Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.440
Total de tópicos
26.914
  • LHP e RHP ( Mão esquerda de Path e Mão direita de Path, respectivamente)
    Iniciado por Moon*
    Lido 10.940 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Moon*
Olá,

Antes de mais este post pode ser mudado, contudo achei mais correcto colocar aqui.

"Andei a ver ao de leve alguns post bem como algumas situações, e penso que seria interessante abranger o que é dominado por LHP ( Left Hand of Path) e RHP ( Right Hand of Path), ou seja, Mão esquerda de Path e Mão direita de Path, respectivamente. O termo Path, pode ser Caminho, Pacto, Vida, consoante quem traduz, pois nem tudo o que se lê em traduções é fiável. Assim, gosto de usar os termos em inglês porque na sua tradução tanto a energia, bem como o rigor do significado perde-se um pouco.


Segundo Wikipedia:

"O tema é mais complexo e profundo do que se parece aos leigos, mas resumindo pode-se dizer que o Caminho da Mão Esquerda é fundamentado na lei filosófica "Minha vontade seja feita!", afirmando o individualismo particular, em oposição ao que denominam "mentalidade-de-rebanho" ou "Caminho da Mão Direita" ("Vossa vontade seja feita!"). Em essência é a pratica que busca o contato com o oculto deus individual e com a sombra ou o poder do subconsciente (C.G.Jung) por meio de diversas e variadas técnicas mágicas e ritualísticas, com trabalhos em meio à natureza selvagem e, principalmente, levando em conta a importância e a participação da mulher como a representação do poder (shakti) do mago na magia sexual.

Não apenas Ordens sérias da Via Esquerda como a Ordo Draconis (Dragon Rouge), mas também grupos luciferianos, gnósticos, xamânicos, yogues tântricos e o alguns adeptos do budismo tibetano fazem uso de técnicas e partilham dos conceitos do Caminho da Mão Esquerda.

Os principais estudiosos e divulgadores da Via Esquerda atualmente são: o inglês Kenneth Grant, autor de diversas obras de magick; o luso-brasileiro Adriano Camargo Monteiro, consagrado escritor de filosofia draconiana; e o famoso, porém discreto, Thomas Karlsson, fundador da ordem sueca Dragon Rouge."

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Caminho_da_M%C3%A3o_Esquerda


Mas para quem até se sente familiarizado com o Inglês, aconselho http://en.wikipedia.org/wiki/Left-Hand_Path_and_Right-Hand_Path .



Desde jovens estamos habituado a ouvir que o lado bom é o branco o da luz, e o mal o preto o da escuridão. Contudo, as coisas não são bem assim. Eu posso estar a fazer bem a uma pessoa mas ao mesmo tempo estar a prejudicar outra, ou seja, há sempre dualidade entre dois tipos de energia, nunca há o "bom" sem haver o "mau", e vice-versa. O que quero então referir é que as cores dadas a ambos os "lados" não são de todo as mais correctas, é conforme a pessoa e até mesmo a cultura. Verifiquem que para algumas culturas asiáticas é o Branco que é a cor de luto, e o Preto ( junção de várias cores) o oposto. E isso está presente do LHP e no RHP, pois quem olhar diz que a mão direita será o caminho do "bem", e a esquerda o caminho do "mal", como poderam ler no excerto acima " (..) o Caminho da Mão Esquerda é fundamentado na lei filosófica "Minha vontade seja feita!", afirmando o individualismo particular, em oposição ao que denominam "mentalidade-de-rebanho" ou "Caminho da Mão Direita" ("Vossa vontade seja feita!")."


Deste modo aconselho-vos a pesquisarem mais sobre este tema, certamente apareceram Thelema, Aleister Crowley, Gnosis entre outros que depois, caso achem interessante, podem pesquisar.



AndreiaLi
#1
Exacto. O que é o meu bem, pode ser o mal de outra pessoa e vice-versa.

Excelente post  ;D

Moon*
Ou seja, há sempre uma dualidade, mesmo que possamos dizer que algo é mais tendencialmente dizer que algo é mais mau do que bom, e vice-versa.

Ainda bem que gostaste.  ;)

AndreiaLi
Precisamente, nunca algo pode ser totalmente puro e bom ou mau e errado.

:D

Moon*
Exacto, por isso a utilização da cor para representar algo bom ou algo mau, é errado.   ;)

AndreiaLi
É o que eu sempre achei! nunca vi o preto por exemplo como uma cor negativa, ou o branco como pureza. Sempre achei que cores, são apenas cores e cada qual tem a sua beleza. Nunca consegui compreender (apesar de existirem diversas raízes culturais e religiosas) o porquê da associação de cores ao bem e ao mal.

Moon*
Sobre as cores e as suas vibrações seriam para outro post.  ;)

Aset
Sempre me fascinei mais pelo LHP...

Thelema e Hermetismo são as minhas grandes paixões.

Moon*
Citação de: Aset em 29 novembro, 2009, 17:23
Sempre me fascinei mais pelo LHP...

Thelema e Hermetismo são as minhas grandes paixões.

Já eu tenho que arranjar tempo pare investigar mais Thelema e Hermetismo.

Aset
Citação de: Moon* em 29 novembro, 2009, 17:26
Já eu tenho que arranjar tempo pare investigar mais Thelema e Hermetismo.

Sobre hermetismo tens o caibalion que é fabuloso e Franz Bardon.

O Caibalion (Kybalion) é um livro esotérico e ocultista sobre os Princípios Herméticos, foi publicado pela primeira vez em 1908 em inglês. O livro foi escrito por três indivíduos auto-intitulados Os Três Iniciados, e segundo eles contém a essência dos ensinamentos de Hermes Trismegistus tal como ensinado nas escolas herméticas do Antigo Egito e da Grécia

O título Caibalion se refere a uma palavra hebraica que significa "Tradição ou preceito manifestado por um ente de cima" e compartilha a mesma raiz da palavra Qabala. Muitas das ideias apresentadas neste livro anteciparam conceitos relativamente modernos da Lei da Atração e do Movimento do Novo Pensamento

[editar] Os sete princípios
O Princípio de Mentalismo
O Todo é Mente, O Universo é Mental. A criação divina se dá mentalmente e fazemos todos parte de uma única mente universal.

O Princípio de Correspondência
O que está em cima é o que está embaixo, e o que está embaixo é como o que está em cima. Existe relação entre a mente universal e nossa própria mente humana.

O Princípio de Vibração
Nada está parado, tudo se movimenta, tudo vibra.

O Princípio de Polaridade
Tudo é Duplo; tudo tem Polos; tudo tem seu Oposto; o Igual e o Desigual são a mesma coisa; os Opostos são idênticos em Natureza, mas diferentes em Graus; extremos se tocam; todas as verdades são meias-verdades; todos os Paradoxos podem ser reconciliados.

O Princípio de Ritmo
Tudo tem fluxo e refluxo, tudo tem suas marés; tudo sobe e desce, tudo se manifesta por oscilações compensadas; a medida do movimento à direita é a medida do movimento à esquerda, o ritmo é a compensação.

O Princípio de Causa e Efeito
Toda Causa tem seu Efeito, todo Efeito tem sua Causa; tudo acontece de acordo com a Lei; O acaso é simplesmente o nome dado a uma Lei desconhecida; há muitos Planos de Causalidade, porém nada escapa à Lei.

O Princípio de Gênero
O Gênero está em tudo; tudo tem seu princípio masculino e o seu princípio feminino; o Gênero se manifesta em todos os planos da existência.

Fonte Wikipédia

Moon*
Do Frank Bardon tenho aqui um livro para ler que está relacionado com o Hermetismo, Initiation into Hermetics , mas o que tu falas parece-me ser outro livro dele.

Aset

Moon*

Aset

Moon*
Citação de: Aset em 29 novembro, 2009, 17:35
já agora lê também Rudolf Steiner e Édouard Shuré

Farei uma pesquisa, depois se encontrar vários livros pergunto-te quais falas tu exactamente.