Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.447
Total de tópicos
26.915
  • Como funciona uma máquina fotográfica?
    Iniciado por BlackMiau
    Lido 4.858 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
BlackMiau
Este tópico é baseado num vídeo onde se utiliza uma DSLR da Canon, mas aplica-se a todas os equipamentos fotográficos, desde as máquinas mais profissionais, passando pelas simples máquinas compactas e incluindo os telemóveis. Sim, apesar de os telemóveis e as compactas serem mais simples, o princípio básico é o mesmo.

DSLR (Digital Single-Lens Reflex - câmara reflex monobjectiva digital) - qualquer câmara que tenha uma objectiva amovível e que utiliza espelhos no interior. Utiliza um sistema analógico, com espelhos e prismas.
Point-and-shoot (aponta e dispara) - são as câmaras compactas digitais, com objectiva fixa e focagem automática ou modos de focagem e exposição pré-definidos. Utiliza um sistema puramente digital.

As imagens abaixo mostram o funcionamento simplificado. De notar que nas compactas, o que se vê no visor é ligeiramente diferente do que a máquina "vê", enquanto nas DSLR, o espelho mostra exactamente o mesmo.

Compacta


DSLR



Passando agora ao vídeo, e apesar de estar em inglês, dá para ver como funciona o interior de uma DSLR. Reparem na força exercida nas peças móveis à medida que abrem e fecham, tudo em menos de um segundo. Aliás, este tipo de câmara está preparado para fazer o mesmo movimento várias vezes por segundo. No que toca a filmagens, o espelho fica sempre erguido, enquando as cortinas fazem todo o serviço, chegando a tirar 24 fotos por segundo.

O uso das cortinas é feito de cima para baixo, o que significa que o topo da foto é mais "velho" que o fundo por uma questão de milésimas de segundo. Essa situação é explicada no vídeo, na parte da garrafa, onde se vê a rolha ainda a sair do gargalo, mas a sombra já mostra o líquido a saltar. Explica também as fotos "tortas". Basta um movimento mínimo para dar a sensação de "algo" estranho na foto, seja uma sombra ou uma espécie de "movimento". E é um dos motivos porque eu sou tão céptica em relação à maioria das fotos que se coloca aqui.

No caso das compactas e dos telemóveis, como o sistema é todo digital, os efeitos são mais visíveis ainda, pois é o próprio sistema que faz a interpretação "como lhe apetece" atendendo à luminosidade e às superfícies fotografadas. Mesmo o uso de flash, dependendo do local onde é tirada a foto, não significa nada, pois quem "manda" é o chip interno e o que ele "vê" no momento do disparo.

https://youtu.be/CmjeCchGRQo

Pessoalmente acho fascinante ;D

#1
Tenho uma Lubitel 166 e adoro. Claro que para os dias de hoje não cumpre tão bem as funções. Mas o modelo foi dos primeiros a que se pode dar o nome reflex. E para revelação completa do rolo só Porto ou Lisboa... treta!!!!

É um mundo enorme este das máquinas fotográficas...
Aude id scire, memento, ut obliviscatur!
https://www.facebook.com/tutuga.fotografia.7?fref=ts

Eu tenho uma Sony h400 não é a melhor câmara do mundo mas tem 63x de zoom o que para mim é muito bom!
I see now that the circumstances of one's birth are irrelevant, is what you do with the gift of life that determines who you are"

BlackMiau
#3
Cody, essa está no segmento das "mistas". Tem um bom zoom, mas é praticamente todo digital, o que pode criar "aparições" mais facilmente. Isto na parte das fotos, porque no vídeo o zoom utilizado é óptico, o tal 63x (daí a categoria "mista")

Não sabia.... então eu tenho uma maquina mista!que interessante!
I see now that the circumstances of one's birth are irrelevant, is what you do with the gift of life that determines who you are"

BlackMiau
Pode dizer-se que sim. Acaba por utilizar um espelho mais simplificado. Basta veres o tamanho dela, tem um corpo maior que as compactas, mas mais pequeno que as DSLR.

Gostei do termo maquina mista :)

Obrigado pelos esclarecimentos! Excelente tópico!
I see now that the circumstances of one's birth are irrelevant, is what you do with the gift of life that determines who you are"

BlackMiau
#7
Mas atenção, não deixa de estar na categoria das compactas porque não tem a objectiva amovível e por se basear fortemente no sistema digital. Pensa que tens uma compacta mista, pronto :)

Ainda bem que gostaste do tópico :)

Acho que a minha não tem DSRL porque a objetiva não é amovível...

Super interessante este tópico. O  funcionamento parece algo simples de compreender, apesar de ser um processo complexo.

Mas gostei muito :)
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

BlackMiau
#9
Faty, não é o ter ou não DSLR, isso é a categoria. Se tiver objectiva amovível é DSLR, se a objectiva for fixa já é compacta. Pode é ter mais ou menos megapíxeis, mais ou menos ISO, maior ou menor sensor e por aí fora. Mas a categoria é só uma :)

O funcionamento é complexo mas é, na minha opinião, fascinante. Numa fracção de segundo, levanta o espelho, a cortina desce, o obturador fecha e no fim volta tudo ao sítio.

#10
Citação de: BlackMiau em 24 março, 2015, 23:44
Se tiver objectiva fixa é DSLR, se a objectiva for fixa já é compacta.

;D fogo... vou fumar... fritei a batatola... o que é que isto quer dizer, lol
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

E uma Olympus Pen EES? É analógica, sim, mas pode-se dizer que é uma SLR? Ou estou a dizer uma barbaridade?



Faty!! Nada de fumar!! Ai ai ai!
"Onde está Deus?" - perguntei à minha sobrinha de três anos.
"O que é Deus?" - indagou ela. "Deus é Amor." - respondi-lhe.
"Está aqui!" - disse ela, envolvendo-me no abraço mais delicioso do mundo!

BlackMiau
#12
Se for o modelo recente, é uma digital compacta, baseada na analógica de 1961. Seja como for, analógicas (com recurso a captura mecânica) ou digitais, esse tipo de máquinas estão sempre na categoria das compactas. As SLR são as "monstrinhas" que usam sempre um sistema mecânico, sendo as DSLR o mesmo sistema mas acompanhado de modernização :)

Faty, quem fritou a batatola fui eu, que há duas horas que não fumo e já estou a ressacar :P

A minha lubitel não tem objectiva amovível, é chamada por twin lens, e é TLR.
:)
Aude id scire, memento, ut obliviscatur!
https://www.facebook.com/tutuga.fotografia.7?fref=ts

BlackMiau
#14
Aí é diferente. Usa o sistema de espelhos, apesar de não ter objectiva amovível. Essas são um bom exemplo de uma excepção à regra, para não dizer que são clássicas (ou como gostam muito de chamar hoje em dia, vintage)

Para quem não sabe, as TLR que a Poupou referiu usam duas objectivas, ou lentes-gémeas. Uma que será a objectiva propriamente dita, a outra serve como visor (ou a janelinha por onde nós olhamos para tirar a foto).

Se bem que hoje em dia, a maioria das pessoas usa o visor digital (o ecrã na parte traseira) em vez do visor óptico.