Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.423
Total de mensagens
369.439
Total de tópicos
26.913
  • Pobre eu
    Iniciado por lly0d
    Lido 2.774 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
                                                                                                              Pobre eu

Que o meu funeral seja num tempo furioso e chuvoso,
para que sintam a quanta tristeza continha meu rosto

Que ninguém chore, porque nunca ninguém chorou por este teimoso,
e que nenhum maldoso espalhe a amor falso no meu funeral fabuloso

Que descanse depois então em paz sem qualquer olhar tenebroso,
que o meu nome espalhe por todas as bocas desse curioso povo

Povo este que estão sempre a inventar histórias e mitos,
mitos esses que viram histórias e seguidamente em atritos

Não quero fiquem aflitos, por isso que estou a escrever,
deve ser apenas mais um desabafo da minha alma a sofrer

Pobre eu, por ver o mundo de outra forma e querer
mudar coisas que são impossíveis da sociedade ver.
Os teus segredos mantêm-me pacifico, as tuas mentiras mantêm-me seguro, estás satisfeito com a minha ignorância?

Mais uma vez excelente trabalho rapaz!

Parabéns .

Está tudo bem?
I see now that the circumstances of one's birth are irrelevant, is what you do with the gift of life that determines who you are"

Puca
Porque chora a tua alma amigo querido?
O nosso mundo é feito de bem e de mal.
Olha para o Sol que brilha divertido,
E deixa pra lá essa história do funeral.


Tinha de me meter contigo, estás um bocadinho sorumbático neste registo poético.

Mas os artistas são mesmo assim...! ;)

Amei ll0yd

Este poema, apesar de triste, mostra o quanto tu és capaz de ser "diferente", porque vês o mundo de outra forma.

"Pobre", certamente não serás... pois a riqueza em nós reside precisamente na atitude e coragem de ser "diferente".

Lindo!
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Ora muito bem... caro amigo lly0d, sinto-me na obrigação de fazer alguns reparos ao seu texto.
Simultaneamente, acho que devo deixar algumas dicas a outros colaboradores do espaço poesia.

Escrever um texto poético, não é só escolher umas palavras ''bonitas'' e pôr uns versos a rimar com os outros.
Existem determinadas regras que devem ser observadas, mesmo que na ''poesia moderna'', estas sejam bem mais flexíveis do que na ''poesia tradicional''.

Penso que os pontos principais a ter em consideração, são os seguintes:

Métrica - a 'medida' do verso, tendo em atenção que as sílabas poéticas ou métricas diferem das sílabas gramaticais e onde deixo a sugestão de pesquisa sobre sílabas tónicas e átonas. O verso tradicional têm no máximo doze sílabas, sendo que no verso moderno a métrica é livre, o que leva muitas vezes a determinados 'excessos'.

Rima - Elemento essencial da poesia, onde os versos podem ser consoantes, assonantes ou soltos. Deve fazer-se atenção ao acento tónico, aos vocábulos, etc.

CitaçãoQue o meu funeral seja num tempo furioso e chuvoso,
para que sintam a quanta tristeza continha meu rosto
CitaçãoQue descanse depois então em paz sem qualquer olhar tenebroso,
que o meu nome espalhe por todas as bocas desse curioso povo

Onde está a rima nestes casos?

Ritmo - transmite a emoção e a expressão ao poema. É a melodia do verso.

Para finalizar, devo dizer que a 'ideia' que pretende transmitir através do texto é óptima, mas não verdadeiramente conseguida sob a forma de poesia.
Tempus fugit!

#5
Não é obrigatória a poesia ter rimas. E sabe que que existe uma técnica de escrita chamada encavalgamento que nos permite continuar os versos demasiado longos na linha seguinte.

Já alguma vez leu o poema "monotonia" da autora Irene Lisboa?
I see now that the circumstances of one's birth are irrelevant, is what you do with the gift of life that determines who you are"

#6
Rabugento, concordo consigo, mas a poesia é livre. Já reparou que apesar de haver "regras" há sempre alguém que não as cumpra? Ou seja, acho que as suas dicas foram muito importantes sob o ponto de vista "técnico". Eu também escrevo e preocupo-me com isso quando o faço, pois tem um outra sonoridade... mas a poesia nem sempre é isso mesmo, mas um estado de alma. Existem tantos poemas que nem sequer rimam, já viu? Tudo tem que ver com o gosto pessoal :) e os estados de alma, não possuem regras!
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Citação de: cody sweets em 03 abril, 2015, 12:45
Não é obrigatória a poesia ter rimas. E sabe que que existe uma técnica de escrita chamada encavalgamento que nos permite continuar os versos demasiado longos na linha seguinte.

Já alguma vez leu o poema "monotonia" da autora Irene Lisboa?

É claro que existem poemas sem rimas, mil e uma figuras de estilo e recursos literários... só que a análise é sobre o 'poema' «Pobre eu», aplicando-se a outros com semelhantes características.
Assim sendo, no caso concreto deste texto, a rima é utilizada e bem conseguida em todos os versos, à excepção dos dois casos que utilizo como exemplos, o que leva a crer que a ideia seria a sua utilização na globalidade do conteúdo.

Como também neste verso: 
CitaçãoPovo este que estão sempre a inventar histórias e mitos
onde se pode constatar que ''estão'', é mal utilizado na frase.

Sou apologista da ideia de crítica construtiva, tendo como objectivo o melhoramento de algo com potencial elevado, discordando do 'politicamente correcto', que pode iludir negativamente as pessoas.
Tempus fugit!

Muito obrigado pelas suas dicas Sr.Rabugento, sem dúvida que serão muito úteis para as minhas próximas pancadas, se é que me entende, mas como a menina Faty Lee disse e muito bem,
Citação de: Faty Lee em 03 abril, 2015, 12:46os estados de alma, não possuem regras!

Mas mesmo assim, volto agradecer mais uma vez pelas suas dicas, ao resto que comentaram, só tenho que agradecer pelo vosso carinho!! Muito obrigado mesmo!! Um enorme abraço deste vosso moço! :)

Irei ser mais persistente comigo para a próxima, para não levar nas orelhas novamente do Sr.Rabugento! :D
Os teus segredos mantêm-me pacifico, as tuas mentiras mantêm-me seguro, estás satisfeito com a minha ignorância?

Já sabes rapaz, estamos a espera do próximo ;)

Um grande abraço
I see now that the circumstances of one's birth are irrelevant, is what you do with the gift of life that determines who you are"

Citação de: cody sweets em 03 abril, 2015, 14:56
Já sabes rapaz, estamos a espera do próximo ;)

Um grande abraço

E eu à espera da minha próxima pancada, hehehe!! Muito obrigado amigo Cody! Um enorme abraço para si e para os seus!!!!!
Os teus segredos mantêm-me pacifico, as tuas mentiras mantêm-me seguro, estás satisfeito com a minha ignorância?

BlackMiau
#11
Lloyd, aproveita as "lições" de gramática, que o resto das regras não interessa.

Eu estou sempre a ser criticada por causa dos enquadramentos que faço nas minhas fotos, porque há que seguir a regra de nove e eu simplesmente ignoro-a ;)

Citação de: BlackMiau em 03 abril, 2015, 16:06
Lloyd, aproveita as "lições" de gramática, que o resto das regras não interessa.

Eu estou sempre a ser criticada por causa dos enquadramentos que faço nas minhas fotos, porque há que seguir a regra de nove e eu simplesmente ignoro-a ;)

"as regras existem para serem quebradas..." :laugh:
Os teus segredos mantêm-me pacifico, as tuas mentiras mantêm-me seguro, estás satisfeito com a minha ignorância?

BlackMiau

Tu de pobre não tens nada... tens uma riqueza na escrita!

Triste, sim, mas não menos belo... parabéns! ;)