos (isto não se faz !!)....ainda me vale é que coelho é uma carne que não aprecio muito...
só que agora fiquei assim...a sentir-me um bocadinho mal comigo mesma...é porque eu gosto tanto de carne... :-[ :-[



Eu não como carne já lá vão quase 8 anos, deixei de um dia para o outro.
Obrigada,

Weimar

#3
Eu só como aves para mais de 15 anos :)...sou mais peixivoro
A verdade doi, mas liberta

Concordo muito com este tópico. Sou muito sensível no que toca aos animais.
E é algo que me aflige bastante, muitas vezes prefiro tapar os olhos ou ouvidos para não ter de lidar com esta realidade. Sou um tanto hipócrita e fraca porque continuo a comer carne...mas só como porque quando estou a comer nem me lembro que são animais. Embora, por mim, não comesse mas não tenho força de vontade para ter uma posição firme.
É até ao dia em que me der um clique na cabeça e não coma mais.

O único senão é ter tendência para a anemia e os medicos insistem em que coma carnes vermelhas.
Bem hajas Puca

Cara Puca,

Muito embora eu prefira peixe a carne e agora que vivo sozinho faça 70% das refeições à base de peixe, não deixo de comer carne.  Se começar a pensar, muito embora tenha pena dos animais e não concorde com a forma como os matam, também teria pena dos peixes, do marisco e até dos vegetais pois considero que são todos seres vivos, embora pertencentes a Reinos diferentes. Para mim, Deus recheou o mundo de forma a que nos alimentasse-mos. Também há animais carnívoroes e herbívoros e se Deus os fez assim é porque queria que se alimentassem dessa forma. Penso que também se não exagerarmos comendo apenas algumas espécies, manteremos o equílibrio do planeta.
Todavia, se eu criasse um coelho , um porco ou uma galinha, sei, que seria incapaz de a comer. Já com os vegetais, poderia ser nmais fácil comê-los se os criasse.

Puca
Eu pessoalmente não como carne, lá vai um peixito em dia de festa. No entanto não condeno quem o faça, tudo é uma questão de hábito e da forma como estamos na vida. Hoje em dia já o meu próprio organismo rejeita a carne, digestões difíceis, intestinos presos, etc.

Noto que o meu vegetarianismo foi algo que se desenvolveu de dentro para fora e não uma decisão consciente tipo "A partir de hoje não como mais carne", já lá vão mais de 20 anos. Está relacionado com o meu envolvimento em práticas energéticas e espirituais com as quais o consumo de alimentos mais densos não combina, interfere na prática diária.

No entanto este texto está absolutamente integrado numa visão budista da alimentação e da vida e eles de um modo geral nunca ingeriram nenhum animal ao longo das suas vidas. Para nós numa cultura ocidental o problema está no exagero, na produção massiva e pouco consciente de animais para consumo, é uma atrocidade a forma como os animais são criados, alimentados (intoxicados) e mortos para consumo, sem o mínimo de dignidade ou compaixão pela vida daquele ser. Quanto ao reino vegetal, são seres vivos certamente e até quando os consumimos deveríamos sentir gratidão por aquele Ser ter sido sacrificado para nos alimentar se bem que no reino vegetal não exista a sensibilidade neurológica a nível emocional.

Para a Sara. Numa dieta vegetariana temos tudo o que necessita o organismo, há muitos alimentos que contêm ferro para além das carnes vermelhas: bróculos, espinafres, Chocolate (este agrada-me particularmente :) ), feijão, etc. No entanto convém fazer a substituição de forma gradual.

Sofia, vai lá almoçar o teu bifinho descansada, mas agradece-lhe por servir para te alimentar. :)




sofiagov
Citação de: Puca em 07 abril, 2015, 12:43
Sofia, vai lá almoçar o teu bifinho descansada, mas agradece-lhe por servir para te alimentar. :)

devemos agradecer a alimentação sob todas as formas...
Mas o meu "bifão", "costeletão", e seja o que for...gosto mesmo! eu como de tudo mesmo...o mais variado... ::) ::)isto dito assim pareço uma alarve...
mas gosto de variedade alimentar...se tiver que comer uma saladinha...como...mas se tiver um "prego" melhor não é... ;D ;D

Puca... :-\ estou absolvida portanto.... ;)

Puca
Estás absolvida Sofia. ;)

No entanto posso-te dar umas receitas vegetarianas, sem carne mas até parece, o saborzinho está todo lá, quem sabe não ficas fã!  :D

sofiagov
Citação de: Puca em 07 abril, 2015, 13:19
Estás absolvida Sofia. ;)

No entanto posso-te dar umas receitas vegetarianas, sem carne mas até parece, o saborzinho está todo lá, quem sabe não ficas fã!  :D

claro que sim... :)

Eu como carne e peixe, apesar de mais peixe do que carne. Tenho imensos amigos vegetarianos, macrobióticos e vegan. Eles têm filhos e os filhos são "normais" e os dos vegan e vegetarianos, nunca tocaram na carne nem em alimentos com leite de animais. Se bem que também não são pessoas que frequentem festas "normais" e tudo mais, pois evitam fazê-lo, já que sabem que há aquelas restrições.

Uma vez, um dos miúdos era ainda criança e no infantário um amiguito deu-lhe carne para comer. O menino esteve mal mesmo, teve que ir para o hospital e nunca mais comeu carne.

A minha questão é sempre esta e inclusivamente já falei com a responsável pela UBP no Porto... tudo tem que ver com a nossa intenção. Não precisamos de deixar de comer isto ou aquilo, mas depende da intenção que colocamos nas coisas quando o fazemos. Eu, sempre que tenho que comer carne ou peixe, agradeço sempre o sacrifício daquele animal e peço que o seu sacrifício possa dar-me energia e que ela possa ser transformada em seu próprio benefício... para que ele deixe de sofrer em outras vidas também.

O mantra que utilizo é Om Ah Hum Vajra Guru Padma Siddhi Hum!

Bom tópico!
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Acho que me falta uma certa consciência neste assunto...tenho de pensar melhor no que estou a fazer (neste caso comer).

Puca, no meu caso não é anemia do tipo Ferro, é mesmo falta de hemoglobina... Eles dizem que eu até devia comer orgãos de animais, tipo figados e rins..Isso não consigo mesmo.  :-\

sofiagov
Citação de: SaraRS em 07 abril, 2015, 17:13
Acho que me falta uma certa consciência neste assunto...tenho de pensar melhor no que estou a fazer (neste caso comer).

Puca, no meu caso não é anemia do tipo Ferro, é mesmo falta de hemoglobina... Eles dizem que eu até devia comer orgãos de animais, tipo figados e rins..Isso não consigo mesmo.  :-\

Necessitas de transfusão Sara?
Fígado ainda como, agora rim, não...muito menos cérebro isso é que não mesmo... :-X que nojo. :-X :-X

Citação de: sofiagov em 07 abril, 2015, 17:27
Necessitas de transfusão Sara?
Fígado ainda como, agora rim, não...muito menos cérebro isso é que não mesmo... :-X que nojo. :-X :-X

Não credo... lool É só as vezes que tenho os valores abaixo do limite mas anda sempre ali quase no limite...então os médicos dizem que devia apostar em carnes mal passadas, orgãos... Tenho de virar vampira lol O meu organismo por natureza não produz muito sangue

#14
Falando mais para o lado do paranormal, ao comer carne a pessoa esta a ingerir as energías que o animal tinha, estas consistem em MEDO e TRISTEZA, ou seja estao a consumir energías negativas..


Para quem percebe ingles:
Texto retirado por se encontrar em língua inglesa. Coloque o texto em português. Veja as regras do fórum

E para os mais sensiveis (sim vou postar isto porque é uma realidade e voces ^têm de se habituar a ela, por favor vejam)


Nao gostei do facto de terem retirado o que pus, mas pronto continuacão.
O problema deste fórum é que existem muitas perguntas e poucas respostas, muita desinformação. Eu sei pouco, mas o pouco que sei reconheço que é o correto, estarei aqui para ajudar quem precisa.

Eu tive uma fase de vegetarianismo mas agora deixei-me dela, porque acho que é perigoso começar a fazer "avant-gardsimos" enquanto ainda estou numa fase de crescimento. Mais tarde logo deixarei a carne e o peixe para sempre.
Vocês podem achar isto meio estúpido, mas uma das coisas que me fará/fez desistir da carne são as fotografias que o pessoal ADORA colocar no facebook, com a língua toda de fora, a ver-se a boca toda. É totalmente nojento, fico logo enojado assim que me lembro dessas coisas. Outras razões são o afeto que eu tenho pelos animais desde criança e o ódio que tenho pelos cobardes dos caçadores, que  matam criaturas inocentes, totalmente desprotegidas com um armamento insano.