Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.422
Total de mensagens
369.427
Total de tópicos
26.911
  • Características de um bom Líder
    Iniciado por cleopatra
    Lido 1.082 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.


Principais características de um bom líder


Uma equipe conduzida por um bom líder possui características como motivação, criatividade, satisfação, proatividade e produtividade. Para liderar com excelência, o gestor deve mostrar resultados, ter o domínio de suas funções, comunicar-se bem, dentre vários outros aspectos.

Ser líder é uma posição desejada por muitos, mas não é uma tarefa fácil. Devido ao tamanho da responsabilidade, o profissional deve se destacar entre os demais colaboradores, mostrando-se apto a liderar, delegar, ajudar, motivar e trabalhar junto com a equipe, indo cada vez mais além e alcançando resultados extraordinários.

Dentre tantas competências, algumas são essenciais para ser um bom líder. E como a liderança pode ser tanto inata quanto desenvolvida, os interessados podem adquirir ou aprimorar habilidades, e se tornarem excelentes líderes!

Confira as principais características que um líder deve ter:

Seja empático
É fundamental ter empatia, pois uma liderança estável depende de quanto o líder entende seus colaboradores. Separe um tempo para conversar e conhecer melhor sua equipe, uma vez que relacionar-se bem com os colaboradores é um grande ponto positivo.

Tenha autoconhecimento
Para identificar as necessidades da sua equipe, é preciso primeiro conhecer as suas. Saiba avaliar suas atitudes e reconhecer seus erros, ter humildade é muito importante. A autoavaliação é essencial para evoluir pontos de melhoria, e o líder deve ter consciência do profissional que é para executar ações que favoreçam a instituição.

Saiba inovar
Um bom líder deve buscar formas inovadoras de realizar as tarefas, buscando praticidade e melhor execução das demandas. Isso auxilia na satisfação e produção dos colaboradores e equipes. Além disso, o líder pode inovar em ideias e decisões, incentivando a equipe a ter o mesmo comportamento durante as horas de trabalho.

Transmita confiança
É comum que empresas passem por fases difíceis e, nesses momentos, cabe ao líder mostrar confiança no negócio e transmitir tranquilidade aos funcionários. O comprometimento do líder é essencial nessas situações. Boa parte de seu trabalho é desfazer desentendimentos e manter a moral da equipe, assim como a confiança na empresa.

Motivação
Para muitos funcionários, a motivação vem antes da remuneração. Uma equipe motivada é sinônimo de satisfação no trabalho e, consequentemente, aumenta o rendimento e a produtividade do grupo.

Sirva de exemplo
Não adianta apenas falar, aconselhar ou impor. Um bom líder serve de exemplo e inspiração para a equipe. Nada melhor do que ações e atitudes para demonstrar os valores e princípios de um bom gestor.

fonte:ibccoaching
Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem

Isto é base do bom chefe de naipe ou chefe de conjunto! Na nossa profissão lidamos muitas vezes com situações em que temos de tomar o papel de lider.

Obrigado pela partilha :)
I see now that the circumstances of one's birth are irrelevant, is what you do with the gift of life that determines who you are"

Eu sou uma líder por natureza, de forma natural, assumo as responsabilidades de qualquer projeto em grupo. Não é intencional, mas tem a ver comigo. A principal caraterística que aqui destaco é precisamente a última. Já liderei equipas de trabalho muito grandes mesmo (45 pessoas) e sei que é difícil gerir tantas motivações individuais, interesses e personalidades. Acima de tudo, eu fazia, ou seja eu era sempre o exemplo, porque estava sempre "na frente" do "barco"... depois, em função de cada pessoa, ia adaptando as abordagens. A transmissão da confiança, tem que ver com o cumprimento daquilo que se diz e a coerência entre o que se diz e o que se faz. Mas, obviamente, que um líder não sabe tudo. Na área específica, talvez tivesse muito mais conhecimento e prática do que as pessoas envolvidas, mas mesmo assim, tínhamos sessões de brainstorming (chuva de ideias) pois alguém poderia ter outras ideias mais exequíveis do que as minhas. Aquilo que mais adoro fazer é resolver problemas. Gosto de problemas desafiantes, que me façam pensar e encontrar soluções adequadas. :)

Bom tópico!
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

sofiagov
Um lider conduz uma equipa...icentivando e estimulando...diz somos nós enquanto um  chefe manda e diz façam...nem todos são capazes de liderar...não é facil.